Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Taxodium chokkan

1234
fabianoscosta08/02/2008 17:38
Frk e Joel, o nome é Florabrasil floricultura, fica no estacionamento da Havan, da via expressa/ Fpolis, fone: 32407096.

Amigos, isto n é propaganda, apenas o contato à amigos, grande abraço,
Fabiano
Illex08/02/2008 17:43
Olá Fabiano,

Cara gostei dos dois modelos:

Este postado pelo Jorge e pelo Ferreira:

E esta idéia do Carlos Barreto:

Acredito que ambos ficarão show de bola, agora esperaremos para ver a palavra do Ribas. Muito bom. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Illex08/02/2008 17:46
Bem,

Não gosto de portar coisas e mais coisas para ocupar espaço, mas sem a opção EDITAR, fica meio complicado quando esquecemos de algo.

Somente uma dica, no modelo proposto pelo Jorge que o Ferreira postou, o vaso teria que ser maior em comprimento e um pouco de profundidade. Esta é minha opinião, assim creio eu traria mais harminia ao conjunto. T+ amigos.

Abraços:

Illex
Ferreira08/02/2008 19:18
Pessoal

Quero fazer um pequeno esclarecimento. Eu não fiz nenhuma das projeções, apenas corrigi o erro de link da mensagem do Jorge Ribas.

Eu apenas acrescentei minha observação de que acho mais harmônica a composição do estilo chokkan com o vaso mais raso e reto, pois dá mais força ao nebari e ao tronco comprido. Os vasos mais altos retiram a força do tronco do chokkan. Os vasos mais altos combinariam melhor com o estilo moyogi.
fabianoscosta08/02/2008 23:30
Ilex, realmente é difícil, as considerações sobre o estilo chokkan/vaso, de Ilex e Ferreira, são altamente pertinentes, aprendi muito, obrigado à todos vcs.

A confusão do Ilex em relação à postagem do vaso de taxodium, na verdade foi de Carlos Barreto, outro forista, que na verdade postou esta sugestão em outro fórum, e não o Ferreira.

Abração amigos,
Fabiano
fabianoscosta14/02/2008 20:12
E aí Jorge, dá pra sair aquele virtual com o vaso postado?
Jorge Ribas14/02/2008 22:40
Desculpe a demora, quase nem liguei o micro essa semana.
Aí vai a foto:

http://www.jorgeribas.com/temporario/Fabiano3.htm

Ferreira14/02/2008 22:47
Jorge

Editei sua mensagem, para que a foto aparecesse. O endereço que você colocou era do site em que estava a figura, não era o endereço da figura propriamente. O primeiro termina em htm, e não necessita do comando e o segundo termina em jpg, mas só funcina se tiver esse comando.

Abraço,
Jorge Ribas15/02/2008 00:11
Obrigado Ferreira e desculpe a minha ignorância.
fabianoscosta15/02/2008 14:38
Jorge, muito obrigado meu amigo, e daí o que vc achou? e os colegas que estão ativamente participando, o q acharam? Acho que temos 3 ótimas opções, qual seria a ideal, ou perto disso? Pena que poderíamos contar com a ajuda tbm de vários artistas que por enquanto se desviam do tópico, porém temos gente de muito peso aqui neste post. 😄

Com o vaso escolhido o Jorge já está autorizado a confeccioná-lo, plagiando nossa querida forista ângela em relação ao Sami, ele é meu ceramista de plantão. 😂 😕

Abraço amigos,
Fabiano
Jorge Ribas15/02/2008 22:07
Fabiano

Obrigado pela confiança.
Sinceramente eu prefiro o vaso mais raso. A sua árvore parece ser muito longilínea (alta e de copa mais estreita) para esse último vaso do que a árvore mostrada pelo Carlos Barrêto, que sugere ser mais baixa e "entroncada".
Carlos Barrêto15/02/2008 23:45
Olá FrK_leal, Darkaso, Fabiano, Jorge, Ferreira,Ilex, Joel...desculpem quem não citei.

