Castro
Antonio Castro20/03/2005 11:26
Castro
Olá a todos 😄
Este de momento é o meu preferido.
Pinheiro-Branco Japonês "Pinus Parviflora"
Tem 10 anos de idade e mede 30cm de altura x 30 de comp.
Este é o estado dele actual, acabou de recuperar do transplante efectuado em 13 Fev/05.
[ ]s
Castro
Alexandre S. Coelho20/03/2005 13:25
Amigo Castro
Todo pinheiro tem um ''charme especial'', e pra mim que resido na região Nordeste do Brasil fica muito difícil cultivar... então só resta ficar admirando esse seu belo exemplar ! Parabéns !!!
O local de apresentação também ficou 10 !!!
abraços
Charles20/03/2005 15:15
Re: Castro
Oi Castro...
Esse é um tipo de pinheiro que dificilmente se adapta ao clima brasileiro.
Considero um privilégio poder trabalhar com esse classico do bonsai.
Parabéns por sua bela planta.
Abraço,
Charles,
Mário A G Leal20/03/2005 20:11
Antonio Castro, parabéns meu amigo e obrigado pela participação. Portugal sempre presente em nosso Fórum.
Felipe Frango Zappala20/03/2005 20:35
Castro, parabéns!
Linda árvore. O seu espaço também é muito interessante.
Abração
Antonio Castro20/03/2005 21:11
Olá Companheiros,
Ainda bem que gostaram.
Muito Obrigado a todos
Alexandre Coelho e Charles,
De facto quase pode ser considerado um previlégio, mas mesmo cá é uma "roleta russa", porque não se comporta como os nossos pinheiros nativos, a mim pessoalmente já me morreram dois.
Com este consegui aguentá-lo até ao transplante, a tempo de não morrer naquela argila chinesa.
Por agora está assim, depois na altura de aramar logo vejo o que vou fazer dele 🙂.
Mário Leal
Dentro do que me for possivel, estarei presente.
Felipe Zappala
É o meu pequeno Oásis (varanda 😄 ).
[ ]s
Castro
Sergivaldo21/03/2005 12:38
Olá Castro,
Como o Alexandre bem falou, é uma pena que essa espécie não se dê tão bem na nossa região.
O pinheiro-negro possui um encanto que atrai a todos. Sua planta nos mostra "porque". PARABÉNS!!!
Sergivaldo
Valter Vaz21/03/2005 17:59
Pessoal do Nordeste, não se pode ter tudo 😄 , para ter essas praias, algo tem de faltar. Eu trocava a temperatura da água do vosso mar por pinheiros 😄
António, o teu pinheiro não é enxertado ❓ Pela foto não me parece.
Antonio Castro21/03/2005 19:35
Olá Valter 😄
É verdade, de facto devem ter especies nativas que nem a Comunidade Mundial do Bonsai, sonha algum dia vir a ter 😄.
Poderão não ser as clássicas, mas algumas lá chegarão....Nunca pensei ver um Bonsai de "Oliveira" ou Sobreiro etc... tudo a seu tempo.
Quanto ao meu Pinheiro, como não podia deixar de ser tambem é Enxertado 🙂.
E como até á presente data fui bem sucedido nas sementes, para o ano vou tentar o PB+PN e o Carpinus Coreano.
Agora vamos lá a ver é se com estas mudanças de clima, não vem a complicar as arvores jovens...foi assim que as minhas sequoias no ano passado morreram ( com excesso humidade) mas se for, paciência a falta de chuva é muito mais grave.
Sergivaldo, valeu...mto obrigado 😄,
[ ]s
Castro
Lando22/03/2005 21:21
Castro,
Belo bonsai. Parabéns!
PS.: Estou trabalhando um sombreiro (amendoeira nativa da austrália) - você se refere a esta?
Coisa de doido! Rsss.
Mas sou apaixonado por essa espécie. Minha infância inteira foi brincando abaixo delas: algumas vezes socando e comendo coquinho, outras pulando de galho em galho...
"Ombra mai fu
di vegetabile
cara ed amabile
soave più"
Que saudade!!!
Um abraço.
Até mais,
Orlando (Lando)
Antonio Castro24/03/2005 17:01
Obrigado Orlando (Lando)
Não conheço a espécie quando achar que está ok, coloca uma foto dela 🙂
As "nativas" que me referia, eram das vossas mesmo deve haver bastantes e com um potencial enorme para a arte de bonsai.
[]s
Castro
Lando24/03/2005 20:22
Castro,
Tenho que fazer uma correção. A espécie de que me refiro não é originária da Austrália, e sim da Índia. Trata-se da Terminalia catappa L.
Elas têm a folha muito grande, mas acredito que dá para reduzir seu tamanho. Estou tentando...
Depois eu postarei algo em um outro tópico mais apropriado.
Desculpa-me por desviar do assunto.
Um abraço,
Orlando (Lando)
Antonio Castro24/03/2005 20:34
Lando
Por mim 🙂 , não tem problema não tens que pedir desculpa.
Ok, quando for a altura certa coloca-a num tópico. 😄
[]s
Castro
Cissa28/03/2005 16:17
Olá Antonio,
parabéns pela planta e pelo continho que arranjou para ela, ficou muito bom!!!!!!!!!
Abração
Cecilia
Antonio Castro29/03/2005 17:45
Olá Cissa
Mto obrigado
Bem que eu gostaria de ter mais uns metrinhos quadrados, mas não dá.
Quanto ao Pinheiro estou analisá-lo, para ver o que lhe vou fazer 😄
[ ]s
Castro
sergiofilipi10/05/2005 10:38
FALHA NOSSA
sergiofilipi10/05/2005 10:39
Oi Castro, muito bonito esse pinheiro, sou um apaixonado por qualquer tipo de pinheiro.
PARABÉNS
FILIPI
Antonio Castro10/05/2005 16:16
Olá SergioFilipi
Mto. Obrigado 🙂 .
Não vejo a hora de modelá-lo, foi transplantado esta Primavera e deixei essa tarefa para mais tarde, é mais prudente 😄.
Assim tambem me dá mais tempo para estudá-lo, e ver o que poderá sair 😄 .
[ ]s
Castro
Antonio Castro05/10/2005 18:11
Olá a todos
já faz algum tempo desde que coloquei as fotos deste Pinheiro Branco "Goyo Matsu"
Hoje foi o dia.....decidi-me, e começei a tratar dele 😄

