Ferreira29/09/2007 18:24
Atualização
Pessoal
Depois de um bom tempo de recuperação, este é o aspecto atual do
Ficus retusa. Ainda será necessário muito tempo e várias modificações até chegar próximo da bela projeção feita pelo meu amigo Alexandre Coelho. Mesmo assim, ele já esteve exposto na EXPOPRIMAVERA durante a última semana. Vejam se estou no caminho certo!

fabianoscosta29/09/2007 19:14
Ferreira, ela tá uma boneca, parabéns!
Abração amigo,
Fabiano
darkaso29/09/2007 20:46
Ferreira,
ele está bem interessante. A desfolha teve boa recuperação e ele está muito sadio agora. Parece que resultou em uma boa densidade de galhos a desfolha,aumentou a brotação certo? O galho da esquerda está um pouco alto, quase reto para fora. Se der uma abaixada ficaria mais harmônico. Como ficou o exenrto de raíz?
T+
Ferreira29/09/2007 21:22
Tentativas
Fabiano
Obrigado pelo comentário.
Darkaso
A densidade aumentou visivelmente, mas apenas um dos dois enxertos de raiz foi bem sucedido. Mas vou voltar a tentar quando a cicatriz terminar de fechar.
Tens inteira razão quanto ao 2o. galho estar muito reto: não pude aramar até agora, pois fiz nele 3 autoenxertos de ramos por transfixia, pois ele estava ainda pior, sem nenhum broto na parte da (nova) frente. Felizmente parece que todos serão bem sucedidos e em breve poderei aramar sem perigo de tirá-los da posição.
rafaelvitorio30/09/2007 00:07
É lindo mesmo eu tive que ir até nova petropolis para conseguir uma muda de acer para bonsai é muito dificil de achar.
abraços
Alberto Alves30/09/2007 14:44
Ferreira esse Seu Ficus está uma coisa... 😎
Lindissímo!
Grande abraço 😎
fabianoscosta01/10/2007 10:53
Ferreira, o auto-enxerto no qual vc se refere, é de filiais secundárias ou terciárias na primária? Para isso deixaria estas se alongarem o suficiente para ter comprimento o bastante para o enxerto? Se estou certo vc teve sucesso em todas? Será q kayzuka aceita bem esse enxerto? Muito bom.
Dar movimento àquele 2o galho vai dar o cavaco, se n conseguir fica desarmônico, o conjunto, questão de movimentação apenas, pois a planta está linda. Se vc quiser corrigir, ou poda logo após o ninício do galho, que n recomendo pois tiraria a harmonia de grossura de galhos de base, ou faz todos menos movimentados... 😲 sei lá amigo, vc sabe o q fazer, é só especulação...qdo n a temos em mãos é assim, né? Tentando acertar mas com uma margem enorme à erros, ainda bem q ela tem vc!
Abraço
Fabiano
Ferreira01/10/2007 11:30
Enxertos
Rafael e Alberto
Muito obrigado pelos comentários gentis.
Fabiano
Os enxertos neste Ficus foram mesmo todos de longos ramos terciários no galho primário. Os três já estão formando o calo de cicatrização e dentro de alguns meses poderei iniciar a separação, que tem que ser aos poucos, para dar o tempo necessário para formar novos caminhos de seiva.
O 2º. galho (esquerda) receberá movimentação, para não ficar em desarmonia com os demais. Só ainda não fiz a aramação para não colocar em risco os enxertos.
A minha experiência com este tipo de enxerto se resume a Ficus e Calliandra, mas tenho visto muitos exemplos em diversas espécies de Juniperus e até em Pinus. Os japoneses usam e abusam dos enxertos para conseguir lindas plantas, mesmo que seja apenas para trocar a folhagem por uma mais compacta!
Acho que o enxerto funcionará muito bem em junípero kaizuka, embora deva ser mais demorado que em Ficus. Mas como os galhos da kaizuka não podem ficar sem folhagem e com ela o galho não passaria pelo furo, não recomendo tentar fazer o enxerto nela por transfixia. O melhor será fazer o enxerto por encostia ou sobrecruzamento, removendo parte da casca do ramo mais fino e escavando parte da madeira do galho mais grosso. Tenha o cuidado de manter bem juntas as partes dos câmbios dos dois galhos até a cicatrização completa, para aumentar a chance de sucesso. Boa sorte!
fabianoscosta01/10/2007 13:55
Excelente, obrigado!
Abraço
Fabiano
Alexandre S. Coelho01/10/2007 22:56
Pessoal,
este ficus é muito mais belo "ao vivo", está num excelente caminho ❗
abraços
darkaso02/10/2007 18:44
Ferreira,
com o aval do Alexandre, não tenho dúvidas de ser um a planta que nos dará grande alegria em ver daqui algum tempo formada.
T+
Ferreira02/10/2007 19:16
Foto
Darkaso
O nosso amigo Alexandre é sempre muito gentil, mas eu vou concordar com ele que este Ficus é melhor "ao vivo" e, de preferência, pertinho de mim!
É uma de minhas primeiras plantas e desejo um ótimo futuro para ele. Por isso estou seguindo bem de perto as recomendações para aperfeiçoamentos feitas pelos colegas, especialmente a projeção e as dicas presenciais do Alexandre.
Com bastante paciência, acho que daqui a alguns anos ele vai parecer bom até em foto!