Goiabeira
Franz Lopes02/03/2008 12:23
Belíssima planta Mauro. Muito inspirador!!!
Especialmente para quem admira nossas espécies nativas...
As goiabeiras (pelo menos as de tamanho natural) possuem um tronco extremamente lenhoso. Como que idade você começou a promover as curvaturas do tronco em seu exemplar?
Abraços e obrigado.
Franz
EZEQUIEL JUNIOR02/03/2008 15:08
Show de planta...
É isso aí...
Mauro Kugler Filho02/03/2008 15:35
Franz, com 1,5 anos já comecei a me preocupar com as curvas, mas foram feitas 5 podas drásticas em diferentes alturas ao decorrer dos anos, sempre me preocupando com o direcionamento dos brotos do ápice. A primeira poda drástica é onde está a marquinha do Uro, o movimento da base foi conseguido com uma leve tração no chão mesmo. Na é poca já imaginava uma planta alta.
Abraços!
Franz Lopes02/03/2008 17:31
Obrigado novamente.
Franz
Ivanil Pimentel Vieira02/03/2008 19:28
Mauro,
estou agradecido pelas informações postadas por vc.E parabéns pelo excelente trabalho que está praticando junto aos demais interessados na Arte.Estou só em minha cidade, veja a sequeência de problemas que são enfrentados no dia a dia.Já havia desistido, mas estou voltando e procuro pessoas interessadas na Cidade de Pato Branco para promover-mos a vinda de um bonsaista de Campo Mourão para ministrar um curso e assim iniciar-mos um grupo para traca de informações e apôio.
Quando for visitar uma pessoa de minha família que agora reside ai, com certeza entrarei em contato contigo. Obrigado.
Abraço,
Ivanil
Rogério02/03/2008 21:27
Caro Amigo Mauro
Tenho uma goiabeira que peguei no Horto Florestal pertinho de casa e estou trabalhando ela.
Suas informações são de enorme valia para meu trabalho e agradeço as dicas postadas.
Parabéns pelo belo trabalho e assim que minha goiabeira estiver legal eu coloco umas fotos.
Grande abraço
Rogério.
Alberto Alves03/03/2008 11:01
Essa Goiabeira é show de bola 😄
Parabéns Mauro!
abração
GustavoLP29/03/2008 22:35
Nunca tinha pensado em fazer um bonsai de goiabeira!! Agora já me deu vontade. 🙄 😂
Muito maravilhoso este bonsai.
Parabéns
Franciane30/03/2008 13:08
Oi pessoal,
Adorei esta goiabeira!!
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a minha muda. 😄
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?p=84997#84997Isaias12/08/2008 16:54
Mauro ,belo exemplar duvida qual a altura dela?
abraços.
Mauro Kugler Filho29/10/2009 11:46
Atualização da minha Goiabeira
Há 8 anos plantei a semente desta goiabeira, um verdadeiro misho, foi quando comecei meus 1°s experimentos na arte do bonsai. Agora, já acho que mereça um vaso definitivo, me orgulho muito desta planta apesar de não ser muito explorada pelos bonsaístas. Esta plantada apenas em cacos de tijolo e telha, e adubada quinzenalmente com torta de mamona e farinha de osso, a camada mais escura sobre o substrato. Este ano é a segunda vez que começam a formar os botões florais e com certeza teremos frutificação.
Esta planta tem 66,5 cm de altura e possui uma base de 9 cm, este vaso de cimento contém 45 cm de diâmetro, se alguém quiser dar alguma sugestão de vaso e onde eu possa encontrar ficarei grato. Como faz algum tempo que não atualizo, colocarei na sequência as fotos com a diferença de tempo de um ano mais ou menos. A última foto é do dia 29/10/09.
como ela esta hoje
e esta foto, para ter uma idéia do tamanho
EZEQUIEL JUNIOR29/10/2009 12:11
Olá Mauro,
Sua planta está bem consuzida. Tenho umas 20 mudinhas em casa, penso que daqui uns anos já vai dar pra colocar aqui pra receber orientações. Realmente é uma bela espécie...
Penso ser hora de ir desfolhando com mais frequência pra reduzir o tamanho das folhas e aumentar a ramificação.
Não deixe de ir atualizando...
Abraços
Laudir29/10/2009 13:07
Mauro!
Esta sua planta é a prova de que uma boa condução e, porque não dizer, carinho resultam em um ótimo trabalho.
Para um iniciante como eu, pude perceber o leve e marcante movimento do tronco.
Me incentivou a começar um trabalho com goiabeira também.
Parabéns pelo ótimo trabalho!
Poste mais fotos conforme for mexendo nela, para mim será um prazer apreciá-la.
Abraços!
Laudir29/10/2009 13:09
Perdão acabei clicando mais de uma vez!
Renan Campara Braido29/10/2009 14:08
Show de trabalho!!!
Cada dia melhor.....
Parabéns meu amigo,
Renan
GuilaTeipel02/11/2009 15:02
muito bonita....
dedicaçao e carinho.. acima de tudo.....
Vhalveruth03/11/2009 08:55
Po, e eu achei q ela tinha no maximo uns 25cm, mas esta linda esta planta...
Gosto mt de goiabeiras pela coloração do tronco, e por se a planta q mais se acha aqui em ituporanga-sc
abraços
edson060506/11/2009 03:17
Mauro, mais uma vez parabéns pelo belo exemplar!!
Vhalveruth, provavelmente seja possível fazer algum yamadori por aí!!
Abraços.
Edson.
Pozzana09/11/2009 01:35
Muito bonita.
Goiabeira tem esta bela madeira característica. Sua planta está muito bonita!
francisc01/11/2010 18:08
maravilha de trabalho.
Olá Mauro. De fato, sua goiabeira é linda. Atualize fotos , por favor. Abraço.
Mcdonald02/11/2010 00:36
Muito lindo sua goiabeira... também estou a trabalhar uma... mas acho q vai demorar um pouquinho.. rsrsrsrs..
abraços
O Guardião12/03/2011 14:01
Parabens pelo trabalho
A mais ou menos uns 2 anos plantei uma muda no meu antigo trabalho num vaso que fica numa area do lado de fora. Podei ela uma vez para dar um melhor movimento ao tronco. Agora que vi seu trabalho me inspirei, voltei lá no meu antigo trabalho e retirei-a do vaso e replantei num novo vasso com um subestrato melhor. Vou começar a adubá-la e ter um cuidado melhor com ela, que certamente responderá melhor, já que agora ela está sozinha no vaso e não ha competição por nutriantes como no vaso anterior.
Espero um dia conseguir chegar a um nivel tão bom quando a da sua planta.
Segue fotos para que todos possam ver, avaliar e dar sugestões
http://img232.imageshack.us/i/foto0193t.jpg/
http://img703.imageshack.us/i/foto0192qy.jpg/
http://img858.imageshack.us/i/foto0189s.jpg/
http://img857.imageshack.us/i/foto0188.jpg/ROSIMEIRE E. G.25/01/2012 21:41
Muito linda sua goiabeira! Vou acompanhar!
Ricardo L C25/01/2012 22:48
show hein , parabens
Tiago R26/01/2012 10:46
Gostei!!