Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mame de bananeira

12
Sergivaldo10/05/2005 12:59
Lando escreveu:
Pois é, Sergivaldo.

..................................................................................

Minha pergunta passou despercebida...

Revitalizando-a:

Mame, shakan, shohin, yose-ue, fukinagashi, kengai, etc. Esses nomes são empregados exclusivamente para bonsai? Quer dizer, ele foram criados apenas para denominar formas e estilos de bonsai? Por exemplo, kengai significa "cascata" - os japoneses chamam toda cascata de kengai? Ou só significa "cascata" para esse formato em plantas?

Até mais,

Um abraço a todos.

Lando, para ser sincero, não sei dizer. Também fiquei curioso e gostaria que alguém com conhecimento na língua japonesa nos tirasse essa dúvida.

A respeito da polêmica "ser ou não bonsai", acho extremamente salutar essa discussão. Podemos até passar uma imagem de que queremos ser donos da verdade, mas sabemos que não se trata disso, em absoluto.

Não ajudamos em nada se discordamos de algo e não expusermos o nosso ponto de vista.

Marco escreveu:

...........................................................................
Tem um site muito interessante do Celso, um bonsaísta mineiro, ele mostra alguns bonsai premiados pela Associação Nacional do Bonsai do Japão, que como ele mesmo diz, "mandam as regras tradicionais de um bonsai para o espaço"...
O endereço é: http://www.celsobonsai.hpg.ig.com.br/artprof1.htm
O que me faz pensar que as regras só são válidas para os anônimos e para os novatos, se algum mestre fizer algo que seja tido como errado no bonsai ou se esse bonsai aparecer em alguma revista internacional, todo mundo bate palmas... (risos)
Um abraço a todos.

Olá Marco,

Eu já conhecia o site do Celso e acho-o muito bom. Essa matéria sobre a flexibilidade das normas do bonsai é realmente muito interessante. Só não concordo, com todo respeito ao Celso, que "mandam as regras tradicionais de um bonsai para o espaço"...

Todos os bonsai premiados e que são mostrados no site são indiscutivelmente belos e dignos de premiação. Ocorre que numa competição existe um regulamento onde consta a possível pontuação para as peças a serem apresentadas. No site não mostra se houve perda de pontos em algum quesito. Então, na minha concepção, é perfeitamente possível que um bonsai seja vencedor mesmo tendo alguns pontos negativos. A soma dos pontos é quem determinará os vencedores.

A todos, um abração

Sergivaldo
Mário A G Leal10/05/2005 14:58
Lando, também não sei dizer se as expressões tem uso específico para a Arte bonsai. Acredito que não! São nomes que pelo que dizem mostram como será a planta.

Sergivaldo, o Celso, se cadastrou em nosso Fórum a meu convite mas nunca participou. Coloquei esta matéria em meu site com a autorização do Celso pois achei muito interessante. Vem a calhar com a pequena estória que escrevi: "O primeiro Estilo", onde procuro mostrar que a crítica pela crítica não leva nada. Se você olha se a planta está do lado direito ou do esquerdo e se perde nesta questão, pode deixar de ver o mais importante: A PLANTA.

Pessoalmente, nunca me preocupei em fazer uma planta baseada neste ou naquele estilo apenas vou trabalhando a planta assim como, sempre disse aos meus alunos, se a sua árvore lhe agrada, esta é a sua árvore. Agora, é claro, se a pessoa tem interesse em galgar posição no cenário da Arte bonsai, TEM QUE ESTUDAR MESMO! Tem que se preparar e mais, tem que ter o dom para isto. Estamos aqui falando de ARTE portanto, de um dom artístico. Digo isto porque tenho uma enorme dificuldade em ver o desenho de um bonsai em uma estrutura de árvore a ser trabalhada. Outra pessoas, olham e, num instante já tem a solução. Fico impressionado com isto mas, é natural, esta pessoa tem este dom.
Parece que fugi do assunto. É isto aí!
sergioturbo1021/01/2006 11:04
Quando der banana, posta a foto hehehe o problema vai ser encontrar suporte para os cachos.
bobagens a parte ficou muito legal, se vc no seu inteior considera ela um bonsai! ela é um bonsai. se considera um mame! entao ela é um mame.
a beleza da arte esta primeiramente no coração de quem a concebe e depois contagia os que veem.
Marco Nascimento21/01/2006 15:31
Pelo visto não sou só eu quem considero a bananeira como um bonsai, tem um senhor chamado Kyuzo Murata que tb considera, segundo um texto dele que o Ilex me mandou por e-mail...
"Nos primeiros anos de 1950 era comum ver, no meu país, Bonsai de bananeiras não mais altos de 25 centímetros. Desapareceram, de qualquer modo lamento de não os voltar a ver. "

Um abração.
sergioturbo1021/01/2006 15:40
Marco, vamos resgatar esses bonsais então. tem um vizinho meu que tem baneiras, vou pedir uma muda e em breve vou postar a foto de uma aqui serei o segundo a ter um bonsai de bananeira.
12