bougainvillea mame
alvaro de castro sousa29/07/2005 16:06
felicitacao
Blz.
Belo trabalho, e aproveitando a deixa, eu coloquei uma pergunta no espaco dos principiantes, sobre mame ja que vc tem um pode me esclarecer o assunto.valeu 😄
Cláudio C. Ratto29/07/2005 19:31
Tecno,
Desculpe-me pela demora.
Acredito que seja a Bougainvillea spectabilis
Grande abraço,
Alvaro,
Vou dar uma olhada no tópico para ver no que posso te ajudar, ok ?
Obrigado pelo elogio !
Um abraço,
Cláudio C. Ratto08/08/2005 07:37
Pedro,
Conforme o prometido, eis a foto !
Ela só deu umas 3 flores, pois não adubei, mas costuma dar vários buquê.....
Agora vou fazer a adubação e depois posto mais fotos do resultado, ok ?
Um abraço,

Pedro Stumm08/08/2005 08:33
😮 😮 😮 Ela está muito linda. 😲 😲 😲
Você deixa ela dentro de sombrite?
Parabéns
Pedro
Charles08/08/2005 08:53
Oi Ratto...
Seus mamês são surpreendentes!
Acho fantástica redução de folhas que voce consegue e, portanto, das flores!
Considerando que as bougainvilleas têm as raízes frageis, nos replantios voce sempre mantêm uma boa parte do "torrão" original? Se não, qual o cuidado com as raízes?
Abraço,
Charles
Cláudio C. Ratto09/08/2005 14:05
Oi Charles,
Dependendo da estação eu retiro boa parte das raízes. A composição do solo que uso faz a diferença na hora de transplantar. Para a maioria das minhas plantas a composição é de 80% de pedrisco, se tornando um solo solto, com interstícios. Também se quero raízes pequenas, faço uso de pedriscos pequenos e se quero um pouco maior uso pedrisco que ficam retiros na peneira de arroz. A fragilidade das raízes das bougainvilleas é uma verdade, mas também é verdade que elas pegam por estaquia, então sem maiores complicações.
Grande abraço e obrigado mais uma vez pelos elogios,
Cláudio C. Ratto09/08/2005 14:11
Pedro Stumm escreveu:
😮 😮 😮 Ela está muito linda. 😲 😲 😲
Você deixa ela dentro de sombrite?
Parabéns
Pedro
Oi Pedro, que bom que você gostou !
Ela fica no sol direto.
Grande abraço,
Pedro Stumm09/08/2005 21:22
Ratto
Eu estou tentando fazer um feriadão para ir ao Rio fazer um Yamadori de piteco. Eu gostaria muito de guardar um dia para ir conhecer o teu trabalho. Posso ir te visitar?
Você tem um estilo de trabalho parecido com o meu. O Roberto Gerpe sempre me fala disso quando eu ligo para ele. Inclusive já marquei de visitá-lo ano que vem.
Pedro
Angela Fernandes10/08/2005 00:09
Oi Pedro !!!!!!!! 😂 😂 😂
Oi Ratto !!!!!!!!! 😂 😂 😂
Ratto, faz um favor para mim, ..... vai.... peça para o Pedro me avisar quando ele vem e implore para ele me levar junto para conhecer suas plantas..... FAÇA ESTE FAVOR PARA MIM....
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Cláudio C. Ratto10/08/2005 18:16
Pedro Stumm escreveu:
Ratto
Eu estou tentando fazer um feriadão para ir ao Rio fazer um Yamadori de piteco. Eu gostaria muito de guardar um dia para ir conhecer o teu trabalho. Posso ir te visitar?
Você tem um estilo de trabalho parecido com o meu. O Roberto Gerpe sempre me fala disso quando eu ligo para ele. Inclusive já marquei de visitá-lo ano que vem.
Pedro
Pedro,
Será um prazer !
É só me ligar para combinarmos, falou?
Um abraço,
Cláudio C. Ratto19/01/2006 00:53
Agora com mais flores !!
Frente
Costas
Abraços,
Alexandre S. Coelho19/01/2006 01:54
Oi Ratto,
QUE MARAVILHA ❗ ❗ ❗
cristiano_fpolis19/01/2006 08:10
Olá Ratto.
Que belas obras primas. Meus parabéns.
Uma pergunta: Este broto abaixo servirá para engrossar o tronco?
Quantas desfolhas por ano vc faz?
um abraço
Cristiano
Cláudio C. Ratto20/01/2006 00:16
Cristiano,
Por enquanto só faço podas mas margens dos galhos e ramos. Desfolhas só mais para a frente e quando as fizer, serão duas vezes ao ano. Quanto ao broto na base, é essa sim a intenção, ok?
Um abraço e obrigado pelo elogio,
sergioturbo1020/01/2006 19:29
QUando vi o numero de visitas disse comigo mesmo. nem sei o que é mame!!! mais vou dar uma olhada. e não me arrependi caro amigo, muito belo seu trabalho cada hora descubro mais um motivo pra me interessar mais ainda por essa arte.
Angela Fernandes20/01/2006 21:34
Oi Ratto !!!! 😂 😂 😂
EIS AI UMA OBRA DE ARTE, FEITA PELA MÃO DO HOMEM E O ACEITE DA NATUREZA !!!!! 😄 😄 😄
A prova de que a planta está super bem são suas flores e a cor das folhas.....
PARABÉNS AMIGO QUERIDO E MIL
Beijos
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Cláudio C. Ratto20/01/2006 21:47
Obrigado Angela !
Realmente a gente aprende muito com elas a cada estação, a cada ano que passa.....beijo.
Sérgio,
O que eu tenho a dizer, é que você já está com o vírus e agora é só seguir em frente, falou ?
Obrigado pelo elogio !
Um abraço,