AFINAL QUE ESTILOS SÃO ESSES?????????
marçal lemos pereira25/04/2007 17:20
AFINAL QUE ESTILOS SÃO ESSES?????????
EBREO25/04/2007 17:38
estupidez
MARÇAL BROTHER, Os Bouganvilles!!!!!!As Piracantas!!!!!!Aquela KINZU!!!!!Os Hibiscos!!!!!! Tudo e demais!!!!As Cascatas , entao!!!!Assim tu ta pegando pesado, tudo ai e de TAIWAN! To me sentindo o double do coco do cavalo do bandido, que chegou atrasado para a gravaçao! ATT. ABESTADO.
Antonio Castro25/04/2007 17:58
Olá a todos
Embora a estrutura não me diga muito, gosto da 1.ª pela coloração das flores amarelas...e se me dessem a escolher, a eleita seria a n.º9
Marçal, não vejo qual a necessidade da colocação destas fotos neste local, quando o link já estava devidamente identificado pelo Luciano no "Internet Bonsai Club" no outro tópico, bastava colocar este endereço p/ se apreciarem da mesma forma e continuar a p/ preservar os possiveis direitos de autor.
http://internetbonsaiclub.org/index.php?option=com_smf&Itemid=133&topic=20750.0
Cptos.
Castro
marçal lemos pereira25/04/2007 18:14
ola
Caro castro!!
Pois é,mas um fórum de domínio público, o direito do autor se vai pelo que sei, não vejo porque somente dar endereço de um outro fórum se pode -se colocar as fotos aqui pra se discutir um pouco, isto seria tão sem sentido, num acha não?
Outra coisa, eu ouvi de alguem (ou li, num lembro; quem nem onde ok?)
Que os Chineses não faziam Kengay, bem queira saber se um desses ai em cima é ou não um Kengay???????
EBREO25/04/2007 18:25
plantas
CASTRO AMIGO, Algumas pessoas nem sabiam da existencia deste forum ou deste topico MARAVILHOSO!!!! O impacto visual e educativo e DEMAIS!!! A beleza nao tem escola !!!! O que importa e a arte!!! ATT. ABESTADO.
Antonio Castro25/04/2007 20:19
Re: ola
Caro Marçal
marçal lemos pereira escreveu:
...
Outra coisa, eu ouvi de alguem (ou li, num lembro; quem nem onde ok?)
...
Que os Chineses não faziam Kengay, bem queira saber se um desses ai em cima é ou não um Kengay???????
Penso que se refere à arvore n.º6... sabendo o ponto de vista do seu Autor e analisando pela vertente Chinesa, não tem como ter um Kengai...esse nome, pertence à vertente Japonesa, a Chinesa não segue os estilos Japoneses, consequentemente nem os seus nomes...é como chamar Rugby ao Futebol americano ou querer instiuir-lhe as mesmas regras, só por causa da semelhança do jogo, da bola e das balizas.
Analisando sobre o ponto de vista Japonês, tratar-se-ia efectivamente de um Kengai, com alguns aspectos poderiam ser corrigidos...mas não é esse o caso, já que terá sido a intenção do seu autor 😉.
Não pretendendo ser purista, porque todos nós de vez em quando inadvertidamente ou não, cometemos actos desse género, relembrava que os "Direitos de Autor" não se perdem, por o conteudo estar num local de dominio público, muito pelo contrário, se for preciso passa a vigorar os dele (enquanto autor), mais os do referido espaço (IBC) se entenderem ter sido abusivo...como tal alguma precaução 😉.
Luciano Amigo, então é como já tenho dito...quem inicia nesta arte, primeiro deve fazer uma pesquisa aprofundada e só então meter mãos à obra...afinal esse é um dos melhores Fóruns, senão mesmo o melhor, sobre esta arte...não tem como o desconhecer.
Quanto à beleza delas também concordo.
Cptos.
Castro
EBREO25/04/2007 20:29
beleza
AMIGOS, O pessoal de TAIWAN e FILIPINAS e que esta certo! Eles visivelmente fundem as duas variantes! Quanto aos KENGAI ou HAN KENGAI, eles estao la, tenho um numero da BONSAI PASSION, em que aparece a exposiçao NACIONAL DA CHINA, aonde podemos ver varios! O que importa e a BELEZA e a ARTE! ATT. LUCIANO.
