Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Preciso de sugestao /substrato e tamanho de vaso treinamento

marcelo bh05/01/2015 20:38
Preciso de sugestao /substrato e tamanho de vaso treinamento
nao sabia onde pedir estas opiniões,se nao for o local adequado,favor mudar o tópico de local
grato

amigos, consegui hoje um recepiente de 200lt me parece ser uma ampola que vem dentro dos tambores de 200lt, é branca e acho que é de pvc.
bom sei que quanto maior melhor,mas 200lt acho um pouco exagerado,pois tenho pouco espaço,pretendo cortar ao meio ,ficaria com 100lt ,meio tambor
gostaria de saber se o espaço é considerado bom para um vaso de treinamento,ou se precisa ser os 200 lt?

gostaria de sugestao sobre o substrato que posso usar,tenho dificuldades em conseguir e pra transportar esta quantidade de terra para encher o tambor 200lt,mas se nescessário terei que tentar de algum jeito conseguir.

minha idéia é usar esterco de boi,terra comum, areia ,tenho um balde de 20lt pedrisco que é de areia de construção peneirada que sao de varias medidas,nao estao padronizadas,se eu peneirar com uma peneira gorssa caira pra metade, outra opção que pensei em usar é o isopor esfarelado como drenante no lugar do pedrisco,pois tenho umas placas aqui guardadas.

como eu disse acima é só uma idéia de material,mas nao sei se esta tudo correto ou preciso de outros materiais.

e como devo fazer a mistura desses materiais?

a planta é uma goiabeira ,segue a foto dela hoje
esta goiabeira precisa de engrossar os galhos,o tronco ja esta satisfatório
em fim este vaso sera o vaso de treinamento que usarei para corrigir a planta.

obs irei fazer um falso transplante,entao a terra vermelha que envolve a planta ira pro tambor ,mas acredito que esta banheira nao ultrapasse 25lt.
o tronco esta com 34 cm altura e a espessura intermedia uns 10 cm
ela esta sem intervenções, esta ai a quase um ano ,desde que foi coletada
nunca adubei ela ,so fiz as regas mais nada.
abs
Marcelo
LUIZ ARTHUR05/01/2015 23:10
Ola Marcelo bh,

Acho grande essa vasilha, o ideal e plantar no chao. Caso nao seja possivel, uma bacia grande daquela de 20 litros furada no fundo e nas laterais ja e suficiente, alem de facilitar se precisar mudar de local. Normalmente o pessoal usa a mamadeira, segue o link aqui do proprio forum para te ajudar a usar a tecnica:

http://www.atelierdobonsai.com.br/Escorredor_e_Mamadeira.php

Abraco
edson060506/01/2015 10:15
Olá Marcelo,
vou tentar te passar um pouco da minha experiência...

- Não há dúvidas de que a planta cresce mais estando no chão.

- Estando em vaso ou bacia, as raízes precisam apenas de espaço para crescer. No seu caso, o tronco já está de bom calibre; então o que falta é desenvolver galhos e copa e pra isso é suficiente uma bacia perfurada (pode mesmo ser essa banheira...) com espaço para as raízes crescerem... não precisa ser um recipiente monstruoso...

- Substrato bem drenante e que proporcione boa aeração. Isso melhora o desenvolvimento das raízes. Se as raízes crescem, o resto da planta também cresce.

- Só não pode esquecer que ela precisa de COMIDA e substrato adequado.

Espero ter ajudado...

Edson.
marcelo bh07/01/2015 23:02
substrato
Edson,eu cortei a ampola de pvc um pouco abaixo da medida dos 100lt ,
e resolvi fazer meu substrato

uzei 3 baldes de terra vermelha, um balde de areia grossa quase que so pedrisco 1 balde de serragem 1 balde de esterco curtido de curral

peguei o vaso coloquei pedaços de isopor no fundo ,depois cobri com um pano,depois joguei uma camada so de pedrisco por cima do pano e por ultimo misturei a terra o esterco a serragem e fiz o falso transplante.

fiz a desfolha também ,mas so de alguns galhos os de baixo e o da apce deixei sem desfolha