Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Evolução de Viveiro

123
Claudio Soares II15/01/2013 15:25
Parabéns Joel, muito legal seu viveiro. Me tire uma dúvida de amador, vc cita que em cima é tudo sombrite certo? Em região onde o inverno é rigoroso como onde moro, Caxias do Sul, serras gaúchas, é comum no inverno muita geadas e temperaturas abaixo de zero. Pergunto; O sombrite apenas na cobertura irá proteger da geada e frio intenso também, ou terei que no inverno cobrir com o plástico tendo o trabalho de cobrir todo inverno e descobrir na primavera?
joellagunasc15/01/2013 21:03
Claudio obrigado pelo elogio , uso o sombrite por causa do sol intenso que temos por aqui e também pelos ventos que não dão trégua , pois Laguna é uma cidade litoranea. Para o frio tudo vai depender da reaçao das tuas plantas e quais especies tu cultivas , se for plantas de climas quentes realmente seria bom tu protege-las do frio , eu por exemplo tenho Pinheiros Negros plantados no chao que ficam expostos ao frio e ao calor e tem suportado bem , mas o melhor é tu conversar com algum forista que more em regiões frias tambem para saber o que eles usam.
Elio15/01/2013 22:08
Claudio, eu moro em Curitiba, sendo que no inverno, em dias de previsão de geadas eu cubro com panos (lençóis velhos), exceto as coníferas.
Como na tua região faz mais frio ainda, sugiro fazer o mesmo.

abraço
Sergio Batalini17/01/2013 09:09
E as fotos novas.... 🙄
Filipe Henrique17/01/2013 09:16
caramba... belo espaço!

abraços
Claudio Soares II17/01/2013 19:03
Obrigado pelas informações. Paz e bem a todos
joellagunasc17/01/2013 23:54
Pessoal vou postar as fotos do novo viveiro que eu fiz agora , este será o definitivo(??????) , Acho que ficou bem legal , como ja falei anteriormente minha preocupação sempre foi com os fortes ventos.

Contrapiso pronto

Estrutura de Madeira Pronta

A madeira é pinus tratado , 20 anos de garantia

Reboco das paredes internas

Reboco pronto

Vista interna

Porta de entrada e pintura da madira

Fechamento do lado de maior incidencia de ventos com telhas plasticas transparentes para permitir uma boa iluminaçao.

Vista interna , o restante e o teto serão fechados com sombrite 50%

Confecção das bancadas laterais

Bancadas da parede dos fundos

Nao deu nem tempo de terminar o viveiro e "eles ja correram"para dentro , rssss!

E o meu mascote também rsss

Espaço reservado para os Kusamonos

A parte superior e o lado esquerdo foram fechados com sombrite , pois nao pegava muito vento destes lados , no lado esquerdo ja fiz outra bancada e ao lado da porta fiz uma outra para fazer a manutenção , transplantes e demais atividades com os bonsai.

O bonsai realmente é uma arte viva onde tudo esta em constante modificação. Espero que tenham gostado do viveiro tanto como eu gostei.

Abraços a todos

Joel
MarcoBonsaiPoa18/01/2013 11:46
Show!!!!!!!!!!
Parabéns!
Bela organização e lindas plantas!!!!!

Estive de férias em SC, quando voltei, passei pela sua cidade e fiquei impressionado com a quantidade de caliandras vermelhas na beira da BR101, precisamente no ponto onde o pessoal vende tarrafas e suco de butiá.O trânsito estava meio lento e pude vir observando e babando na mata florida em vermelho...tá no paraíso hein! rsrsr

abç
Elio18/01/2013 18:22
Fantástico, Joel! Capricho, boa arquitetura, boa iluminação!
Ah, e o principal: Bonsai à vontade e coisa muito boa!!!!
Um pequeno pecadinho:..........vai ficar pequeeeeeeno!!!!!!!

abraço
joellagunasc19/01/2013 09:45
Marco realmente tem muitas caliandras por aqui , ja fiz muitas mudas , tambem tem bastante casuarinas na beira da praia , vou esperar a época adequada para coletar mudas.

Elio , ja tá pequeno rsssss. hoje vou postar fotos que bati ontem , pois este viveiro ja esta pronto faz uns 6 meses.

Abraços

Joel
joellagunasc19/01/2013 12:32
Fotos atuais do meu viveiro , ja com as bancadas novas

Vista com a bancada da esquerda pronta e tambem fiz uma bancada inferior para aquelas plantas recem tranasplantadas que para froteger do sol , os projetos futuros.

Joel
joellagunasc25/01/2013 09:34
A proposito , eu ja deixei instalada uma torneira para as regas diárias e iluminação.
Futuramente pretendo colocar algum sistema de irrigação automática. Se alguém tiver alguma idéia será bem vinda.

Joel
Thiago Batista25/01/2013 11:17
Joel,

A irrigação é muito fácil de fazer com a válvula automática de máquina de lavar roupas e um timer qualquer. Para molhar, eu utilizo microaspersores, mas creio que bicos pulverizadores desperdicem menos água.

Abraços
André Rocha26/01/2013 00:00
Caramba, incrível seu projeto, cara! Parabéns! Espero ter algo assim daqui um tempo.

Agora falando sobre sistema de irrigação automático, o que tenho na roça foi feito usando-se um solenóide mesmo, que nem o Thiago comentou aí em cima. Tem até um tópico aqui, não lembro o autor, que postou o processo de construção todinho.

Abraço
Roberto Fávaro26/01/2013 22:37
Fenomenal, Joellclaguna. Que capricho... Parabéns!!!
joellagunasc28/01/2013 15:48
Obrigado Roberto , espero não mexer nele por um bom tempo rsssss!!
Matheus Falcão15/03/2013 19:08
Muito bom cara, um dia eu chego lá, por enquanto estou nas bancadas improvisadas. Tudo muito bonito e organizado.
joellagunasc15/03/2013 19:15
Fotografa em mostra para nós!!!
Matheus Falcão15/03/2013 19:34
Acho que me expressei mal, tudo muito bonito e organizado são suas coisas. As minhas são todas improvisadas, ainda. Mas depois eu tiro umas fotos e mostro.
joellagunasc15/03/2013 22:47
Matheus , o que vale é o esforço que você faz para se melhorar cada dia que passa , se hoje esta improvisado é porque você esta querendo trabalhar , aos poucos você vai ver os resultados , todos começamos no improviso.É por aí.
Andre Antoniazzi15/03/2013 23:17
Ola joel,lindissimo este seu espaco um dia terei um assim mas com um detalhe sou capaz de colocar uma cama pra dormir junto com as plantas,rsrsrsrs,Belo trabalho parabens.
Abracos
Matheus Falcão16/03/2013 08:40
Valeu pelo incentivo Joel!
joellagunasc16/03/2013 09:44
Ola joel,lindissimo este seu espaco um dia terei um assim mas com um detalhe sou capaz de colocar uma cama pra dormir junto com as plantas,rsrsrsrs,Belo trabalho parabens.

Andre ja pensei em fazer isso algumas vezes rsssssss!!!
Marcio Misso16/03/2013 13:11
Excelente espaço e capricho total nos detalhes. Trabalhar com madeira é uma arte.
Abraço
joellagunasc16/03/2013 21:37
Marcio , é muito bom , é uma terapia !!
123