Manacá da serra
Fábio30/05/2005 02:08
Manacá da serra
Pessoal,
No sábado fui ao Cadeg em Bonsucesso para ver se encontrava alguma coisa para bonsai e me deparei com uma planta que foi amor à primeira vista. 😮ops:
Comprei sem medo de ser feliz.
Agora preciso da ajuda dos colegas para transformá-la em bonsai.
Aí estão algumas fotos:
Vista de frente:
Giro de 90º:
Copa:
Base do tronco com três brotos, dois abaixo e um acima:
Detalhe da flor e da folha:
Um abraço a todos,
Fábio
Marco Nascimento30/05/2005 19:22
No sábado eu estive no Ronaldo e ele tem um Manacá da Serra lá...
Eu tb comprei uma muda em Teresópolis há um mês e dei uma poda radical.
Realmente as flores dêle são muito bonitas.
Um abraço. Marco.
Fábio30/05/2005 20:13
Manacá
Marco,
Acho muito bonitas as flores e as folhas também, que me lembram a quaresmeira.
Estou pensando em fazer uma poda radical para aproveitar essa energia que está sendo gasta em flores para produção dos galhos.
A posição dos 3 brotos na parte inferior da planta também contribuem para a formação do pré-bonsai.
Um abraço!
Fábio
Angela Fernandes31/05/2005 00:42
Fábio e Marco, não sou a pessoa ideal para falar o que vou falar agora:
DÊ UMA PODA RADICAL MESSSSMO!
Que tal Fábio levar esta planta no sábado para discutirmos melhor ????
Mas que a planta é bonita, isso é. E Marco lembrou bem a planta que o Ronaldo tem lá.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
sus31/05/2005 16:06
aquí em minas a gente conhece essa planta como quaresmeirinha!
Souza31/05/2005 16:32
Aqui onde moro nas regiões de morro, há bastante desta espécie, também me chamaram a atenção as suas flores. Hoje mesmo tentei um yamadori sem sucesso, pois estava sem uam pá 😕 😕 .
Lando31/05/2005 19:12
Fábio,
Muito linda essa planta; a flor tem uma coloração que é um espetáculo. Realmente é muito parecida com uma quaresmeira - só que as folhas desta são mais longas...
"Dá de mamar" para essa planta! Vai ficar um show de bonsai!
Quanto ela tem de altura?
Um abraço,
Até mais,
Fábio31/05/2005 22:00
Manacá
Ângela,
Acho que a poda radical será a melhor solução mesmo, mas bate AQUELE friozinho na barriga. 😂
O bom é que já existem três brotinhos na base, então fico mais tranqüilo.
Lando,
A altura é de aproximadamente 90cm e também acho que a mamadeira será uma boa opção. 😉
Agora estou na dúvida. Será que posso fazer uma poda radical nesta época do ano? E quando devo mexer nas raízes para colocá-la no escorredor de macarrão? É melhor mexer nas raízes só no fim do inverno, né? 😎
Abraços!
Fábio
Fábio31/05/2005 22:41
Manacá
Ângela,
Você não acha essa planta muito grande pra levar no carro? 🙄
Beijo!
Fábio
Felipe Frango Zappala01/06/2005 02:26
Fábio, pode cortar sem medo... tem os brotos na base.
Ela está sendo adubada? A planta que "carrega" já o trato certo, é por certo mais resistente e responde bem melhor.
Abraços.
Fábio01/06/2005 20:27
Felipe
Felipe,
Eu comprei esse Manacá há uma semana e não tenho essa informação pra te dar.
Vou fazer a poda radical mesmo... 🙄 🙄 🙄
Posso fazer a poda radical nesta época do ano?
Para colocá-la no escorredor de macarrão é melhor esperar o início da primavera, não é?
Abraços,
Fábio
Felipe Frango Zappala01/06/2005 23:53
Fábio, a melhor época para tudo isso, acho que seria o finalzinho do inverno/começo da primavera mesmo... muito menos arriscado.
Abração
Angela Fernandes02/06/2005 14:47
Oi Fábio !!!!!!!!!!
Gostei muito de ouvir sua voz ontem a noite !!!!!!!!!! Obrigada !!!! 😉 😂 😉 😂
Sábado passado já levei muita coisa para o espaço. Amanhã vou levar mais coisa e no sábado levarei pouco. Acho que dá sim, para levar sua planta. O único problema é quetenho que estar lá bem cedo. Quero sair de casa antes das 8:30............TOPAS ???????
