Jabuticabeira (hibrida / 2014)
12
Marlon, bem interessante a técnica, apesar de parecer bem difícil empregar numa cicatriz tão grande quanto a da minha jabuticabeira.
De qualquer forma acho que não da mais para fazer. Não há como empregar a técnica sem prejudicar os galhos que brotaram.
Mas quem sabe, depois, consigo aplica-la parcialmente!
De qualquer forma acho que não da mais para fazer. Não há como empregar a técnica sem prejudicar os galhos que brotaram.
Mas quem sabe, depois, consigo aplica-la parcialmente!

Mantenho todos esses galhos ou já posso ir retirando alguns?
jabuticabeira
Tiago,ta mandando bem,ótimo tronco,vai fica maravilhosa sua planta.
só toma cuidado com as intervençoes, segue as etapas direitinho, e faz tudo com calma e tudo na sua época certa.
parabens!
abs
Marcelo
só toma cuidado com as intervençoes, segue as etapas direitinho, e faz tudo com calma e tudo na sua época certa.
parabens!
abs
Marcelo
Tiago R está indo bem! Sempre tenha paciência e aguarde entre uma intervenção e outra, sempre deixe a planta ficar bem "cabeluda". Agora, na próxima vez que for lidar, sugiro selecionar os melhores galhos e remover os demais. Se deixares todos estes ramos se desenvolvendo no topo do toco, eles irão engrossar e formar um calombo mais largo ali. Isto não é bom porque causa a chamada "conicidade invertida", ou seja, a planta mais fina em baixo e mais grossa em cima.
Arzivenko escreveu:Tiago R está indo bem! Sempre tenha paciência e aguarde entre uma intervenção e outra, sempre deixe a planta ficar bem "cabeluda". Agora, na próxima vez que for lidar, sugiro selecionar os melhores galhos e remover os demais. Se deixares todos estes ramos se desenvolvendo no topo do toco, eles irão engrossar e formar um calombo mais largo ali. Isto não é bom porque causa a chamada "conicidade invertida", ou seja, a planta mais fina em baixo e mais grossa em cima.
Boa noite Arzivenko.
Poderia me sugerir quais galhos manter e quais retirar?
Obrigado.
Re: jabuticabeira
marcelo bh escreveu:Tiago,ta mandando bem,ótimo tronco,vai fica maravilhosa sua planta.
parabens!
abs
Marcelo
Obrigado Marcelo.
Pretendo fazer o transplante e retirada de parte da pivotante em setembro de 2015.
Tiago R deixa isso pra quando ela estiver recuperada. Daí você posta uma foto e a gente ajuda.
Sugestões de quais galhos podar e ou retirar?
A planta está bem sadia com bastante folhas e ramos novos.
Vc ainda não trocou o substrato? Ainda não fez transplante?
gustavomartins escreveu:Vc ainda não trocou o substrato? Ainda não fez transplante?
Não. Farei em agosto.
Poda de galhos e raízes + transplante. Intervenção em setembro de 2015:

Recuperando da última intervenção realizada:

Recuperando da última intervenção realizada:

Tiago, como foi bom esperar o tempo certo para executar cada tarefa.
Ela está ficando linda a cada dia, e o estilo está sendo trabalhado e aprimorado.
Gostei muito desta evolução. Agora quando pretende trabalhar os ramos novamente?
Irei acompanhar este tópico. A cicatriz dela ficou boa?
Abraço.
JP.
Ela está ficando linda a cada dia, e o estilo está sendo trabalhado e aprimorado.
Gostei muito desta evolução. Agora quando pretende trabalhar os ramos novamente?
Irei acompanhar este tópico. A cicatriz dela ficou boa?
Abraço.
JP.
Obrigado João.
Eu estou longe da planta. Executei a intervenção em setembro e só a verei novamente no fim do ano. As fotos foram tiradas pela minha mãe.
Acredito que a cicatriz (e que cicatriz!) ainda não tenha melhorado.
A única coisa que pretendo realizar por agora é retirar os galhos que estão brotando no tronco e saindo do mesmo ponto.
Como a poda de raízes foi grande deixarei ela sem intervenções até meados do ano que vem. Até lá creio que a planta terá uma melhora significativa.
Eu estou longe da planta. Executei a intervenção em setembro e só a verei novamente no fim do ano. As fotos foram tiradas pela minha mãe.
Acredito que a cicatriz (e que cicatriz!) ainda não tenha melhorado.
A única coisa que pretendo realizar por agora é retirar os galhos que estão brotando no tronco e saindo do mesmo ponto.
Como a poda de raízes foi grande deixarei ela sem intervenções até meados do ano que vem. Até lá creio que a planta terá uma melhora significativa.
Que show hein Tiago?
Olha quando ela foi adquirida e como está agora!
Devagar e sempre! Parabéns!
Acompanhando.
Abraços.
Olha quando ela foi adquirida e como está agora!
Devagar e sempre! Parabéns!
Acompanhando.
Abraços.
Prezados, segue atualização da evolução da árvore (Dezembro de 2016):

Album: photos.google.com/share/AF1QipOOOS0UZ2T8CdC8B_UZkuB5wq2zc9J-i0vnt1Dt8OdNdkwKFqPJZ7w4uftGSR1w6A/photo/AF1QipNykQpzd84X3yG0Zx_iJPD39ewNmF2y269tL9wV?key=TzhwSzIxbGNaR0Y4emdWY3VHejdTTm5aZzRRZWlR

Album: photos.google.com/share/AF1QipOOOS0UZ2T8CdC8B_UZkuB5wq2zc9J-i0vnt1Dt8OdNdkwKFqPJZ7w4uftGSR1w6A/photo/AF1QipNykQpzd84X3yG0Zx_iJPD39ewNmF2y269tL9wV?key=TzhwSzIxbGNaR0Y4emdWY3VHejdTTm5aZzRRZWlR
Bacana sua Jabu Tiago ^^
Mais recomendo postar as imagens por outro site, como o IMGUR ou o Uploaddeimagens
Linda planta =D
Mais recomendo postar as imagens por outro site, como o IMGUR ou o Uploaddeimagens
Linda planta =D
César Carvalho escreveu:Bacana sua Jabu Tiago ^^
Linda planta =D
Obrigado.
Probleminha resolvido.
Parabéns Tiago!
A redução da altura foi imprescindível para ter uma planta mais compacta e proporcional no futuro.
Está indo muito bem!
Abraço.
Edson.
A redução da altura foi imprescindível para ter uma planta mais compacta e proporcional no futuro.
Está indo muito bem!
Abraço.
Edson.
edson0605 escreveu:Parabéns Tiago!
Está indo muito bem!
Abraço.
Edson.
Exatamente. Creio que foi reduzida na altura correta.
Agora é aguardar o amadurecimento dos galhos mantidos e passar para as próximas etapas.
Acho que o maior problema daqui pra frente vai ser o crescimento de raízes onde o corte foi mais radical (quando do transplante).
Obrigado. Abraços.
Está indo muito bem!
Abraço.
Edson.
Agora é aguardar o amadurecimento dos galhos mantidos e passar para as próximas etapas.
Acho que o maior problema daqui pra frente vai ser o crescimento de raízes onde o corte foi mais radical (quando do transplante).
Obrigado. Abraços.
Está indo muito bem!
Abraço.
Edson.
Obrigado. Abraços.
12