Vaso de Cimento
Sergivaldo01/03/2005 16:21
Vaso de Cimento
Olá Pessoal,
Abaixo, o link do passo-a-passo de como fazer um vaso de cimento. Esta matéria já foi apresentada no Fórum Central e estou apenas reeditando para que fique no novo fórum: "FAÇA VOCÊ MESMO".
http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/passo_a_passo_arquivos/vasos/pap_vasos01.htm
Um abração,
Sergivaldo
doolombo01/03/2005 18:43
muito interessante esse vaso!
vou tentar fazer um desses nas férias 🙂
abraços
Felipe Frango Zappala01/03/2005 23:43
Fantástico!
Quem ainda não viu, não perca!
Sergivaldo, esse vaso está com uma Jaboticaba já mostrada aqui no fórum??
Abração.
bergson02/03/2005 06:39
Sergivaldo,
Não canso de admirar esse belo vaso. É de uma engenhosidade fastástica, resolve nossa necessidade de vasos grandes. Estou montando as fotos dos vasos de forma que faço, te enviarei.
[]s
bergson
Sergivaldo02/03/2005 14:46
Felipe Frango Zappala escreveu:
Fantástico!
Quem ainda não viu, não perca!
Sergivaldo, esse vaso está com uma Jaboticaba já mostrada aqui no fórum??
Abração.
Olá Felipe,
Mais uma vez cara, muito obrigado pelos elogios.
O vaso que está com a jabuticabeira foi feito com o mesmo perfil, mas não é este aí. Nele, coloquei um ficus.
Um abração,
Sergivaldo
Charles02/03/2005 20:50
Oi Sergivaldo... pessoal....tudo bem?
Vi no forum da Monique uma matéria também sobre construção de vasos em cimento, porém, em formato orgânico.
Disponibilizei o link do seu site sobre este assunto para eles, assim como, coloco aqui o link da matéria que vi lá.
http://agorabonsai.forumactif.com/viewtopic.forum?t=412&postdays=0&postorder=asc&start=0
Seu trabalho foi muito apreciado!!!
Grande abraço,
Charles
Sergivaldo02/03/2005 23:16
Charles escreveu:
Oi Sergivaldo... pessoal....tudo bem?
Vi no forum da Monique uma matéria também sobre construção de vasos em cimento, porém, em formato orgânico.
Disponibilizei o link do seu site sobre este assunto para eles, assim como, coloco aqui o link da matéria que vi lá.
http://agorabonsai.forumactif.com/viewtopic.forum?t=412&postdays=0&postorder=asc&start=0
Seu trabalho foi muito apreciado!!!
Grande abraço,
Charles
Olá Charles,
Cara, nunca imaginei que meu trabalho estaria sendo apreciado n'outros países.
Te agradeço muito pela divulgação do mesmo.
O link acima não aponta, especificamente, para a matéria do vaso orgânico. Não entendo nada de francês 😮ops: 😮ops: 😮ops: e me senti totalmente perdido no site. Se possível, me manda algumas dicas básicas para que eu possa chegar até essas postagens.
Um abração,
Sergivaldo
Charles03/03/2005 08:46
Oi Sergivaldo....
O link que postei acima leva à pagina do forum da Monique, nos tópicos em que são apresentadas as fotos e o texto da confecção do vaso.
Se voce descer a barra de rolagem, como nos nossos foruns, voce verá todas as fotos.
Quanto ao texto, vou arranjar uma brechinha e pretendo enviar um resumo de tradução hoje mesmo, se possível. Seja como for, apenas as fotos já dão uma boa idéia de como é feito aquele vaso...
Abraço,
Charles
Sergivaldo03/03/2005 10:34
Oi Charles,
Agora consegui visualizar a matéria (muito boa, por sinal!). Fiquei curioso para saber que materiais são aqueles adicionados ao cimento.
Foi necesário apenas criar um login para ter acesso ao fórum. 😂 😂 😂
Com um pequeno resumo vai ser possível compreender bem melhor todos os passos.
Um abração,
Sergivaldo
PS.: Recebi um e-mail do Alain Krizic .
