Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Amoreira - Opiniões, criticas.....

Felipe20/05/2007 17:13
Amoreira - Opiniões, criticas.....
Salve Amigos,

Vou portar pela primeira vez uma planta minha aqui no Forum. Fiz o transplante dela hoje a tarde para este vaso.

o que vocês acham? Reparem no substrato...é do amigo Araldi, e está misturado com pouco de Celgarden e um pouquinho de matéria orgânica.
Sua altura é de 26cm com vaso e o tronco está com quase 3cm.
Felipe20/05/2007 17:15

acho que agora vai.
Claudio Rodrigues20/05/2007 19:42
Felipe!

Tu é um sortudo!!!!! hehehe Bela planta parabéns!

Abraços!
Willian21/05/2007 00:19
felipe,

Planta bonita... Depois tem gente que diz que é dificil diminuir as folhas da amora! Mas acho que um dos melhores estilos pra ela é o moyogi, pelo menos é o que vejo em fotos... Um abraço e bom divertimento com ela...
Felipe21/05/2007 08:27
Valeu Amigos.
Gui Lopes Soares22/05/2007 16:08
Felipe tua Amoreira está muito bonita cara! Parabéns!

Eu tenho uma muda também, postei um tópico dela a poucos dias mas as folhas da minha estão gigantes e ela ainda está muito nova. Totalmente sem estilo. É uma muda que adquiri através de estaca, ainda estou disciplinando ela. Espero chegar algum dia a um exemplar parecido com o seu.

Obs.: edite a primeira postagem sua, pois a foto não está anexada ao tópico, temos que copiar e colar no navegador para visualizá-la.

Abraços! 😉
Felipe22/05/2007 16:32
Gui,

estou tendo dificuldades em postar minhas fotos.... não sei porque aparece o endereço e não minha foto. Estou fazendo alguma coisa errado, mas fiz igual ao script.
fabianoscosta22/05/2007 18:23
felipe escreveu:

acho que agora vai.

Felipe, acho que agora foi.
fabianoscosta22/05/2007 18:46
Fala Felipe,

Cara, bonita planta!

A princípio eu deixaria ela hokidashi, e quem sabe depois um moyogi, se vc quiser, mas para isso a copa tem que te dar mais opções de filiais nas curvas, lado externo, vc tem que aumentar o movimento do 1o terço do tronco também, senão ela fica caneluda! 😲

Mas, enquanto isso, se vc realmente quiser um moyogi desta planta, pode ir educando, mas disfarçado de hokidashi 😄 , que na verdade, acho o estilo legal pra ela! 😉 Pelo menos ela é assim na natureza, basta que aumente sua triangulação, com o tempo, baixando ainda mais os galhos laterais e correspondentemente os superiores. Mas que fique claro que vc tem opções com essa planta!

Essa foto realmente é a frente? pois propicia falta de conicidade, tvz por causa daquele galho que sai pra frente, o observador! Faça uma foto da parte de trás, pois pode até esconder a cicatriz deste galho cortado da frente. Quem sabe é outra opção. Para corrigir um pouco a conicidade do 1o terço, te sugiro um torniquete bem acima do nebari, pode corrigir.

Amigão, vc tem um bom trabalho à fazer em cima do bom trabalho que vc já fez!

Me desculpe se falei demais, mas amigo mesmo, entra na casa do outro chutando o cachorro, dando cascudo nos moleques e abrindo a geladeira! 😂 😂 😂 😂 kakakakaka

Vamos à luta e se precisar, tâmu aí! 😉

Grande abraço
Fabiano
EBREO23/05/2007 08:26
amoras
Gui e Felipe, Sao duas variedades diferentes! Att. Luciano.
Felipe23/05/2007 08:34
Amigo Fabiano,

valeu pelas críticas e sugestões....acho que vou ficar no estilo hokidashi mesmo....vou tirar uma foto da parte de tras.....pra te falar a verdade estou bem na duvida com relação a frente desta Amoreira....
neste final de semana vou postar a fotinho dela.
Gui Lopes Soares23/05/2007 14:50
Ah realmente eu pensava que fossem de mesma espécie Luciano 😂

Tu sabe falar pra gente quais os nomes, descrições e diferenças entre as duas espécies? Ou ao menos onde podemos encontrar algo do tipo!?

Você que deve ter visto a minha muda no tópico que abri, saberia me dizer se eu consigo diminuir consideravelmente as folhas daquela espécie?

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6042

Abraços!
Felipe30/05/2007 20:10
Pessoal, depois de uma semana tentando colocar as fotos no meu album consegui finalmente as fotos desta Amoreira frente e atras.
segue:

pessoal me ajudem por favor !!!!!
fabianoscosta30/05/2007 20:18
felipe escreveu:
Pessoal, depois de uma semana tentando colocar as fotos no meu album consegui finalmente as fotos desta Amoreira frente e atras.
segue:

pessoal me ajudem por favor !!!!!
fabianoscosta30/05/2007 20:21
Felipão

Acho q a No1 é a mais indicada, mas precisa dar uma ajeitada nos galhos, pelo menos não cruza nada nesta, né?

Abraço
Fabiano
darkaso30/05/2007 23:38
Felipe,

concordo com o Fabiano, a 1 é melhor. Para fazer uma melhor estrutura da planta e melhor ewstética apra o estilo vassoura, seria interessante fazer uma alporquia onde o tronco fica reto. Você poderia aproveitar a parte de baixo e ainda teria o estilo vassoura bem caractrizado, sem esta curva na parte baixa. a amoreira responde bem a alporquia e estaquia. conseguindo assim um nebari muito melhor. Ela te daria um nebari radial, bem próprio do estilo. De quebra ganha outra planta. Teria que esperar o fim do inverno para fazer a alporquia.

T+
Felipe31/05/2007 09:12
Darkaso,

esta planta tem 26cm com o vaso. se eu fizer a alporquia no meio da planta será que não vai ficar desproporcional...ou não? Pra falar a verdade fico com medo de fazer esta alporquia....
como fiz o transplante dela a pouco tempo, acho que farei o alporque só no ano que vem....vou deixa-la se recuperar e tb tomar coragem para fazer....heheeee
fabianoscosta31/05/2007 10:21
Felipe,

Concordo com o Dark, trás essa criatura aqui na loja para a gente estudá-la, e já colocamos os papos em dia...saiu aquilo esperado...prepara bacia!

Abraço
Fabiano
Felipe31/05/2007 11:03
Fabiano,

não acredito...irraaaaaa amanhã fim de tarde tô colando aí !!!!
darkaso31/05/2007 22:36
Felipe,

com uma mãozinha dessas com certeza não tem como dar errado, bom final de semana esse. Não esqueça de fotografar o pass-a-passo para colocar aqui.

T+