Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Castro II

12
Antonio Castro26/05/2005 19:28
Castro II
Olá a todos

Este é mais um dos meus Bonsai, e o meu preferido,

Acer Deshojo - c/ 14 anos
Ainda não fiz quase nada nele, á parte de retirar um terceiro ramo que se encontrava para trás e podar + aramar uns ramos mais irreverentes.

Este ano vou tentar intensificar a ramificação e para o ano no transplante, provavelmente vou colocá-lo num vaso maior de treinamento para encorpar.
Já que não posso recorrer á técnica de "mamadeira".

Ao ver as fotos é que nos apercebemos da magnificência das cores com que eles nos brindam 😄

foto dele em 02-09-04

foto de 17-03-05 “a começar a rebentar”

foto de 17-04-05 depois de um ano á espera... 🙂

Foto de 25-04-05 com tonalidades de transição...

Foto de 12-05-05 agora já com o verde a predominar para se preparar para o verão que ai vem 😄

foto de 17-04-05

Foto de 25-04-05

Foto de 12-05-05

Só tenho pena de não poder mostrar um outro "Palmatum" que adquiri na mesma altura, que muito embora tenha levado o mesmo tratamento e sujeito ao mesmo espaço fisico que este, apanhou um fungo (penso eu) que foi manchando os ramos desde o ápice até quase ao tronco numa velocidade galopante, digo quase porque na perpectiva do que iria acontecer podei-os e pude constactar que o cerne naquela zona se encontrava com mancha negra tambem, apliquei vitaminas e este fim de semana vou aplicar fungicida no solo e nela, já que pelo menos a mancha não avançou mais e ela ainda se encontra viva.
Não dou nada por ela 😕 , só mesmo por teimosia não vou baixar os braços.

Espero que gostem.

[ ]s

Castro
Fábio26/05/2005 23:14
Acer
Muito bonito o seu acer deshojo. 🙂
Felipe Frango Zappala27/05/2005 02:12
Oi Castro,

Muito bonita sua planta... coloração linda, acredito que isso seja devido ao inverno rigoroso da sua região.
Por curiosidade, você mora na região central de Lisboa?

Abraços.
Antonio Castro27/05/2005 08:10
Olá Fábio e Felipe

Mto. Obrigado 😄

Felipe, ele no ano passado não teve aquelas colorações "douradas", acredito que tenha sido efectivamente ocasionado pelas baixas temperaturas deste inverno.

O Local onde moro, é uma pequena cidade na periferia de "Lisboa", das que se foram desenvolvendo ao longo dos anos como dormitórios, para os trabalhadores de lá.
É mto. próximo, o que para efeitos de clima é exactamente o mesmo.
Muito ameno, em nada tendo a ver que o do nosso colega "Valter" mais ao centro do país.

O que aconteceu foi conforme já comentei anteriormente, fomos assolados por ventos glaciares no inverno passado, e o tempo embora estivesse limpo, com sol lindissimo teve bastantes dias c/ temperaturas nos 0º e algumas vezes - durante o dia 😕

As fotos enviei dos pinheiros, é da outra banda do rio onde trabalho e é uma zona bastante mais calma, ainda "semi-rural" onde ainda predomina a criação de Gado Bravo para touradas 😈, mas como sempre é sol de pouca dura, porque já começou a contrução desenfreada.

[ ]

Castro
Lando27/05/2005 11:56
Castro,

Vejo que este seu exemplar além de bonito é jovem. Quantos anos?
Quase que ele "nasceu" um Sokan!

Parabéns pela planta - tem grande potencial.

Um abraço.

