Juniperu Fukinagashi - início de trabalho
Paulo Henrique de S. Garc06/09/2007 20:44
Juniperu Fukinagashi - início de trabalho
Olá, amigos, esse é minha primeira tentativa de um fukinagashi, quando comprei essa planta, minha intenção era um literati, com uito jin e shari, porém quando fui "desbastando" a folhagem do do galho que seria o maior jin, mudei de idéia, e resolvi mudar o estilo. Ainda não fiz uma poda de refinamento, então nas fotos ela ainda está meio "cabeluda"...se puderem dar alguma sugestão e para os expertes...projeções, elas serão muito bem vindas...

planta bruta "frente"

nebari (ainda não ví ele todo, pois não mexi nas raizes)

frente finalizada

outra possivel frente
particularmente eu prefiro a primeira frente
um grande abraçoe
Té mais...
Ferreira07/09/2007 20:15
Preferências
Paulo
Na minha opinião este é o estilo mais complicado de bonsai, mas você está chegando perto de fazer um exemplar bem convincente. Para isso, eu sugeriria simplificar a estrutura, ou seja, reduzir o número de ramos e a quantidade de folhagem.
O fukinagashi seria o último estilo que eu aplicaria neste exemplar particular. Eu teria optado por um tronco duplo, tipo mãe e filha. Mesmo assim, acho que sua opção ficará muito boa com poucas alterações, somente o sufuciente para tornar a estrutura "mais leve" e compatível com a idéia de ser "levada pelo vento"!
Veja este lindo exemplo, do bonsaísta Pius Notter (Suíça):

Paulo Henrique de S. Garc07/09/2007 22:10
Ferreira era justamente isso que eu tinha em mente!!!! Ainda não tirei alguns galho, pois ainda pretendo que eles engrossem mais para fazer os jins mas eles estão me incomodando um pouco Tb., quanto à folhagem, hoje eu reduzi bastente o volume que realmente estava muito volumosa! ainda, considerando a 1ª frente, eu pretendo mudar a inclinação do tronco, jogando-o mais para a esquerda, para os galhos ficarem mais horizontal. Essa árvore foi inspirada nas mostradas no artigo do segisval na Arte bonsai, cujo o título é: " Anatureza mostra o caminho".
Um grande abraço e
Té mais...
Alexandre S. Coelho07/09/2007 23:57
Oi Paulo,
também acho que você está indo muito bem na estilização deste shimpaku ❗
Olha, sempre digo que antes de fazer qualquer coisa na parte de cima da planta, temos que ver o nebari... onde tudo começa 😉
Não esqueça de nos mostrar as próxima fotos ok 😲
abraços
Paulo Henrique de S. Garc08/09/2007 10:36
Ferreira,
depois de ler o que vc. me escreveu de da foto que vc. mandou, fiquei olhando a planta, pensando no estilo, e acabei podando alguns galhos para dar mais leveza à planta e resultado me agradou muito....espero que gostem.
Alexandre, quanto ao nebari, vou esperar ela se recuperar um pouco para dar uma boa olhada nas raizes e vou colocr-la no escorredor.

