nickyfury escreveu:
Castro, a revista japonesa Bonsai Sekai sempre traz matérias, ilustradas com fotos, com o mestre Kimura estilizando e dando forma via pinçagem de agulhas, em goyomatsu. Creio que seria uma boa opção para voce poder seguir o passo-a-passo ministrado por ele, para estilizar ainda melhor seu bonsai. 😄
Gostei do movimento do tronco, e da combinação com esse vaso, embora creia que no futuro, certamente, voce irá optar por um vaso de bordas mais baixas, não é? 😉
Olá Nicky
Eu também tenho alguma informação dele e não só, sobre a pinçagem dos GoyoMatsu...e de resto também já o fiz.
O problema foi o 1.º ramo ter sido descartado...isso sim num "PB" é muito chato...agora resta-me talvez fazer um enxerto no local pretendido, ou até optar por outro movimento.
Sinceramente não descarto a 1.ª hipotese, porque nunca fiz num pinheiro, e gosto de experimentar novas técnicas, mas também já tenho uma ideia radicais para ele...bem tentadora, mas como se trata desta espécie a paciência é/será um bom aliado.
Os Jin´s compridos como se pode ver não se coadunam com o meu exiguo espaço 🙁
Este é o seu aspecto actual, não está como gostaria, mas paciência...melhores dias virão 😉
Estou a pensar seriamente cortar o 1.º Ramo do lado Esquerdo, sai paralelo ao do lado direito, está situado no lado interno da curva e talvez seja daqui mesmo que irei cortar o ramo, que pode ser enxertado no lado contrário.
Enquanto não o conseguir, vou deixando os ramos mais soltos...para não comprometer alguma modelação de recurso, em termos de futuro...
Quanto a vaso ( treino), vai-se manter este por uns anos, porque o que me preocupa agora é a sua modelação, no futuro caso me agrade, irá com um mais agradável e equilibrado em termos de proporção 😉
[ ]s
Castro