Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Flamboyant

123
Cláudio C. Ratto10/02/2005 00:27
Antônio,

Não precisa ter raiz exposta para fazer tal trabalho, ok ?
Use um hashi para visualizar as raízes laterais de sua planta .........também o diâmetro do tronco não importa, pois se fizer as incisões como estou te descrevendo, estas projeções basais irão surgir, ok ?

Atenciosamente,
doolombo10/02/2005 01:15
certo, entendi agora. Posso fazer isso em qualquer época do ano?
abraços
Cláudio C. Ratto10/02/2005 19:40
Não pode !
Faça apenas quando estiver em plena atividade.....
Agora ainda dá tempo caso queira fazer. No inverno não é conveniente tomar esse procedimento, pois a planta está com o seu metabolismo baixo, ok ?

[]ão
doolombo10/02/2005 22:37
obrigado Ratto, amanhã mesmo vou fazer!

abraços
Cláudio C. Ratto10/02/2005 22:53
Depois manda as fotos, falou ?
Tenta retratar toda a evolução deste trabalho de modelagem.

Bom trabalho !

[]ão
doolombo22/02/2005 23:41
fiz o que o Ratto falou com os galhos do flamboyant, e já começaram a "nascer" (se desenvolver) novos brotos pelo galho. Amanhã vou postar as fotos, pois ainda nao tirei!

abraços, e tenha um flamboyant vc tb!!!
Felipe Frango Zappala22/02/2005 23:54
Fernando, não esqueça das fotos... também quero ver.

abração
doolombo23/02/2005 00:04
podexá Felipe, amanha cedo vou tirar as fotos!
cara, entra no msn pra gente conversá, o meu msn eh doolombo@hotmail.com

abraços
doolombo23/02/2005 11:26
ae pessoal! aqui estão as fotos do flamboyant que eu tirei hj

http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/doolombo/album?.dir=dfc7&.src=ph&store=&prodid=&.done=http%3a//br.pg.photos.yahoo.com/ph/doolombo/my_photos
o link acima eh pra entrar no album inteiro!

abraços
doolombo23/02/2005 11:30
ah, me esqueci de comentar as fotos...
a foto do tronco eu fiz o que o Ratto disse, fiz cortes ao longo do tronco, e de algumas raízes, dá pra ver mais ou menos!

a foto do galho, dá pra ter uma idéia das brotações que estão surgindo depois que eu tracionei o galho para baixo!

Ratto, valew pelas dicas!

abraços a todos! 😎
Mitsuro23/02/2005 14:06
PESSOAL,

QUAL O MELHOR MÉTODO DE OBTENÇÃO DE UMA MUDA PRA BONSAI???
ALPORQUIA, SEMENTES OU POR ESTACAS???
A QUAL DESSES MÉTODOS ELA SE ADAPTA MELHOR???

ABRAÇOS

MITSURO
doolombo23/02/2005 14:48
depende da espécie, para flamboyant, eu prefiro utilizar sementes, o ficus estaca (pois pega com muita facilidade) o jacaré (Junipero procumbens) consegui várias mudas a partir de estacas.

espero ter ajudado

abraços
Mitsuro23/02/2005 16:09
PERDÃO, MAS ACABEI NÃO ME EXPRESSANDO MUITO BEM...
É SOBRE MUDAS DE FLAMBOYANT...
MAS VALEU MESMO ASSIM...

DESCULPAS À TODOS SE ÀS VEZES FAÇO PERGUNTAS MEIOS IDIOTAS,
MAS AINDA ESTOU APRENDENDO...

ABRAÇOS

MITSURO
Felipe Frango Zappala23/02/2005 16:55
Mitsuro, como vai?

Por favor, não tem nada de idiota na pergunta...
Eu também prefiro fazer por sementes, pois se coleta fácil, cresce bem rápido e é mais fácil de modelar a planta quando jovem.

Abração
Cláudio C. Ratto25/02/2005 13:14
Fala Fernado !

Muito legal o seu flamboiant !
Pude perceber que você fez a tração, mas a mesma tem que deixar a margem do galho apontada para baixo. Assim surgirão mais brotos no dorso desse galho tracionado, ok ?
Alguns destes não irão vingar, mas é assim mesmo. Também a margem desse galho tracionado irá secar de forma natural e é assim mesmo, pois é uma característica da espécie.........
Outra coisa, é que as incisões na base podem e devem ser feitas agora nas raízes indo para o tronco. Não force muito na hora de fazer essas incisões de modo a fazer somente um risco contínuo, ok ?
Quando for fazer a próxima troca de solo e vendo que já existam calosidades na base, que são as projeções basais que falo, pode reduzir bem o volume das raízes...........Com isso você conseguirá uma maior redução, ou compactação, das folhas. Faça no final do inverno início da primavera e quando chegar no outono, retire todas as folhas deixando apenas as hastes que as sustentam......os pecíolos, ok ?
Com isso e controlando a rega mais compactação irá conseguir com relação a folhagem.

Bom trabalho !
Gostei muito e está de parabéns !

Grande abraço,
Mitsuro25/02/2005 18:05
VALEU FELIPE...

VOU SEGUIR ESTES PASSOS...
PERTINHO DE CASA EXISTEM VÁRIOS FLAMBOYANTS, E COLETAR AS SEMENTES TEM TEM MAL ALGUM...

ABRAÇOS

MITSURO
Mitsuro25/02/2005 18:07
CORREÇÃO...

NÃO TEM MAL ALGUM...

