Bonsérgio escreveu:Caro Sr. Geraldo ..
Já vi muitas plantas suas e , me corrija se eu estiver errado , percebi que o Sr. não é tão rigoroso quanto aos estilos mais tradicionais ..
Todos eles são muito bonitos e saudaveis , mas , como lemos e estudamos os estilos aqui no forum , talvez eu esteja muito "engessado" e fique procurando neles os estilos , muitas vezes, não os encontrando ...
Claro que isso não desqualifica em nada suas obras de arte , ao contrario , mostra que essa liberdade é saudavel e possivel ...
Existe uma priorização pelos frutos e flores em detrimento dos estilos ..?
Sou novo no forum { 1 ano } um iniciante com 15 anos de cabeçadas e murros em pontas de facas ... um passo a frente e dois para traz , porque não tinha paramentros ou amigos para me orientar { moro numa cidade pequena : 20 mil hab. no interiorrrrrrr de SP} , e as cegas caminhava , agora , já vejo pontos de luz na escuridão , sendo o Sr. um destes pontos que sigo .
Nebari.. tachinagari , proporções , posições de galhos , primarios , secundarios .. etc... estilos ... se formos seguir a risca todas as regras é quase impossivel avançar ...
Estou errado pensando que uma arvorezinha saudavel e bem cuidada , com uma copa cheia de folhas , com flores ou frutos intão , num vaso pequeno é um bonsai ?
Nossas nativas podem ser cultivadas com estilos proprios ???
Já que não somos orientais , e portanto , não estamos acostumados a tantas regras , nem tão rigidas , seria possivel cultivarmos bonsai de qualidade mesmo sem seguirmos as tão famigeradas regras e estilos ?
O Sr. é criticado por não seguir a risca os estilos orientais ???
Desculpe-me tantas perguntas , mas , as vezes fico um pouco confuso e desestimulado ...
Desde já agradeço a atenção e o parabenizo novamente pelos belos trabalhos expostos ...
...
Amigo irei tentar responder pelo Geraldo, até pq acredito que ele está muito envolvido com os parques ecológicos dele em Morrinhos - GO. rs.rs.rs.
Eu defendo uma tese que existe muitos outros estilos adequados a um bonsai. Aquele clássicos que conhecemos se derivou das florestas orientais, pois aquele tipos são comuns na vegetação local.
Assim, não acho incorreto usar estilos de árvores que encontramos em nossa vegetação, acho que o espírito do bonsai esta em tentar reproduzir uma arvore em um vaso.
Para você ter uma idéia, hoje utilizamos estilos africanos como estilo o umbrella (ou pierneef) apresentado pelo bonsaísta Charles S Ceronio no bonsai 2006 e que representa um dos estilos das árvores africanas. Isto é recente e não milenar como um ereto informal ou han kengai.
Admiro muito as árvores de nosso cerrado e algumas plantas minha tento reproduzir esta selvageria que somente uma árvore de cerrado pode passar.
Acredito também que bonsai é você abstrair o espirito da natureza que se encontra naquela planta.
Concluindo, não acho que seja errado utilizar outros estilos, cada planta tem sua beleza.
Um forte abraço