1ª suposta frente

2ª suposta frente
me ajudem a escolher a melhor frente...
Um grande abraço e
Té mais...
flavio bonsai08/09/2007 11:03
olha na segunda restilização ficou muito melhor , acho que deu mais serenidade pra sua planta gostei do resultado e acho que a segunda foto ficaria melhor a frente.
um abraço
sefo4009/09/2007 19:13
Sou completamente inesperiente, mas gostei muito da 2 foto. Acho que seria a frente ideal.
Abraços.
Sérgio
edson060511/09/2007 10:34
Paulo,
eu vou complicar ainda mais a tua vida. O teu trabalho ficou ótimo e não vai ser fácil decidir qual a melhor frente. Eu particularmente prefiro a primeira...
Abraço.
Edson.
Ferreira11/09/2007 11:10
Concordo que ficou muito melhor agora. Com o tempo ficará melhor ainda.
Eu também prefero a 1a. frente, mas se houver motivo técnico, nada impede de usar a 2a.
nickyfury11/09/2007 13:43
bonsai
Concordo com a maioria: a melhor frente é a segunda, sem duvida nenhuma. 😄 O vaso ideal seria uma laje de pedra, claro. 😄
Quanto ao nebari, devo esclarecer aos colegas que, em se tratando de um junipero, isso não é tão necessário. É dificilimo se conseguir juniperos de qualidade no Brasil, com nebari então, nem se fala. Lembro de ter visto alguns, no viveiro do mestre Hidaka, e em nenhum outro lugar, ainda assim por que ele é muito persistente em suas tentativas de fazer diferenciado e melhores os seus bonsai. 😄
Logo, não há por que nos preocuparmos com algo que a grande maioria dos bonsaistas, japoneses, americanos, franceses, chineses, italianos, espanhois, ou quaisquer outros, não se preocupariam em correr atrás, não é mesmo? 😄
E antes que me esqueça, parabens pela estilização. Ficou realmente muito boa. Eu teria preferido um moyogi, claro, com galhos bem curvos e retorcidos, em jin e shari, incluso o segundo tronco sugerido, mas costumo dizer que gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. 😄
BAIORS11/09/2007 13:52
boca aberto paulo um belo exemplar
Sou um ademirador de varrido pelo vento.
Esse estilo faz uma fusão da natureza e a tecnica do bonsai, fazer com uma planta tenha o mesmo aspecto de uma arvore na natureza.
Paulo Henrique de S. Garc12/09/2007 13:05
Obrigado a todos pelo insentivo, esse é o minha 1ª tentative no estilo!
Nick, também acho que o melhor seria a laje de pedra...só tem um problema, eu nunca plantei em uma laje! Essa planta acho que nunca teve as raizes podadas e já me disseram que o shimpaku não aceita muito trabalho na parte aérea e em raizes ao mesmo tempo, então quanto tempo espero para fazer a poda das raizes e sendo assim quando posso passa-la para a laje?
Um grande abraço a todos e
Té mais...
nickyfury12/09/2007 17:19
bonsai
Um ano, creio que é o tempo razoável. Veja, os arames que colocou agora deverão ser retirados em tres a seis meses. Pode ser que seja necessário repô-los novamente, pois os galhos podem voltar à forma anterior, então serão mais tres ou seis meses. 😄
Lembre-se de fazer o envase na primavera, é mais garantido a sobrevivencia da planta. Há colegas que não se importam muito com isso, se a planta estiver saudável, cortando então as raízes mais grossas e mantendo o máximo de capilares (raizes finas, de alimentação). Uma boa dica é conservar as raizes que devem ser cortadas para fora do substrato (prenda-as com arame enrolado em volta delas): a planta irá "sugar" o resto de alimento/energia contida nelas, e voce sempre poderá usar uma ou outra para fazer um shari ou jin de raiz. 😄
Plantar em laje ou pedra, não tem nenhum mistério. Basta que vc adeque o fundo da planta, isto é, o "miolo" de raízes diretamente abaixo do inicio do caule, de maneira a tentar abaixar essa parte e formar um "prato" invertido, sem deixar aquele "morrinho" tão caracteristico em trabalhos mal feitos. 😄 Espalhe as raízes, "penteando-as" com seus dedos ou um hashi de madeira ou bambu fino, depois pegue as pontas e volte-as para dentro. Lembre de calçar a laje antes com um pouco do substrato que irá usar (costumo fazer uma "massa" de terra granulada, pedrisco liso, caco de telha e terra tipo plantax (usada por horticultores), molhando e amassando até formar uma pasta. Espalho por sobre a laje, no local onde irei "plantar" e acondiciono a planta sobre essa "pasta" de terra preparada. 😄
