Goiabeira
Mauro Kugler Filho26/01/2008 00:07
Goiabeira
Gostaria de mostrar um trabalho com uma goiabeira, feita a partir de semente, misho, atualmente com 7 anos e 4 frutinhos. Agora estou tendo como metas a densificação do seus ramos secundários e terciários. O vaso em q ela se encontra, é uma vaso de cimento oval treineiro, q possibilita ainda um bom crescimento em termos de espaço, para q eu consiga com o tempo desenvolver a ramificação desejada. Espero que vc's gostem desse trabalho. Abraço a todos!!!!!
Frutinho em desenvolvimento

Alcides Junior26/01/2008 07:52
Muito bonito seu bonsai Mauro, quando conseguir a densificação de ramos e galhos vai ficar show...
Parabéns
fabianoscosta26/01/2008 12:34
Mauro, linda planta!
As folhas vc conseguiu reduzir rapidamente? O que vc fez?
Abraço,
Fabiano
Marcos Castilho26/01/2008 12:41
Resposta
Olá Mauro quanto tempo demorou para dar os frutos?
Mauro Kugler Filho26/01/2008 19:57
Ta difícil de reduzir as folhas rsrs, mas o conjunto de desfolia + substrato + sol tem ajudado. Hehe, mas ela fica com folhas pequenas por um bom tempo, é que também tenho usado adubo foliar para estimular a ramificação. O principal objetivo agora, não é á redução foliar e sim a ramificação.
Quanto aos frutos, com 3 anos no chão ela já frutificava, mas esta é a primeira vez que frutifica depois de trabalhada como bonsai.
Marcos Paulo Duarte26/01/2008 20:12
está bonita mesmo quando adensar mais os ramos vai ficar ótima
flavio bonsai26/01/2008 22:09
ta ficando demais sua goiabeira , parabens .
estevao27/01/2008 00:30
E aew Mauro!!!!
Essa goiabeira é uma inspiração,uns tres dias atras eu tinha duas apartir de semente, quando eu cheguei todas elas estavam secas ,foi um custo danado pra chegar ond chegou,pra acabar assim 😢 heheheh.
Fazer o q né,agora é começar a trabalhar outras,só d saber q fica bacana um bonsai de goiaba ja é um estimulo,C EU QUISER VAI DAR CERTO!!!!
PARABÉNS PELA GOIABEIRA.....
INTÉ....
Paulo César Morais27/01/2008 03:24
Mauro, também acho muito bom ver um bonsai de goiabeira com essa qualidade.
tenho mudas de duas variedades de goiaba, além de duas variedades de araça. como o Estevão disse, sua arvore é uma inspiração.
abraço a todos.
darkaso27/01/2008 08:58
Mauro,
é um bom exemplo de que a espécie se bem trabalhada dá boa planta. A sua está muito boa com uma copa de folhas bem menores. Espetáculo.
T+
Mauro Kugler Filho27/01/2008 21:56
Eu vou desfolhá-la logo, ai quando ela estiver rebrotanto, atualizo as fotos, p vc's verem como ela ta legal de estrutura, valeu ai pelos elogios. Fico feliz de vc's terem gostado. Abraço!
Paulo Mendes Vieira27/01/2008 22:18
Dúdas
Olá Mauro, gostaria de saber qual fertilizante foliar vc usa. Ah! se não for muito difçil nos mostra uma foto da embalagem e pode explicar-nos como usar, pois não uso nenhum foliar nas minhas porque fico meio inseguro; parece que vou perdê-las por não saber aplicar o fertilizante certo e a dosgem correta.
Abraços!!!!!!!!!!
Paulinho - Tubarão.
Mauro Kugler Filho27/01/2008 22:28
Oi Paulo ......
é o seguinte, eu uso aquele da marca BIOFERT, eu não tenho o frasco aqui, mas em qualquer agropecuária deve ter. Eu uso 6mL diluídos em 1litro e aplico toda semana mesmo, molho antes as plantas e depois borrifo geralmente depois que o sol se foi. Não tem erro rs. Vc vai ver a diferença, é brutal rssssss hehe!
Zorer27/01/2008 23:31
Oi Mauro,
muito bacana a sua goiabeira a sinousidade... Parabéns , raro encontrar um bonsai de goiaba com esse potencial.
Abraços,
Zorer
VMNascente28/01/2008 01:27
estevao escreveu:
E aew Mauro!!!!