Campolina25/04/2007 22:23
Marçal, como muito bem colocou o amigo castro Castro, os estilos japoneses são utilizados para classificar o que é feito segundo a escola japonesa, o que não é o caso.
Luciano, a forma é semelhante, com sutis diferenças mas não será classificado como Kengai ou Han-Kengai pois o autor/proprietário/cultivador não segue a orientação da escola japonesa.
nickyfury26/04/2007 03:18
bonsai
Ainda que tenhamos o que o colega Campolina especificou em mente, há que creditar porem, à escola chinesa, que eles possuem nomenclaturas próprias para esses estilos.
Claro que, em se tratando de China, teremos então os nomes desses estilos, em kanji, que, a grosso modo, terão sua correspondência no idioma japonês.
Outro ponto de relevância é que algumas dessas plantas são frutos de yamadori, e, portanto, dificeis de serem devidamente conduzidas ou educadas, considerando os troncos, de forma correta a firmarem determinado estilo, particularmente os que nós praticamos, da escola japonesa.
Mas dentro do critério solicitado pelo Marçal, podemos sim definir, ao menos para nós, em nosso forum, alguns dos estilos mais visiveis:
Na ordem em que aparecem, então, de cima para baixo, proponho para discussão, é claro, os seguintes estilos:
Han kengai, kengai, moyogi, tronco inclinado, han kengai, kengai (embora o vaso não seja o adequado), chokan, ereto informal, moyogi, sankan, chokan, hokidashi, moyogi.
Observemos, tambem, que embora alguns vasos não sejam adequados nem ao estilo, nem ao conceito "masculino" "feminino", há uma certa liberdade, seguindo a linha da planta coletada. Temos tambem uma preocupação em formar uma estrutura triangular, padrão genérico para bonsai, quer escolas japonesas, quer chinesas, tailandesas ou coreanas.
Em relação às bouganvilleas, houve a meu ver uma preocupação excessiva para com a apresentação das flores ou braqueas, deixando perder a forma da arvore, liberando o crescimento desmesurado de alguns galhos, apenas para realçar isso. 😄
Proponho, então, esquecermos as diferenças entre as escolas, sejam japonesas ou chinesas, e discutir os estilos dessas plantas, calcados na dúvida levantada pelo colega Marçal. 😄
Antonio Castro26/04/2007 08:18
Re: bonsai
Olá a todos
nickyfury escreveu:
...há que creditar porem, à escola chinesa, que eles possuem nomenclaturas próprias para esses estilos.
Claro que, em se tratando de China, teremos então os nomes desses estilos, em kanji, que, a grosso modo, terão sua correspondência no idioma japonês.
Também acredito que o haja, mas até à presente data ainda não o vi/li...provavelmente usarão os mesmos, embora a ser verdade, não me pareca politicamente correcto...por se tratar de uma identidade prórpia.
nickyfury escreveu:
Outro ponto de relevância é que algumas dessas plantas são frutos de yamadori, e, portanto, dificeis de serem devidamente conduzidas ou educadas, considerando os troncos, de forma correta a firmarem determinado estilo, particularmente os que nós praticamos, da escola japonesa.
Aqui amigo Nicky, permite-me discordar porque de igual forma não vi ainda arvores estilizadas nessa vertente que não o tenham ainda sido na vertente Japonesa...Será quanto a mim uma questão divergente de estética, nem melhor, nem pior...apenas diferente.
nickyfury escreveu:
Na ordem em que aparecem, então, de cima para baixo, proponho para discussão, é claro, os seguintes estilos:
...
Han kengai, kengai, moyogi, tronco inclinado, han kengai, kengai (embora o vaso não seja o adequado), chokan, ereto informal, moyogi, sankan, chokan, hokidashi, moyogi.
Concordo, desde que tenha a devida ressalva do seu autor, quanto à vertente da mesma, senão irá ser uma confusão daquelas...
O próprio autor destas arvores, segundo penso que já aqui referiram, ao receber uma critica/sugestão acerca do seu trabalho...terá respondido a um membro do "IBC" que aceitaria a sua sugestão, se estivesse vê-lo perante o Bonsai tradicional Japonês, o que nunca esteve nos seus horizontes...logo pode sempre, continuar a haver equivocos desse género.
nickyfury escreveu:
Proponho, então, esquecermos as diferenças entre as escolas, sejam japonesas ou chinesas, e discutir os estilos dessas plantas, calcados na dúvida levantada pelo colega Marçal.