Lembre-se de molhar as raízes. O ideal, que costumo fazer, é deixar a planta de molho em uma solução enraizante enquanto vou fazendo esse trabalho descrito acima. Ao verificar que tá tudo dentro dos conformes, vc posiciona sua planta sobre o substrato, com as raizes bem posicionadas tambem, em seguida acresce mais substrato sobre as raízes, prendendo bem. Se quiser, pode usar musgo verde ou esfagno seco, previamente umedecido na solução enraizadora em que estava a planta. 😄
Como faço, não há necessidade de prender a planta com arames à laje, mas se quiser, poderá fazê-lo. Faça furos pequenos com broca, passe um arame fino por dentro daquelas chumbadinhas esféricas usadas em pescarias, depois rebata essas esferas nos furos, prendendo o arame. Não precisa furar até vazar a laje. Apos aplicar a primeira camada de substrato, e fixar a planta, prenda os arames, tomando o cuidado de usar pedaços de madeira ou bambu, para não machucar as raizes. 😄
O musgo esfagno, em pequenas quantidades, poderá tambem ser misturado à massa de substrato. O musgo verde poderá ou não recobrir seu trabalho. Isso fica a critério de cada um. A laje deverá ficar em local sombreado, mas onde receba iluminação solar, menos vento e chuva forte. Ao regar, faça uso de uma duchinha, que diminui o impacto da agua, e não retire o substrato. (pode usar aquele chuveirinho que acompanha a ducha de casa, se não tiver a ducha metálica japonesa apropriada). 😄
A laje pode ser de pedra ardósia, encontrada em lojas especializadas, pode ser de marmore ou granito, ou pedra tipo pirinopolis, daquelas que costuma ornar bordas de piscinas e calçadas. Ou qualquer outra, até mesmo feita por voce, com cimento ou outro material. 😄
Paulo Henrique de S. Garc12/09/2007 17:32
Nicky, a pergunta é meio óbivia, a laje tem que ter um furo de drenagem como qualquer vaso, correto?
Um grande abraço e
Té mais...
nickyfury12/09/2007 17:57
bonsai
Não, Paulo, não há necessidade de furos de drenagem (nenhum). A agua da rega não irá ficar retida nas raízes além do necessário, vez que não há bordas para reter o liquido, como um vaso, ok? 😄
Ela molha/umidifica as raízes, e escoa normalmente. 😄
Paulo Henrique de S. Garc12/09/2007 19:07
Maravilha, Nicky, só mais uma coisa, esse substrato, o qual vc. faz a "massa" para o fundo será o mesmo que no resto da cobertura? Contendo terra de preta de jardinajem, ela irá reter mais umidade, correto, sendo até bom pois no caso da laje, o volume de substrado é muito pequeno, certo e a terra granulada, onde arrumo, pois nas minhas pentas, sempre uso tijolo moido, pedrisco, areia grossa e em raríssimos casos um pouco de trerra preta. Ah mais uma coisa, estou com medo de o substrato ser levado durante a rega (uso como regador, uma garrafa Pet, com a tampa furadinha, apar fazer um "chuvisco" fininho.
Quando eu volata as raizes para dentro da laje, na hora de plantar, eu posso fazer isso acomodando elas no sentido do "vento" (da inclinação da planta) para dar mais estabilidade na mesma?
Acho que agora não tenho mais duvidas, hehehe.
Um grande abraço e
Té mais...
Djalma12/09/2007 19:36
olha Paulo, vc está conseguindo um belissimo modelo.......sou fã de Fukinagashi, e me amarrei em seu trabalho.....
parabéns.......
Abraços......
nickyfury13/09/2007 16:31
bonsai
Paulo,
Veja bem o que escrevi: não é terra preta de jardinagem. É um substrato comprado pronto, vendido com nomes tais como PLANTAX ou similar, usado por horticultores para formação/germinação de sementes de hortaliças e similares. NÃO É TERRA PRETA DE JARDINAGEM, NEM É HUMUS DE MINHOCA, NEM TERRA PRONTA PARA PLANTIO DE SAMAMBAIA OU QUALQUER COISA DESSAS, ok?
E, sim, a mesma "pasta" usada para forrar a laje e acondicionar as raízes, deverá ser usada tambem para cobrir as raizes e formar o solo de seu bonsai. Se adicionar musgo esfagno à mistura, ele irá manter e dar mais liga à mistura, impedindo sua perda quando da rega. 😄
Para ter uma idéia, veja duas plantas que fiz, acondicionando as raízes com essa "mistura":
1)serissa "envasada" em pedra:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4572916&size=3
2) junipero shimpaku, sobre pedra da variedade Tapeocanga:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4568520&size=3
Acrescentando que em nenhum dos casos há suiban ou bacias plasticas contendo agua sob esses trabalhos. A rega é diária, sempre no final da tarde, por volta das 17 horas. 😄 A exposição do junipero é sol pleno, e da serissa, para manter a folhagem com a tonalidade mais verde escuro e intensificar a floração, é meia-sombra. 😄
