Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Manakel - Figueira

12
Simba11/07/2014 09:04
Mateus e Manakel:

Temos uma semana com 7 dias, e regar 4 vezes por semana é mais que uma rega a cada 2 dias, ritmo que é aconselhável no inverno, principalmente para a região sul, que é mais fria nesta época. Com a baixa evaporação, a possibilidade do substrato da tua planta ficar encharcado é mais alta. Além do mais, se tem chovido aí, é melhor não regar antes de 1 ou 2 dias depois da chuva. Tenho regado a cada 2 dias minhas plantas, e olha que aqui em Floripa não é aquele friozão no inverno, mas é bem úmido. Portanto, minha sugestão é que regue no inverno a cada 2 dias, se existir chuva e/ou frio intenso, verifique o substrato antes de regar, como já tens feito. Assim, tuas plantas ficarão sempre com água na medida certa.

Abraço
Matheus Falcão12/07/2014 20:28
Realmente, tem razão mesmo. Esqueci do fato de que é no sul. Eu moro em Goiás, bem diferente por aqui.
Manakel01/09/2014 15:35
Bom, pra dar uma atualizada no tópico... Três meses após colocá-la no escorredor, algumas coisas aconteceram.

Praticamente terminou o inverno, então comecei a adubação. Tô usando um adubo químico genérico que ganhei e usando metade da quantidade indicada na embalagem.

Vi alguns insetos cascudos, redondinhos e verdes, então o medo falou mais alto e comprei Oléo de Neem. Tô aplicando bem pouco, pra não prejudicar. Perdi algumas Agaves no jardim por causa de lesmas e outros insetos, então estou protegendo o bonsai e tentando salvar as plantas do jardim que me restaram.

Não estava conseguindo regar sem fazer um buraco ou jogar terra pra tudo quanto é lado, hahah, meu pulverizador e meu regador se foram. Vou retirar metade desse tijolo moído, foi só uma ideia pra não desperdiçar adubo (eu sei, estou abafando a terra).

Além disso, seguindo uma agenda de trabalho pra figueiras que achei aqui no site, indicava pra fazer a aramação em setembro. Li também em algum tópico que é mais fácil trabalhar o galho enquanto ainda está verde. Demorei bastante (tive que recolocar vários arames), mas não quebrei nenhum galho, eu acho - apenas arranquei alguns brotinhos, sem querer. Foi minha primeira aramação, depois que acabei percebi alguns erros, logo eu ajeito. Não tô seguindo nenhum estilo ou projeção, porque não tenho nem ideia de como fazer pra ficar legal (depois vocês me dão conselhos quanto à isso, outra hora). Minha intenção foi somente dar movimento e uma separada nos galhos, pra ter espaço pras brotações. Vou ir verificando se não tá marcando a árvore e retirá-los na data indicada.

Com os arames:

Espaço "vazio". Tracionei bastante os galhos, porque uma outra tentativa não deu certo. Acho que vão voltar um pouco pro lugar depois que tirar os arames:

Sei que não vou conseguir corrigir tudo que quero com uma colocação de arames... Os galhos crescem muito verticais, então tentei dar uma "espalhada" neles. Ficaram muitos espaços vazios, mas acho que com o tempo vai brotando e eu posso ir ajeitando.

O galho de cima e a ideia de dar movimento ao tronco:

Os dois galhos do lado que são paralelos e quase se encostam (se repararem, na foto, tô tentando separá-los com os arames pra não ter que cortar algum). Faltou algo pra não marcar o galho, que não consegui (talvez coloque nos próximos dias).:

Bom, acho que é isso. Ainda estou tentando conseguir outra planta, conforme me recomendaram. Falta tempo pra pesquisar e procurar.

Minha câmera tá ruim, mas dá pra ter uma ideia.

Apesar do pouco tempo que tenho, ainda dá pra fazer ajustes nos arames caso algo esteja errado.

