Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira (hibrida / 2014)

12
Tiago R23/04/2014 17:17
Jabuticabeira (hibrida / 2014)
Amigos, estou procurando uma boa jabuticabeira para comprar com o intuito de trabalha-la.

Encontrei algumas e selecionei três para mostrar a vocês e pedir opinião sobre qual tem o maior potencial.

Aproveitem para quando opinarem fazerem projeções. 😂

Jabuticabeira 01:

Esta já frutifica. É bem robusta. É a mais cara. Mas tem uma cicatriz que será complicado de resolver.

Jabuticabeira 02:

Essa é mais atraente pessoalmente do que em fotografias. rsrs. Segundo informações já frutifica também.

Jabuticabeira 03:

Essa foi a que mais gostei. Mas infelizmente, segundo o proprietário, ainda levará de 4 a 5 anos para frutificar.

As fotografias não são das melhores mas gostaria da ajuda de vocês.
erico.bettoni23/04/2014 18:01
Por quê escolher? Pega as 3!

😄

Quanto vai sair cada muda? É sábara? Enxertada? Híbrida?
Tiago R23/04/2014 18:04
erico.bettoni escreveu:
Por quê escolher? Pega as 3!

😄

Quanto vai sair cada muda? É sábara? Enxertada? Híbrida?

Agora passo meses longe das plantas. Não posso ter muitas.
Denis Araújo23/04/2014 18:09
Eu pegaria a terceira. Cortaria um pouco acima da bifurcação (uns 10 cm) e deixaria brotar livremente.
Tiago R23/04/2014 18:20
Denis Araújo escreveu:
Eu pegaria a terceira. Cortaria um pouco acima da bifurcação (uns 10 cm) e deixaria brotar livremente.

Eu pensei em cortar abaixo das bifurcações.

Não ficaria estranho e complicado mantendo essa bifurcação?

Tem também a possibilidade de manter apenas o seguimento da frente (na primeira foto da jabuticabeira 03) mas teríamos uma grande cicatriz para corrigir.
erico.bettoni23/04/2014 18:25
Tiago R"]

Não acho que ficaria estranho não, multiplos troncos em estilo vassoura pra jabuticaba na verdade é o mais comum!
fermga23/04/2014 19:04
Depende do estilo que lhe agrada, acho que pra Hokidashi a terceira já para um possível Moyogi a primeira ou a segunda, a segunda é a que mais me agrada.
Tiago R23/04/2014 19:08
fermga escreveu:
Depende do estilo que lhe agrada, acho que pra Hokidashi a terceira já para um possível Moyogi a primeira ou a segunda, a segunda é a que mais me agrada.

Estou tentado para um hokidashi. 😉
fermga23/04/2014 19:13
Então opte pela terceira. Foram poucas as fotos postadas, fiquei na duvida de cortar antes ou depois da bifurcação...
Lucas Sbardelotto23/04/2014 20:57
Pelas fotos escolheria a terceira, mas é importante verificar a saúde das mesmas. Boa sorte
Tiago R25/04/2014 20:51
Comprei a jabu hoje a tarde. Hibrida.

Embora tenham me dito que ela ainda não frutifica encontrei uma jaboticaba seca nos galhos dela. 😲

As fotos não estão boas por causa da noite. Mas serve para dar uma ideia.

Dei uma desenterrada para ver o nebari mas já cobri novamente com areia de construção. Minha ideia é fazer a poda e deixar ela se recuperar nesse recipiente mesmo, apesar da terra ruim. Deixar aí até o fim do inverno de 2015 quando a retiraria deste recipiente. O que vocês acham?

Por enquanto podei alguns galhos finos para ver se as brotações virão vigorosas.

Lucas Sbardelotto25/04/2014 22:25
Tem que trocar esse substrato. Esse aí pelo que parece está muito compactado.

Abraços
Tiago R25/04/2014 23:01
Lucas Sbardelotto escreveu:
Tem que trocar esse substrato. Esse aí pelo que parece está muito compactado.

Abraços

Eu só estarei com a planta até o final de maio. Época em que iria fazer o corte radical.

Após essa data provavelmente só teria contato novamente em Outubro.