Lando03/03/2005 21:59
Bom, eu achei fantástica essa matéria do Sergivaldo. Alguns dias após eu ter entrado nos fóruns, discutiamos sobre a confecção de vasos de cimento... Foi a partir desta matéria do Sergivaldo, e de um tópico postado pelo Ratto sobre a confecção pelo método de ocagem que eu comecei a experimentar essa arte...
Aqui está o resultado da minha experiência com vaso de cimento:

Foi feito por ocagem.
Até mais; um abraço a todos.
Orlando (Lando)
Lando03/03/2005 22:08
Lando, não tem problema, mas somente o administrador pode excluir as mensagens...
Dentro em breve, ele apaga.
Abraços.
Felipe F Zappala
-----------------------------------------------------------------
Pessoal,
Desculpem-me pelo envio repetido de minha postagem; o erro se deu porque não tem como editar...
Aos moderadores responsáveis, peço que exclua a primeira postagem a qual não ocorreu a ilustração e esta que você lê agora - para ficar organizado!
Uma sugestão: inclua a opção EDITAR, para isso não ocorrer mais.
Um abraço,
Orlando (Lando)
Sergivaldo03/03/2005 22:23
Grande Lando!!!!
Provando que é muito simples fazer um vaso de cimento.
Fico muito satisfeito em ver que, de algum modo, consegui contribuir com a arte bonsai no nosso país.
Faço votos que muitos outros colegas também façam seus experimentos.
Um abração e parabéns pelo trabalho.
Sergivaldo
luis matos21/03/2005 10:46
Sergivaldo, atenção que sou de Portugal e tambem estou aprendendo muito convosco.Essa matéria do vaso caseiro é o máximo....parabéns pessoal.
Já estão a rolar na minha cabeça ideias para fazer vasos.
Eu vou mostrando para a turma ver como ficam.
Mais uma vez, muito obrigado por terem partilhado.
Luis Matos - Marinha Grande - Portugal
Sergivaldo21/03/2005 12:43
luis matos escreveu:
Sergivaldo, atenção que sou de Portugal e tambem estou aprendendo muito convosco.Essa matéria do vaso caseiro é o máximo....parabéns pessoal.
Já estão a rolar na minha cabeça ideias para fazer vasos.
Eu vou mostrando para a turma ver como ficam.
Mais uma vez, muito obrigado por terem partilhado.
Luis Matos - Marinha Grande - Portugal
Olá Luis Matos,
Fico muito feliz que a matéria sobre vasos de cimento o tenha ajudado.
O gostoso é que podemos criar inúmeras formas e tamanhos, dando espaço à criatividade.
Não tenho dúvidas que você fará belos trabalhos e que serão aperfeiçoados gradativamente. Não esqueça de nos mostrar futuramente.
Um abração,
SErgivaldo
Werlei Purgatto21/03/2005 16:34
Fala Serivaldo tá aqui a foto do meu primeiro vaso de concreto feito com o seu metodo, acho que você já viu, mas vou pos tar aqui pro pessoal ver, ele tem 22x12x7, ficou com a parede meio grassa mas já resolvi este problema.

Angela Fernandes22/06/2005 00:28
Gentem !!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Atenção todos os foristas !!!!!!!!!!!!! 😛 😛 😛
O grande ceramista SAMI agora está entre nós !!!!!!!!!!!
Perguntem a ele tudo sobre vasos para bonsai !!!!!!!! Ele é o máximo e pode nos ajudar e em muiiiiiiiiito !!!!!!!!!!!
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Lando22/06/2005 13:10
Werlei,
Parabéns pela confecção do vaso - ficou bonito. Com o tempo você vai se aperfeiçoando... É isso aí!
Até mais,
Rodrigo-RS25/06/2005 15:53
pessoal,.. fiz alguns vasos por ocagem tambem,... os resultados foram melhores que o esperado,.... comentei com o bergson sobre como ele faz o acabamento,... ele disse que a principio penera a areia, e apos o vaso estar pronto deixa na agua por tres dias para melhorar o acabamento...
eu testei com cimento cola, o acabamento fica muito bom... com areia média e cimento, apos quase seco, eu lixo o vaso e aplico cimento e agua apenas, pra ficar liso,... fica muito bom, depois eu lixo denovo... lixa fina!
os moldes eu fiz com tampas de caixas de CD,... recorto com uma faca aquecida no fogo...
vou postar fotos apos eu pintar os vasos...
