Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Piteco Kengai primavera de 2007

12
nickyfury17/09/2007 17:34
bonsai
Duprat,

Eu não mudaria o vaso, não. Creio que é justamente essas aletas de "foguete" como vc diz que transmitem um charme a mais, um plus ultra, para a harmonia e a composição como um todo. Mantenha esse vaso de reserva, pois irá se ajustar perfeitamente a seu trabalho, após a finalização. 😄

Quanto ao desenvolvimento de sua planta, ao invés de usar escorredor, eu optaria por uma bacia bem grande, perfurada na lateral e no fundo, contendo alem de pedrisco liso tipo seixo, caco de telha, terra granulada, carvão vegetal, casca de pinus, para propiciar um crescimento e engrossamento mais rápido para sua planta. O importante, a meu ver, é favorecer o engrossamento do caule principal, que vai desde o nebari até o ápice do galho que desce. 😄

O escorredor não se presta a isso, mesmo aportando sobre a famigerada "mamadeira", tão bem como a bacia. Vc deverá colocá-la a uma boa altura, "travar" o galho que desce, sem aramá-lo contudo, puxando-o para baixo, favorecendo a queda. E deixar a planta crescer, livremente, emitindo a caracteristica brotação, quando então aplica-se a técnica do deixar crescer e cortar. 😄

O trabalho no vaso é mais lento, gradativo, mas permite um controle maior, se o cultivador tiver a paciencia necessária para aguardar o desenvolvimento. Talvez, caso não queira adotar nem escorredor, nem bacia, vc pudesse obter um vaso cascata maior e mais largo, bem como mais alto, para favorecer a emissão das raízes necessárias ao engrossamento de sua planta. Uma boa opção, que encontrei no mercado, a preço acessivel, é um vaso petropólis. 😄
duprat20/09/2007 02:01
Pelo que estou entendendo, se a planta fosse de vocês ela voltaria para um vaso de cultivo para engorda. É preferível mais um ou dois anos assim do que no vaso definitivo que levará uns cinco no mínimo para alcançar o mesmo resultado.
Está tudo bem, concordo. Digamos que eu volte para o vaso em que estava mas sem o escorredor, com substrato anterior que é bem parecido com o que o Nickyfury citou. Colocaria ela deitada uns 45% para ajudar no vigor do ramo de queda e facilitar a criação do novo nebari que ficaria mais enterrado.....
Mas em verdade não tenho ainda claro o processo. É pena que não fotografei as raízes. A situação é mais ou menos esta.

As raízes originais já se acomodaram voltadas para cima devido ao escorredor improvisado. Já surgiram raízes bem boas no meio do tronco. As do nebari que estou tentando criar ainda são muito incipientes. O ideal me parece ser, no andar do processo, corta ali (linha vermelha) para deixar espaço no fundo do vaso para manutenção futuras. Para que se possa fazer isso, entretanto, falta ainda um bocado de chão para andar. Teria de ir podando as raízes originais do fundo sempre com maior vigor, para fortalecer as outras e poder por fim cortar forte o tronco.

Mas pelo que vimos, em um ano o piteco se espalha demais nas raizes e a retirada de grande quantidade de raizes quebra o vigor da planta, comprometendo o trabalho aéreo com possiveis perdas de ramos etc.... Minha pergunta então é a seguinte: seria muito errado efetuar podas de raiz menos espaçadas, digamos de uns três em três meses? Ou um tempo depois dos novos brotos amadurecerem? Pois o piteco lança durante todo o ano novas brotações. Claro, tal mexida seria só na parte de baixo e tentando manter o torrão intacto da metade para cima.
darkaso20/09/2007 20:47
Duprat,

bom, parece que seria interessante mesmo voltar para vaso maior. Eu faria isto também. A diminuição deve ser gradual no tronco para não fazer uma grande cicatriz na parte mais grossa e nem uma redução demasiada para não afetar a planta por conta do que voc~e mesmo colocou sobre os galhos.