Também tenho que optar entre o transplante ou a poda radical. Os dois juntos demandaria um grande cuidado diário com a planta, o que é impossível pra mim.
Simba26/04/2014 11:19
Tiago,

Se fizeres as intervenções no inverno poderás fazer transplante e poda sem medo. A jabuticaba tem um tempo de recuperação de uns 4 meses na minha experiência com esta espécie. Não é necessário ficar cuidando diariamente, os únicos cuidados é o primeiro mês após estas intervenções à meia sombra e as regas. Aí tens que pesar o que queres da planta e tomar a decisão! 🙂

Abraço
Tiago R26/04/2014 11:27
Simba, eu viajarei no final de maio ficando alguns meses afastado da planta. Já tive a infelicidade de perder 80% dos meus pre-bonsais quando me mudei daqui. Estou reiniciando agora...

Então creio que seria mais seguro fazer a poda agora e o transplante na temporada do ano que vem, que voltarei pra cá por mais alguns meses.

Hoje eu a expus ao sol pleno (na floricultura ela ficava a meia sombra) e adubei de leve. Vamos ver como ela reage nos próximos 10 dias. Se eu ver que está saudável acredito que posso mantê-la por mais um tempo nesse recipiente.

Dai podo os galhos no mês de maio e ano que vem faço o transplante.

Infelizmente não estarei aqui no fim do inverno.

O que acha?
Thomas Eckert26/04/2014 16:37
Belo material!! Cuidado com o transplante, podar raízes agora é atestado de morte pra planta, se for mexer nas raízes só no final do inverno, eu esperaria pra podar também, só em agosto.

Mas se não tiver jeito, poda agora nem é tão mal, mas transplante é complicado.

Abraço
Simba26/04/2014 18:10
Tiago R escreveu:
Simba, eu viajarei no final de maio ficando alguns meses afastado da planta. Já tive a infelicidade de perder 80% dos meus pre-bonsais quando me mudei daqui. Estou reiniciando agora...

Então creio que seria mais seguro fazer a poda agora e o transplante na temporada do ano que vem, que voltarei pra cá por mais alguns meses.

Hoje eu a expus ao sol pleno (na floricultura ela ficava a meia sombra) e adubei de leve. Vamos ver como ela reage nos próximos 10 dias. Se eu ver que está saudável acredito que posso mantê-la por mais um tempo nesse recipiente.

Dai podo os galhos no mês de maio e ano que vem faço o transplante.

Infelizmente não estarei aqui no fim do inverno.

O que acha?

Então vamos lá...

Se ainda não estás satisfeito com o calibre do tronco, poderias optar pelo transplante já no final de maio, mesmo sabendo que não é a época mais indicada. Ao fazer o transplante, lembre-se de não adubar. Assim, deixaria os galhos crescendo mais um pouco até ano que vem e ganharia alguma grossura de tronco até lá. Caso resolva que o tronco está do calibre certo, então proceda com a poda estrutural e deixe as raízes para mexer na próxima temporada de inverno. Eu mexi numa jabuticabeira, com o tronco quase do mesmo calibre que a tua, fiz poda drástica e transplante ao mesmo tempo e não era inverno. Ela demorou quase 6 meses para emitir brotos novamente, portanto poder fazer, a gente sempre pode. O resultado é que vai dizer se acertamos ou se nos precipitamos!

