Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

BONSAI DE ACEROLA - COM FRUTOS

12
GERALDO INOCÊNCIO18/11/2007 22:38
BONSAI DE ACEROLA - COM FRUTOS
Oi pessoal,

Vai abaixo as fotos de um bonsai de acerola da minha coleção:

Foto 1: o bonsai

Foto 2: detalhe dos frutos

Foto 3: Vista por outro ângulo

Dados da planta:

Altura 53 cm Diâmetro do tronco 6 cm.

Do amigo Geraldo Inocêncio
stokmann19/11/2007 00:28
Parabéns Geraldo!!!!!!!!
Mais uma bela obra!!!!!!!!!

Abraços
sandro monteiro19/11/2007 14:51
Parabéns Geraldo pela beleza do trabalho, não esqueça de postar as fotos do figo.
Abraço
GERALDO INOCÊNCIO20/11/2007 21:43
sandro monteiro,

Logo estarei postanto a imagem do figo. Aguarde.
Lhe enviei uma mensagem privada estou aguardando seu retorno.

flavio bonsai21/11/2007 10:39
que beleza de planta muito vigorosa esplendida , parabéns geraldo.
Edmilson21/11/2007 12:11
Vai um suco de acerola ???
Linda obra.

Geraldo você tem o dom para frutíferas, não lembro de ver uma acerola deste kilate.

Abraço fraterno
Carlos Barrêto22/11/2007 14:15
Parabéns Geraldo,

Linda Acerola Geraldo...pra variar um belo trabalho.

Abraços,
Franz Lopes01/03/2008 12:54
Como vai Geraldo.

Belas plantas.

Qual a idade das mesmas? Qual forma de propagação adotada para as mesmas, semente, estaquia...?

Tenho um exemplar de acerola, de forme que me interesso muito por esta espécie.

Abraços.

Franz
GERALDO INOCÊNCIO01/03/2008 20:46
Franz,

A acerola em questão foi enxertada e deve ter aproximadamente 12 anos.
Quando conduzida como bonsai a acerola é exigente em substrato e pode enfraquecer rapidamente se o substrato esgotar os nutrientes. Fique atento a isto. Se notar enfraquecimente providencie um substrato novo.

Franz Lopes02/03/2008 11:57
Obrigado pela dica Geraldo,

No meu exemplar tenho mantido uma adubagem orgânica na mamadeira, creio que por ser frutífera, este tipo de fertilização se adequa melhor.

Mas, seguindo seu conselho, vou manter a atenção.

Obrigado novamente.

Franz
Alex Fabiano26/06/2008 22:42
msg
Geraldo, uma coisa que nunca entendi é esse lance de enfraquecer o substrato e precisar trocar, se sempre estamos adubando como o sustrato pode enfraquecer ?
GERALDO INOCÊNCIO26/06/2008 23:18
Alex,

Se você não trocar o substrato e mantiver uma adubação química frequente, você provavelmente vai desequilibrar o metabolismo da planta e salinizar o substrato além de que os índices de acidez se elevarão. A troca do substrato reequilibra a planta fornecendo novos nutrientes e melhorando os níveis de salinização e acidez. Você ´pode é claro trocar apenas parte do substrato, escarificando a superfíce e repondo o substrato velho retirado. Mas eu por opção gosto sempre de trocar o substrato pelo menos uma vez ao ano. No caso de frutíferas e floríferas, às vezes é necessário mais de uma vez se você quer bons índices de frutificação e floração. As acerolas, pitangas e jabuticabeiras respondem muito bem à troca do substrato com novas e vistosas ramagens fortes e sadias. No caso das pitangas não raro acontece que após trocar o substato elas vem com exuberante frutificação.

Alex Fabiano26/06/2008 23:29
msg
Ok, agora está entendido.....grato pela sua explicação ! o problema é a areia grossa, vc joga fora também ou passa na peneira para reaproveitar ?

à proposito, ainda não esqueci do que acertamos a respeito da pitanga....
GERALDO INOCÊNCIO27/06/2008 07:23
Alex,

Costumo jogar tudo fora porque tenho sempre em estoque, mas nada impede que voce possa aproveitar as partículas maiores lavando o substrato em um peneira.

Willian10/12/2008 14:25
Geraldo, qual a proporção do seu substrato? Gostaria de fazer um transplante, mas estou com dúvidas.
GERALDO INOCÊNCIO10/12/2008 21:42
Willian,

Acerola em vaso é exigente em matéria orgânica. Se você utilizar um substrato pobre ela definha, perde galhos e pode até morrer, sem contar que não vai florir nem frutificar. Troque o substrato pelo menos 2 vezes ao ano.

Fique atento também ao ataque de colchonilhas.

