Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

AFINAL ISSO É BONSAI?????

12
marçal lemos pereira27/04/2007 16:11
AFINAL ISSO É BONSAI?????
Caros amigos!!

Mais uma vez aqui com outra questão, afinal isso que vi la no IBC é bonsai?????







Pode ser considerado um bonsai? ❓ ❓ ❓

Tem estilo definido??? ❓ ❓

?????????????????????????????????????????????????
EBREO27/04/2007 16:20
lingnam
MARÇAL, Esta demonstraçao e da exposiçao de LINGNAM, na CHINA CONTINENTAL. Fica perto de HONG KONG. Uma das escolas mais antigas da arte. Este trabalho e outros estao expostos no patio da escola. ATT. LUCIANO.
marçal lemos pereira27/04/2007 16:26
ola
Cara isto e muito grande, este galpão deve ter uns oito metros de pé direito mais ou menos, ja imaginou o tamanho destas plantas e aquela outra que esta do lado de fora, deve ter muito mais dez metros de altura , ta loco?
EBREO27/04/2007 16:31
plantas
MARÇAL. Pior que os HOLANDESES, compram estas plantas! ATT. LUCIANO.
Felipe28/04/2007 08:25
Marçal...imagina aramar um "galhinho" destes !!!!
EBREO28/04/2007 08:59
penjin de parede
MARÇAL, Depois posta os de parede! ATT. LUCIANO.
Campolina28/04/2007 13:13
Re: penjin de parede
EBREO escreveu:
MARÇAL, Depois posta os de parede! Sao a prova cabal , de que nao existe a tecnica KENGAI, na escola chinesa! ATT. LUCIANO.


Luciano, parece que você não entendeu nada do que foi dito no outro tópico... 🙁
fabianoscosta28/04/2007 14:32
Luciano

Tá certo que n está exatamente no estilo japonês, mas aquilo de parede não é cascata??

Fiquei confuso! 😲

Fabiano
Antonio Castro28/04/2007 14:45
Caro Marçal

"Escrever em maiúsculas significa GRITAR!

Algumas pessoas tem o estranho hábito de escrever tudo no computador com letras maiúsculas.
Talvez isso se deva a dificuldades de visão ao ler o texto em minúsculas, ou então por achar que isso irá melhorar a legibilidade ( alguns estudos sobre essa matéria, comprovam que textos em letras maiúsculas são mais difíceis de ler).

A comunidade internauta não vê esse hábito com bons olhos porque está convencionado, que frases em maiúsculas representam que a pessoa está irritada e berrando.
Alguns membros podem enviar uma mensagem educada alertando para você usar minúsculas, mas outras podem ficar incomodados porque você está a gritar com eles! Não escreva algo usando apenas maiúsculas."

Texto parcial retirado de "Netetiqueta"

No passado dia 19 deste mês, no Forum da Luso-Bonsai, houve um membro alertou a Moderação para o facto de estarem a aparecer mensagens com titulos em letras maiúsculas, o que em linguagem Internauta é sinónimo de irritação e gritar com os outros...

Na altura respondi-lhe que me parecia ser involuntário, hoje...depois de já terem andado por lá depois disso, e continuarem a fazê-lo nem tanto.
Não com o propósito de gritar, ainda que no contexto acima citado o seja, mas sim com o propósito, de fazer com que as respectivas "msg" se sobresaiam em relação às dos restantes colegas, razão suficiente na maioria dos fóruns em que isto acontece, para que a equipa de moderação se encarregue de as alterar.


Cptos.

Castro
EBREO28/04/2007 16:04
maiusculas
CASTRO AMIGO, QUANDO ESCREVE EM MAIUSCULAS, NAO ESTOU GRITANDO! E SIM DANDO ENFASE A PALAVRA OU TEMA! Nao fazia ideia que provocava tanto barulho! Sendo assim , me policarei para nao incomodar ! Os topicos sao de cunho DIDATICO, nao e nossa pretençao OFENDER ou provocar DISTURBIOS! SONOROS ou PSICOLOGICOS! O MARÇAL, explora tudo que se refere a ARTE, e como todo aprendiz quando se defronta a algo contrario a o que aprendeu . QUESTIONA!!! Ai vem a defesa apaixonada do ponto de vista de cada um. E ha esta reaçao,tambem apaixonada de quem defende cada variante ou escola! sao apenas PLANTAS! Faceis de fazer ou conseguir, ao contrario dos AMIGOS! E BONSAI, como ja ouvi do maior MESTRE do BRASIL: E uma coisa muito pessoal! ATT. LUCIANO.
Antonio Castro28/04/2007 16:41
Olá amigo Luciano

É uma directriz de conduta Internacional convencionada, para quem participa em fóruns...

