Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Castro

12
Antonio Castro26/01/2007 20:08
Re: Pinheiro
Ferreira escreveu:
Castro
Estou curioso para ver uma foto atual deste seu pinheiro. Deve estar um espetáculo!

Olá Ferreira

Infelizmente não,...o 1.º ramo do lado esquerdo ( acima dos Jins) que era bastante importante...surpreendeu-me e secou por completo... 🙁

De momento ele está perfeitamente estabilizado, mas com as agulhas meio ressequidas do frio de inverno...estou á espera que chegue a Primavera....para ele rebentar com força 😉

Assim que estiver em condições, coloco umas fotos actualizadas

Cptos.

Castro
nickyfury27/01/2007 15:18
bonsai
Castro, a revista japonesa Bonsai Sekai sempre traz matérias, ilustradas com fotos, com o mestre Kimura estilizando e dando forma via pinçagem de agulhas, em goyomatsu. Creio que seria uma boa opção para voce poder seguir o passo-a-passo ministrado por ele, para estilizar ainda melhor seu bonsai. 😄
Gostei do movimento do tronco, e da combinação com esse vaso, embora creia que no futuro, certamente, voce irá optar por um vaso de bordas mais baixas, não é? 😉
Antonio Castro27/01/2007 18:30
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Castro, a revista japonesa Bonsai Sekai sempre traz matérias, ilustradas com fotos, com o mestre Kimura estilizando e dando forma via pinçagem de agulhas, em goyomatsu. Creio que seria uma boa opção para voce poder seguir o passo-a-passo ministrado por ele, para estilizar ainda melhor seu bonsai. 😄
Gostei do movimento do tronco, e da combinação com esse vaso, embora creia que no futuro, certamente, voce irá optar por um vaso de bordas mais baixas, não é? 😉

Olá Nicky

Eu também tenho alguma informação dele e não só, sobre a pinçagem dos GoyoMatsu...e de resto também já o fiz.
O problema foi o 1.º ramo ter sido descartado...isso sim num "PB" é muito chato...agora resta-me talvez fazer um enxerto no local pretendido, ou até optar por outro movimento.

Sinceramente não descarto a 1.ª hipotese, porque nunca fiz num pinheiro, e gosto de experimentar novas técnicas, mas também já tenho uma ideia radicais para ele...bem tentadora, mas como se trata desta espécie a paciência é/será um bom aliado.

Os Jin´s compridos como se pode ver não se coadunam com o meu exiguo espaço 🙁

Este é o seu aspecto actual, não está como gostaria, mas paciência...melhores dias virão 😉
Estou a pensar seriamente cortar o 1.º Ramo do lado Esquerdo, sai paralelo ao do lado direito, está situado no lado interno da curva e talvez seja daqui mesmo que irei cortar o ramo, que pode ser enxertado no lado contrário.
Enquanto não o conseguir, vou deixando os ramos mais soltos...para não comprometer alguma modelação de recurso, em termos de futuro...

Quanto a vaso ( treino), vai-se manter este por uns anos, porque o que me preocupa agora é a sua modelação, no futuro caso me agrade, irá com um mais agradável e equilibrado em termos de proporção 😉

[ ]s

Castro
nickyfury27/01/2007 19:02
bonsai
Castro, meu amigo, certamente voce tem, com essa planta, uma infinidade de possibilidades, todas razoáveis e algumas até mesmo complexas, como esse possível enxerto. 😄

Isso é que realiza o verdadeiro bonsaista: o desafio de fazer algo inusitado, bem feito e que, no futuro, suscite pasmo e admiração. 😉

Certamente essa planta e voce têm em comum os ingredientes necessários para atingir tal proposta. 😄

Desejo sorte a voce, amigo, nessa empreitada. Ficarei lá no final, aguardando para aplaudir, de pé, a conclusão deste que promete ser um lindo trabalho executado por voce. 😉
Antonio Castro27/01/2007 19:27
Re: bonsai
Olá Nicky 🙂

Obrigado pelo apoio 😉

Vamos lá a ver o que ela nos espera 🙂 😄 ...penso que isso mesmo, esse meter "mãos á obra" é/será sem dúvida, uma das coisas mais gratificantes...por cá está um frio de rachar, penso que se tiver que o fazer, vai ter que ser nestes próximos dias.

[ ]s

Castro
Ferreira27/01/2007 20:54
Trabalho
Castro

Um trabalho bem feito tem um efeito colateral: continua bem feito mesmo que algo dê errado. Tive que subir e descer o tópico, para notar qual foi o galho perdido! Tenho certeza que qualquer que seja a decisão de trabalho a tomar, o resultado será excelente. Porque será bem feito.
anaestela27/01/2007 22:38
Linda árvore!
Parabéns.
Ana
duprat28/01/2007 03:48
Parabéns castro, Belo trabalho.
Antonio Castro28/01/2007 20:05
Re: Trabalho
Ferreira escreveu:
Castro
Um trabalho bem feito tem um efeito colateral: continua bem feito mesmo que algo dê errado. Tive que subir e descer o tópico, para notar qual foi o galho perdido! Tenho certeza que qualquer que seja a decisão de trabalho a tomar, o resultado será excelente. Porque será bem feito.

Olá Ferreira
É verdade,...existe sempre um factor de risco que não dominamos, dependendo da espécie, pode ser mais ou menos problemático.

Ontem depois da minha msg anterior, estive a analisar a questão do enxerto, e deparei-me com outro problema.
Ao ser bem sucedido (enxerto) tornava necessário a existência do ramo do lado esquerdo, que como se pode ver nasce no lado interno da curva...e sendo este um ramo a eliminar posteriormente, resultará na existencia de 2 ramos no lado direito...o actual e o presuposto enxertado.
Por isso...vou aguardar e estudá-lo mais detalhadamente.

Muito obrigado pela força 😉...

anaestela escreveu:

Linda árvore!
Parabéns.

Olá Ana Estela

Muito obrigado pela força

duprat escreveu:

Parabéns castro, Belo trabalho

Olá amigo Duprat 🙂
Tem andado meio desaparecido, hein!

Muito obrigado tambem pelos comentários, é bastante gratificante receber os vossos comentários e, sem dúvida alguma estimulantes para continuarmos este nosso caminho 😉

Mais uma vez obrigado a todos 🙂

[ ]s

Castro
12