Não me parece que devamos esqueçer as diferenças, elas de facto existem...devemos sim aceitá-las como elas são, reconhecer ambas têm o seu espaço, que seguem/andam em paralelo para atingir o mesmo fim e como tal, essenciais ao nosso desenvolvimento, da mesma forma considero que embora haja uma tendência p/ determinada vertente ( razões que não nos dizem respeito) em nada é impeditivo ao Bonsaista, criar algo na outra vertente se assim o desejar.
[ ]s
Castro
EBREO26/04/2007 09:11
nomes
AMIGOS, Certa feita o MARCELO MILLER, nos passou e mostrou os nomes em KANJI JAPONES e MANDARIM! Com direito a slides! Elas estavam com os referidos nomes nas duas linguas! Para mim esta postagem tem muita importancia a nivel didatico! Em outros topicos deste forum IBC., aonde aparecem exposiçoes na CHINA CONTINENTAL. Estao la todas as tecnicas! E so ir no arquivo do citado forum. ATT. LUCIANO.
nickyfury26/04/2007 09:38
bonsai
Castro, meu nobre amigo lusitano,
Como sempre, suas dissertações primam pelo vigor, conhecimento de causa e brilhantismo, traduzidos em correto desdobramento das inumeras possibilidades contidas nas colocações do amigo. 😄
Entretanto, o que propus, se atem tão somente a uma coisa bem simples:
dirimir, em nosso forum, quais seriam os estilos trabalhados pelo autor em suas plantas, independentemente de suas concepções ou veleidades artisticas. 😄
Sugeri, apenas, que fizessemos ou tecessemos comentários, dentro de uma ótica bem simplista, qual seriam os estilos para essas arvores, dentro da visão da escola clássica de bonsai japonês. Só isso e mais nada. 😄
Certamente, há nesses trabalhos a opção do autor em formar algo que nos escapa e que, com minha colocação, não viria ao caso.
Propus tão somente responder ao questionamento do colega Marçal, quanto a que estilos serão esses, mas acrescentando, por mim, a visão para responder, dentro do conceito japonês de bonsai. 😄
Nesse sentido, meu chapa, foi que, apenas a título de criar uma discussão sadia, elenquei as possibilidades, para que todos pudessemos estar opinando a respeito. 😉
Não tiro, em momento algum, a esclarecedora posição do nobre amigo lusitano, no que tange à diversificação desses trabalhos, incluso, é claro, que não foram trabalhadas visando atender regras ou principios rigidos, estabelecidos pela escola japonesa, mas sim, que atendam a outros parametros, ainda que semelhantes, mas totalmente diversos daquela. 😄
Nada como um assunto aparentemente simples, com um desdobramento tão complexo, para gerar uma discussão extremamente interessante. Mas creio que, se olharmos sob o ponto de vista simplista que sugiro, decompondo esses trabalhos e colocando-os sob a ótica da escola classica japonesa, poderíamos, então, estar definindo o estilo de cada um, apenas para nosso deleite e nosso entendimento, e não do autor que os cultivou. 😄
Castro, data vênia, nobre amigo.
marçal lemos pereira26/04/2007 19:00
ola
Caros amigos!!
Muito boa a discussão , assim vou tentando entender a arte e claro vou fazendo alguns atalhos no meu aprendizado , pois nestas discussões por quem já entende ou trabalha na arte a mais tempo, resulta em uma excelente aula a nós iniciantes, visto que eu teria que ler muito e também descobrir autores bons na arte, assim encurto meu caminho no meu estudo da arte, e acrescento algumas reflexões ao mais experientes com estas questões e duvidas que tenho.❓ ❗
Muito legal e muito gratificante ver que essas questões, estão a meu ver se tornando na verdade uma excelente aula da Arte do Bonsai. 💡 💡
fabianoscosta26/04/2007 20:07
Marçal,
estou com você e não abro,
Todos ganhamos observando, temos que admitir, isso é filosofia oriental, mas a arigem desta possa tvz ser chinesa, pela idade da cultura, mas não vamos discutir isso né??? 😂
Abraços
Fabiano
Antonio Castro29/04/2007 17:17
Para os interessados, aqui vai os estilos em Bonsai Chinês, "Penjing".
http://www.manlungpenjing.org/eng-pid-frame.html
De seguida clicar em
"Bonsai and Living" depois em
"Shaping and Arrangement"
Obviamente estes terão os seus nomes equivalentes em caracteres chineses, que não terão forçosamente que ser os mesmos dos Japoneses 😉....embora outros o possam até ter....