Até mais,
Angela Fernandes27/05/2005 12:44
Acer
Oi Castro !!!
"Viajei" vendo as fotos de sua planta. Tenho muita admiração pelo Acer. Não possuo nenhum porque o clima onde resido não deixa a planta viver.
Fico imaginando as cores, principalmente quando ela começa a mudar a coloração.
Magnífico trabalho.
Parabéns
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Mário A G Leal27/05/2005 13:02
Caro Antonio Castro, é visível a delicadeza de sua árvore, resultado dos bons tratos a ela dispensados. O ácer é uma planta muito interessante pelo resultado de colorações diversas nas várias estações. Parabéns!
Antonio Castro27/05/2005 19:11
Olá a todos

Mto. Obrigado Lando, Angela Fernandes e Mário Leal 😄
Fico contente por terem gostado 😄 😄

De facto como lidamos com eles todos os dias, estes contrastes de tonalidades não são tão nitidos como ao vê-los assim.

Lando, a idade dele é como referi no inicio, não parece, mas tem 14 anos.
A idade minima de venda de Bonsai, permitida por cá é de 5 anos e depois é sempre a crescer assim como o preço.

Ele tinha uma ramificação no ramo maior que saia para trás, que era aproximandamente da mesma espessura, lá ganhei coragem e antes da primavera resolvi cortá-lo.

[ ]s

Castro
Felipe Frango Zappala27/05/2005 22:11
Castro, você leu meu pensamento...
Fiquei curioso com o local daquelas fotos... realmente não parecia área urbana, e da sua sacada, vemos um local extremamente urbano. Interessante.

Abração
Rildo28/05/2005 06:49
Que beleza 😲

Parabéns Castro........belo Acer....o vaso combinou legal... 😂
Alexandre S. Coelho29/05/2005 19:04
Parabéns por seu acer Castro!!!

Acho que dificilmente conseguiriamos estas colorações aqui em Recife... ficam as suas fotos para admirar !!!

abraços
Antonio Castro30/05/2005 17:49
Olá a todos

Rildo e Alexandre Coelho, mto obrigado.
Fico contente que tenham gostado 😄

Para o ano na altura do Transplante vou colocar num vaso de treino.
Depois logo se vê onde vai ficar 😄 .
Preciso de lhe dar mais espaço, para o desenvolvimento das raizes e assim melhorar a defenição na parte superior.

Agora estou preocupado demais, é com o outro ( já está condenado) , a tal mancha que me obrigou-me á uns dias a cortá-lo radicalmente, e deixei só um "toco"
Hoje verifiquei que já está a ficar negro 🙁 , o fungo está bem no interior (Cerne) da arvore.

Estou a aplicar fungicida na rega mas mesmo assim aquilo avança vertiginosamente, amanhã vou separá-lo dos outros, o problema é que só posso tê-lo dentro de casa e não queria derivado aos produtos quimicos que lhe administrei, não vá a minha Esposa ou filhota mexer nele, e não se lembrarem 🙁 .

[ ]s

Castro
Daniel.Viterbo30/05/2005 18:13
Ola Castro,

Muito linda sua arvore. Gosto muito de ver fotos de suas plantas, pois percebe-se os cuidados que vc dispensa a elas.
Eu também acho essa uma planta magnifica, pena que ainda não consegui nenhuma 😢 ... Mas a cada foto que vejo me interesso ainda mais. Parabéns pelo seu acer.

Abraço,
Daniel
Antonio Castro30/05/2005 18:39
Ola Daniel,

Mto Obrigado 😄

Tambem foi a espécie que mais me cativou inicialmente, agora por incrivel que pareça estou a ter um interesse maior nas nossas nativas, e já propaguei por semente
Castanheiro-Castanea Sativa
Sobreiro-Quercus Suber
Carvalho-Quercus Robur

Quanto ao Acer, convem não desmoralizar 🙂 , é uma espécie que por ai segundo relatos dos nossos colegas é bem dificil de manter.
Mas bem dificil, quer dizer que não é impossivel 😄 esses por vezes é que dão o gostinho especial.
É questão de tentar ver junto deles se alguém disponibiliza uma estaca ou uma muda pequena. 😉, senão talvez através do Bonsai Brasil, do Eduardo Mizuno ou do Tomio Tomita.

Boa sorte.

