Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estilização final em Jacaré

12
Fernando Magalhães10/06/2007 22:44
Estilização final em Jacaré
Olá Pessoal,

Mexendo aqui em minhas fotos encontrei esse trabalho em um jacaré, gostaria de compartilhar com todos como e possível com algumas poucas horas de trabalho mudar por completo a cara de uma bonsai.

Abraços,
Fernando

Retirei o Jin grande para realçar a curva do tronco e aramei os galhos de forma a compactar a folhagem perto do troco.
Ricardo Paiva11/06/2007 02:24
Muito bom trablho Fernando, parabéns!!!!
Compacta e robusta. Inclusive o trabalho no tronco além de realçar a curvatura, deixou o bonsai com ar de mais idade.

Abraços
Alcides Junior11/06/2007 07:52
Bela planta, com a retirada do jin ficou muito melhor mesmo, as vezes a gente se limita a tomar certas atitudes, mas, você tomou uma ótima atitude, parabéns. 😄
Alexandre S. Coelho11/06/2007 19:06
Oi Fernando

meu amigo, que bela visão e trabalho este seu, PARABÉNS ❗
Mudou completamente o visual do bonsai 💡

abraços
Minotauro12/06/2007 00:28
Show de bola Fernando!!!
Tava pensando em como preparar o meu jacaré. Vc me deu uma excelente idéia.
A sua planta ficou muito boa.
Paulo Roberto Marasca12/06/2007 00:53
Fernando.

Umas poucas horas de trabalho para mãos hábeis e artísticas... Uma visão esteticamente desenvolvida... Um resultado que salta aos olhos...Parabéns.

Abraço.
nickyfury12/06/2007 10:01
bonsai
Xará, voce realmente sempre nos surpreende com belissimos trabalhos, mas dessa vez ultrapassou essa barreira. Parabens pela idéia e pelo resultado. 😄
Glauco Bastos12/06/2007 10:26
Fernando,

Faço côro com os outros, excelente trabalho de reestilização, melhorou a conicidade, ficou mais compacta e deu um outro impacto visual, trabalhos assim devem sempre ser mostrados, parabéns.
Abraços.
Charles12/06/2007 12:19
Oi Fernando...

Amigo, perfeita sua "sacada"... 😉
A retirada do jin e seu trabalho de detalhamento deu nova vida à planta!
Ao mesmo tempo, voce conseguiu uma textura fantástica naquele aprofundamento do shari, acentuou o movimento do tronco e adicionou uma nova cor que contrastou com perfeição com o branco do grande shari....

A compactação da copa também foi otima e acentuou o movimento do conjunto!...

Parabéns pelo trabalho e pela inspiração que nos proporcionou!... 😉
Abraço,
Charles
Fernando Magalhães13/06/2007 19:20
Olá Amigos, tive problema com o meu ftp devido à forma que coloquei a imagem pela URL, mas já corrigi o problema e a imagem está disponível novamente.

Obrigado a todos pelos comentários, e muito gratificante saber a opinião de muitos colegas e talvez sentir a mesma satisfação pelo trabalho finalizado.

Uma vez que o fórum é uma boa opção de poder trocar idéias e aumentar o nível técnico do bonsai no Brasil.

Essa planta me incomodava bastante, mesmo possuindo um belo Jin com um trabalho de madeira interessante, ela não tinha equilíbrio e harmonia, foi quando resolvi retirar o Jin, de forma poder melhorar o visual da madeira e destacar a curva do tronco. Depois de pronto ficou muito fácil ver que realmente que literalmente o que matava o movimento da planta era o JIN.

Mais uma vez, obrigado pelos comentários.

Abraço a todos.
Mariano Alves Diniz Filho16/06/2007 09:45
parabéns
Fernando gostei muito do trabalho...
Você colaborou muito com nossos aprendizado pois é muito difícil trabalhar mudas de jacaré que estão muito altas e com pescoço grande.

ABraços

Mariano
darkaso18/06/2007 18:54
Fernando,

boa solução para este problema que é constante. O pescoço grade que encontramos é algo que incmoda bastante visualmente. Mas foi excepcional o resultado. A cor da madeira ficou otima. Esse merecia o centro de exposição.