Bem, esse Taxodium está LINDO...meu atual sonho de consumo Bonsaístico...rs

Estou com um Taxodium do Tomio de 1,20 m e não está brotando após a desfolha, estou aguardando desde 25/12...belo presente de Natal...rs

Realmente o Taxodium do Fabiano é mais Longelíneo.

Para efeito de comparação, o Taxodium que postei possui 36 inches ou polegadas X 2,54 = 91,44 cm , portanto um pouco mais alta do que a planta do Fabiano.

Fonte: http://pictures.bonsaitalk.com/showgallery.php?si=taxodium&styleid=7&x=11&y=13

Acho que a planta que postei é o futuro da planta do Fabiano, pois certamente haverá um pequeno acréscimo tanto na altura quanto no diâmetro do Nebari e Tronco.

Outra coisa que percebi nos Fóruns Internacionais é que o Chokkan exige sempre um vaso mais tradicional, que transmita uma linha clássica e sóbria...os vasos mais profundos se encaixam melhor nessa categoria.

Vejam exemplos de Taxodium:

Mas vejam, não tenho 5% da experiência do Jorge Ribas (tenho três lindíssimos vasos dele)...e nem a experiência de todo o resto...estou engatinhando nessa estória.

E também não faço esses vasos...rs

Apenas quero ajudar o debate e, em especial, ao Fabiano para que tenha um futuro satisfatório com seu trabalho.

Um grande abraço a todos,
Carlos Barrêto15/02/2008 23:48
Fotos
Pessoal,

Não sei o que está acontecendo, mas as imagens não aparecem.

Alguém sabe qual o problema...talvez o Ferreira...

Abraços,
darkaso16/02/2008 08:59
Carlos,

suas fotos estavam com uma terminação de ponto de interogação e mais três ou quatro letras após o .jpg que atrapalhou aparecerem. Retirei e deu certo.

Os vasos mais clássicos para bonsai no estilo chokan são vasos com o formato abaixo.

http://www.tokoname.or.jp/bonsai/gallery/44f24.htm

http://www.tokoname.or.jp/bonsai/gallery/22f6.htm

http://www.tokoname.or.jp/bonsai/gallery/52f15.htm

Nada impede que seja colocado outro vaso, com bordas, mais redondo, mais quadrado, com uma reentrância nas pontas, com molduras, pés mais altos , mais baixos, enfim, tudo vai de acordo com o gosto do autor. Mas eu prefiro sempre tentar levar em condideração as medidas estéticas para escolha do vaso. Veja que em alguns taxodius mostrados por você acima, assim como aquele outro que o Jorge fez a projeção o vaso fica chamando muito para si a força visual do conjunto. Pela altura e pela cor mais forte ele acaba tendo um bom destaque. Se for colocado um vaso mais raso, como o que eu sugeri, ele perde força e ganha em leveza visual, apesar da cor forte e um maior comprimento. O vaso mais raso que sugeri antes, não encontrei sem a reentrância, mas minha preferência seria sem ela. Claro que existem ocasiões em que se deve analizar a espécie e tipo da planta, ou melhor, compactação da planta, para escolha do vaso. Uma planta mais compacta encaixa melhor com um vaso com bordas e mais alto. Só de olhar assim também fica complicado de definir um vaso, as medidas são muito importantes para fazê-lo com mais clareza.

O debate é sempre interessante quando vai fazer lago de bom por nossa arte, por isso devemos sempre expôr nossa opinião e avaliar as outras, como estamos fazendo neste tópico.

T+
Carlos Barrêto16/02/2008 09:53
Olá Darkaso,

Obrigado por ajudar na postagem das fotos..agora já sei o que está atrapalhando.

Nos seus Links, vi um vaso mais clássico apenas no terceiro, mas vou dar uma procurada nos dois primeiros.

Concordo com você, a discussão é necessária para fazermos algo bom... e no caso desta, vejo que está sendo muito proveitosa.

Depois eu queria a ajuda de vocês em meu Taxodium.

Grande abraço,
darkaso16/02/2008 10:39
Carlos,

acho que teve um problema com os links, mas dei uma arrumada.

