Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsai, é arte ou horticultura?

12
pedrotv06/02/2008 18:52
Amigos, um dos maiores e e mais interessantes estudos sobre as fundações artísticas do bonsai, foi escrito por Andy Ruthledge. Pode ser encontrado em inglês aqui:

http://www.andyrutledge.com/book/

É um webbook com o índice na parte esquerda da tela. Recomendo a todos por constituir um material de estudo de altíssima qualidade. Estou entrando em contato com o autor para solicitar a permissão para traduzir o material para português.

Um grande abraço!
pedrotv06/02/2008 19:22
Um texto do grande W. Pall no fórum Arto of Bonsai Project:

Eu tenho revistitado esta linha com interesse e divertimento. Assim que mudou durante esse tempo? Nada provavelmente. A maioria dos bonsai é kitsch. A cena ' real ' da arte olha o bonai como kitsch e o é por definição de qualquer maneira. Nunca considerarão bonsai como a arte séria. A literatura dos bonsai está ainda no departamento de jardinagem de toda biblioteca ou livraria. As exibições dos bonsai estão ainda em centros de jardim, jardins botânicos, feiras de jardinagem. Nunca estão em galerias de arte, certamente não nas sérias. Assim nada novo aqui.

Eu tenho um sonho:
Que tal se alguém conseguir colocar alguns bonsai bons em uma das galerias mais renomadas da arte contemporânea no mundo? Que tal ter uma exibição de esculturas e além delas, bonsai como esculturas vivas nessa galeria de arte? Que tal ter um vernissage com clientes ricos e críticos de arte que estão sendo convidados para olhar o que pensaram que era kitsch? Que tal se eles gostassem disso ou mesmo amassem isso? Que tal os bonsai estivessem ao nível do olhar com obras primas da escultura de artistas quem têm peças nos museus de arte moderna? Que tal seria se o escultor e o artista de bonsai estivessem presentes no vernissage?
Eu estou sonhando aqui. Como seria se a maioria da audiência elitista encontrasse quase mais interesse nas árvores do que nas esculturas? Como seria se os bonsai não forem exibidos nas instalações tradicionais de bonsai mas como todas as outras esculturas? Que tal alguns dos mais importantes editores de revistas de arte atuais cheguem a mencionar as árvores em seu relatório? Que tal uma entrevista com o artista de bonsai em uma das mais importantes revistas de arte contemporânea? Que tal o tom da entrevista ser como se os bonsai realmente pertencessem ao espaço?
O que nós pensamos de tal sonho? Será que isso um dia acontecerá? Quanto tempo levaria até que tal sonho poderia se tornar real?
Acontecerá se nós continuarmos fazendo o que nós estamos fazendo? Mais sonhos?

O original em inglês:
http://www.artofbonsai.org/forum/viewtopic.php?t=350&start=30
Ferreira06/02/2008 19:57
Pedro

Os dois artistas do bonsai que você citou nas postagens imediatamente anteriores, estão para mim entre os melhores da arte. No entanto, da mesma maneira que nós, entre eles também há discordâncias nos fóruns. Por exemplo, esta visão da arte bonsai pelo Walter Pall, citada por você logo acima, não parece ter a concordância do Andy Rutledge. O Pall parece ter, em minha interpretação, um certo ressentimento em relação ao tratamento que a arte bonsai recebe (dos expositores, e.g.), muitas vezes associada à horticultura. Por isso, eu tenho uma maior simpatia pelas idéias do Rutledge, que me parecem mais próximas da aceitação da posição real da arte bonsai entre as artes. Por diversos motivos a arte bonsai não pode ter as mesmas condições de exposição e nem tem a mesma aceitação geral que as demais formas de expresssão artística. Não podemos nos ressentir por esta diferença e nos julgar praticantes de uma arte menor ou "coitatinha". A arte bonsai será cada vez maior, à medida que houver (no Brasil e no mundo), um número várias, muitas vezes maior, de grandes artistas como estes dois citados.
pedrotv06/02/2008 21:00
Ferreira, posteriormente ao que escreveu, o W. Pall conseguiu participar de uma exposição junto com pintores de paisagens. Os bonsai foram colocados ao lado deles e aconteceu mais ou menos o que ele pedia no texto... Foi numa grande galeria de Munique...

Eu sei muito bem que o W. Pall e o Andy Ruthledge têm muitas rixas. Mas acho também que é com a discussão que se avança. Admiro muito a arte dos dois. Acho ambos excelentes artistas. A exposição sobre os fundamentos artísticos do Bonsai foi muito elogiada por W. Pall e tem inclusive um prefácio escrito pelo Nick Lenz, autor dessas obra:

Mas também:

Acho que o importante é estudar. As árvores do Walter Pall são, para mim, as coisas mais perfeitas que já vi em bonsai. Mas isso é uma percepção pessoal. Agora, acredito sim que o bonsai não é menor nem maior do que outras artes. E, que por isso mesmo, merecia ter o mesmo destaque e espaço que as outras. Eu acho também que todo bonsaísta precisa aprender pelo menos um mínimo em horticultura, assim como todo pintor precisa saber o mínimo sobre teoria da cor e constituição de pigmentos. É mais ou menos a mesma coisa. Todas as artes têm uma base, natural ou não, sobre a qual são trabalhadas. Regras naturais ou não. Existe uma regra muito simples no bonsai: ele precisa de água, senão morre. Assim como a tinta precisa ser fixada sobre o suporte, senão escorre... A única diferença é que o bonsai é vivo e daí surge uma manutenção constante e também uma possível modificação da arte.
Para mim, bonsai é arte. Ultrapassou o estado de horticultura avançada quando se incorporou a esta noções de estética e valor. Por isso parece que "torturamos" a planta. Para que ela se adeque a um desenho, a um estilo, a uma visão estética.
Uma consequência que poderia vir a surgir do sonho do W. Pall é uma possibilidade maior de alguém viver do bonsai. Como artista e não com um viveiro de pré-bonsai. Viver da arte. como acontece com pintores, escultores, decoradores, etc. Eu tenho o mesmo sonho.
12