Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Exposição de pre bonsai?

12
nickyfury24/04/2007 21:12
bonsai
Duprat,

Essas informações adicionais, deverão vir na etiqueta, né? 😂 😂 😂

Brincadeirinha!!! 😄

Vou ficar aguardando o email para conferir.
Um abraço.
duprat27/04/2007 01:27
Ola pessoal
Tô acabando de chegar 😄 😄

duprat27/04/2007 01:41
A primeira da para ver melhor a situação.

A segunda, com luz de flash horrível, dá para ver um pouco melhor a árvore sem os arames.

🙄 🙄 Sabe que eu gostei da combinação 🙄 🙄

mesmo se trantando de um lugar mais para o colonial....
Vou começar a pensar mais seriamente nisto.......

obs: meus quadros estão em outra sala.
bergson27/04/2007 08:59
Caro Amigo Duprat,

Sinceramente lindo a colocação do Penjing, a arquitetura do local fez um contraponto com a paisagem.

Fiquei satisfeitissimo como resultado.

Parabéns!

Coloque fotos de seus quadros, nos dê esta oportunidade...
duprat29/04/2007 04:10
Amigo bergson,
agradeço o apoio. O pessoal que era de outra área tb gostou. A casa é um solar antigo recentemente restaurado. Os elementos de arquitetura e decoração são muito presentes no local. Por isso não é um local tipico nem para exposição de quadros.
O pessoal mais tradicional deve estar achando um horror. Mas particularmente gostei.
bergson29/04/2007 04:15
Duprat,

Uma outra observação, a cor da parede ajudou a destacar o penjing sobre a mesa de mármore branco (creio eu).
nickyfury29/04/2007 08:58
bonsai
Duprat,

Eis um local mais que adequado para expor uma verdadeira obra de arte: seu peinjing robou toda a cena dos quadros na parede, que passaram a ocupar uma posição secundária, de meros figurantes. 😲

Penso que o local em si, a mesa e tudo mais ficou extremamente mais relevante em razão desse trabalho único e primoroso. E como disse o Bergsom, até a pedra de marmore ou granito dessa mesa, realçou ainda mais a paisagem posta sobre ela. 😄

Parabens. 😄

As figuras esmaecidas na primeira foto passam a impressão de que até os fantasmas que ocupam essa casa resolveram dar o ar de sua graça , apenas para admirar esse magnifico trabalho. Gostei desse efeito. 😲
duprat29/04/2007 14:45
Caro Bergson,
Não quis me estender sobre o assunto mas na realidade as paredes vermelhas e os elementos de decoração não são nada adequados a exposição de pinturas. Pelo menos nesta sala o penjing estabeleceu uma ligação entre os elementos arquitetônicos e a exposição integrando por exemplo esta mesa de apoio ao resto do contexto.

Nickyfury
De fato por ser a única “escultura” de paisagem do local a moça, minha eugenia, chamou bastante a atenção. Muitos vieram me pedir informações etc.. é possível que em tempo apareçam por aqui mais alguns novos contaminados pelo vírus do bonsai. Hehe. A maioria demonstrou certa preocupação se os procedimentos não maltratavam demais as plantas. Crio que consegui convence-los do contrario, de que são plantas extremamente bem tratadas.
A mesa de apoio no começo achei que criava uma estranha combinação, mas depois gostei. Só senti falta de um suiban também de mármore.
Quanto a foto, como odeio luz de flash, acabei tendo de usar uma velocidade muito baixa o que deu este efeito de densidade e concentração em si ao penjing. Gostei também mas foi pura sorte. O que não impede de no futuro usarmos o recurso deliberadamente.
Mas nicky, meu mestre, guru, cunhado e amigo,Paulo netto, me disse que na china tem se exposto penjings com grandes paisagens pintadas atrás, simulando a situação natural da árvore. Achei bem interessante a idéia. Com um pouco de bom gosto dá para fazer uma apresentação bem interessante.
nickyfury29/04/2007 15:26
bonsai
Duprat,

Realmente, ainda temos um longo caminho a percorrer, em relação a estarmos fazendo uma boa apresentação, seja de bonsai, seja de penjing. O nobre amigo, conseguiu a rara façanha de adequar e harmonizar muitissimo bem os elementos de que dispunha, como ficou patente em sua primeira apresentação nesse novo patamar. 😄

É algo que sempre discuto com meus colegas e amigos, principalmente durante encontros, quanto à necessidade de estarmos trabalhando melhor nossas plantas, acondicionando-as em bons vasos, e partilhando, o espaço da apresentação, com os complementos necessários: kusamono ou shitakusa, suiseki e kakemono. 😄

Amigo, é uma dificuldade tremenda tentar fazer prevalecer esse ideal, a meu ver o melhor, no sentido de estarmos com isso nos posicionando em pé de igualdade com o que atualmente ocorre nas exposições, eventos e outros trabalhos no exterior, ligados a arte bonsai. 😄

Há, ainda, muito que fazer. Não basta apenas falar e cobrar essa posição. Temos que incutir uns nos outros a necessidade de estarmos adquirindo peças e matéria prima necessária para a execução desses complementos, que infelizmente ainda não faz parte da mentalidade bonsaistica nacional, ainda que muitos achem lindo as apresentações nesses termos mostradas em revistas especializadas de bonsai. 😄

Mas chegaremos lá, se Deus quiser e se nós nos empenharmos nisso. 😄

Quanto à idéia apresentada por seu guru, é algo interessante, para uma apresentação de penjing. Porem, num caso único como foi a sua apresentação, creio que ficaria por demais exótico, sem nexo com nossa realidade cultural, principalmente se considerarmos sua ascendencia não-oriental, hein? 😉
Alexandre S. Coelho02/05/2007 22:36
Oi Duprat

estou com o pessoal, muito bonito ficou esta exposição, do penjing é claro ❗ 😂 😂 😂

abraços
12