Ficus retusa para malhar
Ferreira13/12/2006 20:20
Ficus retusa para malhar
Colegas:
Este Ficus retusa é uma de minhas plantas mais antigas. Gosto da conicidade do tronco, que vai melhorar com a definição do ápice. Como espero que possam ver, já foi uma cascata, por isso o vaso profundo e a grande cicatriz frontal:
Além dos defeitos citados, tem feias cicatrizes de aramação nos galhos grossos e um nebari sofrível. Seguem fotos atuais da frente e de trás:
Aqui o tronco e o nebari pela frente:
Aqui o tronco e o nebari por trás:
Conto com a colaboração de todos para apontar os defeitos (inclusive os que não vejo) e apontar as melhores soluções.
Obrigado,
Angela Fernandes13/12/2006 20:55
Olá Ferreira !!!!! 😂 😂 😂
Como a planta se modificou !!!!
Gostei muito dela e me desculpe por dar alguns "pitecos" de novata..
Por quê um vaso tão profundo ???? Um vaso mais raso não ficaria melhor ???
Você deixou um emaranhado de folhas a esquerda de quem vê a foto por quê ? Alí tem algum defeito ? Se não houver, não vale a pena uma limpeza ????
O galho da esquerda de quem vê a foto, o menor está nuito grande, diminua um pouco.
Será que falei demais ???
Inté cheia de vergonha
Angela Fernandes
Ferreira13/12/2006 22:31
Ficus
Cara Ângela:
Não precisa pedir desculpas, pois você está fazendo o que eu solicitei. Eu é que agradeço.
"Piteco de novata", coisa nenhuma! Você examinou bem a planta.
Realmente o vaso é muito profundo, pois faz somente 1 mês que ela deixou de ser cascata. Estou deixando mais um pouco neste vaso para ela ficar mais vigorosa. Em breve farei o transplante para um vaso raso. Aliás, ainda não tenho idéia sobre qual o melhor formato de vaso.
O emaranhado de folhas e o galho longo serão corrigidos como você sugeriu. Muito obrigado pelas dicas.
Alexandre S. Coelho14/12/2006 05:54
Ferreira meu amigo, tudo bem!!!???
Acho que este ficus vai dar um ótimo exemplar ❗
Concordo com as dicas da Angela, acho que esses três primeiros galhos estão bem posisionados, precisando de apenas alguns cortes e ajustes... depois é só cuidar da parte de cima para tentar ter os outros galhos nas melhores posições 😉
Fiz esta projeção do que vejo para o futuro deste ficus:
abraços
Ferreira14/12/2006 21:34
Projecao
Alexandre:
Fabulosa esta sua projeção. Vou contar com a sua ajuda para realizá-la. As regras de posicionamento de galhos já peguei razoavelmente. Meu problema maior é projetar e executar o ápice da planta. Minha idéia para este Ficus era muito mais modesta, com o galho da direita (2) caindo abaixo do galho da esquerda (1), para realçar a idéia de "inclinação" sugerida pelo tronco.
(Estou sorrindo de orelha a orelha, pois consegui sozinho, num único dia fotografar, criar o album na internet, fazer o upload e postar).
Um abraço,
Ricardo Paiva15/12/2006 00:41
Ferreira, muito boa a restilização do seu ficus.
Siga as dicas da Angela e as do Alexandre e terás em breve um lindo bonsai.
O projeto do Alexandre ficou ótimo. O caminho é bem por ai.
Para formar o ápice, mantenha o galho que você já escolheu e deixeo crescer livre. A medida que for crescendo, escolha um ramo lateral dele para formar o novo ápice e assim sucessivamente até você estar satisfeito. Desta forma você conseguirá uma conicidade excelente.
Poste fotos da evolução.
Abraços
Ferreira15/12/2006 22:41
Evolução
Ricardo:
Muito obrigado pela excelente orientação. Percebo que faz muito sentido. Logo que fizer o trabalho, junto com o Alexandre, claro, voltarei a postar fotos.
Vejo que estás em POA. O que tem para se ver de bonsai em POA?
Sergivaldo16/12/2006 10:34
Oi Ferreira,
É prá ficar sorrindo mesmo... 😂 😂 😂
Depois de ver um projeto deste, não há outra coisa a fazer senão sorrir..
Alexandre, meu Presidente, mais uma vez parabéns pelos projetos que você tem apresentado aqui no fórum: D++++!!!!
Alexandre S. Coelho17/12/2006 14:21
Ferreira escreveu:
Alexandre:
Fabulosa esta sua projeção. Vou contar com a sua ajuda para realizá-la...