Prepará-lo para a mesa de operações e dar inicio ao trabalho
😕 Um frio na barriga e....

Após uns cortes... 😈 😈

E o resultado final...estive para acertar as pontas todas, mas por agora já chega de sofrimento 🙂 vou deixar secar o Jin`s e quando estiver melhor coloco outra foto.
Foi um dia bem passado 😉 ...
[ ]s
Castro
Illex05/10/2005 18:28
Olá Castro,
Gostei muito da reestilização de seu Goyo-matsu, somente tenho algumas coisas para falar sobre o Jin, achei que ficou muito bom, so que uma das pontas, pasa bem em frente ao tronco, se girasse um pouquinho para a direita a ponta que fica na frente do tronco, acho que ficaria melhor. A outra coisa é a curvatura do apice, acho que ele esta muito reto, e se fizesse uma curvatura nele na mesma direção da primeira curva do tronco melhoraria muito na estetica da planta. Mas no demais sesta de parabens, é uma bela planta, va postando a evolução dela para a gente ver. Sou fã tambem do Goyo-matsu, acho suas agulhas muito belas, apesar de a conifera que mais adimiro ser o Kuro-matsu. Bem vou indo, t+ amigo. Novamente parabens pelo exemplar.
Abraços:
Illex
P.S.: O vaso dele ainda é de treinamento nao é? T+.
Angela Fernandes05/10/2005 22:13
Grande patrício !!!!!!!!! 😂 😂 😂
Estou admirando seu pinheiro e "babando" !!!! 😮 😮 😮
Gostei de ler o que o mais novo moderador - ILLEX - falou, mas uma fonte de consulta para mim.
Infelizmente, nem posso pensar em possuir pinheiros no clima que temos em minha cidade, mas isso não me impede de admirar.
Parabéns e abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Charles06/10/2005 09:38
Oi Castro, tudo bem?
Gostei muito do seu trabalho de modelagem! Realçou a elegância do bonsai!
Concordo com os comentários do Illex sobre o jin e o ápice.
Apenas para reflexão, imagino o seguinte:
- jin: encurtar bastante tanto o jin principal como os secundários. Normalmente os jin's mais baixos do bonsai são mais "curtos e grossos".
- ápice: pensei em tentar fazer com o ápice uma curva mais suave, fomando com o tronco principal uma forma de "S". Seria possível isso?
Parabéns por seu belo trabalho!
Abraço,
Charles
Antonio Castro06/10/2005 16:58
Olá a todos
Illex; Angela (patrícia 😄 ) e Charles...mto Obrigado, pela vossa ajuda 😉
Quanto ao ápice é coerente, com respostas de outros amigos, e já tinha reparado, curiosamente foi apenas na altura que coloquei a foto no computador.
Como foi um trabalho feito de uma "virada", ficamos com a memória fotográfica de tal forma que por vezes não conseguimos ver o obvio 😄 .
Nada que uma pausa não resolva, e se fosse feito na companhia de um amigo...isso então ajudaria imenso.

Tentei dar algum movimento...e o melhor que me saiu foi isto.
Aquele ápice foi feito com outro ramo, já que o anterior. é o que deu origem ao Jin que está ao lado...não apliquei nenhum "liquido de Jin" para tratamento até á presente data, nem faço intenções de dar tão depressa...sequei-os um pouco com o aparelho que se vê na foto.
Charles, tambem me parecem grandes, mas no fim de semana logo vejo o que lhes vou fazer.
Agora vou deixá-lo repousar 😉
[ ]s
Castro
sergioturbo1018/01/2006 19:06
parabens pelo pinheiro
Ferreira25/01/2007 23:08
Pinheiro
Castro
Estou curioso para ver uma foto atual deste seu pinheiro. Deve estar um espetáculo!