Rodrigo
Rodrigo-RS04/09/2005 07:15
olá pessoal!!!
Werlei Purgatto, desculpa pela demora em postar as fotos, mas aqui estão...
o vaso verde que eu estou segurando, foi o primeiro vaso que fiz,.... o segundo foi aquele vaso branco para mame, os unicos que fiz desenhos nas laterias.... nestes eu tive uma atenção maior, nos seguintes eu preferi deixa-los mais rusticos, sem passar lixa, ou alisar as laterais....
este vaso cor salmão, é para uma pitanga,... no ano que vem ela estara nele...
OK.... aceito opiniões
Lando05/09/2005 17:49
Legal, Rodrigo!
Gostei do formato dos vasos e dos desenhos.
Como foi a mistura para sua massa? Que areia usou?
Até mais,
Átila05/09/2005 23:59
😄 Muuito legal!! Como vc tem feito os pés ❓ ❓ ❓
Atila
Rodrigo-RS06/09/2005 09:15
Lando Obrigado!!!!!
Usei areia grossa, peneirada com escorredor... hehe 2,5 partes de areia e 1 de cimento... só
creio que se usar areia fina fica liso, fica mais bonito,... mas digo pra vcs, não gosto de vasos muito sertinhos, teho receio que desvie a atenção da planta,.... hehe principalmente das minhas.. aquele vaso da tuia, aparece o caule dela, eu manchei de tinta amarelo com o cinza, da pra perceber,... e não alizei muito,.. o vaso verde foi o primeiro, ....hehe tenho que pintar aquela borda preta... ta horrivel!!!!!!!! os ultimos vasos que fiz optei por não alisar e deixar bastante asperos....
Átila muito obrigado!!
os pés eu faço utilizando a tecnica de um colega do forum,... uso um cartao de telefone,.... apenas moldo o pé sobre o cimento, ainda umido...
Um abraço!!!
Átila07/09/2005 00:47
😄 Também gosto de vasos com acabamento rústico, "pra coníferas então fica bem legal!!!" embora tenha feito alguns com acabamento mais liso que tmbm me agradaram. usei a mistura de 2 por 1 de cimento com areia peneirada em peneira de fubá! Desenvolvi um método meio louco usando formas feitas com potes plásticos de R$1,99 encaixando uma dentro da outra com uma certa folga entre as duas pra formar a parede do vaso. por incrível que pareça deu certo!!! é talvez o método mais barato e fácil de se fazer vasos! Assim q puder postarei fotos p/ avaliação de vocês.
Um abraço a todos Atila
Átila07/09/2005 01:10
Átila escreveu:
😄 Também gosto de vasos com acabamento rústico, "pra coníferas então fica bem legal!!!" embora tenha feito alguns com acabamento mais liso que tmbm me agradaram. usei a mistura de 2 por 1 de cimento com areia peneirada em peneira de fubá! Desenvolvi um método meio louco usando formas feitas com potes plásticos de R$1,99 encaixando uma dentro da outra com uma certa folga entre as duas pra formar a parede do vaso. por incrível que pareça deu certo!!! é talvez o método mais barato e fácil de se fazer vasos! Assim q puder postarei fotos p/ avaliação de vocês.
Um abraço a todos Atila
Pessoal como eu disse acima esse é o resultado de um dos vasos feitos pelo método citado ( Afoto não esta´boa) só pra dar uma idéia. Na minha opinião o principal problema é a falta das bordas que ñ tem como serem feitas por esse método! Se alguém se interesar tento postar o passoapasso.

Rodrigo-RS07/09/2005 09:51
Átila
Gostei do seu vaso, e pelo que ví o acabamento é melhor que os feitos com a tecnica do molde de areia,.... Algum tempo atraz pensei em fazer exatamente o que vc fez,.... achei dificuldade em encontrar os moldes.
Muito bonito seu trabalho!!!!