Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como Cultivar Bonsai - Editora Casa Dois

12
Felipe Frango Zappala13/05/2005 18:12
Como Cultivar Bonsai - Editora Casa Dois
Chegou hoje por aqui a edição n°04 da publicação "Como Cultivar Bonsai" Da Editora Casa Dois.

Para quem gosta de Pithecolombium Tortum, tem uma boa reportagem (acho que foi um pedido da Angela em uma edição anterior, não foi?).

Outra muito interessante também é com o Mestre Takeshima.

Estou postando para avisar, para que o pessoal não demore à copmprar, pois em alguns lugares como aqui onde estou morando, o jornaleiro encomenda apenas 3 exemplares... e se perder, depois fica difícil de comprar, visto que a Editora (em São Paulo) só faz a remessa através de Sedex... e aí, fica os R$6,90 (Barato) da revista, contra os R$16,00 do sedex (Absurdo).

Por falar nisso, peço encarecidamente, que se alguém possui mais de uma edição de n°02 (trouxe uma reportagem sobre o Mestre Jiro Mizuno) e queira vendê-la, por favor, entre em contato comigo, pois essa não chegou aqui e fiquei sem... gostaria muito de poder comprá-la.

Abraços.

Angela Fernandes13/05/2005 19:15
Casa dois
Oi Felipe !!!!!
Ainda não recebi a revista de número 4. Estou aguardando, visto ser assinante. Sim, eu pedi a reportagem. Não conheço quem tem o número que deseja, se souber.... aviso. Quer dizer que a revista está boa ?
Abraços
Angela
Felipe Frango Zappala13/05/2005 22:35
Eu achei Angela... é sempre bom uma publicação assim, totalmente nacional.
As outras eu também gosto de ler... na verdade eu devoro tudo que é leitura... 😄

E você? Melhorando? Força aí.

Abração
doolombo14/05/2005 21:52
felipe vou acho q enviaram essa que vc quer dinovo aki pra banca de pira, se quiser compro uma e teenvio!
Felipe Frango Zappala14/05/2005 22:18
Ok Fernando, confirma para mim por favor.
Estou mandando MP.

Abração
doolombo15/05/2005 02:02
aproveitando o tópico do Felipe, vou pedir se alguém poderia me arrumar a primeira revista Como cultivar bonsai, uma da capa vermelha, que saiu antes da primeira edição.

abraços
bergson15/05/2005 08:23
Fernando,

Me envie o endereço por MP e te mando a revista.
Infelizmente só tenho a mais a edição especial não vou poder atender ao Felipe.

[]s

Bergson
Sergivaldo15/05/2005 08:34
Re: Casa dois
Angela Fernandes escreveu:
Oi Felipe !!!!!
Ainda não recebi a revista de número 4. Estou aguardando, visto ser assinante. Sim, eu pedi a reportagem. Não conheço quem tem o número que deseja, se souber.... aviso. Quer dizer que a revista está boa ?
Abraços
Angela

Oi Ângela!!!!

Nada melhor que ter uma miguinha poderosa... 😂 😂 😂

OLha, por aqui ainda eu não vi a revista mas vou comprá-la com certeza. Ainda mais sabendo que tem uma reportagem sobre o Pithecolobium tortum. Essa espécie é simplesmente fantástica para ser trabalhada como bonsai e, como você já sabe... 😉 😉, me conquistou.

Um abração e parabéns pela força: a comunidade bonsaística agradece!!!

Sergivaldo
Angela Fernandes15/05/2005 11:44
Casa Dois
Oi Felipe !!!!!!
Ainda não recebi a revista, vou entrar no site e reclamar, quero ver logo a reportagem.
Miguinho Sergivaldo !!!!!!!!!!!!!1
Miguinho... miguinho........., poderosa nada, só pedí e fico feliz em ver, ou melhor, saber, que fui atendida.
Abraços
Angela 😉 😉 😉 😉 😎 😎 😎
Felipe Frango Zappala15/05/2005 12:20
bergson escreveu:
Fernando,

Me envie o endereço por MP e te mando a revista.
Infelizmente só tenho a mais a edição especial não vou poder atender ao Felipe.

[]s

Bergson

Sem problemas Bergson, parece que o Fernando vai conseguir por lá...
O importante é isso mesmo. Conversando com ele eu disse para ele postar esse pedido, pois sempre tem alguém disposto à ajudar... tá vendo??
Eu lembro que a n°1 também tive repetida e mandei para um amigo nosso que não achou no Nordeste.

Sergilavdo, quando peguei a revista, e vi a reportagem, lembrei logo de você... faltou uma foto de um dos seus exemplares para ilustrar melhor... bobearam... podiam ter lhe pedido.

Angela, acho que o procedimento é esse mesmo... os assinantes recebem após a distribuição nas bancas... já li isso em algum lugar.