Eu também compreendo que seja para dar ênfase, no entanto isso não deixará de ser uma forma de querer sobressair às demais...penso que não faz sentido, porque quem participa por cá como nós, acaba por lê-las todas...e esteticamente, também perfeitamente questionável.


Como se pode constatar
http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=3169


[ ]s

Castro
marçal lemos pereira28/04/2007 16:55
oi
Caro castro !!

Cara deixa de ser tão formal , meu deus, quando num é uma coisa é outra, cara da um tempo, tem ninguém aqui querendo ser mais do que ninguém, pelo contrario, caso voce tenha notado existem vários típicos aqui mesmo nesse fórum com chamadas em maiúsculas , o problema todo a meu ver é de como voce vê a coisa, em nenhum momento vim aqui lhe incomodar ou mesmo a qualquer outra pessoa, muito pelo contrario.

Portanto amigo pega leve ok?

OBS:

Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
para aceitar as coisas que não podemos modificar,
coragem para modificar aquelas que podemos e
sabedoria para distinguir umas das outras.
nickyfury29/04/2007 14:47
bonsai
Castro, meu bom amigo lusitano:

Concordo plenamente com o nobre amigo quanto ao uso indiscriminado que todos nós, sem exceção, estamos fazendo quando do emprego de letras maíusculas. 😮ops: 😮ops: 😮ops:

Acredito que, se há um consenso geral, de que ao fazermos uso desse tipo de extrapolação para nos colocarmos acima de outros foristas, em qualquer dos foruns, tem um certo sentido então nos policiarmos para que isso não se repita ou que deixemos de fazê-lo, principalmente considerando o acerto de sua colocação.

Marçal, certamente voce reconhece o acerto do conselho inteligente e bem vindo do nosso amigo forista lusitano. Há que relevarmos que nós não somos piores, nem melhores, que ninguem, razão pela qual acredito que não há porque fazermos diferente dos demais foristas mundo a fora, não é mesmo? 😄

Creio ser válida a idéia proposta pelo Antonio Castro, que tem sido um amigo valioso, sempre disposto a nos socorrer, prestando sempre informações e opiniões claras, sucintas e verdadeiras, com as quais temos tido a oportunidade de refletir e repensar nosso bonsai, melhorando nossas relações pessoais para com os demais foristas, estrangeiros ou não. Muito pertinente e a propósito essa colocação dele, e que, a partir de agora que tomei conhecimento, irei me policiar, no sentido de estar fazendo uso desse procedimento educado, razoável e melhor aceito pela comunidade forista mundial. 😄
EBREO30/04/2007 09:12
ficha
MARÇAL, O interessante e que ninguem ou nenhum de nos possui uma peça desta! Eu pessoalmente , me recolho a minha mediocridade, e me recuso a comentar ou criticar qualquer uma destas peças postadas aqui. Nao possuo tecnica suficiente para confeccionar, pecas deste nivel! ATT. LUCIANO.
Alfamega30/04/2007 19:06
desses ai não dava para eu ter no meu apartamento! 😲
fabianoscosta30/04/2007 19:35
Luciano,

Meu amigo, duvido que vc seja medíocre e que não tem técnica para fazer um super-bosai destes, é que não nos é comum e nem de nossa rotina fazer coisas deste tipo, além de derepente não nos ser tão atraente como nossos shohin, mames ou coisas menores...

Mesmo sendo principiante, acho que a diferença está somente no tamanho, acho que a técnica utilizada é a mesma de bonsai menores, aramagens, podas, etc... São todas as mesmas plantas, só que devem dar muito mais trabalho pelo seu tamanho e devem variar em qtdade de sol...talvez... 😮ops:

Acho tbm que vc deve criticar sim, pelo fato de fazer pessoas assim como eu, deixar de ser medíocre(conhecimento de iniciante), no bom sentido da palavra!
Bem, devo estar falando porcaria, mas acho que temos um punhado de gente por aqui que se quizessem, poderiam fazer um bicho destes!

Será que estou errado??Me corrijam...por favor!