Abraço
MARCIO ROLDÃO29/04/2014 15:45
Tiago R
Parabéns pela escolha, eu tb optaria pela terceira, o nebari é muito promissor. Eu faria um corte bem abaixo da bifurcação como falou o Fermga, corte radicalmente xanfrado, pingue vela para vedar a cicatriz e deixe descansar. Vc vai ver que vai sair uma brotação vigorosa, não esqueça de adubar para que a planta fortaleça até o transplante. Não tenha medo de arriscar, pois jabuticaba aqui em Minas Gerais é muito resistente e tem o crescimento vigoroso (o contrário do que dizem em revistas e livros), tenho um amigo esqueceu de molhar a sua durante 4 dias, as folhas caíram e assim que começou a molhar brotou tudo de novo.
Tire fotos para que possamos acompanhar aqui do fórum. Boa sorte amigo.
Tiago R29/04/2014 16:25
MARCIO ROLDÃO escreveu:
Tiago R
Parabéns pela escolha, eu tb optaria pela terceira, o nebari é muito promissor. Eu faria um corte bem abaixo da bifurcação como falou o Fermga, corte radicalmente xanfrado, pingue vela para vedar a cicatriz e deixe descansar. Vc vai ver que vai sair uma brotação vigorosa, não esqueça de adubar para que a planta fortaleça até o transplante. Não tenha medo de arriscar, pois jabuticaba aqui em Minas Gerais é muito resistente e tem o crescimento vigoroso (o contrário do que dizem em revistas e livros), tenho um amigo esqueceu de molhar a sua durante 4 dias, as folhas caíram e assim que começou a molhar brotou tudo de novo.
Tire fotos para que possamos acompanhar aqui do fórum. Boa sorte amigo.

Marcio, iria manter os dois seguimentos após a bifurcação. Mas como você disse pra cortar abaixo... Também acho mais interessante, inclusive era o que eu pensava no início.

Quando você acha que posso fazer esse corte, tendo em vista que só estarei por aqui até o final de maio? Agora? No final de maio?

Corte em 30º me parece bom.
Tiago R03/05/2014 10:59
Aproximadamente 01 semana que comprei a planta.

Foi adubada, exposta ao sol pleno, regada diariamente, e podados galhos finos (mais fino que uma caneta tipo bic) e mesmo assim não saiu um broto sequer. Tampouco tinha brotos novos quando a peguei.

As folhas estão velhas e caindo aos poucos.

Ela deve estar doente, e sendo assim acho que não farei intervenção nenhuma até que ela comece a crescer com vigor.
CHU15/05/2014 16:25
se você já ficou tempo bastante pra perceber que ela é saudável arrisque, essa planta aguenta quase tudo, mas não esqueça de trocar o substrato, se tiver que ter uma prioridade e não quiser arriscar, troque o substrato e corte na base, depois espere brotar bastante. abraço....
MARCIO ROLDÃO04/06/2014 21:46
thiago desculpe a demora em responder amigão, estou ausente do fórum devido falta de tempo. O corte abaixo da bifurcação vai evitar a canicidade invertida, o que desvaloriza o trabalho. O falso transplante é uma boa opção. eu e o Matheus fazemos isso várias vezes com muito sucesso até em fora de época ideal para o transplante, pegamos plantas de viveiros e floricultura e tiramos 80% da terra sem mexer nas raízes ( nenhuma ) e plantamos em substrato aerado, as plantas adoram e respondem com farta brotação.
Tiago R08/09/2014 18:55
Atualização: a planta foi podada em maio. Depois de várias semanas iniciaram as brotações. Retirei os galhos que saem do mesmo ponto e hoje ela se encontra assim:

Preciso de opiniões para decidir se tiro mais alguns galhos ou os mantenho, esquecendo a planta até o ano que vem, quando irei tirá-la deste recipiente.

Obrigado.
Marlon.D.S.S09/09/2014 09:14
Gostei do material que tens, acredito ter feito o corte correto! Vai sair um bom hokidachi dai!
Mas esse buraco ai do corte da feio ein? Tente aplicar a técnica Van Merr nesse corte para cicatriz melhor, embora a jabuticaba possua um poder de cicatrização grande, ainda assim a cicatriz vai ficar visivelmente feia.... Se aplicar a técnica e tiver sucesso, veras como ficara ótimo!
Tiago R09/09/2014 14:30
Marlon.D.S.S escreveu:
Gostei do material que tens, acredito ter feito o corte correto! Vai sair um bom hokidachi dai!
Mas esse buraco ai do corte da feio ein? Tente aplicar a técnica Van Merr nesse corte para cicatriz melhor, embora a jabuticaba possua um poder de cicatrização grande, ainda assim a cicatriz vai ficar visivelmente feia.... Se aplicar a técnica e tiver sucesso, veras como ficara ótimo!

Pode me indicar onde leio sobre a técnica que citou?

Obrigado.
12