O SUBSTRATO E SEUS SEGREDOS
GERALDO INOCÊNCIO29/01/2008 23:54
Vinicius,
Em princípio deveremos nos ater para o seguinte ponto: o seu bonsai está completamente formado , tronco galhos, tudo do seu gosto? Se a resposta for sim, você deve plantá-lo num substrato que conserve mais o seu estado atual ou seja mais estéril. Mas se o seu bonsai precisa ainda de desenvolvimento o melhor é utilizar um substrato com mais nutrientes que propicie uma resposta de crescimento mais rápido. Eu particularmente não abro mão de colocar um determinado percentual de matéria orgânica nos meus bonsai. Gosto muito de bonsai de frutíferas e dificilmente conseguira bons resultados em um substrato estéril. Então amigo Vinícius não leve nada do que você lê ao pé-da-letra, tudo é relativo e depende muito dos nossos objetivos.
Do amigo Geraldo Inocêncio
Vinicius30/01/2008 08:15
Geraldo!!
Muito obrigado pela resposta, foi muito esclarecedora!
Entendi a "essencia" da coisa!
Diego Lima05/05/2008 18:16
oi geraldo, tenho uma duvida e gostaria da sua opiniao....
gostaria de saber se posso substituir a areia grossa por terra vegetal e a materia organica usar a de gado???
ficaria muito grato com sua ajuda a respeito dessa minha duvida...
darkaso05/05/2008 20:55
Zé recife,
a areia não pode ser substituída por terra vegetal. A terra vegetal já é matéria orgânica e areia é matéria inerte. Usar esterco de gado como parte do substrato da mamadeira, mas como parte em vaso de treinamento ou definitivo não pode ser usado.
T+
GERALDO INOCÊNCIO05/05/2008 21:14
Zé-Recife,
A areia grossa, como disse o darkaso, faz parte do substrato e constitui uma parte importante para o substrato ficar mais freável e possibilitar uma melhor drenagem. Quando à terra vegetal vendida em supermercados, ela é ligeiramente ácida sendo mais indicada para utilizar em azaléias e samambaias. Quanto ao esterco de gado, bem curtido pode fazer parte da matéria orgânica. O ideal é estereliza-lo de sementes de capins e outras pragas que podem infestar o seu vaso de bonsai. A farinha de ossos misturada à torta de mamona constitui uma excelente matéria orgânica. Deve ser colocada sôbre o substrato após ligeira escarificada no mesmo. Farinha de ossos misturada ao substrato pode fermentar e matar sua planta. Misturando as duas obtem-se uma matéria orgânica rica em nitrogênio e fósforo. Se acrescentar cinzas de madeira pode aumentar o teor de potássio.
Do amigo Geraldo Inocêncio
Diego Lima06/05/2008 07:57
oi darkaso, geraldo
obrigado pelas respostas conseguir esclarecer minhas duvidas....
como sempre venho aprendendo muito com o fórum.....
Luizinho12/06/2008 16:35
GERALDO, Sou iniciante e ñ sei bem sobre substrato... Só q lendo algumas matérias eu vi q ñ é bom usar humus(matéria orgânica)!!!
Por favor me esclareca melhor!!!
Abçs 🙂
GERALDO INOCÊNCIO12/06/2008 20:52
Luizinho,
Eu particularmente não abro mão de colocar matéria orgânica nos meus substratos. Se você não o fizer vai ter que intensificar a adubação química. Acontece que a adubação química somente acaba modificando o metabolismo da planta fazendo com que sua seiva fique mais rica e elaborada o que atrai muito os insetos sugadores tipo pulgões, além de que pode desequilibrar a planta. A matéria orgânica equilibra os nutrientes o que de uma maneira geral acaba sendo benéfico para a planta. Faça uma experiência: Escolha uma planta bem fraca que esteja plantada no chão e coloque húmus e veja o resultado depois.
A experiência já me mostrou que a adubação ideal é a combinação da adubação química + a orgânica.
Do amigo geraldo Inocêncio
Luizinho13/06/2008 20:21
Obrigado Geraldo...
Vou fazer uma experiência utilizando humus!!!
E outra questão... Essa mistura q vc citou no início do tópico se adapta bem ao Bougainvillea, Pau Brasil, Murta, Flamboyant, Ipezinho Amarelo e Tamarindo?!?
Abçs...
GERALDO INOCÊNCIO13/06/2008 20:46
Obrigado Geraldo...
Vou fazer uma experiência utilizando humus!!!
E outra questão... Essa mistura q vc citou no início do tópico se adapta bem ao Bougainvillea, Pau Brasil, Murta, Flamboyant, Ipezinho Amarelo e Tamarindo?!?
Luizinho,
Vamos por planta:
-Bougainvillea (Primavera)- Gosta de substrato bem drenado e com maior teor de matéria orgânica. Deve estar sempre atento à primavera mantendo-a bem adubada. Se deixar enfraquecer você pode perdê-la.