[]s
andrefuba31/05/2005 16:11
o acer realmente é uma daquelas plantas tipo "amor a primeiravista"
onde posso encontrar mudas?
Felipe Frango Zappala01/06/2005 01:52
André, quem comercializa mudas é o:

http://www.bonsaimizuno.com.br/

Também aqui tem alguns Ácer diferentes:

http://www.niponbonsai.com.br/

E aqui temalguns Bonsai e pré:

http://www.bonsaibrasil.com.br/

http://www.bonsaicenter.com.br

Veja mais na pégina central, no Fórum:

PRODUTORES, EMPRESAS E SITES

Abraços.
sergioturbo1018/01/2006 18:26
LINDA ARVORE PARABENS UM DIA EU CHEGO LÁ
Antonio Castro17/04/2006 17:43
Olá 😄

Este ano começei a rebaixar-lhe a copa

Levou uma "placa" para estimular o crescimento radial, do sistema radicular.

Acer Deshojo após o Transplante

Acer Deshojo, já refeito...quase, quase "Zen" 🙂

Acer Atropurpureum após o Transplante

Acer Atropurpureum

Todos eles levaram a mesma técnica da 1.ª foto inclusive o Junipero

[ ]s

Castro
Jakson03/09/2006 20:06
Olá Antonio

Como estão suas plantas após 4 meses?? Achei interessante esta técnica da "placa". Tenho aqui um Deshojo, que fiz 3 alporques e um Kaede, estou pensando em usar esta técnica 😄
Outra coisa, essa pasta cinza que você utilizou é uma pasta cicatrizante?
Nos mantenha atualizado 🙂

Abraços
Antonio Castro05/09/2006 18:50
Olá Jakson, Tudo bom?

Como estão suas plantas após 4 meses?? Achei interessante esta técnica da "placa".

De momento, estão todas restablecidas daquela intervenção.
A unica coisa que me parece estar a mudar, talvez seja o tronco do Acer estar a perder aquele aspecto cilindrico na base, provavelmente por causa das raizes se estarem a desenvolver na horizontal...mas lá por baixo, não sei o que se passa.

Tenho aqui um Deshojo, que fiz 3 alporques e um Kaede, estou pensando em usar esta técnica

Pode ser feita sem problemas, agora acresce em muito é a possibilidade de ele se fragilizar, por secar bem mais rápido, já que as raizes se encontram mais acima do que o normal...e têm pouco substrato a cobri-las...os receios são muitos, porque agora é o calor e logo, logo são os frios do inverno 😕

Outra coisa, essa pasta cinza que você utilizou é uma pasta cicatrizante?

Correcto, é uma pasta cicatrizante com uma consistência "tipo" a Plasticina...esta sai facilmente ao fim de algum tempo, ou ela mesmo acaba por sair sozinha conforme a arvore for cicatrizando, tambem tenho outras em tubo uma Japonesa e outra da Flortis, ambas bem mais dificeis de sair, mas para pré-bonsai, tambem não tem grande problema.

Nos mantenha atualizado

Ok, quando houver algo digno de registro coloco aqui.
Obrigado 😉

[ ]s

Castro
Antonio Castro24/07/2007 19:55
Olá a todos

Para actualizar

O Acer deshojo, foi transplantado este ano, devido ao facto daquele vaso que se vê acima nas fotos, com o passar dos tempos ter começado a evidenciar alguns problemas, apresentava manchas brancas, sinal indicativo de elevados niveis de calcário da água da rega ( água da Companhia) e manchas verdes, que são indicadores de retenção de água.
O solo era bastante aberto, pelo que a única explicação que encontrei terá sido o furo no fundo ser insuficiente, aliado à sua profundidade...para evitar problemas de maior e antes que fosse tarde, resolvi proceder ao transplante para um escorredor, até para tentar a técnica do mesmo...
Com isso, fiquei a saber como estava o Nebari após aquela experiência da placa na base...como na altura estava sozinho, tirei umas fotos, mas está um pouco tremidas, por isso na altura certa coloco umas aqui 😉... para já só posso adiantar, que ultrapassou em muito a minha expectativa...vale a pena tentar
Existe um tópico na Luso acerca de um Plátano, que está bastante parecido, que aliás terá servido de exemplo para eu tentar esta experiência.

