Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Calliandra Brevipes (atualizado em 07.03.10)

123
Elio17/10/2006 13:27
Calliandra Brevipes (atualizado em 07.03.10)
Olá pessoal!

Esta Calliandra me surprendeu este mês com esta florada.
Não reparem mas ela tem um defeito de estrutura (erro de principiante). ) 1º e o 2º galhos estão no mesmo lado. Assim, induzi com agulha, o surgimento de um galho oposto entre os dois, Já nasceu, não pode ser visto pois está na parte posterior. Não é aquele que aparece pequenininho oposto ao 1º ramo.
Abraços
spranger17/10/2006 13:48
Olá...
Muito linda mesmo sua planta...
Fiquei com uma duvida, vc disse que com uma agulha vc estimulou o surgimento de um novo galho? como?

Abraço
do principiante
Alexandre Spranger
Cláudio José Teixeira17/10/2006 20:36
Elio,

Muito bonita esta caliandra, quando o galho estimulado se desenvolver ficará melhor ainda. Esta técnica de estimulação é bem interessante, qual o índice de sucesso com ela? Já danifiquei muito caule tentando algo parecido sem resultados, existe algum segredo?

Abraços,

Cláudio.
Angela Fernandes17/10/2006 21:59
Oi Elio !!!!! 😂 😂 😂

Embevecida é como me encontro vendo sua planta, que aliás já está na minha galeria........ 😄 😄 😄

Nos dê aula por favor como você procedeu para incentivar o aparecimento de um galho onde desejava....

Estou aguardando mas perguntando, seria a técnica da acumpultura ???

Abraços
Angela Fernandes
darkaso17/10/2006 22:36
Elio,

boa planta mesmo. Uma bela floração como esta vale a pena de ser mostrada. Essa técnica da agulha deve sr um achado, conta o segredo pra gente também.

T+
Ivanil Pimentel Vieira17/10/2006 23:09
Amigo Élio,

Não vai contar o dito segredinho...se não aparecer logo qando for até a
Capital fotografo e...

Há, parabéns pela sua caliandra!

Amigo, um abraço,

Ivanil
Elio18/10/2006 11:09
Olá Amigos, Spranger, Darkaso, Ivanil, Cláudio e Ângela!!

Olha, não tem segredo nenhum.
É o seguinte (como aprendi): Com uma agulha grossa fui puncionando o tronco várias vezes, profundamente. Depois disso, umas 2 vezes por semana pulverizava com Biofert Raiz bem diluído. Ah, e borrifava o local com água, diariamente.
Em 15 dias nasceu a criança.
Agora tem outro problema: È desenvolver este ramo vigorosamente para ficar em harmonia com os 2 galhos. E isso é complicado pois a força de crescimento está dirigida para o ápice visto que a planta já tem um porte razoável.

Alguem sabe algum macete??

Abraços
Angela Fernandes18/10/2006 15:13
Oi Elio !!!!! 😂 😂 😂

Muito obrigada pela aula. Valeu !!!!

Qual é a altura da planta ????

Mais uma vez meus parabéns !!!!
Abraços
Angela Fernandes
SEKI - Elio Luis Secchi18/10/2006 16:14
Puxa tocaio, não deixas de mostrar coisa bonita hein?
Estou só começando, mas adoro também as caliandras. Fiz uma dúzia de alporques nas caliandras lá de casa. Mas até virar bonsai... vai longe.
Sugestão para o crescimento do novo galho é fazer uma "incisão" logo acima dele, tirando uma meia lua de casca de cerca de 1 mm de espessura e em torno de 1/4 da circunferência do tronco. Vai temporariamente interromper o fluxo de seiva naqueles veios, forçando a seiva para o novo galho. Depois cicatriza.
Usei muito isso quando tinha uma plantação de maçã.
A macieira tem tendência de florir nas pontas dos ramos, então desta maneira força-se a saída de novos "exporões" ao longo dos galhos, bem como quando se deseja aumentar o número de ramos.
Mas com só estou começando com bonsai ainda não pude comprovar a eficácia com eles.

Abração

Elio Luís Secchi
SEKI - Elio Luis Secchi18/10/2006 16:14
Puxa tocaio, não deixas de mostrar coisa bonita hein?
Estou só começando, mas adoro também as caliandras. Fiz uma dúzia de alporques nas caliandras lá de casa. Mas até virar bonsai... vai longe.
Sugestão para o crescimento do novo galho é fazer uma "incisão" logo acima dele, tirando uma meia lua de casca de cerca de 1 mm de espessura e em torno de 1/4 da circunferência do tronco. Vai temporariamente interromper o fluxo de seiva naqueles veios, forçando a seiva para o novo galho. Depois cicatriza.
Usei muito isso quando tinha uma plantação de maçã.
A macieira tem tendência de florir nas pontas dos ramos, então desta maneira força-se a saída de novos "exporões" ao longo dos galhos, bem como quando se deseja aumentar o número de ramos.
Mas com só estou começando com bonsai ainda não pude comprovar a eficácia com eles.

Abração

Elio Luís Secchi
Ivanil Pimentel Vieira18/10/2006 18:09
Élio,

obrigado pela dica...viu...nem foi preciso fotografar.Acho que me enganei,
a foto não iria divulgar nada!
Mas veja só, Biofert Raiz para formação de novos galhos!
Já escolhi um para experimentar também.

Um abraço,

Ivanil
Ricardo Paiva18/10/2006 23:00
Olá Élio, muito linda sua caliandra.
Fiquei olhando e viajei nela: parece uma dançarina e as flores, são leques abertos.
Um show!!!! Parabéns.

Obrigado pela aula de acupuntura.

Elio Luis Secchi - muito interessante sua técnica de direcionar a seiva. Se funcionou nas macieiras, deve funcionar para bonsai. Vou testar.

