Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Castro II

12
nickyfury30/07/2007 11:42
bonsai
Castro, meu amigo, parabens por seu laborioso e paciente trabalho, visando formar essa planta. 😄
Realmente, dá gosto ver esse vermelho vivo intenso nas folhas, coisa que aqui onde moro é quase inexistente, pois tão logo saem as novas brotações, em vermelho não tão intenso, logo, logo ficam verdes, secam e caem, restando a planta quase que totalmente desnuda, sem folhas, vistosas ou não. 🙁

Mas é o que dá, quando teimamos em cultivar uma espécie mais adequada ao cultivo em paíse de clima frio que ao meu, tropical. 🙁

Quanto a técnica da plaqueta, estou há algum tempo fazendo uso de uma, confeccionada em argila, visando formar o nebari caracteristico do acer que vemos nas revistas especilizadas, que com esse trabalho, formam uma só estrutura, depois de alguns anos de cultivo. 😄
Antonio Castro31/07/2007 17:55
Olá Luiz Fernando

Muito obrigado pelos comentários 😉

Ele de momento já está quase todo verde 😄 😄 , agora tenho pena de não ter conseguido manter o Ginalla Flame que nasceu no ano passado, porque devia ser um espetáculo 5 estrelas...
Tal como suponho que será quando o meu Ginkgo tiver maiores dimensões...aquele amarelo vivo, junto do vermelho do acer desse ser espetáculo 😄 😄...acho que este ano promete, a juntando a esses os Carvalhos vermelhos (no Outono) + Folhas douradas dos Carvalhos brancos, vai ser bonito.

Quanto ao Nebari, tem centenas de raizes em forma radial, que quando crescerem e se fundirem também devem ficar bem interessantes.

Algumas por cá também não se dão muito bem ( ex: Aceres ), não um que resista ao calor seco e ventos quentes...por isso de vez em quando lhe faço a desfoliação.
O periodo pior, passa numa altura em que está a rebrotar, chegando dessa forma ao outono, com as folhas bem mais apresentáveis...não o faço todos os anos.

[ ]s

Castro
flavio bonsai25/08/2007 14:41
ta muito bonito seu acer .
parabens
Alberto Alves26/11/2007 21:16
Amigo castro como anda essa beleza??? 😄
Antonio Castro27/11/2007 22:19
Olá Caro Alberto

Alberto Alves escreveu:
Amigo castro como anda essa beleza??? 😄

Infelizmente ainda não começou a ter cores de Outono, já se nota algum frio durante a noite e manhãs, mas os dias ainda estão demasiado ensolarados...tanto parece que vem ai o Outono, como passadas algumas horas a Primavera...facto esse que em poucos dias tive Carvalhos que descartaram totalmente as folhas, sem mudança das cores como seria normal.
Passado alguns dias rebrotaram como que a anunciar a Primavera 😕 🙂... e não foram só eles, a juntarem-se à festa, foram também os Aceres campestres, os Carpinus coreanos; Macieira e o Ulmeiro, só que nem todos aconteceu com desfolia total.

Na presente data, à semelhança de um outro ( Acer Palmatum aureum) , já se encontra com o Alporque ( feito em 23-10-07 )...agora é aguardar que corra bem e que vinguem... 😉
não devia ter sido feito já 🙄, o recomendado seria mais para a frente ( mais 2 meses aprox.)...mas como me pareceu vigoroso tentei antecipar um pouco, é aquela luta danada pela "Paciência" 🙄 🙄, e que por vezes não é a que fala mais alto 😮ops:, coisas de principiantes 😄 )

Gosto tanto dele, que deverá ser a única espécie que ficarei com 2 exemplares, ou então numa possibilidade remota, embora não descartada, poderá ser talvez para trocar com algum que também tenha igual preferência, vamos ver.

Quando houver mais novidades coloco fotos a actualizar 😉, até porque desta fotografei minimamente o processo de ambos.
Não coloquei musgo algum...foi vaso de plástico pequeno e substrato como faço com a maioria deles...a rega tem sido só água sem qualquer tipo de hormonas.
Se não for bem sucedido também poderão ser uteis, para se saber como não se deve proceder 😉.

Obrigado

Cptos.

Castro
Alberto Alves28/11/2007 14:43
Obrigado pela resposta Castro 😉
e sucesso 😄
Grande abraço
Antonio Castro12/09/2008 19:41
Olá a todos

Apenas para actualização do tópico

Conforme prometido “A separação”

o Alporque
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?p=93007#93007

Tudo de bom

Cptos.

Castro
Antonio Castro19/10/2008 17:42
Olá a todos

Actualizando

um

e o outro

Cptos.

Castro
Antonio Castro31/03/2009 18:05
Olá a todos

Actualizando...

o renascer das cinzas....lento, lento...

[ ]s

Castro
Antonio Castro06/08/2009 19:17
A natureza no seu melhor para me provar que pouco ou nada sei disto:

"RIP" Agosto/09 - Ataque fungico

É uma pena, mas acontece...., faz parte do jogo e da aprendizagem 😉

[ ]s

Castro
12