Valeu, abraço a todos!
Manakel26/12/2014 20:07
Fala pessoal! Algum tempo sem aparecer por aqui... Final de semestre é tenso! Agora de férias da faculdade fiz várias coisas!

A figueira está crescendo, está com 15cm de altura, com vários galhos e folhas novos. A raiz já está saindo pelo fundo do escorredor! Faz 6 meses que foi transplantada. Estou alternando entre adubo químico e orgânico e regando praticamente todo dia, com esse calor (mas acho que nesse quesito não terei mais dúvidas ou problemas).

Além disso, fiz uma composteira pra reaproveitar o lixo orgânico de casa e adquiri algumas sementes de Sakura pela internet! Não sei se vou conduzi-las como bonsai ou plantar na calçada de casa, heheh. Vamos ver se vai brotar também...

Ah, no potinho de iogurte é uma Palmeira Real 😛

Também fui no Jardim Botânico (como tinha falado anteriormente) e adquiri algumas mudas nativas. Lá eles vendem por R$ 5 cada muda com aproximadamente um ano, e têm uma grande variedade e quantidade de plantas - o ruim é que elas estão na maioria retas e sem nenhuma característica de bonsai (ou seja, o material não é de muita qualidade, mas é barato). Comprei uma Caliandra Rosa, uma Pitangueira, uma Guajuvira e uma Cerejeira. O cara que trabalha lá me disse que estão com problemas com insetos (as folhas estão todas comidas). Replantei tudo em caixotes de madeira, pra deixar crescer, e cortei alguma raiz vertical que estava muito grande (10cm) e um ou outro galho desnecessário. Vou usá-las pra aprendizado. Procedimentos como a aramação (que não foi bem sucedida na figueira quando tentei) e formação de copa, por exemplo, posso tentar nelas sem medo!

Essa Guajuvira (30cm), que foi o que mais gostei de ter comprado, vou fazer um Chokkan (acho que a estrutura atual dela vai facilitar). A figueira e as outras não tenho muitas ideias, vamos ver... Só esperando tudo crescer mesmo!

Assim que eu ver que elas estão sobrevivendo e conforme for fazendo alguma coisa nelas (a próxima coisa vai ser uma desfolha, com certeza), vou postando... Assim não fica só a figueira como assunto do tópico (que, aliás, editei o título).

Acho que vou me mudar logo, então vai ter toda a função de achar um espaço pras plantas, de levar tudo, etc, aí vai ter mais um intervalo nas postagens...

Abraço a todos!
Arzivenko30/12/2014 14:56
Manakel guajuvira é a minha praia, adoro trabalhar com essa espécie. Pelo que vi plantaste em um pote maior, boa ideia. Agora sugiro que deixe ela desenvolver livremente, sem intervenções. Entre final de Agosto e meados de Setembro de 2015 você pode tirar todo o substrato dela, podar as raízes longas e replantar com substrato novo. As folhas velhas estarão bem amareladas, nessa época você poderá fazer uma desfolha e seleção de galhos.

Sugiro abrir um tópico só para ela, assim a gente acompanha o desenvolvimento.
Manakel17/03/2015 20:12
Arzivenko, obrigado pelas dicas! Vou abrir então um tópico pra cada muda... Tinha pensado realmente eu reunir tudo no mesmo, pra facilitar, mas vai confundir também, hehehe. A Guajuvira tá com uns galhos com mais de 30cm já, como cresce! Pelo jeito vai ficar legal o estilo pra muda que tenho!

As sementes de Sakura não deram certo! Vou tentar comprar um pré-bonsai até o final do ano (talvez até de outra espécie que não seja Sakura, vamos ver).

Sobre a figueira:
Já faz um ano que está no escorredor+mamadeira. Com certeza faz uma grande diferença essa técnica, agora eu percebo e entendo! Tava mais fina que uma caneta, agora tá mais grossa que um dedo 😛. Se olharem as primeiras fotos do tópico dá pra ver a diferença. Pretendo deixá-la beem mais tempo para desenvolver mais, claro, sei que o caminho é longo!

