Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira (hibrida / 2014)

12
Marlon.D.S.S09/09/2014 15:42
Tiago R09/09/2014 19:50
Marlon, bem interessante a técnica, apesar de parecer bem difícil empregar numa cicatriz tão grande quanto a da minha jabuticabeira.

De qualquer forma acho que não da mais para fazer. Não há como empregar a técnica sem prejudicar os galhos que brotaram.

Mas quem sabe, depois, consigo aplica-la parcialmente!
Tiago R30/11/2014 19:57

Tiago R05/12/2014 13:12

Mantenho todos esses galhos ou já posso ir retirando alguns?
marcelo bh28/12/2014 22:31
jabuticabeira
Tiago,ta mandando bem,ótimo tronco,vai fica maravilhosa sua planta.
só toma cuidado com as intervençoes, segue as etapas direitinho, e faz tudo com calma e tudo na sua época certa.
parabens!
abs
Marcelo
Arzivenko30/12/2014 15:00
Tiago R está indo bem! Sempre tenha paciência e aguarde entre uma intervenção e outra, sempre deixe a planta ficar bem "cabeluda". Agora, na próxima vez que for lidar, sugiro selecionar os melhores galhos e remover os demais. Se deixares todos estes ramos se desenvolvendo no topo do toco, eles irão engrossar e formar um calombo mais largo ali. Isto não é bom porque causa a chamada "conicidade invertida", ou seja, a planta mais fina em baixo e mais grossa em cima.
Tiago R30/12/2014 18:58
Arzivenko escreveu:
Tiago R está indo bem! Sempre tenha paciência e aguarde entre uma intervenção e outra, sempre deixe a planta ficar bem "cabeluda". Agora, na próxima vez que for lidar, sugiro selecionar os melhores galhos e remover os demais. Se deixares todos estes ramos se desenvolvendo no topo do toco, eles irão engrossar e formar um calombo mais largo ali. Isto não é bom porque causa a chamada "conicidade invertida", ou seja, a planta mais fina em baixo e mais grossa em cima.

Boa noite Arzivenko.

Poderia me sugerir quais galhos manter e quais retirar?

Obrigado.
Tiago R30/12/2014 19:01
Re: jabuticabeira
marcelo bh escreveu:
Tiago,ta mandando bem,ótimo tronco,vai fica maravilhosa sua planta.
só toma cuidado com as intervençoes, segue as etapas direitinho, e faz tudo com calma e tudo na sua época certa.
parabens!
abs
Marcelo

Obrigado Marcelo.

Pretendo fazer o transplante e retirada de parte da pivotante em setembro de 2015.
Arzivenko31/12/2014 10:11
Tiago R deixa isso pra quando ela estiver recuperada. Daí você posta uma foto e a gente ajuda.
Tiago R18/02/2015 14:10

Sugestões de quais galhos podar e ou retirar?

A planta está bem sadia com bastante folhas e ramos novos.
gustavomartins24/05/2015 21:17
Vc ainda não trocou o substrato? Ainda não fez transplante?
Tiago R24/05/2015 21:18
gustavomartins escreveu:
Vc ainda não trocou o substrato? Ainda não fez transplante?

Não. Farei em agosto.
Tiago R17/12/2015 21:06
Poda de galhos e raízes + transplante. Intervenção em setembro de 2015:

Recuperando da última intervenção realizada:

João Pinheiro18/12/2015 13:29
Tiago, como foi bom esperar o tempo certo para executar cada tarefa.

Ela está ficando linda a cada dia, e o estilo está sendo trabalhado e aprimorado.

Gostei muito desta evolução. Agora quando pretende trabalhar os ramos novamente?

Irei acompanhar este tópico. A cicatriz dela ficou boa?

Abraço.

JP.
Tiago R18/12/2015 15:44
Obrigado João.

Eu estou longe da planta. Executei a intervenção em setembro e só a verei novamente no fim do ano. As fotos foram tiradas pela minha mãe.

Acredito que a cicatriz (e que cicatriz!) ainda não tenha melhorado.

A única coisa que pretendo realizar por agora é retirar os galhos que estão brotando no tronco e saindo do mesmo ponto.

Como a poda de raízes foi grande deixarei ela sem intervenções até meados do ano que vem. Até lá creio que a planta terá uma melhora significativa.
Tiago R01/06/2016 13:53

Renato Rodrigues Roehrs21/06/2016 17:23
Que show hein Tiago?
Olha quando ela foi adquirida e como está agora!
Devagar e sempre! Parabéns!

Acompanhando.

Abraços.
Tiago R04/12/2016 10:18
Prezados, segue atualização da evolução da árvore (Dezembro de 2016):

Album: photos.google.com/share/AF1QipOOOS0UZ2T8CdC8B_UZkuB5wq2zc9J-i0vnt1Dt8OdNdkwKFqPJZ7w4uftGSR1w6A/photo/AF1QipNykQpzd84X3yG0Zx_iJPD39ewNmF2y269tL9wV?key=TzhwSzIxbGNaR0Y4emdWY3VHejdTTm5aZzRRZWlR
César Carvalho05/12/2016 00:14
Bacana sua Jabu Tiago ^^
Mais recomendo postar as imagens por outro site, como o IMGUR ou o Uploaddeimagens

Linda planta =D
Tiago R06/12/2016 10:59
César Carvalho escreveu:
Bacana sua Jabu Tiago ^^
Mais recomendo postar as imagens por outro site, como o IMGUR ou o Uploaddeimagens

Linda planta =D

Obrigado.

Probleminha resolvido.
edson060521/12/2016 10:07
Parabéns Tiago!
A redução da altura foi imprescindível para ter uma planta mais compacta e proporcional no futuro.
Está indo muito bem!

Abraço.
Edson.
Tiago R21/12/2016 10:23
edson0605 escreveu:
Parabéns Tiago!
A redução da altura foi imprescindível para ter uma planta mais compacta e proporcional no futuro.
Está indo muito bem!

Abraço.
Edson.

Exatamente. Creio que foi reduzida na altura correta.

Agora é aguardar o amadurecimento dos galhos mantidos e passar para as próximas etapas.

Acho que o maior problema daqui pra frente vai ser o crescimento de raízes onde o corte foi mais radical (quando do transplante).

Obrigado. Abraços.
Tiago R21/12/2016 10:23
edson0605 escreveu:
Parabéns Tiago!
Está indo muito bem!

Abraço.
Edson.

Agora é aguardar o amadurecimento dos galhos mantidos e passar para as próximas etapas.

Acho que o maior problema daqui pra frente vai ser o crescimento de raízes onde o corte foi mais radical (quando do transplante).

Obrigado. Abraços.
Tiago R21/12/2016 10:25
edson0605 escreveu:
Parabéns Tiago!
Está indo muito bem!

Abraço.
Edson.

Obrigado. Abraços.
12