No ano do transplante, não é/será aconselhado que se faça desfoliação, mas como não teve corte do sistema radicular e por ter respondido de forma bastante positiva ao mesmo, resolvi faze-la

Acer após Desfoliação no Inicio de Julho/07

Estado dele a 22-07-07
As folhas maiores, são devido a serem das poucas que deixei, não foi uma desfoliação total como costumo fazer, mas sim aprox. 90/95% pelas razões que acima referi.

Este ano vai continuar livre, para o ano, se tudo correr bem vai levar um alporque, para ai sim começar a trabalhar na estrutura principal, como se pode ver tem uma cicatriz de boas dimensões, naquilo que seria a parte de trás da árvore, por ser algo que será difícil de disfarçar, assim como a monotonia do tronco ( demasiado direito ) vou separá-lo em duas na próxima época...até lá descansa, para ganhar energias...vou deixá-lo mesmo despenteado, apenas lhe vou podando os rebentos para não ficar com entrenós demaisado espaçados, e consequentemente com ramos desinteressantes.

Cptos.

Castro
SEKI - Elio Luis Secchi25/07/2007 09:34
Beleza Castro!
As cores deste acer estão fantásticas.
bom colocar a evolução deste trabalho aqui. Acho que fica uma lição muito boa de paciência, espera, programação a longo prazo, para os apressadinhos (como eu). Parabéns.

Abraços

Elio Luis Secchi
Antonio Castro26/07/2007 17:15
Olá Elio Secchi

Muito Obrigada pelos comentários 😉

Se existe alguma lição a tirar nisto tudo, talvez seja que será muita pretensão da nossa parte, querer programar/prever o futuro, ainda mais de outro ser vivo 😕 ...não está seguramente ao nosso alcançe 😉.
Existe sim, é um desejo, aliado a uma esperança, de que tudo corra como objectivamos...será ai, que muitas das vezes perdemos o melhor que esta arte tem/terá...o entretanto; o presente... talvez possa até servir, para o nosso dia a dia...o prazer do "aqui e agora".

Eu não fujo à regra, sou iniciante, sou apressado, cometo os mesmos erros que todos os outros 🙂...faz parte da aprendizagem.

A Paciência é um estágio algo distante para mim, mas conhecendo essa minha limitação, tento (sem obsessão) não ser impaciente...

A respeito das cores, uma das minhas preocupações é tentar criar um efeito cromático no meu espaço, para evitar alguma monotonia, logo tento adquirir espécies que respondam às estações.

Esta era a cor dele em Abril deste ano, como se pode ver tem umas cores bem mais vivas, não tarda passa a verde 😄

Mais uma vez, Obrigado 😄

[ ]s

Castro
Alexandre S. Coelho28/07/2007 00:39
Oi Castro

Parabéns pela evolução desta planta e pela maneira sempre bem explicativa que demonstras nas postagens ❗

abraços
Antonio Castro29/07/2007 15:02
Olá Alexandre

Muito Obrigado pelos comentários

Ela e Eu vamos evoluindo, a nossa percepção de tempo é que é uma barreira dificil de ultrapassar.
A nós nos parece-nos uma eternidade, como se estivesse parado, e nada de concreto se tivesse passado...debruçando-nos um pouco sobre o sobre o assunto, todos facilmente verificamos que se passaram inumeras coisas...desde o seu começo, até então...resta-nos aprender com ela.

Como entrámos na era digital, eu agora tenho o hábito de pelo menos uma vez por mês, tirar umas fotos delas, estejam elas como estiverem.
Depois coloco-as separadas por directórios, cujo nome será a data desse conjunto, assim torna-se de alguma importância para existem problemas nos sites Hospedeiros e é preciso repor fotos nos foruns .

[ ]s

Castro
12