-Pau Brasil - De díficil condução em vaso. No chão cresce rápidamente e fica bonito mas em vaso haja paciência com ele.
Murta - Vai bem em vaso é só manter um bom substrato com adubação regular.
Flamboyant - Planta muito resistente mas dificil de educar. Seus galhos quando dobrados para baixo tendem a secar. A brotação tende a ser sempre apical daí a dificuldade de educar seus galhos.
Ipê amarelo - Resistente e com forte sistema radicular, porém gosta de substratos novos e com bom teor de matéria orgânica. Se atrasar a troca de substrato ele estaciona o crescimento. Difícil floração. Precisa estar bem adubado e equilibrado para florir.
Tamarindus- Planta resistente mas em vaso emite poucos brotos, mesmo assim é muito bonito e vale a pena cultivá-lo. Tenho dois já antigos e ainda não frutificaram.
Luizinho,
Em se tratando de plantas tudo é relativo. Floríferas e frutíferas precisam de substratos mais ricos em matéria orgânica e nutrientes. Plantas que primam apenas pela folhagem e as coníferas (pinheiros) de um modo geral se contentam com substratos mais pobres.
Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
Luizinho13/06/2008 21:04
Noooossa, estou zonzo com tanta informação boa... rsrsrsrsr!!!
Muito obrigado pela boa vontade em ajudar, vejo q estou no lugar certo!!!
Breve colocarei fotos de minhas mudas, pra vc dar uma melhor opnião!!!
Muito obrigado... 😉
Luizinho16/06/2008 12:27
Receita de substrato
Pessoal, estou com uma receita de substrato mas estou um pouco desconfiado com ele!!! Queria saber a opnião de vcs!!!
• 40% de Terra Vegetal
• 30% de Cascalho de Telha OU Pedriscos(de aquário)
• 20% de Argila
• 10% de Areia Lavada
P.S~~> Me passaram a receita com 60% de Terra Vegetal, mas eu acredito q seja 40%.
O que vcs acham, posso confiar?!? Ferreira16/06/2008 18:43
Cuidado
Luizinho
Veja que na matéria o Geraldo não citou "argila", mas citou "argila expandida". Pode-se usar o tijolo triturado (chamote) ou argila expandida no substrato, mas não se deve utilizar argila in natura, pois tornará o substrato muito compacto. Quando alguém fala em "argila" para substrato quer dizer uma das formas cozidas e trituradas, portanto, não faz muito sentido colocar na fórmula chamote (telha ou tijolo triturado) e argila expandida, pois servem ao mesmo propósito.
Luizinho16/06/2008 20:39
Vlw Ferreira, então tirando os 20% de argila, o q vc acrescentaria no lugar deles?!?
Ou até mesmo, posso colocar +10% de cascalho de telha e + 10% de areia lavada?!?
Será q ficaria bom?!? 😕
Ferreira16/06/2008 21:31
Uma entre centenas
Luizinho
Existe uma infinidade de receitas de substrato para bonsai. Algumas são mais apropriadas para certas espécies. Uma das muitas possibilidades de receita que serviria para a maioria das espécies, usando os materiais acima, seria:
40% cascalho de aquário (pedriscos)
40% chamote (tijolo triturado e peneirado)
10% areia grossa lavada
10% terra vegetal (compostagem)
Para plantas que preferem substratos mais ácidos, como azaléias, pode aumentar a quantidade de compostagem para até 40%, reduzindo os demais componentes.
Repetindo, esta é apenas uma das centenas de possibilidades. Com o tempo você perceberá qual a composição que melhor serve para suas plantas em suas condições climáticas locais.
Marcio Vargas25/09/2009 17:07
Geraldo e demais amigos...
Como alguns sabem estou começando na arte. As varias aulas do Geraldo e demais amigos tem tido enorme utilidade nesta minha incursão no mundo do Bonsai... Eu também tinha o mesmo pensamento do compatriota Vinicius sobre a terra pura, bem adubada ser o ideal, não entendia como um substrato pobre poderia manter um Bonsai... Depois deste topico e de outros minha percepção mudou completamente...
Lá em casa como ainda não tenho nenhum Bonsai pronto, apenas alguns em desenvolvimento ainda não vou poder utilizar as tecnicas aprendidas aqui.
Estou utilizando o seguinte:
Ficus I, macieira II, Yamadori ainda não identificado - 45% Terra vegetal, 45% terra pobre, 10% pau podre bem picado para reter umidade.
Ficus II e macieira I - 100% areia grossa, estes estou usando a tecnica de esticar as raizes.
Geraldo, muito obrigado por esta aula. E para não deixar passar em branco ai vai uma duvida.
Lá atraz alguem perguntou se poderia ser utilizada aquelas areias de gato no lugar de telha... Pode???
abraços