Parabéns.
duprat19/06/2007 23:15
Ola fernando,
Belo trabalho. A duplicação do uro ficou ótima. Um praticamente continua sobre o outro e o segundo podemos jurar que é natural.

Minha duvida é quanto ao galho mais baixo que me parecer estar voltado na direção do observador. Creio que qualquer bonsaista ao ver a arvore em tres dimensões vai querer virar a planta por supor que a frente é outra. Um vaso retangular resolveria isso além de dar, por contraste, mais dinâmica ao tronco, sobretudo se for da mesma cor do tronco. Particularmente viraria um pouco o galho mais baixo de modo a ele não se confundir com a curva do tronco. Algo assim;;;;
nickyfury20/06/2007 09:21
bonsai
Duprat, concordo com o reposicionamento do galho, mas não com o vaso. Creio que se fosse para trocar o vaso, a melhor opção seria um orgânico, de bordas ligeiramente irregulares, mas ainda redondo. 😄
darkaso20/06/2007 18:23
Duprat,

ao ver a foto não percebi que o galho está virado para o observador, mas de lado. O posicionamento me pareceu mais natural do se você retirar o galho da frente do tronco, deixando-o totalmente exposto. Isto me parece um pouco forçado, mas aumenta a exposição do tronco que merece estar em evidência. Eu deixaria assim, como foi exposto.
Também achei o vaso redondo melhor, a cor escura contrastando com o tronco evidenciou o tronco e deu um "degradê" com a base mais escura e o uro. Opiniões, sempre serão diferentes.

T+
duprat22/06/2007 03:23
Estava esperando o Fernando mas,,,,
Mas Nicky,, sei não..... Continuo achando que a borda reta valoriza e destaca a sinuosidade do tronco. Você nem o darkaso justificaram o porque do redondo. Que tal um oval para o vaso não se isolar das curvas femininas e longas da árvore? Mas acho importante neste caso, devido ao galho, que a base tenha uma frente, o que é o caso do vaso oval. Um oval com bordas retas então? Com o tom escuro sugerido pelo darkaso fica bem clássico....

Mas o orgânico também ficaria bem interessante. Ele se identificaria com o uro. Esse que experimentei pareceu aproximar a copa de sua base. A principio pensei que iria isolar demais a copa mas isso não ocorreu. Bela possibilidade...

Fernando desculpe a vasta especulação de uma idéia. Seu bonsai está belíssimo. Com um salto seu trabalho transformou uma árvore estranha em um exemplar magnífico.
darkaso22/06/2007 20:18
Duprat,

o redondo identifica melhor que a planta é feminina, ou que melhor se encaixa nela. Não sinto que uma borda reta combina com a sinuosidade da planta, principalmente dos galhos. Além diso a cor escura ainda deu uma evidenciada no tronco, mesmo estando um pouco escondido pelo galho naquele ponto.

T+
Glauco Bastos22/06/2007 20:22
Amigos,

Cada tópico exposto aqui se torna uma aula valiosa, esta árvore ficou belíssima e quando eu achava que não tinha mais o que mudar vcs me provam que sempre tem algum detalhe para aprimorar mais ainda o trabalho. Ainjda tenho sérios problemas para escolher o vaso certo, vou tentando aprender um pouquinho a cada dia. Sinceros agradecimentos.
Abraços fraternos.
Fernando Magalhães22/06/2007 21:42
Olá Amigos,

Sempre é uma ótima oportunidade poder ver visões e idéias diferentes, isso e importante para que assim consigamos crescer e aprimorar nessa arte maravilhosa.

Obrigado pelos elogios, ao amigo Darkaso que por sinal sumiu do mapa, só aparece no fórum, hahahahahah, ao Duprat pelas suas considerações e visão e todos os outros que participam desse ambiente de troca múltiplas de técnicas e informações.

Acredito ser esse o caminho para boas discussões e principalmente uma boa reciclagem para todos, mudar um pouco de nossas visões e vícios, muitas vezes criamos uma visão um pouco bitolada, restrita. Visão essa que acredito ser a identidade do bonsaista.

Dessa forma é bacana poder ver outras opiniões, assim novas idéias nós traz um maior aproveitamento das técnicas e até mesmo melhores trabalhos futuros.

Sobre o trabalho gostaria de poder passar um pouco da minha visão do trabalho pretendido.