Uma boa proporção seria:

30% de matéria orgânica;
50% de argila ou terra boa
20% de areia grossa;

Takaki07/01/2009 10:00
Geraldo, gostaria de um conselho seu. Tenho uma acerola em meu sítio com um tronco perfeito e diametro bem largo. Gostaria de extraí-la para fazer um bonsai. Ela tem bastantes galhos pequenos saíndo da base.
A minha dúvida reside na seguinte questão: Corto o tronco na altura pretendida e já faço a extração da planta com poda de raízes, colocando-a num vaso, ou corto o tronco na altura pretendida, aguardo a brotação de novos ramos, para depois de algum tempo extrai-la da terra?
A planta tem mais de 2 metros e quero reduzi-la para aproximadamente 25-30 cm.
Abaixo da altura de corte pretendida existem diversos raminhos com folhas.
Ao redor do tronco já dei uma especionada e existem diversas raízes.
O que vc acha?
Agradeço desde já sua atenção.
GERALDO INOCÊNCIO07/01/2009 21:34
Takaki,

A melhor opção seria cortar o tronco na altura pretendida e ao mesmo tempo fazer uma sangria para depois retirar a planta. A sangria consiste em abrir um sulco ao redor do tronco e enchê-lo de matéria orgânica misturada com areia grossa e cubra a mistura com serragem grossa. Mantenha a mistura sempre úmida. A sangria vai fazer a planta emitir uma grande quantidade de pequenas raízes que darão suporte aos processos vitais da planta quando da retirada. Enquanto a planta emite as raízes na mistura, os novos brotos sairão já na altura pretendida e o seu bonsai já estará bem encaminhado.

Takaki08/01/2009 11:31
Geraldo, obrigado pela rapidez da resposta e constante disponibilidade.
f.dimas19/01/2009 23:31
Olá Geraldo,
Muito bonita sua acerola. Parabéns.
Meu primeiro projeto de bonsai é uma acerola de tamanho semelhante a sua, só que sem formato definido.
Ela não é de enxerto, deve ter uns 9 anos e já foi muito judiada. Foi +- bem cuidada nos últimos 2 anos. Quando deixei crescer livremente ela emitiu algumas flores. Se manter em tamanho reduzido você acha que ela vai emitir novas flores.
Paulo Ramos29/05/2009 12:35
GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
sandro monteiro,

Logo estarei postanto a imagem do figo. Aguarde.
Lhe enviei uma mensagem privada estou aguardando seu retorno.

Caro Geraldo, vi uma resposta sua ao pedido do Sandro Monteiro, dizendo que iria enviar para ele uma foto de um Figo. Gostaria de ver a foto da sua planta, pois acabei de adquirir uma muda de Figueira e estou procurando informações sobre a espécie.
Grato,
Paulo
Rafael Spinola31/05/2009 21:50
sei que essa acerola ja recebeu muitos elogios, mas ja passei umas dez vezes nesse tópico e fico admirando ela! e tenho que deixar meus parabéns e dizer que realmente está muito linda! sem nenhuma preocupação em mostrar tronco ou altura e detalhes técnicos essa acerolinha é simplesmente harmonica e espetacular!!!
Parabéns!!!
Isaias26/01/2010 09:04
ola sr.geraldo estou com problema com citricas ,apos poda elas brotão com vigor mas com o tempo as folhas ficam ratiticas e enrolam e os galhos não desenvolvem(limão e laranja )falta de nutrientes?

Grato !

levantando topico!!!
Sergio Batalini01/02/2010 15:05
Caro Sr. Geraldo ..
Já vi muitas plantas suas e , me corrija se eu estiver errado , percebi que o Sr. não é tão rigoroso quanto aos estilos mais tradicionais ..
Todos eles são muito bonitos e saudaveis , mas , como lemos e estudamos os estilos aqui no forum , talvez eu esteja muito "engessado" e fique procurando neles os estilos , muitas vezes, não os encontrando ...
Claro que isso não desqualifica em nada suas obras de arte , ao contrario , mostra que essa liberdade é saudavel e possivel ...
Existe uma priorização pelos frutos e flores em detrimento dos estilos ..?
Sou novo no forum { 1 ano } um iniciante com 15 anos de cabeçadas e murros em pontas de facas ... um passo a frente e dois para traz , porque não tinha paramentros ou amigos para me orientar { moro numa cidade pequena : 20 mil hab. no interiorrrrrrr de SP} , e as cegas caminhava , agora , já vejo pontos de luz na escuridão , sendo o Sr. um destes pontos que sigo .
Nebari.. tachinagari , proporções , posições de galhos , primarios , secundarios .. etc... estilos ... se formos seguir a risca todas as regras é quase impossivel avançar ...
Estou errado pensando que uma arvorezinha saudavel e bem cuidada , com uma copa cheia de folhas , com flores ou frutos intão , num vaso pequeno é um bonsai ?
Nossas nativas podem ser cultivadas com estilos proprios ???
Já que não somos orientais , e portanto , não estamos acostumados a tantas regras , nem tão rigidas , seria possivel cultivarmos bonsai de qualidade mesmo sem seguirmos as tão famigeradas regras e estilos ?
O Sr. é criticado por não seguir a risca os estilos orientais ???

Desculpe-me tantas perguntas , mas , as vezes fico um pouco confuso e desestimulado ...
Desde já agradeço a atenção e o parabenizo novamente pelos belos trabalhos expostos ...

...
Isaias01/02/2010 16:18
Bonsérgio,belo comentarioa tb,idem!!, as plantas do Sr. Geraldo sao mesmo exelentes.

Abraços...
12