Um tempo atrás fiz essa edição para elucidar um pouco do meu trabalho com o flamboiant:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&alid=15563&pid=250235&size=3
Como conselho, digo que é melhor fazer de fato a tração, pois estimula o crescimento de novos brotos no dorso/lateral do galho tracionado. O
Delonix regia - vulgarmente chamado de flamboiant, naturalmente ocorre o “secamento” de alguns galhos em bonsai e em exemplares plantados no chão também.......isso é da natureza da espécie.
Quando você tira a folha por completo, digo retirando a haste(pecíolo) também, dificulta ainda mais o surgimento de novos brotos, não sendo a melhor maneira para se conseguir um maior número de galhos.........Na maioria das vezes ví que que os galhos pinçados secam também.......
A dicotomia se dá quando podamos, mas para esta espécie pude perceber que não funciona bem assim, ou seja a tração seria a melhor alternativa. Conseqüentemente quando você faz a tração, a margem do galho tracionado seca......não se assuste, pois logo depois irão surgir novos brotos no dorso deste galho. Isso é devido, acredito eu, pelo modo que a auxina atua neste espécie. A auxina nada mais é do que o hormônio vegetal encontrado em diversas espécies de plantas e ela, assim como outros hormônios, são responsáveis pelo crescimento do vegetal. Então este se concentra na parte mais superior da planta, pois ele é que a faz crescer sempre em busca de um melhor lugar ao sol, sacou ?
As margens da planta mais exposta ao sol ficam repletas desse hormônio e assim os novos brotos vão surgindo.......conseqüentemente a planta vai crescendo, óbvio !
Outra coisa interessante também, é que desenvolvi um jeito para estimular as projeções basais nos exemplares de bonsai. Essas projeções ocorrem nos flamboiant plantados em praças e calçadas......
Bem, faço incisões próximo a base e no sentido das raízes laterais que existem na planta.
Caso queira que eu fale mais sobre isso é só me cobrar depois, falou ?
Isso é para que esta mensagem não fique longa demais e também para não virar um monólogo, ok ?
Qualquer dúvida a mais estarei por aqui !
Abração,