Paulo Henrique de S. Garc13/09/2007 16:59
Nicky
Obrigado por sanar minha iguinorancia!
Seu shimpaku ficou ótimo além de ser muuuito ilustrativo para mostrar que o substrato não é varrido pela rege, hehehe. Tenho uma pedra parecida e vou paroveitar para fazer uma composição parecicda!
O esfagno eu posso colocar na composição do substrato? em qual proporção?
um grande abraço e
té mais...
nickyfury13/09/2007 17:43
bonsai
Paulo,
Eu geralmente não meço quantidade ou proporção quanto ao esfagno. Acrescento via "olhometro" mesmo. Vou colocando até ver que obtenho uma "liga" razoável. Não ponha muito, pois os passaros adoram arrancar para fazerem ninho e com isso podem "detonar" as raízes junto. Para proteger essa composição que mostrei, do shimpaku, tenho uma piracanta plantada em um vasinho, que não tem quase tronco, só dois galhos bem compridos, que posiciono por sobre o solo, para evitar, com seus espinhos, o ataque de passaros. 😂 😂 😂
Outro recurso que vi em revistas japonesas, foi o uso de telinha, tipo sombrite verde, recortada, que recobre o substrato. Isso impede a ação de passaros e o desmanche do substrato, vez que não usam musgo esfagno em sua composição. 🙄
Cada maluco, digo, cada bonsaista faz o que pode, né? 😎 😂 😎
Como de médico e de louco todos temos um pouco, vamos tentando contornar essas dificuldades todas de alguma maneira criativa, né? 😄
Não esqueça de fotografar seu trabalho e postar para admirarmos, ok? Um abraço e boa sorte.
Paulo Henrique de S. Garc16/09/2007 08:02
Nicky, quanto aos passaros, acho que não terei muitos roblemas pois minhas árvores têm uma guardiã implacável, hehehehe, minha cadela, uma dachshound, que não pode ver NADA pousar no qiuntal que já sai latindo, mas gostei da idéia da piracanta. Mais uma coisa, vc. fez uma base para a pedra do shimpaku?
Um grande abraço e
Té mais...
Paulo Henrique de S. Garc19/09/2007 14:15
Nicky, plantei hoje um outro shimpakui em uma laje de pedra, com a receita que vc. me deu, só tenho uma duvida, como mantive a maioria das capilares, quando fui cobrir com a massa, acho que ela não penetrou por entre as raizes e o conjunto ficou meio "fofo", crei que haverá ar no emaranhado de raizes e como a quantidade de raizes era muita, não teve jeito, ficou um morrinho, hehehehe, estou sem câmera, mas quando meu irmão me devolver, posto fotos....
Um grande abraço e
Té mais...
juniosg19/09/2007 15:22
acho que esse é o melhor fukinagashi naum profissional que eu já ví!!!
...
temos as fotos ABCD... sendo elas as frentes apresentadas,... nessa mesma ordem... a frente que eu mais gostei foi a A mas tb gostei da D...
comparando as frentes A e C na frente A temos um galho grosso(parece até que ele é o tronco da mae no sokan mae e filha,...) que vc deu um movimento muito interressante,... que eu gostei muito,... acho que foi por ele que eu achei a planta tão boa,... e acima desse galho tem um outro galho, menor, com um movimento que eu tb achei interesante,...
esses dois galhos dão uma ideia de luta pela vida,... luta pela sobrevivência,... que eu acho muito forte no fukinagashi,..., apesar do vento querer quebrar a planta a todo momento ela continua buscando o sol,... para conseguir fotossintetizar e ficar viva,...(eu ia deixar só o sol mas ia ficar parecendo descurso religioso,... tão tive que esplicar ,... as plantas naum acreditão no deus sol !!!!,... HAHAHA^^)
a segunda frente(BD) parece um fukinagashi encinado, feijãozinho com arroz,... naum que um feijão com arroz bem feito naum possa superrar os devaneios criativos,... mas nem sei,... naum curti muito naum,...
valeu^^
Paulo Henrique de S. Garc19/09/2007 18:06
Júnior, Também prefiro a frente que vc. comentou, aliás gostei dela desde o início esse foi meu primeiro trabalho no estilo e fico mioto feiz em saber que agradou tanta gente...outro dia mostrei a planta para um amigo que não entende nada sobre bonsai e a primeira cois que ele disse foi: "nossa parece as árvores que eu vi na Patagônia, no Ushuaia!", isso me mostro que a´pesar de ser meu primeiro trabalho a idéia de uma planta sofrida pela ação do vento foi transmitida....
Um grande abraço, bem vondo ao Fórum e
Té mais...
juniosg19/09/2007 18:27
^^ =D -_-
valeu ^^