Transformação de Ulmeiro
Antonio Castro14/04/2005 19:26
Transformação de Ulmeiro
Olá 😄
Esta é uma intervenção que fiz no meu Ulmeiro.
Foi daqueles adquiridos num Hipermercado a baixo custo e que nunca temos a certeza, se não vem morrer a casa de tão maus tratos que levam.
Embora já seja do conheçimento de alguns de vós, resolvi partilhar tambem convosco.
Não seria nada de especial, se não fosse esta a minha primeira no género.

Estado dele conforme o adquiri

Após uma poda
Não contente, resolvi meter mãos à obra…

Após intervenção

Estado dele em Fevereiro/05

Estado dele em Março/05

Estado dele em Abril/05
Agora estamos em plena primavera e vou apenas aparando as pontas para o direccionar a energia dele para onde quero
[ ]s
Castro
Charles14/04/2005 20:24
Re: Transformação de Ulmeiro
Oi Castro...
Na minha opinião, todo trabalho que desenvolvemos em nossos bonsai é especial!...
Com certeza, com o seu Ulmus não foi diferente, afinal, voce fez uma intervenção bastante profunda.
Nota-se a grande diferença entre o "antes" e o "depois", e isso é gratificante!
Parabéns e um abraço,
Charles
Cláudio C. Ratto15/04/2005 00:22
Castro,
Tudo tem um início e pelo visto você começou bem ...........Parabéns !
Futuramente nos coloque a par do desenvolvimento deste Ulmus, ok ?
Um Abraço,
Angela Fernandes15/04/2005 01:39
ULMUS
Prezado Castro !
Considero o ULMUS uma linda planta e prestei bastante atenção na sequencia das fotos.
Seu trabalho ficou muito bom, lindíssimo !!!
Continue nos mantendo informadas sobre o desenvolvimento dele, acho que vai dar "samba" !!!!
Abraços
Angela 😂 😄 😂
jackson16/04/2005 21:42
Castro,
Todos acima já disseram o que eu gostaria de dizer, vc conseguiu transformar profundamente, sua aparência. Está de parabéns.
[]s
Felipe Frango Zappala16/04/2005 22:32
Esse Castro parece que está se tornando um escultor de plantas.
Nota 10 para ele!
Por falar em escultor de plantas, alguém sabe por onde anda o Nosso Sergivaldo? Já estou começando a ficar preocupado... faz tempo que não vejo ele pela Net...
Abraços.
Antonio Castro17/04/2005 16:36
Olá companheiros 🙂
Charles, Cláudio Ratto, Angela Fernandes, jackson e Felipe Zappala,
Muito obrigado a todos, e fico bastante feliz por gostarem 😄.
Logo que haja mais novidades coloco cá, mais olhos a verem é sempre melhor e sempre se pode corrigir algo a tempo.
É um prazer compartilhar as minhas ( poucas) experiências convosco e tambem é uma forma de agradecer, esta excelente comunicação que todos os dias nos faz "alargar horizontes" ao aprendermos mais um pouco.
A todos um Bem hajam
[ ]s
Castro
Alexandre S. Coelho18/04/2005 08:40
Oi Castro!!!
Não poderia deixar de te parabenizar pela grande transformação que fizeste nesta planta!!!
Seu trabalho mostra para iniciantes e experientes, que podemos ''ver uma luz no fim do túnel'' nessas árvores adquiridas em hipermercados.
abraços
Mário A G Leal18/04/2005 10:55
Caro Antonio Castro, quando nos permitimos algumas "artes" é quando encontramos a nossa Arte.
Parabéns!
Antonio Castro18/04/2005 19:06
Olá Alexandre Coelho e Mário Leal
Mto. Obrigado pela força.
Alexandre, na minha opinião esse é um dos meios que não descarto, agora é uma pena que ao fazê-lo estejamos a estimular esse negócio, só pelo simples facto de que leva á morte a sua maioria pelos maus tratos administrados, apenas isso.
Alguns deles vêm da china através de uma empresa Holandesa, com arames comuns desses das obras (sim parece mentira 😲 ).
