Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira - Sugestões

12
out1624/09/2007 18:55
Nickyfury,

Muito interessantes estes textos que você postou.

Como eu havia dito anteriormente, eu preferi optar por não arriscar o alporque nesta minha planta simplesmente por ela tem uma valor sentimental pra mim (todas nossas plantas têm, certo, mas algumas um pouco mais 😉 ) além do que acho muito arriscado treinar alporque desta maneira em uma planta, pois, caso não dê certo eu perderia a mesma.

Tenho duas outras mudas de Jabu que tirei através daquela técnica da lata d´água e que estão verdinhas ha duas semanas.

Estou tentando alporqure tb em uma azaléia, prefiro assim para aprender, pois caso não dê certo, não perco a planta inteira, apenas um galho 😉

Assim que eu tiver novidades sobre estas tentativas citadas, eu posto aqui.

Obrigado,

Thiago.
Felipe25/09/2007 20:14
Nick,

vc não me contrariou, somente colocou sua opinião, assim como coloquei a minha. E persisto na minha opinião...na teoria a alporquia das Jabuticabeiras podem até dar certo ( como vc disse " cada planta com seu tempo), mas na pratica isso não acontece e se acontecer é uma pequena minoria que consegue tirar um alporque de uma Jabuticabeira produzindo. Aconselhar um iniciante a fazer alporque em uma Jabuticabeira é a mesma coisa que cometer suicidio. O ideal é treinar alporque em plantas que vc mesmo citou que pega facil. No caso desta Jabuticabeira o melhor seria mesmo deixar no estilo Hokidashi ( acho que é assim que escreve). Todos nós sabemos que a Teoria é muito boa nesta arte, mas a pratica ainda é o melhor aprendizado.
attilaokada25/09/2007 22:58
Ei, eu sou um iniciante e iniciantes não são tão incapazes assim de fazer um alporque 😂 😂 😂

Fazer um alporque ou semi alporque na base pode ser uma ótima idéia para se ter um nebari melhor. Não é tão difícil assim e a jabuticaba é uma espécie bem forte se tomados certos cuidados. E de acordo com as matérias se for feita depois do fim frutificação, nem precisa de hormônios de enraizamento.

Essa técnica do vaso é que não deve ser seguida pois o tamanho da planta inviabiliza o processo.

Se um dia quiser fazer, sugiro fazer assim*:
1- faça o anel de uns 2 cm de espessura, uns 2 cm acima do atual nebari.
2- cubra tudo com substrato até uns 4 cm acima do anel.
3- cubra a planta com um saco plástico pra criar uma mini estufa.
4- regue diariamente.
5- borrife a copa de vez em quando.
6- após um ano verifique a enraização e se estiver boa, pode a parte de baixo, deixando somente a de cima.
7- mantenha a estufa enquanto a planta se recupera.

*sua planta ficará uns 3cm menor.

Se puder, procure um pé de jabuticaba ai na região e treine alporquia algumas vezes. Ajudará na sua habilidade.

abraços.
attilaokada25/09/2007 23:13
12