Rafael Ribeiro24/12/2014 16:22
Gui Lopes Soares10/03/2015 20:21
Cara que muda bacana que você tem. No futuro vai ficar lindona. Gostaria de saber também qual o procedimento a partir daí. Se deve continuar deixando os galhos escolhidos crescerem ou se já os poda agora. Como já se passou um bom tempo, dá uma atualizada nas fotos pra gente ver como ela está! Abraços!
Rafael Ribeiro11/03/2015 17:16
Po legal seu interesse. Obrigado!
A planta está se recuperando de uma recente poda para a escolha
dos galhos.
Se tiver alguma dica ou opinião, será muito bem vinda!!!
Abc

Gui Lopes Soares11/03/2015 19:10
Rafael ela está realmente bem bonitona. Os galhos que você escolheu são brotos que ainda estão bem novos. Não manjo muito pra te falar. Tudo que sei é de bastante leitura que venho fazendo e acompanhando os mais experientes em sites e vídeos. O que eu acho que poderia dizer era que você deixasse esses galhos crescerem mais e ganharem forma, pra daqui um bom tempo, ou quem sabe até na próxima privamera (set) poder fazer a limpeza dos galhos e brotos indesejados e deixar aqueles que você vai modelar. Pela foto da pra ver que o substrato que vocês está utilizando é bem compactado e com muita terra. Tome cuidado com as regas pois por mais que esteja em um vaso/balde grande as raízes podem ficar sufocadas com essa terra compactada e com o acumulo de água que a falta de drenagem vai proporcionar. Se a planta estiver indo bem, acho que poderia esperar até set para fazer a troca do substrato. A base do tronco tem algumas raízes expostas muito fodonas. Estou com inveja cara, rs. Parabéns pela muda.
Gui Lopes Soares11/03/2015 19:11
Rafael ela está realmente bem bonitona. Os galhos que você escolheu são brotos que ainda estão bem novos. Não manjo muito pra te falar. Tudo que sei é de bastante leitura que venho fazendo e acompanhando os mais experientes em sites e vídeos. O que eu acho que poderia dizer era que você deixasse esses galhos crescerem mais e ganharem forma, pra daqui um bom tempo, ou quem sabe até na próxima privamera (set) poder fazer a limpeza dos galhos e brotos indesejados e deixar aqueles que você vai modelar. Pela foto da pra ver que o substrato que vocês está utilizando é bem compactado e com muita terra. Tome cuidado com as regas pois por mais que esteja em um vaso/balde grande as raízes podem ficar sufocadas com essa terra compactada e com o acumulo de água que a falta de drenagem vai proporcionar. Se a planta estiver indo bem, acho que poderia esperar até set para fazer a troca do substrato. A base do tronco tem algumas raízes expostas muito fodonas. Estou com inveja cara, rs. Parabéns pela muda.
Rafael Ribeiro11/03/2015 19:28
Hauahuahua obrigado!! Minha idéia é essa. Vou trocar de vaso na primavera e colocar um substrato mais drenante. Embora jabuticabeira goste de substrato úmido e bem rico. Nessa foto eu estava tirando um pouco desta terra mais compactada para colocar um outro substrato de compostagem que tenho feito. Vou atualizando e a gente trocando informações! !!!! Mais uma vez obrigado!!
gustavomartins24/05/2015 21:02
Estou acompanhando, acabei de adquirir uma jabuticabeira na mesma situação
Rafael Ribeiro25/05/2015 09:33
Gustavo, se for no RJ, o clima ajuda bastante! Tenho feito diversas intervenções e em pouco tempo ela já rebrota!
Vamos trocando ideia por aqui e sorte pra nós!! ahhaah
gustavomartins25/05/2015 10:54
Estou no interior de São Paulo, clima quente!