Esse era um Juniperus que estava sendo projetado para se tornar um Bunjim, estilo que venho estudando a algum tempo.

O que posso dizer é que, a respeito do vaso, no momento em que foi transplantando, era o vaso mais adequando proporcionalmente que tinha no viveiro, um ótimo vaso para treinamento da planta, seguindo a rigor a proporção proposta par um Bunjim, onde se tem copa apenas no ultimo terço da planta e conseqüentemente menos folhagem para nutrir, os vaso são metade da proporção convencional que é de 2/3 da altura ou da largura do bonsai, o que for maior, sendo assim o vaso nesse caso e de 1/3 da altura; geralmente redondos ou arredondados, de formas simples ou rústico.

Sobre o galho próximo ao tronco, principalmente pelo fato de ser o primeiro galho, o mais forte e vigoroso, ele tem que retratar ao máximo o movimento do tronco principal, de forma a poder expressar o melhor e mais harmonioso sentimento de naturalidade e equilíbrio, para minha visão artística não optei por uma forma matemática de posicionamento, mas sim uma forma que possa transmitir para eu como observador uma historia e sentimento de idade, beleza e harmonia, uma planta sofrida pelas as adversidades climáticas como presente em sua madeira exposta, seus galhos torcidos e pouco projetados para longe do tronco por ser continuamente fustigadas por condições climáticas que a construiu.

Sobre a sua frente é quase impossível confundi-la vendo-a ao vivo, pois a reverencia que é proporcionada pelo ápice a torna marcante, uma característica infelizmente não vista em uma foto.

Gostaria de agradecer a todos novamente, e fiquem na vontade em poder mudar as fotos e expressar suas opiniões, isso e ótimo para nosso crescimento.

Abraços,
darkaso22/06/2007 21:55
Grande Fernando,

eestou me esforçando para ir ao encontro do clube este mês. Muito mesmo, já que estou quase de férias pode ser mais fácil.

Boa colocação sobre as condições da planta. Esclarece muito as possibildades e nos dá a idéia de que cada um tem uma visão e com ela conta uma história nas suas plantas, acho que isto se chama estilo. Cada um tem que encontrar o seu, mas acho que você já o tem e está cada vez mais fácil de perceber em suas plantas.

Quanto ao vaso, está pensando em trocá-lo no próximo transplante? Para qual se for?

Abraço.
Mariano Alves Diniz Filho24/06/2007 22:07
Sem querer ser mudar muito o foco, qual é a melhor época para se fazer podas e trabalhos mais radicais em jacaré?

ABraços

Mariano
Campolina26/06/2007 21:03
Mariano, apesar do jacaré suportar bem trabalhos radicais em qualquer época do ano, o ideal é como na maioria dos juníperos, no início da primavera, que em BH fica mais ou menos após a segunda quinzena de agosto, apesar de eu achar que este ano não vai ter inverno definido.

Em relação ao vaso, realmente este estilo pede um vaso como o explicado pelo Fernando. Concordo que o vaso atual está aquém do bonsai, mas como comentado, era o melhor disponível.

Fiz um virtual com uma possível opção. Acho que um vaso octogonal de curvas discretas ficaria mais harmônico, pois apesar da sinuosidade, o tronco está longe de ser feminino, mas ainda gostaria que o vaso fosse mais baixo/raso.

Também deixaria o primeiro galho mais afastado do tronco, dando ênfase a bela curva e ao contraste entre o shari e a parte viva.

Um abraço.
Mariano Alves Diniz Filho11/07/2007 17:15
Eduardo você acertou.
O clima em BH está quente durante o dia. Mais do que o normal para o mês de julho. Muitas plantas que tenho, apesar da rega e da adubação controlada (no caso uma rega menor e nenhuma adubação para esta época do ano), estão brotando muito. Fico pensando que elas não hibernaram.

ABraços

Mariano
duprat12/07/2007 01:10
Muito bom campolina. Agora fechou. Vaso com linhas curvas e retas, meio do tipo usado para os literati, pois afinal o primeiro galho nasce acima da metade da arvore e ela tem um pouco deste estilo.
fabianoscosta12/07/2007 19:57
Acho que Campolina matou a charada: PERFEITO!!

Abraços
Fabiano
12