Cravados de tal maneira que já nem dá para tirar, e com marcas profundas. Só me leva a concluir que quem o fez daquela forma, certamente não pertence a este mundo "Bonsai".
Agora se puder comprar uma espécie a 1/4 do preço, e esta estiver com alguns indicios de vir a ser bonita, porque não 😄.
[ ]s
Castro
Olavo18/04/2005 19:18
Cara...
Tá muito legal!!!!
Nem se compara com o início!!!
Viu só...
Salve os bonsai de super mercado!!! Senpre tem como melhora-los e muito!!!!
Ao menos os de além mar.. Os dos mercados aqui são normalmente bem mais novinhos... 😈
Valeu Castro!!!
Antonio Castro18/04/2005 19:36
Oi Olavo, tudo bom 🙂
Mto. Obrigado.
Sempre que posso dou uma mirada 😄, agora se formos tentar salvar, fomentamos o negócio e logo logo, aparecem mais.
Mas se tiver um que goste, nem olho para trás 😄, na minha opinião todos os lugares são válidos para se adquirir uma arvore, seja Hortos/yamadori ou centros de Bonsai.
Ainda á uns tempos comprei uma "Sageretia" num Horto, quase morta para ai a 1/5 do preço, foi só pelo desafio de a tentar salvar...se eles a vissem agora.
Por cá a idade minima de os comercializar ( Bonsai) é de 5 anos, nem se vê mudas ou estacas e muito raramente sementes.
[ ]s
Castro
Antonio Castro31/12/2005 15:59
Olá a Todos 😄
Só Para actualizar...aqui está o estado dele hoje 30-12-05 😉
Bom Ano a Todos 😉 😄 😄 😄
Abraços,
Castro
Lúcio Manoel Picanço31/12/2005 18:43
Antonio,
Está ficando bem bonito.
Parabéns!
Lúcio
Illex31/12/2005 19:43
Olá Castro,
Ja vinha aconpanhando o resultado no site da Luso amigo, esta muito bem encaminhado, acho que a evolução é muito clara. Continue nos mostrando ela. T+ amigo.
Abraços:
Illex
newtonhissanaga01/01/2006 20:38
Nossa....estou espantado...
nos hipermercados ai de SP tem materiais bons assim a baixo custo ??
e eu aqui indo de viveiro em viveiro atrás de um ulmus e não acho ...
beleza de arvore em uma beleza de vaso...é Izumi ?
Abraços e Bom 2006 pra todos
Antonio Castro01/01/2006 21:17
Olá a Todos
Lúcio , Illex e Newtonhissanaga, mto. obrigado pelo incentivo 😉
Newtonhissanaga...eu não sou de "SP" 😄 🙂 😄 por cá existem Ulmus/Serissas e Lingustruns em grandes quantidades no hipers, ( + ou - a R$ 15,00 ).
Quanto ao vaso este é de importação...pelo que tenho visto, bem inferior aos do "mestre" Izumi 😉
Bom Ano....
[ ]s
Castro
Alexandre S. Coelho02/01/2006 10:17
Oi Castro
Valeu amigo pela partilha da evolução que esta sua árvorezinha está passando, parabéns ❗ ❗ ❗
abraços
Antonio Castro26/10/2007 20:09
Olá pessoal
Não sei o que se passou...mas fazendo uma pesquisano forum esta msg não aparecia, tive que recorrer meu nick e ver todas as minhas msg, para poder recuperá-la, ainda assim perdeu-se parte dela (ultimas actualizações 😕 )
Peço desculpa pelas novas colocações,...
Mais uma foto 30-12-05

É curioso como ao lado, está um outro ulmeiro, coabita o mesmo espaço e disfruta dos mesmos cuidados e não tem o mesmo aspecto 🙄, como se pode ver
[ ]s
Castro
Antonio Castro26/10/2007 20:10
Olá a todos
Continuando...21-08-06
"Resolvi dar-lhe mais um retoque para favorecer algum afunilamento e ver se deixa de vez aquela parecença de ter saida da revolução Francesa.
Agora resta ir tratando da "ferida", é extensa por isso vamos lá a ver como se comporta...de seguida é começar a trabalhar a copa, que como se pode ver levou mais um bom desbaste 😉 "
[ ]s
Castro
Antonio Castro26/10/2007 20:11
Continuação 09-02-07
"Olá a todos
Respondeu bem ao corte e, colocou outro ramo ligeiramente ao lado, mais para onde pretendia.

