Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Utilizar Iluminação Artificial como Complementação

Fabiano Batista19/05/2015 17:27
Utilizar Iluminação Artificial como Complementação
Oi pessoal,

Eu cultivo meus Bonsais na sacada do apartamento, onde recebem luz direta até as 10h.

Considero pouca iluminação para minhas plantas e gostaria de complementar com Iluminação Artificial.

Eu tive Aquário Marinho por algum tempo, onde a iluminação é o fator mais importante para o crescimento dos Corais.

Imagino utilizar esta experiencia para montar a iluminação dos Bonsais.

Estou estudando bastante sobre o assunto e postarei aqui o desenvolvimento do projeto.

Dicas e Sugestões são sempre bem vindas!

🙂
João Pinheiro20/05/2015 11:03
Prezado Fabiano,

Estes dias li um artigo no próprio site do Atelier do Bonsai a respeito e vendo seu tópico quis te deixar como um "norte". Com certeza deve ter muito material a respeito hoje em dia, visto que cada vez mais as pessoas moram em apartamentos.

http://www.atelierdobonsai.com.br/Bonsai_dentro_de_casa.php

A maioria das minhas plantas também recebem em torno de 3h de ensolação direta e apresentam uma boa saúde, principalmente a Azaléa, Primavera e Frutiferas.
O único "problema" é quando se trata das coníferas, como o nosso clássico Pinheiro Negro.

Te desejo sucesso neste seu projeto.
Abraços,

João Pinheiro.
Fabiano Batista20/05/2015 16:08
João,

Obrigado pela contribuição!
Uma experiência interessante. Mostra que é possível, mesmo em condições que considero relativamente "Precárias".

O cultivo Indoor, já está muito mais avançado e até simples de se realizar.

Em breve vou postar o que já consegui.
Acredito que esse assunto vai render muito!!! 😄

Pelo que vi, com Iluminação, podemos acelerar o crescimento, ter mais sucesso com mudas, incentivar as flores e frutificação, etc.

Tudo com muito cuidado!!!! É óbvio!!!!!

Falta descobrir como incentivar a redução do tamanho das folhas.

Abraços!
João Pinheiro21/05/2015 10:13
Tudo bem, Fabiano!?

Realmente muita coisa está mudada, até o tipo de lâmpada utilizado para similar a luz natural (também já tive aquário marinho rs"😉

Tem até um projeto para uma calha com iluminação LED que eu tinha salvo nos meus arquivos que acredito que possa ser utilizado aqui com esta finalidade. São bem econômicos.


Fabiano Batista escreveu:


Falta descobrir como incentivar a redução do tamanho das folhas.

Abraços!


Quanto a luz, já vi que se incidir muito forte como o sol do meio dia, as folhas novas crescem menores, mais "duras" como se fosse uma adaptação para o novo ambiente e a nova realidade. Quando comprei minha azaléa em plena floração, a vendedora do viveiro me disse que eu deveria deixá-la a meia-sombra pois ela fora tratada em estufa. Que após a florada, eu deveria a cada dia ir adaptando-a ao sol direto se quisesse.

Posteriormente um professor de biologia me disse que ao criarmos para a planta a quantidade de luz que ela tem na primavera, seu organismo é "enganado" e assim ela acaba florindo antes do tempo, condição pelo qual vemos orquideas o ano inteiro com flores no mercado.

Mas é apenas um dos menores fatores ao meu ver. A diminuição ocorre através da quantidade de nutrientes oferecidos no momento do crescimento ativo da folha, quantidade de água no mesmo período, e principalmente, pinçagem e desfolha em espécies que permitem.

Se achar eu posto aqui o link que eu mencionei acima sobre a iluminação.

Abraços,

João Pinheiro.
Fabiano Batista21/05/2015 16:52
Fala João!

Eu montava as minhas calhas de Led pro aquário.
Ficava muito eficiente Pros corais.

Com as plantas é bem parecido.
Mas as frequências de cor e intensidade de luz, são diferentes.

Pra quem teve aquário Marinho, é até bem fácil.... Rsrsrs

Abraço!
Fabiano Batista03/08/2015 14:00
Pessoal,

Não esqueci desse tópico!
Só estou aguardando a chegada das lâmpadas que encomendei, para iniciar os meus testes.

Antes de iniciar os testes, vou postar tudo que consegui descobrir sobre esse assunto, para que possam expor suas opiniões, críticas e sugestões.

Abraços!