Nada impede que se coloque vasos como estes:

http://www.tokoname.or.jp/bonsai/gallery/38f10.htm

http://www.tokoname.or.jp/bonsai/gallery/38f4.htm

http://www.tokoname.or.jp/bonsai/gallery/40f45.htm

Todos dariam certo, além de muitos outros. Vai do gosto do cultivador também. Também poderia ser também oval, dependendo da espéice.

T+
Jorge Ribas16/02/2008 10:42
Concordo com o Darkaso quando ele diz que os exemplos postados pelo Carlos Barrêto mostram vasos desproporcionais às árvores, que roubam a atenção do observador.
Não acho que existam "vasos para Chokkan", "vasos para Kengai"... onde sejam quase obrigatórios certos modelos para usar em certos estilos.
Penso que o que sempre buscamos no bonsai é a harmonia visual.
No caso da árvore do Fabiano, ela transmite imponência, força, grande altura. Quem deveria passar essa idéia ao observador seria a árvore e não o vaso, que teria pouca participação no conjunto, sendo quase ignorado pelo observador.
Além disso, o vaso raso sugere um ambiente mais "largo", amplo, o que reforça a idéia de uma árvore grande , enquanto o vaso fundo leva a uma linha mais vertical, aumentando a idéia de altura que, no caso da planta do Fabiano, ficaria parecendo uma "lança". 😄
Para exemplificar, segue uma foto de um pinheiro negro Chokkan, bastante clássico, onde o criador retira completamente a atenção do vaso, fazendo deste uma continuação do substrato e conduzindo o olhar para a grande árvore:

Alexandre S. Coelho16/02/2008 11:41
Oi Pessoal,

caramba ❗ Que tópico badalado é este!!! 😂

Na minha opinião os dois modelos de vasos retangulares, bem retangulares 🙄 😂 , e baixinhos que foram mostrados caem muito bem com esta bela árvore (parabéns fabiano ❗ )
Seria bom verificarmos que os galhos e massa foliar irão "encorpar" 😉 então como também serve de regra o comprimento do vaso ser mais ou menos 2/3 da altura da árvore, esses modelos poderiam ser maiores:

Carlos Barrêto16/02/2008 12:19
Olá Pessoal,

Eta tópico concorrido...rs

Gostei do vaso raso marrom escuro, retangular do Jorge.

Gostei da simulação do Alexandre...comparando as medidas.

Esse vaso é coerente com a planta, mas pouca coisa mais raso do que eu pensaria para o Taxodium do Fabiano.

Igualmente os do Darkaso...pouco mais de altura...todos excelentes!!

Jorge, esse Pinheiro fica maravilhoso no vaso raso porque possui muito mais densidade de brotação,copa,etc...não dá nem de longe para comparar..um Acer com copa densa também ficaria muito bom...concordo com você.

Sei que você postou ele só para ilustrar sua idéia, ok?

Agora imagine um Taxodium nesse vaso...nem comportaria o Nebari e aí sim, pareceria uma ´´lança´´.

Quanto mais raso for o vaso, maior será o destaque da altura...acho que é um raciocínio lógico, não?...é o oposto ao que tem sido dito.

Acho que temos que comparar coisas iguais...um Taxodium nesse vaso obviamente não ficaria bom.

O Taxodium Chokkan possui densidade muito menor, ressaltando o Nebari e Tronco.

Como disse o Luciano no Bonsaistudio...´´essa planta é muito clássica e exige um vaso marrom escuro, sem esmalte, retangular...´´

Eu concordo muito com ele e penso que minha imagem dá semelhante destaque, tanto ao vaso quanto à planta.

Lembremos que o Bonsai sempre será um conjunto...vaso + planta e os dois devem ser destacados.

Por ser muito Longelínea, essa planta exige um vaso que ´´quebre´´ um pouco a silhueta de ´´lança´´(outro pensamento pra lá de lógico).

