Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Manacá da serra

123
Marco Nascimento09/06/2005 04:18
Relaxa Fábio, ela está de manha pq vc fica olhando pra ela toda hora, esquece a planta, pede até pra alguém regar, ela vai parar de chorar rapidinho... (risos)
Vc fez a única coisa que poderia ser feita nessa planta, para que ela possa ser um bonsai no futuro.
Me lembrei de vc hoje, estive em Teresópolis e vi um Manacá desses
enorme, pena que não levei a máquina pra fotografar.
Um abraço.
Angela Fernandes09/06/2005 12:31
Olá Fábio !!! 😂 😂

Acho que quem está chorando é você !!!! Relaxa.... deixe a planta quietinha no canto dela.... A recuperação acontecerá quando você menos esperar.

E aí Marco ??????????? Foi tudo bem lá em Tere ? Trouxe muita coisa bonita ???

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Fábio09/06/2005 23:03
Poda
Tá Ok então. Vou deixar a plantinha em paz e depois vejo se já terá se recuperado.
Abraços!

Fábio
Angela Fernandes09/06/2005 23:10
Amigo Fábio !!!!!! 😂 😂 😂

Se a planta está bem....... RELAXA E ......... Deixe-a quietinha.. dentro de poucos dias ela demonstrará seu vigor. Ninguém falou sobre o tempo que ela "chora", porque ninguém a conhece com profundidade.. Você está fazendo experiência, portanto... comece a escrever as reações da mesma e quem sabe breve você coloca no forum uma matéria sobre esta planta com detalhes sobre o "choro dela".
Beijos, estou indócil pelo encontro do final de semana no Rio.

Fábio09/06/2005 23:25
Rio
Angela,

Vou prestar atenção nas reações da espécie pós-poda radical e depois posto aqui então.
Sobre o encontro de amanhã, aproveite bastante e traga muitas fotos. 😉
Beijão!

Fábio
Angela Fernandes09/06/2005 23:39
Fábio amiguinho !!!!!!!!! 😂 😂 😂

Não sou fotógrafa, mas coloquei agora as pilhas para serem carregadas, vou levar a máquina todos os dias, quero trazer muuuuiiittaass fotos para vermos como os grandes mestres trabalham...
Provavelmente só poderemos nos falar na semana que vem, como só deverei estar no forum amanhã a noite e na segunda-feira...... quero curtir todos os momentos na atividade.

Beijos

Fábio11/06/2005 17:48
manacá
Olhem que bonitinha o Manacá da serra que tinha lá no dia do encontro no espaço do Ronaldo:

Será que o meu manacá chega a esse ponto?
Abraços!

Fábio
Fábio03/07/2005 14:51
Manacá
Pessoal,

Estou postando novas fotos do meu Manacá da serra após a poda radical, já com nova brotação.
Na semana que vem estou querendo fazer a poda de raízes pra colocá-lo no escorredor de macarrão.

Fotos:

Só estou achando estranho o formato das folhas. Estão um pouco retorcidas e a ponta de umas folhas estão ressecando.
Aí vai uma foto da folha. Devo ficar preocupado ou isso é normal após uma poda radical não seguida de poda de raízes?

Abraços,

Fábio
Marco Nascimento03/07/2005 17:08
Fábio, meu Manacá tb tem algumas folhas assim, mas pela cor delas, vc pode ter certeza que sua planta está ótima.
Há umas 3 semanas eu estive em Terê e descobri um lugar que tem uns Manacás da Serra com o tronco mais grosso que minha perna... Pretendo trazer um na minha próxima viagem pra lá...
Depois coloco as fotos aqui.
Um abraço.
Sergivaldo04/07/2005 09:50
Re: Manacá
Fábio escreveu:
Pessoal,

Estou postando novas fotos do meu Manacá da serra após a poda radical, já com nova brotação.
Na semana que vem estou querendo fazer a poda de raízes pra colocá-lo no escorredor de macarrão.

Abraços,

Fábio

Olá Fábio,

Apesar de não ter experiência com essa espécie, pelas fotos dá para perceber que a sua planta está reagindo muito bem à poda drástica sofrida.

Acredito que seria bem melhor você esperar um pouco mais antes de fazer uma poda de raízes e colocá-la no escorredor. Os galhos ainda estão se formando e um transplante agora irá estressar ainda mais a planta, com o risco deles secarem todos.

Como a regra mais importante no cultivo do bonsai é PACIÊNCIA, se me permite uma sugestão, deixe a planta se desenvolver e engrossar os galhos. Aí você terá condições de começar a definir sua estrutura secundária, que na minha opinião, é muito mais importante.

