Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ipê Branco Florido - Márcia

12
Cnarita03/05/2006 21:10
Ipê Branco Florido - Márcia
Márcia,

Esta é para você!

O que eu tenho é desta espécie aqui:

Os Ipês Brancos não são lindos?

De todos os ipês é a mais rara...

Pena que as suas floradas durem tão pouco tempo...

Não te prometo, mas vou ver se arrumo para você algumas...

Adorei os cacaus...

Adorei a caixinha... Dá para aproveitar para alguma coisa...

Abraços,

Cnarita
bs_freitas03/05/2006 21:25
😈 Que maldade,

Desse jeito todos vão querer ipês!!que maldade,que maldade... 😢
Cnarita03/05/2006 21:31
bs_freitas,

É!!!!!!

A M. encomendou mais de 300 mudas!

Pode?

Cnarita
Cnarita04/05/2006 13:43
Pessoal,

Para quem não acredita que um Ipê Branco dê para se Bonsai vai aí uma foto...

Esta aí dá até florzinha...

obrigado,

Cnarita
Fabio Cristiano04/05/2006 18:42
Cnarita !!!

Vc sempre surpreendendo com essas fotos maravilhosas!!!!

Parabéns,,

Abraços,,

Fábio Cristiano
darkaso04/05/2006 22:03
CNarita,

os seus são de miolos rosas ou amarelos? realmete esta foto é uma maravilha. Valeu por compartilhar.

T+
nickyfury05/05/2006 00:41
ipe
florada branca é realmente um deleite para os olhos. A alma nacional clama por um bonsai genuinamente nosso para expor aos olhos do mundo. Conclamo os colegas a suprirem essa falta. Eu, de minha parte, estou partindo atrás de tão primorosos espécimes. Queira Deus, em sua infinita bondade, permitir que consiga algo tão simples e maravilhoso para engrandecer minha modesta coleção de bonsai!!! 😲
Cnarita05/05/2006 07:29
Darkaso,

O Meus Ipês Brancos é da variedade Puríssima Branca! Os miolos são brancos! Mas por aqui tem de todas as espécies... As de miolos amarelos são mais comuns...

Cnarita
nickyfury05/05/2006 08:48
ipe
Por aqui onde?
Claudio Eusebio05/05/2006 22:29
Depois destas fotos do Cnarita, vai haver uma revolução nos bonsais do pessoal aqui do forum, todo mundo vai querer estas espécies maravilhosas que o Cnarita tem compartilhado com a gente.

Marcia, 300 mudas, poxa, fica com 299 e arruma só uminha pra mim.

Abraços a todos.

Cláudio Eusebio
RedOak06/05/2006 13:50
Com certeza belíssimos! Ano passado vi na UNICAMP alguns Ipês Brancos floridos e é realmente uma linda visão! Pena durarem pouco mesmo.. as folhas caem tão rápido como folhas no outono..
nickyfury06/05/2006 16:21
flores
As flores da cerejeira tambem caem rapido. As da caliandra e outras tambem tem vida curta. Mas o melhor é que o bonsai sempre fica. 😉
Cnarita06/05/2006 22:15
Pessoal,

Como não queria que este assunto morresse resolvi postar mais algumas fotos:

Ipê Branco

Macro de sua Flor

Não são Divinos?

Não dá um Show em um Sakura?
(Não tenho nada contra Sakuras!)

Vamos cultivar esta espécie?

Quem tem acesso a sementes favor disponibilizar...

obrigado,

Cnarita
Cnarita07/05/2006 20:07
Pessoal,

Mais fotos do Ipê Branco florido...!

Se colocar esta árvore do jeito está num vaso grande de bonsai não fica parendo Bonsai?

Abraços,

Cnarita
Ivanil Pimentel Vieira07/05/2006 20:48
Cnarita,

Quantos anos leva o ipê branco para frorescer?

Mo meu Município foram distribuidas várias mudinhas, mas cheguei tarde
demais.Preciso ficar de olho na primeira florada,poderia ajudar?

Agradeço,

Ivanil
Cnarita08/05/2006 07:38
Ivanil,

Pelo que sei, um Ipê Branco floresce só depois de "adulto"!!!

Nunca vi nenhuma árvore pequena florida... Nunca vi uma precoce...

Assim, chuto que deva levar pelo menos uns dez anos...

Este tempo pode ser abreviado por alporquia...

Já me falaram até de enxertos...???????????

obrigado,

Cnarita
nickyfury08/05/2006 10:06
ipe
Concordo em parte com o colega Cnarita. Realmente o ipê, qualquer que seja a flor, é um show em sua floração plena. Mas a cerejeira tambem possui seu encanto.
O ideal é principiarmos o cultivo dessa espécie, desenvolvendo bonsai, para que num futuro possamos ter nossos bonsai admirados e copiados, não só pelos japoneses, mas por todos quanto admiram e praticam a nobre arte viva do bonsai. 😄
Ivanil Pimentel Vieira08/05/2006 11:16
Olá,

Quem não sente seu coração bater mais forte ao ver plantas tão lindas
que o amigo tem postado, e que nos surpreende cada dia que passa!

Os ipês ainda não são muito divulgados,mas pela sua beleza não existe
dúvida ,serão Bonsai que todos os bonsaístas ostentarão em suas cole-
ções.

10 anos é muito tempo, aceito. O amigo Mário escreve em sua Apostila;
Paciência.Quem sabe pinta algo antes, e eu tanha um ipê florido em 4
ou 5 anos!

