tanuki´s
Alexandre S. Coelho20/07/2007 00:33
tanuki´s
Oi pessoal
Há algum tempo venho desenvolvendo este trabalho de tanuki, madeira arrastada. Apesar de não ser um bonsai, achei bem legal pelo impacto visual que podemos dar, aproveitando um pedaço de madeira morta como boa base 💡
Tinha feito uma sequência fotográfica com a preparação das madeiras e mudas... porém, sem querer, foram deletadas do computador 🙁 ... ficaram estas:
1º - Tanuki com junípero "kaizuka"
antes
atualmente
2º - Tanuki com caliandra
atualmente
costas
vista de cima
Espero que gostem, opinem, critiquem...
abraços
Rafael Grecca20/07/2007 07:22
re:
Alexandre, eu achei lindo seu trabalho, vc esta de parabéns
Alcides Junior20/07/2007 07:29
Alexandre, meus parabéns pelos seus trabalhos, ficaram muito bonitos, o efeito conseguido com as madeiras mortas foi maravilhoso.
Ferreira20/07/2007 10:08
Não-bonsai
Alexandre
Camarada, bonsai ou não-bonsai, o importante é que os trabalhos demonstrem a aplicação de bons princípios técnicos e consequentemente apresentem muita beleza. Sem dúvida estes seus trabalhos são excelentes.
Ivanil Pimentel Vieira20/07/2007 10:17
Alexandre,
ótimo trabalho desenvolvido por vc...
meus parabens!
Um abraço,
Ivanil
darkaso20/07/2007 10:17
Alexandre,
eles estão ficando muito bons. Veremos elas completas em um ou dois anos com uma copa mais completa e densa. VAi ser um show amigo.
T+
Diogo Matos20/07/2007 10:21
Existe diferença entre shari e esse tal de tanuki???? 😂
darkaso20/07/2007 10:51
Diogo,
o shari é feito no tronco da planta, podendo ser feito em pequenos feixes ou em uma grande parte do tronco. Já o tanuki é um tronco de outra planta que jé está morto que é colocado como se fosse o tronco da planta. Na verdade é uma "enganada" que você dá. Coloca uma planta fina em um tronco grosso e bonito. Mas ainda se diz bonsai. Tanuki bonsai.
T+
ARQPATRIK20/07/2007 11:52
Alexandre gostei muito do seu trabalho, achei que ficou bem natural como se o tronco morto fosse parte da planta realmente. Esta de parabens!!
Alberto Alves20/07/2007 20:20
Por isso que não deixo de visitar todos os tópicos
olhai ai aprendi mais uma coisa... 😉
Não conhecia essa tecnica(alias é uma tecnica?)
Como já falaram o bem natural...
Adorei os trabalhos parabens.
fabianoscosta20/07/2007 20:27
Alexandre, seu trabalho está ficando maravilhoso, vejo que absorveu realmente a técnica e seu trabalho mostra bem isso, meus parabéns e obrigado por mostrá-los,
Grande abraço,
Fabiano
Paulo César Morais20/07/2007 22:09
Alexandre muito bonito seu trabalho, está ficando muito bom mesmo.
agora uma dúvida, quando vi esta tecnica em um livro,eu entendi que com o tempo a planta jovem vai se fundindo com a madeira antiga, é isto?
no caso das suas já está acontecendo esse processo;
GIULLIANO CARNEIRO21/07/2007 00:14
Seus trabalhos estão muito bons, parabéns!
Ricardo Paiva21/07/2007 00:24
Alexandre, sensacional seus trabalhos.
O da kaizuka está em minha galeria há muito tempo.
O com a caliandra está excelente também.
Alexandre S. Coelho21/07/2007 20:24
Oi pessoal
Obrigado por todos comentários ❗ É bom ver que nossas tentativas estão agradando aos próximos 😄 😄 😄
abraços
Alexandre S. Coelho21/07/2007 20:36
Paulo César Morais escreveu:
... agora uma dúvida, quando vi esta tecnica em um livro, eu entendi que com o tempo a planta jovem vai se fundindo com a madeira antiga, é isto?
no caso das suas já está acontecendo esse processo;
Oi Paulo
pois é, como a planta jovem é presa com pregos, parafusos, alfinetes, arame... dentro de um "canal" feito na madeira morta, com máquina ou formão, ela engrossa e fica presa (não fundindo-se).