Vou fazer um Hokidachi; e esse galhos saindo do mesmo ponto, não vão me causar um problema futuro de conicidade invertida?

A planta não cresceu igual pra todos os lados, embora eu tenha virado ela pra pegar sol igual... Vou poder escolher entre duas frentes. Essa da foto e o lado posterior. São as que mais valorizam o nebari, também.

Sobre o galho mais baixo e grosso da esquerda e o da direita (os que estão fora do círculo vermelho na primeira foto), aramei para cima pelo fato de estarem saindo pra baixo - em direção ao substrato.
Além disso, estou estudando a possibilidade de colocar musgo ou asfagno em volta do nebari para estimular o crescimento de mais raízes.
Manakel22/08/2015 13:07
Eaí gente, tudo bem?

Será que já não está na hora de encurtar os galhos? (e eliminar alguns) Eles já estão quase com o dobro do comprimento do tronco, hehehe.
Também digo isso porque agora, com esse calorzinho no inverno, a brotação da primavera está começando!

Atualizando:

A tesoura tem 15cm!

Abraço!

edit.:
Troquei o substrato pra dar uma olhada nas raízes e fiz uma desfolha parcial. Agora pretendo deixar por 1,5 ou 2 anos nesse substrato novo pra engrossar mais.

Após isso, vou analisar as raízes novamente. Acho que vou ter que fazer um alporque de raízes se elas continuarem do jeito que estão; porque a planta tá com raízes bem grossas e longas (e as raízes mais fininhas somente na ponta das longas, isso é por conta do escorredor+mamadeira?). Não consegui tirar foto, mas o nebari tá beeem mais pra baixo. São umas 4 ou 5 (em forma de polvo) com mais ou menos 10cm cada. Me espantei porque até dava pra fazer raíz sobre pedra se eu quisesse, heheheh.

Dependendo do estado que as raízes e a grossura do tronco estiverem assim que replantar, vou fazer uma poda drástica nos galhos (deixando, sei lá, uns 2cm?) e começar a formar a estrutura aérea da planta. Se não der, espero as raízes dela melhorarem e começo isso no outro ano!

Enquanto isso, vou dar mais atenção pra outras plantas!
Manakel19/12/2015 20:46
Atualizando...

Não resisti e fiz uma poda leve. Os galhos estavam realmente muito compridos, tinha uns com quase 30cm. Deu umas 20 estacas que estão no enraizador, heheheh!
O engraçado é ver a primeira foto do tópico e comparar com o tamanho das estacas...

Vou continuar no esquema muito sol, água e adubo!

Abraço!
Manakel09/02/2016 15:31
Acho que podei muito cedo... Bom, tava ficando desproporcional!

Abraço
Manakel15/01/2017 19:28
Atualizando... Por mais que eu faça as podas, parece sempre igual, hahahah.

Abraço a todos.
João Pinheiro16/01/2017 23:02
Fala Manakel! Tudo bem?

Hoje peguei para dar uma lida no seu tópico desde o início e confesso que me vi em você, principalmente no início. Pedrinhas no vaso, depois a alegria de quando chegou o livro "ABC do Bonsai", fazer o primeiro escorredor x mamadeira... e ver a evolução nas perguntas e nas soluções encontradas!

Parabéns caro amigo. Hoje está com uma "carinha" bacana seu ficus. Acredito estar no caminho certo!. Se eu fosse palpitar, apenas falaria para tentar com o tempo, direcionar os galhos para todas as direções, fazendo um belo hokidachi. Eu deixava muito minhas plantas em "2D", e através de um amigo, tomo mais cuidado... buscando um 3D, com idéia de profundidade, volume e etc.

De resto, estou gostando da condução.

Irei acompanhar, grande abraço.

JP
12