Sergivaldo escreveu:
Alexandre... mais uma vez parabéns pelos projetos que você tem apresentado aqui no fórum: D++++!!!!
Meus amigos,
é o maior prazer poder compartilhar virtualmente, ou pessoalmente 😉 , com vocês!!!
abraços
Ricardo Paiva18/12/2006 11:14
Ferreira, aqui em POA tem:
- VIVA Bonsai - loja especializada
- Bonsai Sul - associação daqui da qual ainda não participo
- Tem um grupo forte também na cidade de Viamão (colada em POA)
- Tem uma loja no Shopping Total (não lembro o nome)
Era isso.
Agora estou querendo me aproximar mais e conhecer mais bonsaístas. Falta tempo.
Abraços
nickyfury19/12/2006 06:36
bonsai
Excelente esse ficus!!! 😄 Parabens.
Agora, ao retirar a planta desse vaso e antes de sair cortando as raízes excedentes, talvez voce possa remodelar a planta visando sua colocação sobre uma rocha. Isso agregaria mais beleza para a estrutura, principalmente partindo desse tronco inicial, além de aproveitar o defeito das duas raizes mais grossas, e levaria bem menos tempo para formar o nebari sobre rocha. 😄
Pode manter o visual apontado pelo Alexandre (ótima projeção, por sinal), mas ao invés do vaso raso, usaria uma rocha. 😉
alvaro de castro sousa20/12/2006 18:31
re
gostei da projeção, era o q eu ia sugerir q o amigo fisese, agora e so por em pratica e esperar o resultado 😄 😄 , boa sorte ❗
bs_freitas20/12/2006 22:45
WOW,
xega me emociono quando vejo as projeções do alexandre,o cara tem muita visão!!
Angela Fernandes20/12/2006 23:31
Olá Ferreira !!!!!! 😂 😂 😂
Leve em consideração o que o Nicky postou....
Agora... fala sério..... MEU PRESIDENTE idealizou um desenho FELOMENAL como diz MEU AFILHADO.....
Este ficus vai ficar COISA DE MALUCO, coisa de dar inveja a muita gente.
Inté aguardando o Natal
Angela Fernandes
Ferreira21/12/2006 19:16
Espera
Ãngela:
Sempre que leio suas mensagens fico com um sorriso no rosto. Adoro sua maneira de se expressar. Eu, pelo contrário, sou muito técnico ao escrever. É vício de profissão, já que sou pesquisador. Muito obrigado pelas suas palavras sempre com muita emoção.
Nicky:
Obrigado pelas suas sugestões. Elas serão levadas em consideração.
Pessoal:
Estou em viagem pelo RS, agora estou em Gramado. Impressionante, mas aqui, na avenida principal, a maioria das árvores são.... Acer palmatum. Não imaginava que eu fosse encontar isso aqui no Brasil. Claro que já tirei foto embaixo de um deles. Depois da viagem, mostrarei algumas fotos.
Ferreira21/12/2006 19:22
Bonsai POA
Ricardo:
Muito obrigado pelas dicas. Irei visitar o Shopping Total somente para procurar a loja de bonsai. Abusando um pouco, poderia me dar uma dica da localização da loja VIVA BONSAI?
Um Feliz Natal para você e sua família.
Ricardo Paiva26/12/2006 15:26
Ferrreira, se você está em Gramado, não deixe de visitar a Floricultura Ursula em Nova Petrópolis. Fica uns 30/40 Km de Gramado. São produtores e tem coisas maravilhosas e baratas.
Ai vai o endereço da Viva Bonsa, ela fica bem na entrada de Porto Alegre de quem vem de Gramado: Av. Ceará, 874 - Bairro São João - Fones: (51) 3019-0825 / 9836-7484. Fala com o Valdoir, ele é muito gente boa.
Falando de Gramado, tem que ver aquela avenida toda com aqueles aceres vermelhos, é de perder o fôlego.
Abraços
Ferreira06/01/2007 23:08
Gramado
Ricardo:
Muito obrigado pelas dicas. Quando desci na rodoviária de Gramado me deparei com alguns Acer e fiquei boquiaberto. Depois, percebi que toda a avenida principal tem Acer, com até 50-60cm de tronco! Fico imaginando como deve ser no outono, uma loucura. Também no hotel tinha Acer e tirei foto embaixo de um. Assim era muita provocação, por isso procurei (de Taxi!) nas floriculturas locais, mas só encontrei plantas mais finas que um lápis.
Agora estou de volta ao Recife e trouxe comigo uma figueira (Ficus carica), do quintal do bisavô de meus filhos. Um belo tronco duplo, que espero brote logo.