Cptos
Castro
nickyfury29/04/2007 17:41
bonsai
Castro,
Agradeço seu empenho em mostrar esse link. Isso certamente irá ajudar enormemente o entendimento, não só pelos iniciantes mas por todos aqueles que militam na arte bonsai e que gostam de estar aprendendo e conhecendo lindos trabalhos, novos conceitos e novos nomes para antigas referencias, além, é claro, das excelentes fontes de inspiração para futuros trabalhos. 😄
EBREO30/04/2007 09:03
beleza
MARÇAL, Como ARTISTA, ligado a ARQUITETURA e FOTOGRAFIA. E demais , um visual destes! A nivel de impacto visual, as peças sao lindas! ATT. LUCIANO.
EBREO30/04/2007 09:09
ficha
MARÇAL, O interessante e que ninguem ou nenhum de nos possui uma peça desta! Eu pessoalmente , me recolho a minha mediocridade, e me recuso a comentar ou criticar qualquer uma destas peças postadas aqui. Nao possuo tecnica suficiente para confeccionar, pecas deste nivel! ATT. LUCIANO.
Angela Fernandes30/04/2007 10:50
Alô crianças !!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Plantas lindíssimas e estilos variados.......
Pena que alguns artistas optam pelas flores e frutos e muitas das vezes as plantas perdem um pouco seus estilos.......mas mesmo assim, as fotos postadas pelo MEU FOTÓGRAFO fizeram meus olhos brilharem mais.
Difícil escolher a mais bonita e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
fabianoscosta30/04/2007 15:02
Olá Castro, td bem com vc?
Bem, pelo que li no site citado, os estilos são:
1. single-tree
2. two-tree
3. multiple-trunk on one stump
4. the forest style
5. cascade plant
6. semiroasoade plant
7. overlooking-the-water style
8. the reclining style
9. the branch-out style
10 the dropping style
11. mother-with-son style
12. rock-clinging style.
Será que tem algum site ou alguém possue algum documento onde dá exemplos destes estilos, sendo que o No5, sendo o "cascata chinês", gostaria de saber o que o define, para diferenciar do Kengai japonês...
Abraço
Fabiano
marçal lemos pereira30/04/2007 17:03
ola
Grande fabiano!!
Claro amigo meu intuito num é a discussão e sim o aprendizado ,e com bons diálogos no mínimo educados e esclarecedores , sem muita formalidade e banalidades didáticas que não nos levam nada , a não ser a de ter a pretensão de ser melhor que qualquer outro, mas como aqui nós não somos nada pretensiosos, ficamos sempre com um pé atrás para não fomentar tal posição.
Mas sempre atento ao que é bonito e bem realizado.
sergioturbo1001/05/2007 09:10
Na minha opnião essas plantas poderiam melhorar bastante! Se caissem nas mãos do VHobus com certeza estariam melhores.
Aos meus olhos algumas chegam a agredir.
Em tempo:
quem sabe um forum pra tirar as diferenças? assim foge muito do proposto.