Quando a planta já estiver com uma estrutura mais ou menos definida, aí sim, seria interessante colocá-la num vaso de engora.

Um grande abraço e parabéns pela planta.

Sergivaldo
Angela Fernandes04/07/2005 15:05
Oi Fábio !!!! 😂 😂 😂

Se Manacá está ficando lindinho. 😄 😄 😄

Eu faria como Sergivaldo sugeriu, deixava a planta se estruturar melhor e depois faria a raiz,

Ronaldo vendeu o manacá que havia lá no espaço.

Abraços

Fábio04/07/2005 17:09
Manacá
Benditas provas da faculdade, hehehe... 😂
Deixei de fazer a poda radicular no último fim de semana porque preciso estudar para as provas. Então foi bom esperar. 😎
Vou deixá-la desenvolver mais um pouco então.

Sergivaldo,

O que vc chama de estrutura secundária? Seriam as ramificações a partir dos galhos atuais?

Ângela,

Vou seguir a dica. 😉

Abraços,

Fábio
Sergivaldo04/07/2005 18:05
Re: Manacá
Fábio escreveu:
Benditas provas da faculdade, hehehe... 😂
Deixei de fazer a poda radicular no último fim de semana porque preciso estudar para as provas. Então foi bom esperar. 😎
Vou deixá-la desenvolver mais um pouco então.

Sergivaldo,

O que vc chama de estrutura secundária? Seriam as ramificações a partir dos galhos atuais?

Ângela,

Vou seguir a dica. 😉

Abraços,

Fábio

Fábio,

A estrutura secundária é exatamente o que você falou, mas eu queria me referir à formação da estrutura primária mesmo, que corresponde ao tronco e galhos mais grossos, que definem o estilo do bonsai.

Desculpe-me pela confusão.

Um abraço,

Sergivaldo
Fábio15/07/2005 19:05
Novas
Pessoal,

Estou adicionando novas fotos do meu manacá da serra e gostaria de saber se os brotos que estão secando são sinal de que a planta irá morrer.
Será que devo fazer uma poda radicular agora? Ou isso seria suicídio?
Abraços!

Fábio

Vista de cima:

Vistas laterais:

PS: Gostaria de sugestões quanto a que estilo seguir e que brotos devem permanecer para formar a estrutura primária da planta.
Raijin15/07/2005 21:18
E ai
Fabio td beleza, olha os brotos estão secando por desidratação, o manacá da serra sempre seca um pouco abaixo do corte então da próxima vez usa uma pasta cicatrizante e corta um pouco mais acima, eu aconselho a deixar os brotos que estão no nebari para ajudar a engrossar mais a base e dar conicidade e depois eu eliminaria os ramos da quarta parte inferiordeixa crescer livremente por no minimo 6 meses e ai sim escolheria quais cortar e em seis meses da pra bolar um estilo que combine com a planta e as flores.Mudando de pato pra ganso vc conhece manacá de jardim (Brunfelsia uniflora) tem o aspecto bem semelhante a uma primavera ele é roxo e branco e muito mais resistente e facil de cuidar vale a pena tentar com uma cobaia e ver como vc se sai, vale lembrar que as folhas são bem menores e brota muito mais facil que o (Brunfelsia Grandiflora)manacá da serra
Fábio29/08/2005 12:19
.
Pessoal,

Meu manacá da serra secou todo o tronco, restando apenas os dois brotos mais vigorosos da porção mais baixa.
Já que perdi o tronco, resolvi podar as raízes e colocá-lo no escorredor de macarrão. Será que fiz mal? É que eu não queria perder o finalzinho do inverno. Não estava a fim de manter esse elefante até o próximo inverno na minha sala. 😂
Depois tento postar as fotos dele.
Abraços,

Fábio
Sony01/09/2005 00:19
Manaca
Fábio...

Eu estou no meu segundo manacá e gostaria de te dar algumas dicas por experiência própria...
A planta gosta de muita água e sol moderado.
A poda radical foi uma opção bacana, eu faria o corte em diagonal também, como disse o colega ali atrás para favorecer o nascimento de brotos dos galhos.
A dica mais importante que eu quero te dar é sobre as raízes.
Matei meu primeiro exemplar porque pequei em 2 pontos: podei de mais os galhos e cortei muito as raízes.
Na minha segunda tentativa fui mais feliz e tive que ter bem mais paciência do que com a maioria das espécies que eu possuo...
Como a planta está num vaso fundo faça o seguinte:
Corte um pouco as raízes e mantenha a planta no mesmo vaso apenas recorte as suas laterais para dar uma estética melhor (foi isso que eu fiz) sem transplantá-la de imediato.
Espere uns 3 meses e repita a operação sempre desta forma até obter raízes menores para então transplantá-la para o vaso de bonsai e fazer a troca de terra e substratos.
Assim que eu tirar uma foto vou postá-la aqui para vc ver como o meu manacá ta lindo...
Abraços
Fábio02/09/2005 13:11
.
Sony,