Abraços
Alexandre S. Coelho19/10/2006 08:59
Oi Elio

Bela árvore, e bela foto ❗ ❗ ❗
Você está ficando expert em nos brindar com belos trabalhos não é mesmo ❗

abraços
Elio19/10/2006 09:11
Olá Pessoal!

Xará, com certeza irei experimentar essa técnica que vc explicou. Depois te conto. Como diz o Ricardo, se funciona com macieira irá funcionar com bonsai.

É Ivanil, foto não iria adiantar nada.......Rs!.
A questão do Biofert não tenho certeza se ajudou ou atrapalhou. Não tenho conhecimentos técnicos para afirmar que adubo mineral líquido, direto no câmbio da planta favoreça brotação. Usei e nasceu um broto!

Ricardo, essa da bailarina foi legal!!
Espanhola, certo?

Alexandre, devagarinho vamos aprendendo com os mais experientes, principalmente os daqui do fórum.

Abraços
Cláudio José Teixeira19/10/2006 10:41
Olá pessoal,

Acho que essa técnica do Élio Luis deveria virar matéria, acho que muitos de nós temos plantas com galhos fora de proporção precisando dar uma encorpada. Geralmente vou podando a parte de cima e deixando crescimento livre no galho alvo até que este atinja a espessura desejada. Costuma funcionar mas acho que deve haver algum método mais rápido, quem sabe este do amigo não seria?

Fica aqui minha sugestão, matéria com desenho e tudo, seria de grande utilidade para todos.

Abraços,

Cláudio.
Ivanil Pimentel Vieira19/10/2006 13:52
Amigo Cláudio,

concordo plenamente com vc...pelo que conheço o Élio, é pra já!

Aceitem meu abraço,

Ivanil
.............
Acreditar:Tudo o que vejo me ensina a acreditar no Criador de tudo aquilo
que nunca vi.(Ralp Waldo Browne)
darkaso19/10/2006 21:34
Amigos,

este tópico virou matéria já. Duas técnicas diferentes, a do Élio para sair o galho e a do Elio Luís para engrossar. Boas dicas e parabéns pelo desapego em compartilhar conosco. Eu faço como o Cláudio, podo o ápice até os galhos baixos equikibrarem com os outros.

Abraços
Cláudio José Teixeira19/10/2006 22:38
Darkaso e amigos,

Esta caliandra que trago era o tronco que vemos e uma copa, vinha sendo cultivada dessa forma até que resolvi puxar dois galhos, um para cada sinuosidade. Foi criado aí um problema, o tronco e a copa já estavam formados e os galhos eram muito finos. Foi quando passei a limitar o crescimento e espessamento da copa e deixei os galhos livres para crescerem e engrossarem até atingir uma proporção adequada. Já se vão 2 anos nessa situação e creio que outros ainda serão necessários, porém, já se nota que os galhos estão adquirindo espessura e mais, o caule abaixo de cada um aumenta na proporção do galho acima, criando um discreto afunilamento que deverá aumentar no futuro.

abraços,

Cláudio.
darkaso19/10/2006 23:00
Amigos,

para completar a matéria nada como uma ilustraçao de uma técinica com foto. O Claúdio postou uma boa informação e com essa foto comprova que é sempre muito impórtante a tal da paciência.

Cláudio,

Sua caliandra está bem desenvolvida. Os galhos baixos estão muito bons e você deu um movimento interessante neles. Parabéns.

T+
SEKI - Elio Luis Secchi20/10/2006 16:41
Hein Cláudio e Ivanil, vocês se combinaram?
Um sugere e o outro me deixa na obrigação?
Esta brincadeira até me deixou lisongeado. Agradeço a confiança e retribuo com um tópico em matérias com o título: Incisões...
Se ajudar a alguém fico muito feliz.

Abração

Elio Luís Secchi
Cláudio José Teixeira20/10/2006 17:16
Caro Élio Luis,

Sincronicidade, algumas coisas parecem combinadas mas não são, sua postagem foi tão boa que o amigo Ivanil acabou tendo a mesma idéia que eu. todos que estão envolvidos com espessamento de galhos e desenvolvimento de mudas devem ter tido idéias parecidas.

Por sinal, já li sua matéria e digo que ficou muito boa, com certeza ajudará a muitos.

Darkaso,

Agradeço os elogios em relação a planta, tenho investido muito nela e recentemente apoiei seu grande vaso em cima de outro de igual tamanho, acho que dobrando o espaço para as raízes se expandirem terei chances maiores de atingir meus objetivos.

Abraços,

Cláudio.
Ivanil Pimentel Vieira20/10/2006 21:22
Élio Luiz,

nada foi combinado...tudo ocorreu naturalmente...a técnica já era uma re-
alidade, porém sem conhecimento público!

Mas se foi uma brincadeira, claro que de bom gosto e de bons resultados.

Cláudio, quando iremos acertar os ponteiros novamente?

Aceitem meu abraço,

Ivanil
.........
ACREDITAR:- Acreditamos com facilidade no que desejamos.(César)
Arzivenko09/10/2008 12:04
Deixo outra sugestão, talvéz alguém possa experimentar.
O hormônio que acelera o desenvolvimento vegetativo da planta é a citocinina, e é encontrada em grande quantidade na água de côco, q tal usar ela para estimular brotos?
GuilaTeipel25/08/2009 00:07
acho q pra facilitar a corelação dos topicos

ai esta o link da materia.. q ficou ótimo

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4423

parabens
Angela Fernandes29/08/2009 21:43
Olá !!!!!!!!!!!
Arzivenko, para mim isso é novidade........
Alguém sabe explicar melhor como funciona e como utilizar a água de côco ???????
123