Só deu tempo para rever Torres no reveillon (que mar de gente!) e visitar o estande de bonsai do Shopping Total, mas novamente, muito obrigado pelas dicas.
Para não mudar muito o assunto deste tópico, informo a todos que a Rejane Liberal cuidou muito bem do meu Ficus (e de todas as minhas 100 outras plantas!) durante minha viagem (Muito obrigado, Rejane!). No próximo mês já devo ter uma foto nova da evolução dele para postar.
Ricardo Paiva08/01/2007 10:15
Olá Ferreira, é de enlouquecer mesmo.
Pena você não ter ido até a Floricultura Ursula em NovaPetrópolis. Tem mudas de taxodium com 5cm de tronco por R$ 12,00 e acer grosso por R$ 50,00.
Pra os lados do Lago Negro (não sei se você foi lá), as ruas são todas arborizadas com aceres, liquidambar, plátanos, cedros, etc.
Passei este sábado e domingo lá e fui no 1º hotel da cidade. Cara, tinha umas azaléias com 20 cm de tronco. 20 cm!!!!
Poste fotos do seu ficus.
Abraços
Ferreira08/01/2007 20:22
Ficus
Ricardo:
A maioria das minhas plantas, incluindo o Ficus postado, ainda estão no viveiro da Rejane Liberal (em Aldeia, próximo ao Recife). Ainda não trouxe tudo porque, depois da visita ao viveiro do Sergivaldo no próximo fim de semana, pretendo fazer uma viagem de uma semana à casa dos meus pais. Na volta, vou trabalhar nele e então postarei novas fotos. Obrigado pelo seu interesse.
Ferreira17/02/2007 19:21
Ressuscitando o tópico
Pessoal
Resolvi desfolhar o
Ficus, para eliminar os fungos nas folhas, antes que a planta ficasse fraca.
Aqui está o resultado, para melhor visualização antes da reestilização, que deverá ser feita no próximo mês:
Continuando com o projeto de melhorar o
nebari, foi feito hoje um novo inplante de raíz, conforme a seqüência a seguir:
Pelo menos mais um implante de raiz ainda deverá ser feito, no lado oposto ao mostrado, para formar um
nebari radial e favorecer o alargamento da base do tronco de maneira uniforme. Um melhor posicionamento das raízes será feito no próximo transplante.
darkaso17/02/2007 23:13
Ferreira,
a desfolha é sempre uma solução para esta praga. Aproveite a desfolha para aramar, já que se esperar o mês que vem ela já estará brotando e pode dificultar seu trabalho. Aproveite e dê uma poda nos galhos que precisa para iniciar a reestilização, já que ela precisa se recuperar do enxerto de raíz. Com certeza foi boa escolha o projeto do Alexandre, e de quebra uma boa aula sobre o enxerto de raíz. Parabéns pela planta.
T+
Alexandre S. Coelho10/05/2007 21:48
Oi pessoal
Neste último domingo, no encontro mensal da ABoP, o amigo Ferreira levou este ficus para algumas mudanças...
A idéia do Ferrereira, aprovada por todos, é mudar a frente deste belo exemplar para melhorar a base e esconder as cicatrizes das últimas podas 💡
detalhe da frente anterior:
frente atual... o nebari ficou melhor apresentado e futuramente será feito um enxerto de galho para preencher o espaço mostrado (foto) dando profundidade ao conjunto:

Obs: O posicionamento dos demais galhos, bem como transplante da planta, será realizado em momento oportuno 😉
O que acham? Espero que tenham gostado 🙄 😂
abraços
fabianoscosta12/05/2007 15:27
Ferreira,
Que bom q vc está fazendo isso em um ficus, vira e mexe, sempre tem um jeitinho de deixá-los legais.
Com estes projetos e competência de todos no qual estão envolvidos, vai dar muito certo,
Abraço
Fabiano
Ferreira12/05/2007 18:17
Mudanças
Fabiano
Infelizmente o último enxerto de raiz, aquele mostrado na série de fotos acima, não deu certo como o primeiro. Talvez tenha sido a época em que foi feito.
Mas as alterações discutidas e feitas com a ajuda do Alexandre e outros colegas da ABoP tornarão a planta muito melhor estruturada. No momento ela pareça ter sido "piorada", mas em parte é problema de ângulo de fotografia, que não mostra que ela continua tendo os mesmos galhos, incluindo o de profundidade.
Tudo isso faz parte do processo e pensamos nela para o futuro. Além disso, ela está com excelente saúde.