Manakel - Figueira
Manakel30/04/2014 16:52
Manakel - Figueira
Oi pessoal, tudo certo?
Sobre a espécie:
Me ajudem a identificar com precisão!
Já tentei identificá-la lendo livros de espécies de figueiras, mas como sou leigo, consegui relacioná-la com mais de uma espécie. É uma mudinha de semente que tem alguns anos, mas foi deixada de lado sem sol, água ou adubo nos fundos de uma floricultura.
Informações que podem ajudar:
-Frutos roxos;
-Tem vários pontos brancos no caule;
-Semente obtida por polinização através de pássaros;
-A "mãe" está plantada na margem de um rio, tem múltiplos troncos que se enroscam uns nos outros, galhos "mais horizontais que verticais" e raízes expostas (acho que é isso, foi o que consegui de informação).
Obrigado desde já!
Um abraço
SEKI - Elio Luis Secchi30/04/2014 21:47
Está parecendo ficus microcarpa.
Abraço
Elio
Thomas Eckert01/05/2014 09:53
Pra mim é da família dos fícus, tente pesquisar sobre esta família que encontrará algo.
Eu plantaria em um vaso comum de plastico bem maior pra planta crescer livre, isso vai fazer com que acelere muito seu crescimento e logo vai conseguir um nebari muito bonito estilo essa foto da arvore adulta que postou.
Eu não colocaria pedras no vaso, isso abafa um pouco a terra e não é bom.
Abraço
Manakel01/05/2014 11:57
Qual espécie de figueira é difícil, ainda mais mim que sou leigo! Talvez quando crescer fique mais visível. Se alguém souber, me ajude - estou pesquisando.
Tirei um pouco das pedras... Elas já estavam me incomodando mesmo!
Ainda estou lendo sobre como fazê-la crescer: escorredor-mamadeira, vaso maior, nebari, etc. Vou esperar mais um pouco porque sou iniciante e não quero fazer nada errado. As dúvidas são grandes, principalmente sobre os detalhes dos procedimentos. Por enquanto me preocupo em fazer ela sobreviver esse inverno e descobrir qual espécie é! 😄
erico.bettoni01/05/2014 12:18
Pelas fotos das folhas parece ser um ficus organensis.
O microcarpa tem folhas mais grossas e rígidas.
O Ricardo Paiva tem um post sobre ele em seu blog. Só procurar Ricardo Paiva bonsai no Google!
SEKI - Elio Luis Secchi01/05/2014 20:01
Erico foi pelo aspecto das fotos que descarte a possibilidade de ser organensis. O organensis não tem o tronco desta cor com estas pintinhas. O tronco do organensis é acinzentado. Mas sabe como é: fotos podem enganar a gente. Abraço
erico.bettoni01/05/2014 20:30
Você está certo Elio! Como sempre... 🙂
Manakel10/05/2014 11:23
Tá brotando!!!! 😄
Além disso, notei manchas pretas, grandes e redondas nas folhas; assim como algumas folhas murchas. Isso é normal? Será o sol queimando?
Estou regando 1x por semana (e durante a semana borrifo as folhas dela com certa frequência)

Victor10/05/2014 11:38
Depende do tipo de solo no qual ela está plantada. Se este for drenante, uma vez na semana tá muito pouco cara. Eu tenho um ficus dessa espécie e rego ele todo dia. Abraço
Manakel10/05/2014 15:44
Como não fui eu que plantei - ganhei de presente - não sei... Mas a minha sogra misturou terra preta com alguma(s) outra(s) coisa(s).
Vou passar à regar 2x ou 3x por semana e vejo se dá alguma mudança perceptível. E no inverno, com temperaturas abaixo dos 15°, devo regar menos?
Victor11/05/2014 20:55
Dá uma olhada nesse substrato aí com calma então.
Coloque as costas da mão no substrato para ver se ele está úmido. Não descuide da rega no inverno, porque o clima seco e frio do inverno pode matar a sua planta
Abraço
Matheus Falcão12/05/2014 12:18
Cara, antes de tudo, retire essas pedrinhas brancas. É importante você verificar o solo para saber quando regar, você deve regar quando a parte superior do solo estiver seca. Eu que moro em um lugar quente molho minhas plantas todos os dias. Abraço.
