Manakel - Figueira
Manakel30/04/2014 16:52
Manakel - Figueira
Oi pessoal, tudo certo?
Sobre a espécie:
Me ajudem a identificar com precisão!
Já tentei identificá-la lendo livros de espécies de figueiras, mas como sou leigo, consegui relacioná-la com mais de uma espécie. É uma mudinha de semente que tem alguns anos, mas foi deixada de lado sem sol, água ou adubo nos fundos de uma floricultura.
Informações que podem ajudar:
-Frutos roxos;
-Tem vários pontos brancos no caule;
-Semente obtida por polinização através de pássaros;
-A "mãe" está plantada na margem de um rio, tem múltiplos troncos que se enroscam uns nos outros, galhos "mais horizontais que verticais" e raízes expostas (acho que é isso, foi o que consegui de informação).
Obrigado desde já!
Um abraço
SEKI - Elio Luis Secchi30/04/2014 21:47
Está parecendo ficus microcarpa.
Abraço
Elio
Thomas Eckert01/05/2014 09:53
Pra mim é da família dos fícus, tente pesquisar sobre esta família que encontrará algo.
Eu plantaria em um vaso comum de plastico bem maior pra planta crescer livre, isso vai fazer com que acelere muito seu crescimento e logo vai conseguir um nebari muito bonito estilo essa foto da arvore adulta que postou.
Eu não colocaria pedras no vaso, isso abafa um pouco a terra e não é bom.
Abraço
Manakel01/05/2014 11:57
Qual espécie de figueira é difícil, ainda mais mim que sou leigo! Talvez quando crescer fique mais visível. Se alguém souber, me ajude - estou pesquisando.
Tirei um pouco das pedras... Elas já estavam me incomodando mesmo!
Ainda estou lendo sobre como fazê-la crescer: escorredor-mamadeira, vaso maior, nebari, etc. Vou esperar mais um pouco porque sou iniciante e não quero fazer nada errado. As dúvidas são grandes, principalmente sobre os detalhes dos procedimentos. Por enquanto me preocupo em fazer ela sobreviver esse inverno e descobrir qual espécie é! 😄
erico.bettoni01/05/2014 12:18
Pelas fotos das folhas parece ser um ficus organensis.
O microcarpa tem folhas mais grossas e rígidas.