Essa goiabeira é uma inspiração,uns tres dias atras eu tinha duas apartir de semente, quando eu cheguei todas elas estavam secas ,foi um custo danado pra chegar ond chegou,pra acabar assim 😢 heheheh.
Fazer o q né,agora é começar a trabalhar outras,só d saber q fica bacana um bonsai de goiaba ja é um estimulo,C EU QUISER VAI DAR CERTO!!!!
PARABÉNS PELA GOIABEIRA.....
INTÉ....
Estevão,
aconteceu comigo uma goiabeira secou completamente, pensei que tivesse morrido, mas coloquei num vaso com areia grossa e em alguns dias começaram a brotar novamente.
Agora com aproximadamente 40 dias está completamente brotada.
Talvez possa tentar salvar a sua.
Boa sorte.
V M Nascente
Astolpho Coelho Bicalho28/01/2008 07:35
Mauro, ótimo trabalho, é o primeiro bonsai de goiabeira que vejo e de boa aparencia. trabalhos assim nos estimula ainda mais a praticar esta arte maravilho. parabens
Renan Campara Braido28/01/2008 08:52
Como ja disse em outras oportunidades... SHOW DE BOLA!
Agora frutificando foi sacanagem! hehheheehhehe 😲 😲
BAIORS28/01/2008 14:03
Mauro belo exemplar... 😲 ,
Construido desde de semente ai fica sem comentario!!!!
Tenho algumas mudas em casa e ja fiz alguns alporque, mas vejo que cultivada desde semente se consegue um resultado exelente... 😄
Deco-RJ28/01/2008 18:16
Mauro,
Tudo bem?
Faço coro com os demais colegas. De fato, sua planta está linda. Parabéns!
Tenho uma muda com cerca de 10 a 15 cm. Igualmente tratada desde a semente. As folhas ainda são bem grandes. Então, se me permite, gostaria de insistir em sanar umas dúvidas em relação à desfolha. Você realizou desfolha total? Em qual época do ano aproximadamente? Quanto tempo levou para notar a diminuição?
Grato pela atenção!
Abraço!
Alexandre S. Coelho29/01/2008 09:10
Oi Mauro,
não poderia deixar de parabenizá-lo por nos mostrar este lindo trabalho que como já foi dito, difícil de se ver no bonsai ❗ ❗ ❗
Mauro Kugler Filho01/03/2008 19:46
desfolhada
Galera, estou postando a goiabeira desfolhada, irei dar uns retoques, e logo que ela rebrotar, atualizo as fotos. Abraço moçada!

Ivanil Pimentel Vieira01/03/2008 20:48
Mauro
além do foliar vc usa outros adubos?
Parabéns pelo encaminhamento de sua planta.
Ivanil
Mauro Kugler Filho01/03/2008 21:23
Ivanil, uso apenas TM+FO, coloco em vasinhos, uns três no caso desta planta, nessa época capricho mais na farinha de osso mesmo, e o foliar quinzenalmente. Uso o Biofert mesmo, 6 mL p 1L. Abraço!
Ivanil Pimentel Vieira02/03/2008 09:59
Mauro,
agradeço pelas informações de como costuma adubar tua goiabeira.Ainda não adotei o uso de vasinhos ou copinhos de café para armazenar o adubo ,evitando-se desperdício na hora de regar ou no momento das fortes chuvas.Meu amigo Elio de Curitiba usa saquinhos de meias
para aplicação de osmocote.
Aproveitando a ocasião te pergunto se existe Associação de bonsaístas ou loja de vendas de prdutos do ramo ai em P.Grossa.Seria para visitar quando for até tua cidade.
Abraços,
Ivanil
Mauro Kugler Filho02/03/2008 12:10
Ivanil, o que temos aqui é um pequeno grupo de parceiros, que se reunem para trabalhar algumas plantas, ou até mesmo comprar insumos , materias como vasos e ferramentas, para baratear o frete. Bonsai para venda, só os comerciais de mercado, que muitas vezes acabo tendo que recuperar para algumas pessoas que me procuram. Existem poucas pessoas que se dediquem realmente com amor a arte por aqui, então o público de interesse para, é muito pequeno por enquanto. Geralmente fazemos algumas exposições na cidade em entidades culturais e Universidades para despertar o interesse da comunidade na arte, e tem dado bons resultados estimulando geralmente os mais jovens. Temos nos empenhado para a realização de uma associação da cidade.
Quando vier a Ponta Grossa, pode me procurar! Abraço!