Manakel13/05/2014 21:40
Estou tirando as pedrinhas aos poucos por falta de tempo, em breve termino. É um saco, hahah, eu também não gosto delas.
Por enquanto, vou tê-la como microcarpa. Consultei o livro "Figueiras no Brasil" (Jorge Pedro Pereira Carauta) que fala de espécies nativas e exóticas, e acabei ficando mais confuso ainda! Vou ver se consulto algum professor de botânica na universidade. Se alguém souber, ainda estou curioso pra identificar! 😛
Vou testar uma aplicação de fertilizante como experiência, mesmo achando que está fora da época. Estou seguindo uma "agenda de trabalho" postada aqui no fórum em um tópico antigo e informações da internet (o fórum, blogs, etc). Quero comprar/ler algum livro bom sobre bonsai para tirar várias dúvidas sobre cuidados e como proceder.
Estive pensando sobre a bacia e me parece que as raízes vão crescer muito; no fim das contas, vou ficar com receio de podá-las futuramente para troca de vaso. Escorregador+mamadeira me pareceu melhor, porque o escorredor tem o diâmetro menor que a bacia. Alguma diferença gritante entre as técnicas? Pra mim são quase a mesma coisa. Estou lendo sobre a época certa e como fazer; e sobre o substrato, que parece ser um desafio. Além disso, eu dei uma espiada e tem algumas raízes meio expostas bem bonitas saindo do tronco, do jeito que queria. Acho que isso vai facilitar bastante.
O solo retém bem a umidade, parece, estou bem atento à isso. Como falei, vou regá-la um pouco mais e ver se há mudanças. Apesar da empolgação, fiquei com receio de matá-la primeiros dias por excesso de cuidado, porque ela foi transplantada recentemente e eu estava testando o local adequado.
Vou continuar lendo e adquirindo conhecimento, enquanto sigo postando dúvidas. Se eu fizer alguma coisa, posto aqui para todo mundo acompanhar. Vocês estão ajudando bastante! Obrigado gente!
Abraço!
Manakel29/05/2014 21:41
Me equipando!
A planta teve algum desenvolvimento nesses dias - muitas brotações. Vou usar esse tópico como "diário", ao mesmo tempo em que esclareço dúvidas e recebo sugestões/opiniões.
Abraço!
SEKI - Elio Luis Secchi30/05/2014 22:45
Isso aí, vai cultivando. Quanto mais madura a planta mais fácil identificar. Abraço
Manakel07/06/2014 16:13
Depois de catar esterco no mato, moer telhas...
Por enquanto vou deixar a planta em paz, hahah.
Tomara que sobreviva!
Alguma recomendação?
MarcoBonsaiPoa07/06/2014 23:45
Microcarpa mesmo!
Manakel08/06/2014 22:12
Obrigado, Marco!
Retirei algumas folhas maiores (umas 10), pra compensar a diminuição nas raízes. Não deixei nenhum galho com menos de 4 folhas.
Mesmo sendo cedo pra escolher estilo, inicialmente pensei em deixá-la como algo parecido à essa:
Soa mais natural e parece ser mais fácil de fazer. Não sei se minha muda é ideal para isso.
Estou de mente aberta para outras possibilidades. Palpites e opiniões são bem-vindos...
Abraço!
Sergio Batalini10/06/2014 13:27
Boa tarde Manakel!!!
Claro que é possivel fazer do seu ficus um bonsai como este que postou. Maaassssssss vai demorar uns 20 anos ..talvez mais ... 🙄
Para resultados mais rapidos e estimulantes, acredito que o ideal seria que vc começasse a coletar, comprar, adquirir mais plantas, de especies diferentes, com tamanhos diferentes. Indico algumas: acerola, primavera, azaleia,jabuticaba, buxinho, resedá, duranta, pitanga entre outras. São especies faceis de encontrar e de baixo custo. São tb de baixa complexibilidade no cultivo. Quando começamos a ansiedade atrapalha um pouco, portanto estude, pesquise, veja muitas fotos , leia o maior numero de tópicos possivel e vai começar a " decifrar" a nobre arte Bonsai.