Foto de 27-01-07
Hoje para meu azar, estava tombado 😲 e com o ramo do lado esquerdo totalmente quebrado 🙁
Tenho deixado crescer o ápice, para estimular o engrossar do tronco e assim proporcionar uma maior conicidade, tal como o desenvolvimento dos ramos...dessa forma ajudam tambem no processo de cicatrização...e a duplicação dos secundários e terciários ficará para mais mais tarde...mais agora por causa da quebra de um ramo importante.
...só para me chatear, agora aumentou-me o desafio...mas tempo não nos falta 😈 ."
[]s
Castro
Antonio Castro26/10/2007 20:31
Actualizando
Estado dele a 21-09-07
Encontrava-se despenteado para evitar dispendios de energia, para uma tarefa que tinha em mente para ele, esta época 😉 😄 😄
Já está feita,...agora está em convalescença, logo que estiver em condições coloco mais umas quantas 😉

Como se pode ver e de acordo com a msg anterior, por acidente partiu-se um ramo que era bastante importante, assim tratei do local e deixei-o à vontade...desse mesmo sitio rebrotaram 2 ramos que deixei crescer como "ramos de sacrificio"...ainda hoje existem, facto pela qual, o novo ramo já tem aproximadamente a mesma grossura do outro mais velho...agora retirei-lhe as pontas para ele retroceder para mais junto do tronco e começar a criar os secundários, não é visivel na foto, mas ele ainda tinha mais uns 15/20cm do que se vê ali...foi mesmo deixar crescer à vontade.
Posso considerar que aquele ponto está 100% recuperado.
[ ]s
Castro
Antonio Castro08/12/2007 15:27
Olá a todos
Em Inicios de Novembro resolvi meter mãos à obra...
Na tentativa de de evitar a falta de conicidade, falta grave em Bonsai seja ele em que estilo for, com regras ou não...resolvi mais uma vez meter mãos à obra

Foto de 11-11-07
O segundo ramo ( 1.º da Esquerda) foi o ramo que se partiu totalmente quando o Bonsai tombou.
Aguardei que rebrotasse daquela zona e quando o fez, deixei-o desenvolver-se livremente, como se pode ver numa foto acima, o "ramo de sacrificio"....actualmente está na mesma espessura que o outro (1.º da direita).
Cptos.
Castro
Antonio Castro08/12/2007 15:37
😕 Maldita impaciência 😮ops: 😮ops:
Ainda à dias lhe mexi e hoje olhei para ele e não resisti 😕 🙁
Havia qualquer coisa que não me agradava no "Shari"...estava estático de mais para o meu gosto...
mais um desbaste...aproveitando o movimento do tronco.

e uma limpeza e o afunilamento melhor resolvido 😉
Contrariamento ao que se vê na foto da msg anterior, na base a madeira exposta, vai para o lado contornando um pouco o Tachiagari.

mesmo por muito maturada que seja a ideia depois de trabalho feito, fica sempre a ideia/ ou algo que nos diz que deviamos ter feito de outra forma
Olhando hoje para ele, ainda que não esteja descontente com o trabalho efetuado, efectivamente teria feito de outra forma, explorando ainda mais o movimento...mas enfim é impaciência dos meus "genes Ocidentais" que fala mais alto 😮ops: .
E com isto já está quase a fazer dois anos desde que lhe mexi pela primeria vez... como o tempo passa 😲
Cptos.
Castro
Cláudio José Teixeira08/12/2007 17:04
Olá Castro,
Como é bom ver um tópico se renovando com a evolução do trabalho, a utilização do Shari para aumentar a conicidade também é uma grande sacada.
O que você quis dizer com o shari estar estático demais para o seu gosto?
Abraços,
Cláudio.