Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori Jabuticabeira

12
Rafael Ribeiro29/07/2014 09:42
Yamadori Jabuticabeira
Bom dia amigos!

Possuo uma jabuticabeira em um vaso de mais ou menos 50l, e acredito que já esteja pronta para iniciar o tratamento e no futuro se tornar um bonsai.

Aproveitando esse meio de inverno fiz a poda drástica, mas fiquei em dúvida sobre o transplante. O que seria melhor? Transplantá-la imediatamente após recente poda, ou esperar até o início da primavera????

Obrigado e Abraços!

Rafael.
Fernando Gabriel Harmuch29/07/2014 13:51
Rafael, tente visualizar melhor o nebari tirando um pouco da terra superficial para você escolher a frente da planta, com base nisso, retire um dos dois troncos que sobrou da sua poda. Deixe nesse vaso para recuperar por mais uns dois anos começando a adubar no inicio da primavera. você pode fazer uns furinhos nas laterais do vaso para ajudar na drenagem e oxigenação do substrato.

Abraço
Rafael Ribeiro29/07/2014 16:10
Valeu Fernando!

O nebari está bem interessante, já dei uma olhada e depois coloquei a terra por cima para deixar algumas raízes mais jovens se desenvolverem mais.
Então não devo fazer o transplante?

Que tipo de adubo você me recomendaria??

Obrigado!!!
Fernando Gabriel Harmuch29/07/2014 18:34
Acredito que não deve fazer o transplante antes da planta se "recuperar" da intervenção/poda, somente escolher o tronco que futuramente vai dar continuidade ao bonsai e retirar o outro. Quanto ao adubo tem o orgânico e o quimico, dá uma pesquisada mas acredito que a jabuticaba gosta de um solo com mais adubo orgânico.
Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi29/07/2014 21:32
Concordo com o Fernando, não replante ela antes de recuperar brotação. E também concordo que seria melhor deixar somente um tronco. Isso até pode esperar para fazer depois dela brotar. Veja qual tronco é mais interessante ou que brotar melhor e retira o outro. Abraço
Rafael Ribeiro30/07/2014 07:55
Obrigado pelas orientações!

Devo deixar a planta em local com bastante sol, ou devo protege-lá por um tempo para que possa se recuperar??
SEKI - Elio Luis Secchi30/07/2014 22:15
Rafael, não sei como anda o clima aí no Rio, mas como ela está sem folhas a desidratação é minima. De qualquer modo se fizer calor é melhor deixá-a à meia sombra agora no início. Mas assim que perceber sinal de engrossamento das gemas, que significa que vai iniciar a brotação é necessário ter sol à vontade. Abraço
Rafael Ribeiro30/07/2014 22:54
Obrigado Élio!

Aqui esta com temperatura bem amena, com sol constante.
Por enquanto vou deixar a meia sombra e assim que sair as gemas, colocarei Em ssol pleno. Daqui a uns meses, quando a brotação estiver bem vigorosa, a fase de modelagem já pode ser iniciada ou devo esperar até algum período especifico???
SEKI - Elio Luis Secchi01/08/2014 22:06
Para iniciar modelagem é necessário que a planta tenha se restabelecido plenamente em termos de enraizamento e também que a brotação esteja lignificada. Ou seja, no final do próximo inverno estará de bom tamanho. Abraço
Rafael Ribeiro06/08/2014 10:47
Amigos, aproveitando o contato, gostaria de tirar mais uma dúvida.
Possuo um Piteco que a um tempo vem sendo atacado pelo Pulgão branco. Tenho borrifado a planta com óleo Dimmy e tenho catado um a um, porém, eles sempre voltam. O que mais posso fazer para acabar com essa praga?

Sobre a jabuticabeira, seguirei as recomendações e quando a brotação se iniciar, postarei fotos para mais orientações.

Obrigado e abraços
MarcoBonsaiPoa06/08/2014 12:23
Experimente calda sulfocálcica...20ml em 1 l d'água = borrifar semanalmente
Rafael Ribeiro14/08/2014 13:21
Vou comprar esse produto e vou utilizar nessa proporção! Obrigado!