Abraços.
Abração
Sergivaldo15/05/2005 15:19
Re: Casa Dois
Angela Fernandes escreveu:
Oi Felipe !!!!!!
Ainda não recebi a revista, vou entrar no site e reclamar, quero ver logo a reportagem.
Miguinho Sergivaldo !!!!!!!!!!!!!1
Miguinho... miguinho........., poderosa nada, só pedí e fico feliz em ver, ou melhor, saber, que fui atendida.
Abraços
Angela 😉 😉 😉 😉 😎 😎 😎

Aí Miguinha...

Foi só uma bricadeirinha prá descontrair 😂 😂 😂

O importante mesmo é que seu pedido foi atendido e ficamos muito felizes com isto.

Um abração,

Sergivaldo
Sergivaldo15/05/2005 15:35
Felipe Frango Zappala escreveu:

Sergivaldo, quando peguei a revista, e vi a reportagem, lembrei logo de você... faltou uma foto de um dos seus exemplares para ilustrar melhor... bobearam... podiam ter lhe pedido.

Angela, acho que o procedimento é esse mesmo... os assinantes recebem após a distribuição nas bancas... já li isso em algum lugar.

Abraços.
Abração

Olá Felippe,

Olha, eu não tenho muita coisa de Pithecolobium TORTUM para mostrar. É aquela velha confusão com a Jurema branca (Pithecolobium DUMOSUM).

De tataré ou Pithecolobium tortum ainda estou no jardim da infância: há apenas dois anos comecei a cultivar alguns exemplares a partir de sementes (daí meu interesse em adquirir mais sementes, lembra?).

Só para ilustrar, aí vai uma dessas crianças que estou trabalhando, espero que goste:

Um abração,

Sergivaldo
Felipe Frango Zappala15/05/2005 15:43
É verdade Sergivaldo... a velha confusão.
Mas minha lembrança foi mais pelo gosto que você tem pela espécie... Você sempre modesto, hein? 😂

Abração
doolombo16/05/2005 11:40
nossa, sei que esse tópico não foi destinado a falar das plantas, mas Sergivaldo, adorei esse seu TATARÉ, é o estilo que eu gosto, plantas de pequeno porte, tem que altura esse seu exemplar?

Angela, a primeira revista Como cultivar bonsai que comprei , eu vi o seu pedido, (dai percebi que nao era só eu que gostava dessa especie, ainda nao conhecia o fórum) achei maravilhosa a idéia que vc lançou para o pessoal da revista, aidna bem que aceitaram a proposta sua e publicaram uma matéria.

Bergson, muito obrigado pela atenção, já te passei o meu endereço por MP.
Felipe, como disse na MP vou procurara melhor a revista aqui no sebo, no fim de semana.
abraços a todos
Charles16/05/2005 14:26
Oi Sergivaldo.... tudo bem?

Muito legal seu Pitheco..... muito mesmo....
Eu comecei a trabalhar com esta planta apenas ano passado, quando consegui 9 mudas com o amigo Ratto....
Minha idéia é fazer um bosque, talvez com 5 ou 7, ainda não estou certo.
Como as mudas são um pouco altas, estou fazendo alporquia em 5 delas e 4 já enraizaram.....

Esse seu Pitheco está lindo. Voce via mantê-lo pequeno ou pretende desenvolvê-lo bastante? Depois vai colocar o escorredor na mamadeira?

Abraço,
Charles
Sergivaldo16/05/2005 14:38
doolombo escreveu:
nossa, sei que esse tópico não foi destinado a falar das plantas, mas Sergivaldo, adorei esse seu TATARÉ, é o estilo que eu gosto, plantas de pequeno porte, tem que altura esse seu exemplar?

Olá Fernando,

De fato, fugi um pouco do tópico mas, como o Felippe tocou no assunto dos Pithecos, eu não resisti e coloquei as fotos apenas para ilustrar que os meus exemplares ainda são pequenininhos. Esse aí tem só 15 cm de altura e 3,0 cm de diâmetro na base da planta.

Fico feliz que tenha gostado.

Um abração,

Sergivaldo
Sergivaldo16/05/2005 14:50
Charles escreveu:
Oi Sergivaldo.... tudo bem?

Muito legal seu Pitheco..... muito mesmo....
Eu comecei a trabalhar com esta planta apenas ano passado, quando consegui 9 mudas com o amigo Ratto....
Minha idéia é fazer um bosque, talvez com 5 ou 7, ainda não estou certo.
Como as mudas são um pouco altas, estou fazendo alporquia em 5 delas e 4 já enraizaram.....

Esse seu Pitheco está lindo. Voce via mantê-lo pequeno ou pretende desenvolvê-lo bastante? Depois vai colocar o escorredor na mamadeira?

Abraço,
Charles

Olá Charles, tudo em paz!!!

Também fico muito feliz que tenha gostado dessa planta. É uma espécie realmente muito cativante.