Abraço
Fabiano
EBREO30/04/2007 20:03
plantas
FABIANO A nossa intençao e mostrar que a escola chinesa tem qualidades e afinidades com o nosso clima e especies! Assim como alguns foristas , mostram e citam frequentemente a escola japonesa. E democratico mostrar tambem a nossa preferencia , de maneira calma e didatica, sem imposiçoes! Nao desejamos enfiar de goela abaixo de ninguem a nossa preferencia artistica. Nao temos tecnica , nem arte para criticar o que foi mostrado! Nao gosto de ir contra a maioria. No nosso grupo e tonica maior e a DEMOCRACIA, instituida por nossa MAESTRINA! As regras niponicas sao quebradas a torto e a direito , pelos proprios japoneses! Nada no JAPAO e de origem JAPONESA, nem bonsai,ikebana, taiko, artes marciais, arquitetura,lingua,cultura e etc... E uma naçao igual a nossa , uma colagem de inumeras culturas! NADA!!!! ATT. LUCIANO.
fabianoscosta30/04/2007 20:48
Luciano,

Em relação à sua útima postagem, eu concordo em quase tudo.

No Japão, país muito diferente, tudo diferente, do nosso, tudo funciona, engrenagens perfeitas, do modo deles, mas hoje em dia a cultura americana dita a moda. É uma pena ver tanta cultura se curvar à idiota merchandising americana.

Talvez por ser capricorniano, não sei se alguém acredita nisso, mas eu sou muito metódico e chatinho, por isso eu gosto de classificações e tudo mais que a vertente japonesa nos oferece (a nós bonsaístas).

Amo demais a arte chinesa também, assim como também a maioria dos países orientais, nasci com isso! 😠

Mas voltando o assunto, viajei na batatinha, acho que aprendi muito com essas divergências, mas gostaria muito de não ver amigos no qual tenho tanto a aprender, chegando em momentos digamos constrangedores e ofensivos. 😢

Quem sabe, com explicações ao invés de contra-ataques, podemos todos crescer realmente. 😉
Por favor, não estou falando isso à você, e sim à todos os que estão participando deste tópico, e aos que assim o farão no futuro por meio de pesquisa. 😉

Um grande abraço à vc e à todos os amigos que fiz e faço no bonsai,
Que a paz reine novamente aqui...de novo... 😂

E que a força Jedi esteja com todos... 😎
Fabiano
marçal lemos pereira30/04/2007 21:20
ola
Fabiano!!

Concordo plenamente com você, queria muito que todos conseguissem (eu mesmo também é claro) que se tivesse um pouco mais de entendimento quanto a questões de quem nada sabe como eu e outros dentro do fórum; que tenho certeza as vezes falam coisas do arco da velha e têm dúvidas banais , claro pra quem entende e ja trabalha na arte a mais tempo ou pelo menos tenta , pois em tudo que vejo por aqui e fora daqui, todos sempre estão a aprender, portanto creio que poderiamos todos ser mais condescendente com quem tem duvidas e as vezes até atrapalha o andamento das discussões, mas com certeza se não tivermos esse espírito (santo) como meta vai ficar dificil.😕

Eu leio releio , tento achar algo pra ler, muitas vezes ate fico mais confuso, risos!! mas tento, agora tem dia que parece que baixou uma coisa e num tem santo que endireite isto aqui, é só desprezo pelos parcos conhecimento ou desconhecimento de muitos, mas tudo sou teimoso e muito e um dia ainda vou ter conhecimento de causa pra tentar me redimir de meus pecados.

Enquanto isso vou incomodando e aprendendo aos poucos , rs!! 😲
fabianoscosta01/05/2007 13:12
Marçal meu bom amigo,

Isso que vc falou de dizerem coisas do arco da velha (creio que estejas te referindo à coisas avançadas), e terem dúvidas banais é mais que verdade, pelo menos tiro por mim que sendo um principiante, mas acompanhando tópicos deste nível, aprendemos coisas muito interessantes mas que às vezes o básico fica um pouco de lado, sendo que o básico é extremamente vasto! Acho que até grandes mestres tem grandes dúvidas com coisas simples, pois não temos tempo nesta nossa curta vida de experimentar a tudo, portanto somos obrigados a aprender com discussões e experimentos alheios.
Para isto, este fórum é fundamental, aprendemos coisas de todos os tipos e de diversas fontes, agradeço a todos por isto!

Abraço
Fabiano
EBREO02/05/2007 12:50
paz
AMIGOS, Eu peço apenas as : PAX ROMANA OU PAX BRITANICA!!!!ATT. LUCIANO.
madureira200702/05/2007 16:21
Re: ola
...
EBREO02/05/2007 16:28
primeira postagem
AMIGO, Na primeira postagem!!!!!ATT. LUCIANO.
madureira200702/05/2007 17:57
Re: primeira postagem
...
marçal lemos pereira02/05/2007 18:04
eta!!
????????????????????

Sem comentários!!!!!!!!!!!


Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
para aceitar as coisas que não podemos modificar,
coragem para modificar aquelas que podemos e
sabedoria para distinguir umas das outras.
12