Notícias da jabuticabeira!! Ela já está rebrotando!
Quando a primavera chegar, devo iniciar a adubação rica em nitrogênio, ou melhor não fazer nada??

Abraços
Rafael Ribeiro02/09/2014 10:27
Amigos, mais um dúvida!

Sei que ainda não devo fazer qualquer intervenção na planta, mas só por curiosidade, quando deve-se fazer o tensionamento dos galhos? Quando ainda estão finos e maleaveis, ou quando já estão mais grossos? Ou o tamanho e a idade também são levados em consideração?
SEKI - Elio Luis Secchi03/09/2014 23:01
assim que as primeiras folhas sairem já pode iniciar adubação. E quanto a aramação e posicionamento de galhos somente deve ser feita depois que eles lignificaram, ou seja, ficaram na cor marrom, se não interrompe o desenvolvimento. Abraço
Rafael Ribeiro05/09/2014 10:43
Obrigado pela orientação. Algum adubo específico? Torta de manona, farinha de osso??
SEKI - Elio Luis Secchi08/09/2014 22:28
A dobradinha torta de mamona e farinha de osso sempre é uma boa opção. Manda bala! Abraço
Rafael Ribeiro17/09/2014 16:13
Obrigado pela orientação!!!!

A jabu já está com tantos galhos e folhas que mal consigo ver o tronco. Continuo sem tocar, ou já posso começar a selecionar os melhores galhos ou fazer alguma poda para dar uma arejada??
E com relação ao nebary? Deixo exposto ou não?

Abraço!
Rafael Ribeiro25/09/2014 13:45
Alguém sabe se torta de algodão tem a mesma eficiência da torta de mamona??
SMART226/09/2014 22:23
Rafael Ribeiro escreveu:
Alguém sabe se torta de algodão tem a mesma eficiência da torta de mamona??

não encontrei nada sobre a torta de algodão porem

confere uma tabala que to tentando fazer.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=229374#229374

um material bem comparativo, não li tudo porem são 87pg sobre as torta de mamona e algodão
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&cad=rja&uact=8&ved=0CD8QFjAE&url=http%3A%2F%2Fwww.uesb.br%2Fppz%2Fdefesas%2F2010%2Fmestrado%2Fleandro.pdf&ei=zwkmVPjcOajfsASV04LIDg&usg=AFQjCNE9ODZ4bMrT78HbEBC-mvkTJLaOdg&sig2=-_f-gEyN36C_p7XUVzPgPg&bvm=bv.76247554,d.cWc
Rafael Ribeiro28/09/2014 20:05
Valeu!!!
Já estou usando a torta algodão! Muito legal esses dados que você colocou!

Estou usando a torta de algodão há uma semana e tenho percebido alguns pontos de mofo. Será que pode trazer algum mal as minhas plantas? ?
Rafael Ribeiro14/10/2014 18:53
Ja se passaram quase dois mêses desde o início da brotação e ela está com galhos com mais de 40cm e uma folhagem bem densa. Quando ela estará recuperada o suficiente para a primeira poda e começar a seleção dos galhos??? Abcss
SEKI - Elio Luis Secchi17/10/2014 14:43
Alguma seleção de galho já pode fazer agora, ou seja. Verifique galhos que saem do mesmo ponto (é comum sair vários brotos no mesmo ponto) retire deixando apenas um em cada ponto ou mesmo que não esteja juntos, mas que saiam muito próximos ou na mesma altura. Com isso já vai direcionar o crescimento para os demais e também abre um pouco a visualização do interior da planta. Abraço
Rafael Ribeiro17/10/2014 16:55
Obrigado Elio!
Fiz uma pequena limpeza! Devo deixar uma semaninha na sombra ou posso deixar em sol pleno mesmo??

Antes:

Depois:

Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi17/10/2014 22:15
Não tem necessidade de colocar na sombra por causa desta intervenção. Sol e água e deixa bombar.
Abraço
Rafael Ribeiro23/12/2014 17:05
Boa tarde, pessoal!!

MInha Jabuticabeira está crescendo descontroladamente ahauha
Está muito saudável e de tão longos, os galhos estão parecendo uma daquelas samambaias.
Devo manter os cuidados ou começar a fazer podas??

Abraços
12