Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Transformação de Ulmeiro

12
Antonio Castro08/12/2007 19:40
🙂 Olá Cláudio, tudo bem?

Cláudio José Teixeira escreveu:
...O que você quis dizer com o shari estar estático demais para o seu gosto?...

O que quis dizer é que embora não seja perceptivel nas fotos, o Shari da msg de cima que foi feito na primeria vez...foi feito quase a direito ao longo do tronco...acabando embaixo com uma forma curva, como se pode ver na foto.
Em cima contornava junto do 1.º ramo que sai para a direita...mas de forma timida
Agora aumentei-lhe as sinuosidades, desbastei um pouco no local onde começa esse ramo, dando uma aparência de afastamento em ralção ao tronco e em baixo, deixei em vez da forma de "U" contornei para ambos os lados, mas com maior incidência para o lado esquerdo da árvore.
No fundo, terá sido criar algum movimento no trabalho anterior...que me pareceu estar de certa forma desinteressante/"menos interessante", digamos 😉

A próxima etapa vai ser o transplante...já o devia ter sido este ano, mas por estar num vaso de treino preferi aguardar.
Ainda este ano (lá mais para a frente) vai/irá sofrer uma poda estrutural, com o intuito de redução dos ramos secundários, precisamente para começar criar o afunilamento e estimulação da rebentação terciária e por ai fora...agora com maior algum controle.

Obrigado pelo incentivo😉

[ ]s

Castro
Antonio Castro07/02/2008 22:26
Olá a todos

Só para colocar a actualização do meu Ulmeiro

Foto dele em 02-02-08

Actualmente encontra-se em periodo pós-transplante.
Este ano vai começar a ser adubado em força...poque estiquei a corda...desbaste e transplante durante um único inverno.
Para o ano estou a pensar em refazer alguns ramos secundários porque não me satisfaz o movimento e "expor" um pouco mais o Tachiagari, com todos os riscos que isso acarreta...vou soltá-lo e depois tratar do Nebari.

É um shohin e de Hipermercado, mas tem me dado tanto prazer como qualquer outro adquirido em Centro de Bonsai 😉

Não sendo nada de especial, espero que seja do vosso agrado 😉

[ ]s

Castro
edson060508/02/2008 01:40
Castro,
está ficando muito bonito este teu Ulmus. Muito instrutivas as fotos da evolução e aquele shari foi uma ótima saída para a falta de conicidade...
Parabéns...
Um abraço.
Edson.
Paulo César Morais08/02/2008 01:43
Antonio,parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar. ótima evolução. se puder, continue mostrando o desenvolvimento de seu Ulmus.
duprat08/02/2008 04:05
Muito bom trabalho Castro,
Tá ficando bom isso hein... e olha que estava a um tempo achando meio esquisito mas agora deu um bom salto de qualidade estética.

Eu sugiro ainda diminuir um pouco o comprimento dos ramos mais altos. Está quase lá. Mais um pouquinho e ficará muito bom.

Outra sugestão que talvez lhe interesse.... Tenho duas árvores com cortes radicais como o seu. Numa delas ao invés de colocar a pasta cicatrizante que sempre fica um tanto quanto alienígena, apliquei cera de carnauba. É uma cera dura que resiste ao calor do sol e esteticamente se integra muito bem, parecendo inclusive a própria madeira, não permite o ataque da humidade, ou de fungos. Derreti com uma colher de metal e vela e apliquei grossa camada com pincel, tipó pintura encáustica. Depois com um estilete retirei o excesso. já tem um ano com a primeira aplicação de modo que me parece já ser possível recomendar os bons resultados. Em breve posto umas fotos para se ter uma idéia.

Parabens.
Antonio Castro08/02/2008 13:55
Olá a todos

Edson
Muito obrigado pelo comentário 😉 .

Paulo César
De igual forma muito obrigado pelos comentários, assim que houver algo mais a acrescentar, mesmo sabendo não se tratar de nada de especial, com certeza terei todo o prazer em o compartilhar 😉 .