Beijos
Fábio06/06/2005 11:19
Poda
Pessoal,
Tomei coragem e fiz a poda radical no meu manacá. Aí vai uma foto do pobrezinho. 😢
Acho que essa realmente foi a melhor opção, mas agora ele não pára de chorar, tadinho... Tá saindo seiva bruta e não estanca ❗
Se eu utilizar pasta de dentes como pasta selante conseguirei resolver o problema?
Abraço!
Fábio
PS: Essa plantinha do lado é uma bromélia.

Angela Fernandes06/06/2005 17:37
Oi Fábio !!!!!!!!!!
Não fique triste porque a planta tá "chorando" 😂 😂 😂
Você pode usar pasta de dente, pasta cicatrizante, clara de ovo, massa de modelar e GÊLO. O GÊLO É UM EXCELENTE CICATRIZANTE.
Acho que você fez o corte muito na horizontal...., eu faria em diagonal..
Beijos
Angela- aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Sergivaldo06/06/2005 17:56
Oi Fábio,
Você acaba de ser aprovado no teste da degola radical. 😂 😂 😂
O caminho é esse mesmo, meu amigo. Dá pena mas, se quisermos fazer bonsai, temos que proceder dessa forma.
Observei um detalhe: o corte foi tão radical que até a flor da bromélia virou para não ver.
Um abração,
SErgivaldo
Fábio06/06/2005 22:12
Poda
Ângela,
Obrigado pelas dicas! 😂
Sergivaldo,
A bromélia não agüentou a cena, hihihihih... 😎
Abraços!
Fábio
Felipe Frango Zappala06/06/2005 23:19
Hahahahahaha...
Vocês são umas figuras!
Mas é isso mesmo.
Como a Angela lembrou, se ela for ficar no exterior e for regada por mangueira, seria bom um corte em diagonal, ou uma camada de pasta cicatrizante.
Abração
Alecs06/06/2005 23:42
só toma cuidado para mexer nas raizes... elas não gostam muito de trocar de terra....
com paciencia ela se tornará um excelente bonsai
Angela Fernandes07/06/2005 00:27
Sergivaldo(miguinho), Alecs, Felipe e principalmente o dono da planta, FÁBIO !!!!!!!!
Parabéns Fábio, assim é que se começa... pode doer no seu coração... mas a planta agradecerá, tenha certeza !!!!!!!!! 😂 😂 😂
Se a planta fosse minha... aguardava e não mexia agora nas raízes... deixava para de "chorar"... aguardava um pouco e caia com uma dubação forte em agosto, lá pelo dia 15 (pela nossa TEMPERATURA) E DEPOIS IA PARA O ABRAÇO...........
Aliás...... abraços
Fábio07/06/2005 00:45
Poda
Pessoal,
Obrigado pelo incentivo! 😎
Vou continuar cuidando com muito cuidado e carinho desse aspirante a bonsai. 😉
Acho que dessa vez consegui avançar mais um passo em direção ao meu primeiro bonsai. 🙄
Vou aguardar a recuperção da planta e lá para o início da primavera eu faço a poda das raízes pra poder colocá-la na mamadeira.
Um abraço a todos!
Fábio
Angela Fernandes07/06/2005 00:51
É isso aí amigo !!!!!!!!!
Bonsai é paciência - pelo menos 5 vezes.......... deixe a planta se recuperar e vamos trabalhar com ela no espaço em Niterói.
beijinhos
Angela- aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Fábio07/06/2005 19:44
Poda
Meu manacá continua escorrendo pelo local da poda. 😢
Fiz a poda no domingo e hoje ele ainda está escorrendo.
A pasta de dentes não resolveu porque acabou escorrendo. Acho que vou colocar massa de modelar mesmo, conforme a Ângela orientou.
Abraços!
Fábio
PS: Não consigo acessar o CHAT de jeito nenhum. Basta clicar no botão CHAT na página principal?
Angela Fernandes08/06/2005 00:26
Amigo Fábio !!!!!!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Nenhuma planta pode "chorar" por muito dias, aliás nem nós mesmos !! hihihi. Pode levar a planta a se desidratar !!!!!!! Ficar fraca por perder tanta seiva.... CUIDADO !!!!!!!!!!!1 😄 😄 😄
Coloque logo a massa de modelar ou a pasta cicatrizante.... NÃO ESPERE MUITO !!!!!!!!!!!!
Esta planta ficará belíssima, como aliás ficou nosso CD.
Beijos
Fábio08/06/2005 22:26
Poda
Ângela,
Coloquei a massa de modelar, mas não resolveu também. 😢
Já pude perceber que os brotos que ficaram estão mais verdes e vigorosos, mas estou com medo dessa seiva que não pára de sair.
Um beijo,
Fábio
Obs.: A poda foi feita no domingo e hoje (quarta-feira) a planta continua perdendo seiva bruta.