abraços he he he
EBREO01/05/2007 11:24
democracia
SERGIO, Nao se trata de diferenças! Ha colegas que usam o metodo de ficar mostrando a escola japonesa a torto e a direito! Respeitamos a opniao deles! A partir do momento em que começamos a mostrar a escola chinesa, alem da falta de respeito pelos foristas que mostram! Ha a falta de respeito pela escola chinesa! NAO HA NINGUEM NO BRASIL! Com a competencia de produzir este material! Nao ha uma pitanga daquela no nosso pais! Ha na escola japonesa um numero de regras e metodos , que nem eles usam! Sao apenas para formar uma base plastica. SAO INATINGIVEIS! Nas premiaçoes e shows deles ha plantas com rompimento de regras consideradas graves! Ha de se haver o minimo de respeito com o gosto alheio! OUVI ISTO DE UM GRANDE BONSAISTA BRASILEIRO QUE ESTA NO EXTERIOR: O bonsai no BRASIL, alem de ter os defeitos da falta de ETICA e falta de respeito. Esta numa fase muito MEDIOCRE! As ditas regras, produzem umas arvores , com vazios e pouca massa foliar. O NEBARI e pouco usado e nao tem bom arremate! A escola japonesa, nao e adequada ao clima e natureza do BRASIL,seria melhor fundir as duas escolas como fizeram os TAIWANESES, FILIPINOS, AUSTRALIANOS, AMERICANOS ! Se voce estudar a historia do JAPAO, entendera a importancia da CHINA na formaçao de tudo que ha la! Os chineses levaram para o JAPAO, coisas como a lingua ,as leis, arquitetura, cultura, e etc... Em todos os saltos de
crescimento cultural que o JAPAO deu , foi sobre a influencia dos CHINESES! Nao precisa ir longe, acessem na GOOGLE, o item HISTORIA DO JAPAO, e vao para o link da WIKYPEDIA e contem a mençao da palavra CHINA! Ate o ARROZ, foi introduzido por eles! Acontece qe gosto e igual PESCOÇO, como diz um dos ilustres foristas nossos! RESPEITO A ESTE ESPAÇO E A AO GOSTO ALHEIO!!!! ATT. LUCIANO.
sergioturbo1001/05/2007 12:23
Ebreo, quem postou o tópico fez a seguinte pergunta:
"AFINAL QUE ESTILOS SÃO ESSES?????????"
E foi dentro desse contexto que respondi.
As plantas participaram de uma exposição, tiveram suas fotos divulgadas na internet, logo sujeitas a comentários diversos.
Em momento algum fiz referência a escola chinesa, e nem considero que tenha desrespeitado quem quer que seja, é claro que ninguem gosta de ser contrariado, mais contrariar involuntariamente não é falta de respeito.
Se as plantas tivessem sido postadas no CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA, certamente não faria nenhum comentário.
Descordo, de que não há no Brasil ninguem com competencia para produzir material semelhante, digo ainda, que tem gente para produzir material melhor, só que não há geração de bonsaista no Brasil que tenha herdado coleção de bonsai ou seja tão avançado em idade. (vi plantas suas que acho ser melhor que algumas dessas postadas)
bonsai leva tempo pra se fazer! e alguns de nossos melhores bonsaista não tem o bonsai como profissão, nem idade e nem herdou coleção.
Depois das palavras do Dilomar no tópico "Que estilo é esse" não falo mais sobre regras. MAIS TEM QUE SER BONITO, AGRADAVEL E SURPRENDENTE!!!
Concordo que tem que haver respeito com o gosto alheio, e tenho certeza que o amigo que postou este topico não ficou ofendido com minha postagem, pois se ele não quisesse ouvir as mais varias opniões teria postado no tópico: CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA.
Quanto a fundir escolas e o que é melhor, aí Ebreo acho que deve ficar com cada um, temos que respeitar as opniões das pessoas.
Luciano a parte histórica e politica do Japão e da china é bela, mais não creio que vá influenciar muito na formação das minhas plantas, talves um dia me interesse por ela.
Sabendo então que gosto é igual pescoço temos que esta prontos a aceitar e conviver com os diversos gostos que existem e ser mais tolerantes.
abraços Luciano, não pretendia e nem pretendo te magoar.
ao amigo que postou o tópico me desculpe se não entendi o sentindo da sua pergunta.
em tempo:
As diferenças que me referi não eram sobre escolas de bonsai.
Mais sobre o fato das pessoas estarem fugindo do tópico e levando as coisas para outro lado.
EBREO01/05/2007 12:43
escolas
SERGIO , Estas mais correto que eu na tua postagem e tonica! A defesa de pontos de vista e algo que leva a paixao! Apenas quero me desculpar , quando vejo a falta de controle minha, fico com remorso! Quando nada sobra , a AMIZADE fica!!!! Era apenas um topico de eslarecimento, porque a escola chinesa e muito malhada e muito pouco mostrada! ela esta la a milhares de anos!!!! ATT. LUCIANO.