Amigo Duprat
Muito obrigado também 🙂 …
Quanto à sugestão todas são importantes e interessantes 😉, neste caso concreto é até a minha intenção 🙂 😄 ...
Não o é (intenção) no actual momento, apenas porque ainda necessito de uma força adicional, ao mandar a energia para cima, o tronco vai se afunilando de forma mais equilibrada, assim como os ramos que crescem mais abaixo, ficam mais proporcionados em relação ao conjunto …e em alguns estou a mesmo pensar refaze-los quase do zero... estes de igual forma, posteriormente terão que ser encurtados em relação à forma actual.

Quanto à pasta cicatrizante agradeço do mesmo jeito a “dica”, eu tenho várias, mas tenho preferência por esta, por ter como característica, que conforme a arvore vai cicatrizando ela vai se soltando, nesta ultima foto já não se encontra presente…mas obrigado na mesma, com certeza será útil…

Ficamos a aguardar pelas fotos 😉

[ ]s

Castro
Antonio Castro26/03/2008 20:34
Olá a todos

Actualizando...

Logo, logo, vai ser rebaixado...,por enquanto necessito de força no ápice para engrossar de forma mais uniforme.
O passo seguinte vai ser a correcção da ramificação secundária e estimulação da terciária.

Como se pode constatar, o Vaso é de origem Chinesa ( baixa temperatura/menor custo) e denuncia que a água da Companhia da minha zona não é das melhores, com niveis altos de calcário.

Projecto em curso, que me tem dado imenso prazer trabalhar, talvez por ter nascido de um dos ditos "malsai" de Hipermercado, que mesmo não gostando da forma com que são tratados nesses locais, não deixou de ser a minha 1.ª abordagem nesta arte 😉.

[ ]s

Castro
Antonio Castro19/10/2008 17:34
Olá a todos

Apenas para actualizar

Está um pouco solto em virtude de o ter deixado livre para recuperar do "Shari",

Com uma pequena poda de copa, estava quase lá,...mas não, este Inverno penso que vou fazer-lhe uma poda radical, para começar uma nova estrutura de ramos primários; secundários e terciários como ele merece 😉 ...e tanto prazer me tem dado.

Espero que seja do vosso agrado,

Cptos

Castro
Antonio Castro02/02/2009 22:21
Olá a todos

Só para actualizar

Ulmeiro 31-12-08
Uma nova fase em curso 😉

[ ]s

Castro 😉
fabianoscosta05/02/2009 19:17
Coragem, determinação e visão, assim como o amadurecimento de nossas plantas nós vamos ficando mais criteriosos e exigentes.

Creio ter sido uma excelente transformação, agora ela será um shohin com nebari, base, conicidade e boa estrutura!

Parabéns amigo, em um ano ela estará recomposta.

Grande abraço e obrigado por mostrar este tipo de intervenção que pode chocar a muitos, mas nos faz repensar sobre muitas das nossas que não tomam jeito ou não seguem muitas vezes o rumo que achamos ser o certo para elas esteticamente...

Fabiano.
Thiago Giaconi05/02/2009 21:41
Olá Castro,

Ficou muito boa a mudança, parabéns!!!!

Abraço

Thiago Giaconi
Marcos Castilho05/02/2009 21:53
Que enorme mudança Castro no início do tópico eu imaginei um Hokidashi e agora no final fiquei surpreso mais me agradou a intervenção feita.
Antonio Castro11/02/2009 21:47
Olá Amigo Fabiano

Obrigado pelo incentivo 😉

Confesso que no momento da intervenção a coragem não era muita, mas pareceu-me que algo devia ser feito, principalmente se pretendemos conicidade ramos secundários e terciários bem curtos.

Sim é verdade, com o passar dos tempos devemos tentar "olhar um pouco pelo lado de fora", e refectir um pouco mais sobre aquilo que temos, se vale a pena continuar ou não com determinado projecto que tenhamos em curso.
Para tentarmos minimizar energias desnecessárias em algo que por qualquer razão não nos não nos agrada, sim, acredito que passa por tentarmos ser um pouco mais criteriosos e exigentes.
No transplante que efectuei no mês passado também foi corrigo um aspecto "menos bom" que carregava consigo desde o inicio, tinha uma inclinação para trás (carimbo de origem 😄), ainda não me habituei a vê-la nesta nova posição e com um ar tão radical, mas hoje parece-me ter melhorado um pouco mais.