É muito confortante saber que há mais alguém aqui no fórum que tenha uma experiência um pouco maior com essa planta e fico muito grato pela sua ajuda. 😉
Sobre o meu manacá, já é tarde para seguir sua orientação porque já o transplantei para um escorredor de macarrão. Porém, o caso dele não será tão problemático porque ao tirá-lo do vaso maior percebi que suas raízes não estavam dispersas por todo o vaso, mas por uma pequena porção ao redor do tronco. O que deve ter acontecido é que ele devia estar num vaso pequeno, onde as raízes se desenvolveram muito e viraram um emaranhado, então o vendedor deve ter tirado e colocado no vaso maior pra que suas raízes pudessem ter mais espaço para se desenvolver. Por isso, minha poda de raízes foi muito pequena, pois apenas retirei a parcela mais externa do torrão. Vamos ver no que vai dar. Vou tentar postar uma foto dele aqui amanhã e na semana que vem posto outra foto mais atualizada, ok?
Abraço!!

Fábio
Charles02/09/2005 14:28
Re: .
Oi pessoal,

Há muitas variedades de manacá?
Eu tenho uma "plantinha", longe de ser um bonsai, que consegui por alporquia, de uma árvore que diziam ser "manacá da serra". Outra pessoa me disse ser "manacá verdadeiro".
As folhas são pequenas, arredondadas e lisas. As flores são de cor lilás quando novas e vão clareando e se tornando esbranquiçadas ao envelhecerem. São extremamente perfumadas, principalmente à noite.
Alguém saberia dizer do que se trata, apenas pela descrição?
Vou tentar colocar foto dela aqui!

Abraço,
Charles
Átila03/09/2005 00:01
Pela descrição parece ser o manacá cheiroso, ou manacá de jardim. Ao contrário do manacá da serra em que as flores se abrem brancas e vão se tornando rosadas com o passsar do tempo 😲 Prece muito adequada para se fazer bonsai, porém ñ tenho nenhuma experiência com ela.
abraço
Atila
Fábio03/09/2005 04:13
.
Átila/Charles,

O meu manacá da serra possui flores brancas quando jovens e rosadas quando mais velhas.
Em relação ao cheiro, ainda não posso afirmar nada porque não prestei muita atenção nesse detalhe. 😲
Não sei se contei pra vocês, mas devo começar um estágio no Jardim Botânico do Rio de Janeiro na próxima folga e irei trabalhar com sistemática na família das Melastomataceae, que é justamente a do manacá da serra e da quaresmeira.
Quem sabe eu não consigo saber qual é o manacá da serra que a gente está descutindo? 😛
Um abraço a todos,

Fábio
Fábio04/09/2005 02:42
.
Olhem só o que eu encontrei por aí.

Nome científico: Tibouchina mutabilis
Nome popular: Manacá da serra.
Família: Melastomataceae.
Origem e ocorrência: Brasil, nativa na mata Atlântica desde o
Rio de Janeiro até Santa Catarina..
Porte: Altura de 6 a 12 m, tronco de 20 a 30 cm de diâm.
Características: Folhas pilosas verde-escuro com nervuras longitudinais bem visíveis. Floresce no verão-outono, nas cores branco no inicio, ficando lilás escuro com o passar do tempo.Pode compor lindas paisagens e deve ter a preferência
na escolha visto ser planta nativa na região Sul. Sua florada é deslumbrante e não passa desapercebida ao viajante que desce as serras de Santa Catarina no fim do verão.
http://www.casaecia.arq.br/arvoreslll.htm
Fábio05/09/2005 08:41
.
Pessoal,

Pensei que minhas fotos estavam melhores, mas por enquanto só tenho essas para apresentar.
Na foto final eu amarrei os brotos ao tronco falecido para que fiquem eretos.
Abraço!

Fábio

Fábio05/09/2005 08:43
.
Ah, já ia me esquecendo. Alguém pode me dar uma sugestão do que fazer daqui para frente??? 🙄
Fábio10/09/2005 16:24
.
Não sei se meu irmão não regou direito ou se foi a poda das raízes, só sei que cheguei em casa hoje e encontrei meu manacá da serra seco. Vou continuar regando, mas acho que dessa vez ele bateu as botas. 😢 😢 😢 😢 😢
123