ABRAÇOS

MITSURO
doolombo25/02/2005 18:13
Ratto, muito obrigado pela dica!
vc diz que é para controlar a rega, como posso fazer isso? pouca ou muita água?
Hj tracionei mais galhos de um flamboyant que eu tenho plantado no chão, mas dessa vez nao terei como tirar fotos, pois estou indo para Piracicaba, e só volto pra casa de meus pais na Páscoa.

abraços
Felipe Frango Zappala25/02/2005 20:08
Seguindo essa dica do Ratto, fiz essa tração só para teste em 2 mudas de 1 ano...
05 dias depois o resultado já aparece nas novas brotações no local por ele citado.

Abraços.
Cláudio C. Ratto26/02/2005 09:57
doolombo escreveu:
Ratto, muito obrigado pela dica!
vc diz que é para controlar a rega, como posso fazer isso? pouca ou muita água?
Hj tracionei mais galhos de um flamboyant que eu tenho plantado no chão, mas dessa vez nao terei como tirar fotos, pois estou indo para Piracicaba, e só volto pra casa de meus pais na Páscoa.

abraços

Fernando,

Seria fornecendo água o suficiente para que ela não desidrate e nada de excessos, ok ?

[]ão
Lando07/03/2005 14:40
Pessoal,

Também adoro flamboyant. Mostro aqui o nebari da planta que estou estilizando. Ainda estou no início, este é o segundo processo de secções basais... Consegui dar um aspecto de envelhecimento nessa planta fazendo riscos em toda sua extensão - até a coloração da casca mudou; era acinzentado, e passou para marrom. Ficou interessante!

E aqui são as brotações naturais dando origens a galhos. Reparem no ápice e nas axilas dos pecíolos - pequenos brotos surgindo:

Não tive sucesso ainda com o surgimento de brotos por tração. Estou tentando em outra planta e ainda nada! Ratto, da-me uma luz.

Em contra partida, fui bem sucedido com a brotação de diversos galhos com um método que experimentei em uma outra planta. Só que esse método, o qual apelidei de "KAMIKASE", estraçalha a planta toda! Por extensão ao significado da palavra... É um verdadeiro "furacão"... Rsss

Até mais!

Orlando (Lando)
Cláudio C. Ratto07/03/2005 15:27
O lando,

Esses riscos que você fez em todo tronco foi bem superficial ou chegou a passar a periderme ?
Me descreva em detalhes como você fez a tração ?
Por favor, explique para todos aqui esse novo método "kamikase" criado por você, falou ?
Acho que seria de grande valia.

Aguardo o seu retorno !

Um abraço,
Lando08/03/2005 00:36
Ratto,

Fiz duas experiências com esses riscos... Obtive ótimos resultados. Na primeira experiência, que foi com a cobaia a qual apliquei minha técnica "kamikase", os riscos foram bem profundos (intraderme), ou seja, foram incisões em toda a extensão do tronco. O que ocorreu? Como nas incisões basais, o tecido da flamboyant cresceu, exdendeu. Mas esse tecido não ficou protuberante como se costuma ver saltando na base, ele esticou, e por conseguinte, o resultado não poderia ter sido outro que o engrossamento do tronco. Na segunda experiência, que foi com o exemplar da foto acima (depois posto fotos com melhores detalhes), os riscos foram apenas superficiais - nesse caso, não houve o crescimento da derme, porém, ocasionou a mudança na coloraçao da casca - imagino que a razão disso se deve à desidratação da mesma, da epiderme. É como se eu tivesse antecipado a sua velhice.
Em breve, antes mesmo do término dessa estação, estarei riscando mais profundamente sobre os mesmos riscos dessa planta com o intuito de se obter nervuras - como daquelas árvores antigas, de casca grossa! Tenho certeza de que estou no caminho certo. Os resultados estão me mostrando isso...
Lembro-me bem de quantas críticas desagradáveis eu recebi no início, quando entrei num fórum. Mas fui paciente, dei a volta por cima, e hoje, com minha persistência nesses experimentos "malucos", estou descobrindo coisas interessantes...

Ratto, vou fazer uns desenhos explicando a maneira como fiz no procedimento para o kamikase; postarei também uma foto da planta e outra com o exemplo de como faço as trações.

Um abraço!

Até mais,

Orlando (Lando)
Felipe Frango Zappala08/03/2005 00:58
Citação:

Lembro-me bem de quantas críticas desagradáveis eu recebi no início, quando entrei num fórum. Mas fui paciente, dei a volta por cima, e hoje, com minha persistência nesses experimentos "malucos", estou descobrindo coisas interessantes...

Acho que com isso, todos saem ganhando... já não foi a primeira vez que exprimentei esse tipo de técnica e deu muito certo.

Abraços.
Cláudio C. Ratto08/03/2005 09:47
Legal Lando !

Fico contente em saber que tem gente como você melhorando ainda mais essa técnica das incisões. É por isso que digo, sempre estou aprendendo com a arte do bonsai, pois existem outros artistas, além da troca que temos com cada exemplar que trabalhamos. A flora em nosso planeta é grandiosa e sempre vai existir uma planta que ainda não conhecemos, ou mexemos, pois acredito ser impossível abraçarmos toda a biodiversidade, não é mesmo?
Cada um com seu talento e todos crescendo em prol de uma coisa só..........que é a arte do bonsai.........e sem medo de ser feliz !!
Mas me diga também como você fez a tração, ok ?
A troca de informações só vem a somar amigo !

Aguardo seus desenhos e fotos !

Grande abraço,
123