Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O futuro do Bonsai no Brasil

12
duprat12/01/2008 23:24
Pessoal,
Não entendo nada disso sou, iniciante nesta arte e como consequencia ignoro quase tudo e todos, mas não vejo como seria possível não surgir um bonsai brasileiro com a evolução e amadurecimento de seus criadores. Certamente um caráter próprio virá.

Mas estas caracteristicas particulares de nosso bonsai serão sempre um somatório das características particulares de pessoas individuais que obtiveram bons resultados nisto ou naquilo.

Os exemplos sempre nos guiam, como criancas imitamos a principio para depois tecer nossas proprias elocubrações. Quando so temos bons exemplos lá fora fica dificil sentir nossa singularidade.

Por isso me veio uma questão:
Sem entrarmos no merito do valor... o trabalho do Marcelo yamadori não poderia, por exemplo, ser considerado Brasileiro?

http://marceloyamadori.com/index.htm

Sei que é inconveniente, nestes assuntos citar nomes, mas para alguem leigo como eu, um exemplo objetivo seria esclarecedor.
pedrotv12/01/2008 23:58
Duprat, o Marcelo Yamadori (eu o havia citado no meu texto) faz árvores fantásticas, um maravilhoso estudo de nativas com algumas características próprias muito interessantes.

Mas estas caracteristicas particulares de nosso bonsai serão sempre um somatório das características particulares de pessoas individuais que obtiveram bons resultados nisto ou naquilo.

E será justamente o estudo e análise dos sucessos que levarão à inovação e ao crescimento da arte no país. E neste sentido, os fóruns, como este, discussões como esta, serão importantíssimos para se chegar lá.
Assim como ver as tuas maravilhosas paisagens (sou fã de carteirinha) nos mostra a força da natureza brasileira.
Zorer14/01/2008 00:33
Oi Pedro,

a necessidade de nacionalizar a Arte do Bonsai é sua e não do bonsaista, o artista não precisa ser reconhecido como pátria a arte não tem nação.

Se você tem a necessidade de fazer um ''bonsai brasileiro" faça , mas ao olhar um Bonsai não se preocupe tanto se ele é Espanhol , Japonês, Alemão , Inglês ou Brasileiro.

A arte supera a condição humana,

Abraços,

Zörer
pedrotv14/01/2008 01:47
Zorer, então porque bonsai é "japonês"?

arte não tem nação
[/quote/

Então não houve o renascimento italiano? Os hieróglifos egípcios?
Mas o impressionismo atravessou fronteiras e é justamente esse o meu ponto. Já ouvi aqui que bonsai TEM que ser japonês. Não peço exclusividade. Peço que se desenvolva uma aspecto nacional, como fizemos com todo tipo de arte. Isso não quer dizer que devemos apenas tocar axé!!!
A arte realmente supera a condição humana, mas prescinde de cultura. Sem a apropriação da arte pelas diversas culturas, estaríamos na idade da pedra.

a necessidade de nacionalizar a Arte do Bonsai é sua e não do bonsaista

Pode me indicar em qual frase eu disse que precisávamos "nacionalizar" a arte?

Apropriação não é nacionalização! É dar uma identidade a MAIS. É propor novas idéias e horizontes, porque a arte supera a condição humana e invade todas as culturas.
12