Nesses meus, as plantas já estão "agarradas"... dá pra ver um pouco pelas fotos da parte de trás.
abraços
nickyfury22/07/2007 11:02
bonsai
Alexandre, realmente seu tanuki com a kaizuka está bonito. Mas creio que poderá melhorar ainda mais ao reestilizar a estrutura da copa, vez que ela não está muito condizente com a extensão da madeira morta. Poderia fazer algo mais radical, creio eu, que harmonizaria melhor seu trabalho. 😄
Conquanto se diga que um tanuki pode ser feito com qualquer espécie, eu discordo. Acho que a unica, viável, por sua ocorrencia, é a feita com junipero ou pinus, embora não tenha, ainda, visto nenhuma com pinus. 😄
Mas, é claro, gosto é igual pescoço, cada um tem o seu. Então, parabenizo vce por ambos trabalhos. 😄
Elio22/07/2007 15:02
Olá Alexandre!
Fazer um Tanuki já é muito difícil. Compor uma planta com um tronco morto que mostre harmonia, minimize o máximo a artificialidade é uma coisa que raramete se vê.
Contudo vc conseguiu fazer isso com maestria.
Meus sinceros parabéns!
Abraço
Alexandre S. Coelho25/07/2007 22:56
Oi nicky e Elio
amigos, desculpa a demora em agradecer aos vossos comentários... BRIGADUUUUUU ❗ 😂
abraços
Angela Fernandes26/07/2007 21:12
MEU PRESIDENTE !!!!!
O tanuki feito pelo MEU AFILHADO aki em Niterói tem que ser podado quase que toda semana....ele brota divinamente e ainda nem está em vaso próprio....
Lembra dele ????????
As plantas que você ora nos apresenta estão super belas...
Meus parabéns
Alexandre S. Coelho28/07/2007 00:11
Obrigado Angela ❗
Claro que lembro do tanuki feito pelo conterrâneo... lembro que com as fotos do Marçal, ficou bem explicativo, não foi mesmo!!!???
abraços
edson060529/07/2007 03:56
Tanuki
Alexandre,
realmente muito bonitos os teus trabalhos. Gostei demais da caliandra!!
Eu tinha uma muda de caliandra vermelha que comprei num viveiro. A planta-mãe acabou morrendo por não aguentar os maus tratos de um iniciante, como poda de raízes e transplante inadequados; mas sobrou dela uma mudinha que retirei de um broto de raiz.
Apesar de ser mais fina que um lápis já deu sua primeira flor.
Até então eu ia esperar crescer pra ver o que fazer, mas agora vou aproveitar a inspiração no teu trabalho e tentar fazer algo parecido...
Um abraço e parabéns pelos teus belos exemplares...
Alexandre S. Coelho29/07/2007 18:54
Obrigado Edson,
bom saber que estes lhe deram inspiração ❗
Faça outra muda, de estaca, aí você trabalha num tanuki e num bonsai 😉
abraços
finho_rn01/08/2007 10:54
muiot bonito mesmo....
Antonio Castro01/08/2007 18:20
Olá Alexandre
Eu devo dizer que a técnica do "tanuki" não é das que mais me atrai, talvez porque a maioria dos exemplos que tenho visto, são feitos por praticantes ainda muito "verdes" nesta arte ou que pularam algumas etapas, facto que condiciona de certa forma a destreza/engenho para que se conseguir aquilo que o próprio nome indica...acabarão por chegar ao mesmo destino, porque o fazer ( conhecimento empírico ), com todos erros e acertos, acabará por os levar ao mesmo porto...
É uma técnica bastante dificil de se conseguir, e quando isso acontece são um espectáculo, mesmo sabendo que o são...
Os teus estão no bom caminho 😉
Também me parece que o Junipero devia estar mais solto, falta-lhe alguma liberdade para o harmonizar, com aquelas curvas do tronco...
Essa percepção de desequilíbrio, também poderá estar mais acentuada/visivel pela juventude da arvore viva, facto esse, que será uma questão de tempo.
Excelentes exemplos a seguir, para todos os que pretenderem enveredar por esse trilho...
Gostei bastante de ambas, e devo confessar que não sei qual delas gosto mais...para já, pela fluidez, talvez optasse pela Caliandra 😉 .
No futuro não sei, por isso ficamos a aguardar novas evoluções 😄 😄
Boa sorte
Abraço
Castro