De momento começam a aparecer os novos rebentos 😉

Vamos aguardar pelos desenvolvimentos, assim que houver algo de mais concreto vou actualizando

[ ]s

Castro
Antonio Castro11/02/2009 22:16
Olá Thiago e Marcos

Obrigado pelos comentários/incentivo 😉

Tem sido uma mudança significativa, tendo em consideração que se trata de um pré-bonsai de hipermercado, vendido como Bonsai.
Foi bem barato e é nele que tenho feito bastantes coisas que não me atrevia a fazer noutros bem mais caros 😄

Marcos
Também passou por ai, mas depois resolvi mudar um pouco 😄😄
Pegando nos exemplos dados pelo Amigo Fabiano, Bonsai (a meu ver) também passa/deve passar por não se dar como finalizado qualquer exemplar que tenhamos adquirido, só porque já vinha assim.

Bonsai é uma escultura em movimento e que para que mais/melhor nos identifiquemos com ele, passa forçosamente por termos que correr alguns riscos e metermos mãos obra, se fica bem ou não isso 🙄 ,....muitas vezes nem tem assim tanta importância, desde que tenhamos aprendido algo e saibamos mais tarde tirar proveito de tal.
Bonsai pode ser refeito em qualquer altura, principalmente em casos como este que ainda estão práticamente na estaca zero...e podem ser considerados como objectos de estudo, o que no meu caso não deixa de ser verdade por desconhecer qual o seu resultado final.

Obrigado pela força 😉

[ ]s

Castro
Franz Lopes11/02/2009 23:23
Que belíssimo exemplo de trabalho feito com esmero e determinação amigo Castro... 😄

Cada vez que você posta a evolução e as etapas de seu trabalho nesta planta, ficamos com uma curiosidade crescente quanto aos resultados futuros...

Parabéns!!!

Continue nos agraciando com este seu belíssimo trabalho.

Obrigado 😉

Franz Lopes
Rogério04/04/2009 00:06
Caro Amigo Castro
Trabalho maravilhoso do inicio ao fim.
Parabéns.
Logo ele estará cheinho de brotações e ficarei observando as novas postagens.
Abraço
Rogério.
Antonio Castro04/04/2009 13:35
Olá Amigo Franz Lopes

As minhas desculpas só agora vi o Post 😮ops:
muito obrigado pelas palavras de incentivo, também eu fico com curiosidade acerca das próximas etapas...é um jogo de interacção 😄 e de cedencias de parte e a parte, e nunca sabemos quando ela quer abandonar o jogo, por isso á que mantê-la bem disposta/tratada dentro do possivel 😄 😄 .

Muito obrigado

Amigo Rogério

Muito obrigado também pelo incentivo 😉

Mal comparando e no seguimento da nossa conversa noutro tópico em que me servi deste exemplo, foi colocado cá no tópico "matérias" um exemplo do género e que me serviu e serve de "directriz" para este género de trabalhos.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11208
no fundo é o mesmo, podar mais próximo do tronco para os futuros ramos desmultiplicarem e com uma bitola bem mais fina que aquela que teriam se fosse a continuidade do respectivo ramo.
No caso em concreto do link, é como no yamadori, se existe a possibilidade de encurtar uns meses ou anos, e esse for o nosso objectivo, caso haja material disponivel, porque não fazê-lo?? o fazer ou não fazer com enxerto, é apenas uma questão de tempo, afinal os ramos que são utilizados para os respectivos enxertos, podem precisamente os mesmos que terão sido podados...não tem que ser de outro exemplar, ainda que também seja possivel....uma questão também de oportunidade.

Ali está um grande exemplo, e face ao que nos proporciona ver, temos que arranjar coragem para executar...mesmo com alguns riscos 😉.

Ela felizmente já se encontra com exelentes brotações e com tufos compactos bem perto do tronco 😄 😄

[ ]s

Castro
Rogério04/04/2009 19:58
Amigo Castro
Fico muito agradecido por toda a ajuda e todo esclarecimento prestado.
Grande abraço
Rogério.
12