Agradeço,

Ivanil
nickyfury09/05/2006 02:16
ipe
Ivanil, a título de exemplificação, há cultivadores japoneses que logram exito em ter um bonsai de PN a partir de semente em dez anos de cultivo. Não vejo porque não possamos ter ipe, seguindo as técnicas japonesas, em igual transcurso de tempo...
Todavia, há tambem cultivadores que, visando diminuir ainda mais esse tempo, optam pelo Yamadori. Recolhem então uma planta adulta, com boa saúde, e em até cinco anos, formam um bonsai.
Creio que no caso do ipê, este último recurso seria o único modo de se obter um bonsai formado em apenas cinco anos, como sugere o colega. E olhe que ainda assim, terá que se munir de muita paciência, vez que a reação da planta, ao condicioná-la a crescer em um recipiente, mesmo que de tamanho grande, talvez influa em sua floração.
Eu escrevi antes, pois li diversos artigos que fazem referencia a isso, que fruta e flores não são uma finalidade no bonsai. Ainda que ocorram e que contribuam para o bonsai tornar-se ainda mais belo.
Entretanto, creio que no caso de um ipê, a floração talvez pudesse vir a ser induzida, como fazem os floricultores de Holambra com as azaleias e outras florais, abusando indiscriminadamente de hormonios.
Dez anos é muito tempo.... realmente. Mas muitos bonsai antigos do Japão foram iniciados por grandes mestres e perduram ainda hoje graças aos cuidados de mestres que não viram a semente do bonsai que cuidam, germinar... 😉
Cnarita09/05/2006 17:56
Pessoal,

Mais fotos:

Também tirado do Site DIGIFOTO...

obrigado,

Cnarita
bs_freitas10/05/2006 19:44
heheheh,

É possivel ter um florescimento em até 1/2 ano com a planta no chão,pelomenos eu vejo direto plantas novas floridas.
MARCIA PEREIRA DA SILVA11/05/2006 22:44
Cnarita,

Como vai td bem??? e as sementes de cacau já começaram a germinar??? quero noticias!!!!!!!1

Olha com referencia as 300 mudas estou no aguardo da encomenda rsss, mas se conseguir so umazinha já vou ficar feliz.

Abs

Marcia
Cnarita12/05/2006 07:22
Márcia,

Sumida!!!!!!!!!!!!

Plantei tão logo pude, mas ainda não germinaram...

Mando notícias...

Abraços,

Cnarita
Elio12/05/2006 11:43
Re: ipe
nickyfury escreveu:
Ivanil, a título de exemplificação, há cultivadores japoneses que logram exito em ter um bonsai de PN a partir de semente em dez anos de cultivo. Não vejo porque não possamos ter ipe, seguindo as técnicas japonesas, em igual transcurso de tempo...
Todavia, há tambem cultivadores que, visando diminuir ainda mais esse tempo, optam pelo Yamadori. Recolhem então uma planta adulta, com boa saúde, e em até cinco anos, formam um bonsai.
Creio que no caso do ipê, este último recurso seria o único modo de se obter um bonsai formado em apenas cinco anos, como sugere o colega. E olhe que ainda assim, terá que se munir de muita paciência, vez que a reação da planta, ao condicioná-la a crescer em um recipiente, mesmo que de tamanho grande, talvez influa em sua floração.
Eu escrevi antes, pois li diversos artigos que fazem referencia a isso, que fruta e flores não são uma finalidade no bonsai. Ainda que ocorram e que contribuam para o bonsai tornar-se ainda mais belo.Entretanto, creio que no caso de um ipê, a floração talvez pudesse vir a ser induzida, como fazem os floricultores de Holambra com as azaleias e outras florais, abusando indiscriminadamente de hormonios.
Dez anos é muito tempo.... realmente. Mas muitos bonsai antigos do Japão foram iniciados por grandes mestres e perduram ainda hoje graças aos cuidados de mestres que não viram a semente do bonsai que cuidam, germinar... 😉

Olá Nicky!

Está se aproximando o dia do nosso encontro em Ribeirão. Estou ansioso, principalmente em conhecer os colegas de fórum.

Nicky, coloquei em negrito a parte da tua postagem que eu não concordo muito. E, até para não desestimular bonsaístas novos ( eu tbém sou novo) , tendo em vista vivermos num País tropical, creio que, em determinadas espécies, as flores e frutos são fundamentais, até prioritárias. Veja: O que sería de um bonsai de Azaléia, Bouganvíllea, Érica, Glicínia, sem as flores?? Das cítricas, sem frutos??
Minha modesta opinião!

Grande abraço
nickyfury12/05/2006 23:02
flores e frutos
Elio, a tríade japonesa clássica: pinus, junipero e acer, são bonsai por excelencia, que não frutificam nem florescem, e nem por isso são menos belos como arvores, concorda?
Mas sou obrigado a concordar com voce, no tocante a esse particular, referente não só às espécies que voce descreveu, como a outras tambem.
Entretanto, mesmo as árvores que emitem flores quanto as que emitem frutos devemos considerar, primeiro, nebari, tronco e copa. Se esses tres itens estiverem bem, a floração ou frutificação será apenas complemento.
De que adianta uma primavera emitir cachos e mais cachos de braqueas(folhas modificadas) se não tiver um bonito tronco ou um nebari e distribuiçã de galhos adequado? As flores não são permanentes. A árvore sim.
Ao cairem frutos e flores, os galhos mostrarão toda a beleza que o trabalho meticuloso de refino e podagem bem feitos legaram para a arvore um esplendor que estará além do alcance das flores e dos frutos.
Foi por isso que fiz a colocação.
Mas realmente, há plantas que se tornam ainda mais belas ao florescerem ou frutificarem. Isso é um complemento para a beleza do trabalho final do bonsaista. Não é o objetivo principal nem a finalidade última. 😉
12