Só não desista, os resultados, com as plantas e com você logo vão se mostrar.
MarcoBonsaiPoa11/06/2014 09:58
Através da técnica de fusão de troncos, se consegue um resultado bom em poucos anos. Esta foto sua inspiradora...este bonsai pode ser formado com várias mudas. Deixa-se crescer por uns anos separadamente, depois agrupa-se as mudas, usando a técnica de fusão. Mas só com 1 muda, concordo com Sérgio...uns 20 anos. A não ser que coloque no chão e deixe crescer como árvore, quando chegar a uma bitola pretendida, arranca-se do solo e comece a estilizar...tudo sempre será teste de paciência, sem atalhos...a planta precisará trilhar um caminho, seja qual for ele!
Manakel11/06/2014 22:02
Oi, Bonsérgio e Marco!
Obrigado pelas dicas!
Irei adquirir uma ou duas plantas assim que possível, pra me ocupar e aprender (testar) algumas coisas sem medo; já que a muda de figueira estará crescendo. Por outro lado, não tenho muito tempo, já que estudo cerca de 16 horas por dia... Espaço também é um problema, heheh.
Vou pesquisar sobre a fusão de troncos, não tinha me passado essa opção pela cabeça! Outra alternativa (que me parece menos empolgante) seria comprar algum material. Minha sogra possui floricultura, posso conseguir buxos ou serissas, por exemplo, de um bom porte e por um preço baixo. Também vou fazer uma visita ao Jardim Botânico de Porto Alegre ainda esse ano. Talvez encontre algo pra comprar lá.
Não gostaria de comprar um bonsai "pronto", porque talvez perca a graça de cultivar, moldar, etc.
Já estava ciente de que iria demorar vários anos, independente do meu objetivo e do caminho percorrido... Não tenho pressa, por isso estou começando cedo. A ansiedade é grande para obter conhecimento e aplicá-lo, isso sim! Enquanto isso, continuo lendo e observando minha muda crescer (sem intervir, é claro).
Desenterrei o escorredor da mamadeira (vacilo meu na hora de fazer)
Abraço!
Victor11/06/2014 23:42
Fala aí cara, você pode comprar pré-bonsais, eu faço isso às vezes. E olha...a maioria deles ainda tem muitos anos de trabalho para ficarem prontos. Agora sim, está muito melhor. Agora deixe ele crescer..e para não perturbá-lo, faça o que o bonsérgio falou hehehe...arrume diversas mudas...
Abraço
Manakel08/07/2014 14:21
Oi Victor, obrigado pela dica! Vamos ver o que vou decidir com o tempo... Tô pensando!
Um mês após o transplante para escorredor+mamadeira a muda está assim:
Estressou um pouco a planta, dava pra notar no aspecto das folhas.
Mas
parece que o transplante foi um sucesso...
Além disso, tinha alguns galhos crescendo por cima de outros, então eu puxei-os levemente com arame, afastando ou aproximando, pra não criarem muito problema no futuro.
Tô regando 4 vezes por semana. Esperando passar o inverno pra começar a adubação! Achei um bom local para deixá-la (com relação ao sol, chuva, etc).
Abraço
Matheus Falcão10/07/2014 09:00
Cara, a não ser que esteja chovendo na sua região, regar quatro vezes por semana está meio pouco, não?
Manakel10/07/2014 19:17
Além de frio (temperatura em torno dos 10°C - variando pra mais ou pra menos, dependendo do dia), o tempo tá
úmido e andou chovendo bastante...
Tô usando a "técnica" de verificar a terra com o dorso da mão.
Pra complementar, eu borrifo as folhas e a parte visível da terra nos dias em que não rego (li isso em algum lugar).
Tenho
muito receio de matar a minha muda afogada, já que ela é novinha!
Ela tá com algum aspecto de seca? As folhas meio murchas, talvez?
Usei
esse substrato acrescido de telha moída.
Valeu a preocupação cara!
Realmente, eu não tenho muito certeza das coisas que estou fazendo, hahah.
Abraço