Acho que daqui um ano a resposta já terá sido suficiente para reenvasar para o definitivo devido ao crescimento muito bom. Fazer estas trimestrais não será muito bom para a planta. Acho melhor fazer podas menores, cerca de 30% no máximo.

T+
nickyfury21/09/2007 13:41
bonsai
Duprat,

Uma boa solução é, quando do próximo envase, vc fazer um alporque nesse local em que marca o corte da raiz. Por quê um alporque? Bem, assim fazendo vc garante uma sobrevida maior para essa parte, garantindo que não haja perdas de galhos ou de novas brotações atendidas pelos canais de alimentação dessa parte da raiz. 😄

Uma outra opção, pode ser o anelamento, com um arame grosso, passado no nível do corte pretendido, que irá estrangular aos poucos essa região. Dentro de oito meses a um ano, então, poderá fazer o corte sem nenhum receio. 😄

Nem preciso dizer que o melhor resultado com a aplicação dessa técnica é de longe o excelente nebari que irá formar. 😉
Além de, claro, ainda sobrar a parte inferior, que renderá uma nova planta, pois as estacas de raiz são tão boas quanto as de galhos. 😄
duprat08/02/2008 05:33

Pessoal estou dando uma atualizada com uma foto que goste de meu Kengai piteco em seu local na casa - guardião da minha porta - amarado claro em prateleira aérea - para o galho de queda ficar bem a vontade.

Na ocasião não valia voltar para um vaso maior logo apos ter envasado, até por que queria deixar um pouco para as raizes se acostumarem com o futuro vaso. Hoje mais acostumado to gostand do foguete kkk.

Apesar de meu medo ele respondeu muito bem mesmo com o confinamento do vaso (como podem ver tá saudável). Pelo ritimo biologico dele nem sei se vou voltar com ele para um vaso maior , apesar das boas recomendações.
.....😕 . É que estou me divertindo tanto na formação das copas,.... 😄 😄
E em verdade em prol da conicidade não me encomoda o fato do ramo de queda terminar fino (apesar de em meros... 4 meses ... ter tido de retirar arames dele pois já estavam a marcar).

O nebati vai ficar louquissimo - todo cheio de tentáculos que mais que raizes parecem braços agarrando o rochedo para não tombar....

Muita alegria muita alegria...😛
Pessoal, essa é a planta.... quem não tem recomendo veementemente. 😂 😂 😂
duprat08/02/2008 05:44
Engraçado ;.... vez ou outra somem para mim os botões de reeditar e apagar... fiquei sem poder mudar o cabeçalho...

Pessoal esqueci de colocar o link de uma pagina no meu site em que tem a sequencia toda.
Quem se interessar...

http://www.marceloduprat.net/galeria/Marcelo/bonsai/Pitecolobium/index.html
fabianoscosta08/02/2008 12:30
Duprat, vc amarrou o vaso na prateleira, não?
duprat08/02/2008 20:38
Fabiano está amarado sim. Os furos dos pés de foguete do vaso já foram feitos pensando nisso. Eu passo um fio de cobre por um deles e pela base onde está apoiado de modo a poder tirar facilmente para manutenção. Tem ficado bem firme mesmo em tempestade.
fabianoscosta08/02/2008 23:57
Beleza Duprat, dá até um arrepio de pensar em um ventinho sorrateiro, não??? 😕

Abraço amigo,
Fabiano
darkaso09/02/2008 10:07
Duprat,

como está bem encaminhado seu piteco. A copa da queda está muito boa, apesar do tronco ainda ser fino em relação ao tornco base, mas só memso o tempo e a poda de controle da copa alta vai corrigir isto. Ela está muiro boa mesmo. O vaso ainda é estranho, mas ficou bem interessante por ser único. Parabéns pelo trabalho.

Quanto ao botão editar o Mário já esclareceu, dê uma lida depois.
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=8554

Abraço.
12