A sua idéia de fazer um bosque é muito boa. Já tive a oportunidade de ver um bosque de Pithecos feito pelo Ratto e achei-o muito bonito.

Em relação ao meu Pitheco, pretendo deixá-lo na menor altura possível, no máximo 20 cm. Coloquei-o esta semana no escorredor, após uma boa arrumada nas raízes. A idéia é colocá-lo posteriormente na mamadeira apenas para engrossar a base.

É isso aí, amigo,

Um abraço,

Sergivaldo
Fábio16/05/2005 15:03
Pitheco
Sergivaldo,

Lindo o seu Pthecolobium! Será que um dia eu chego nesse nível??
Parabéns!!

Abraço!

Fábio
Charles16/05/2005 15:18
Oi Sergivaldo....

Cara, vai ficar lindo um shohin de Pitheco.... !
O nebari dele já tá muito expressivo e com um tempinho no escorredor vai ficar fantástico....

Parabéns....
Charles
Cláudio C. Ratto16/05/2005 15:52
Sergivaldo,

Foi uma boa escolha sua trabalhar o piteco nessas dimensões......
Além de ser uma espécie fantástica, em pouco tempo este teu shohin começará a desenvolver as projeções longitudinais no tronco, que é uma das características principais desta espécie, ou seja, vai ficar muito bom !
Por aqui tenho trabalhado diversas peças dos alunos e quanto mais mexo me pergunto o por que de eu não ter feito ainda um pra min ........
Por enquanto só as peças grandes coletadas por yamadori, mas sementes foram semeadas e nasceram algumas.

Parabéns pelo seu trabalho !

Grande abraço,
Felipe Frango Zappala16/05/2005 16:58
Alguém me esclarece uma dúvida...
É essa espécie que os americanos chamam de Brazilian RainTree?

Abraços.
Angela Fernandes16/05/2005 18:55
Casa Dois
Olá à todos !!!!!
Vamos respondendo por parte, ainda mais que a dificuldade em teclar é imensa e de quando em vez sai errado.
Doolombo, é isso aí. Temos que escrever pedindo matérias ou quem sabe até direcionando algumas como por exemplo... pedir para fazerem matéria sobre PAU MULATO e indicarmos o HUMILDE Sergivaldo como grande conhcedor. Vai aí uma proposta !!!!!!!!!!
Felipe, recebi hoje a revista ainda não a li, mas já gostei.......
Sergivaldo SAN, faça assinatura da revista, me parece que há números esgotados. Quando fiz a assinatura, a fiz pensando em ser difícil achar em qualquer jornaleiro, assim, garanto logo o exemplar.
Abraços
Angela
Cissa17/05/2005 10:18
Ôooooo Sergivaldo,

isso é covardia.
Adorei o seu pitheco, a esturuta tá uma beleza e principalmente o tamanho!!!!! 😉
Parabéns!!!!

Ahhh, era sobre a revista que tinhamos que falar né????
Ela está boa sim, e o legal é que o pessoal da revista ouve a gente a faz todo o possível para atender as nossas necessidades, não é mesmo Angela????

Abração
Cecilia
Sergivaldo17/05/2005 11:01
....
Sergivaldo17/05/2005 11:03
Olá Pessoal,

Muito obrigado pelos elogios à planta e desculpas por "atravessar" o tópico.

Fábio,

Qualquer pessoa que se dedique consegue fazer bons trabalhos e, à medida que o tempo passa, vai aprimorando um pouco mais. Somos todos iguais, alguns iniciando, outros com um pouco mais de caminhada.

Ratto,

Pois é, amigo, sei que você tem muita facilidade em adquirir essa espécie e imagino como devem ser as peças grandes que você coletou.
Como o Pitheco possui um crescimento muito vigoroso, vou ter muito trabalho para conseguir mante-lo pequeno.

Felippe,

É isto mesmo, o Brazilian Raintree é o mesmo Pithecollobium tortum.

http://www.bonsai-bci.com/species/raintree.htm

Oi Ângela,

Sei que você gosta de brincar e relevo os exageros. Você bem sabe que não sou um grande conhecedor mas, na verdade, um curioso. Mesmo assim, me coloco à disposição para colaborar naquilo que estiver ao meu alcance.

Em relação à assinatura da revista "COMO CULTIVAR BONSAI", da Editora Casa Dois, vou acatar sua sugestão e fazer logo, logo, a minha. Ainda não comprei a número 04 mas fiz a reserva no meu jornaleiro.

Oi Cissa,

Que bom que você voltou!!!

Legal que tenha gostado do Pitheco. Prá falar a verdade, não imaginei que ele fosse causar tantos elogios. O André, quando esteve lá em casa, viu essa planta e ficou encantado.

Um abração a todos e VAMOS COMPRAR A REVISTA!!!!! 😂 😂 😂

Sergivaldo
12