Percebam que no meu exemplo a planta não parece ter 91 cm, justamente para não parecer ´´lança´´ é que esse vaso foi escolhido:

Vale ressaltar, que jamais sugeri exatamente o mesmo tamanho, apenas um vaso ´´pouca coisa´´ mais profundo respeitando as proporções da planta do Fabiano.

Seria legal se o Alexandre conseguisse aumentar um pouco a profundidade nessa simulação...aí estaremos comparando coisas iguais e reais.

Mas cada um tem um conceito, nada é absoluto, acho que o ideal é que cada um siga sua intuição e sensibilidade...

Abraço a todos, é um provilégio participar desse debate,
Jorge Ribas16/02/2008 13:39
Carlos

Também acho que o vaso do pinheiro negro não tem nada a ver com o Taxodium do Fabiano. Como você disse, usei só como exemplo da minha idéia, que pode não ser a melhor.
Quando me referi a sua sugestão, não foi a esta da foto do post acima (que acho estar mais harmonioso, pois esta árvore tem o tronco bem mais grosso em relação a altura e a copa mais larga), mas a esta:

Que tem um vaso enorme para as dimensões da planta.

Sobre o fato de que a planta do Fabiano ainda vai adensar a copa, então penso que ainda não é a hora de escolher um vaso para ela, além do fato de que ela não vai engrossar mais o caule e o nebari estando num vaso definitivo. Acho (é só minha opinião) que deveríamos esperar a definição da copa para escolher. Todos os comentários que fiz foram sobre a planta como está agora.

Quanto mais raso for o vaso, maior será o destaque da altura...acho que é um raciocínio lógico, não?...

Por favor não fique bravo comigo, mas não concordo com essa afirmação.
Vou procurar exemplos de imagens para tentar demonstrar essa idéia e posto aqui.

Tudo o que eu disse é só o que eu acho, e como o Fabiano pediu minha opinião, eu disse. Mas não tem nenhuma pretenção de ser o certo. 😄 😄
fabianoscosta16/02/2008 13:40
Ferreira, Carlos, Dark, Jorge e Alexandre, estou impressionado e agradecido com a ajuda dos amigos, este tópico realmente ficou muito bom, graças à vocês e seu interesse neste ponto, que é o conjunto vaso/planta que é fascinante.

Esse vaso que o Jorge mostra este PN é lindo demais, mas eu estou pensando se um oval com bordas bem baixas n ficaria bom... 😕

A diferença entre esta planta e a minha está em dimensões, sem falar na qualidade, é claro, hehe, em relação ao vaso é uma planta mais baixa, mais larga e mais densa, por isso a sensação de grande árvore que passa. O vaso completa o conjunto como o próprio Jorge explica maravilhosamente. Quem sabe, sabe!

Concordo com vcs em relação àquele vaso postado em 1a, mas sem a reentrância nos cantos, acho que um retangular com bordas suavemente arredondadas, baixo e na cor marrom escuro, talvez puxando para quase um grafite, ou todo marrom mesmo, acho que por ser baixo n daria de fazê-lo em degradê, e tvz nem cairia bem.

Outra coisa é que talvez eu tenha que trabalhar esta planta antes de reenvasar, fazer um reenvase intermediário, pois ainda n sei como está abaixo do nebari, nem se posso cortar muito, embora o fosse fazer apenas em agosto próximo, devemos salientar tbm que o taxodium é uma planta q gosta de muita umidade, portanto nos convém deixar um pouco mais de substrato, tvz n possa baixar tanto em altura, mas acho tbm que os vasos apresentados estão pouco largos, imagine q quebrando esta regra...este conjunto nos apresentado por Jorge q é fenomenal, tem a largura do vaso acima de 2/3 da planta!!! 😲 😕 Será que o vaso para este taxodium não pode ser um pouco mais largo? Não lhe daria mais situação de grandeza?

Se a simulação do Alexandre sair...hehehe...como disse o Carlos, teremos mais a situação real, seria mais fácil de conduzir a uma opção acertada.

Grande abraço aos amigos, e bom fim de semana à todos,

Fabiano
flavio bonsai16/02/2008 13:40
parabens realmente ta ficando muito bom!
Carlos Barrêto16/02/2008 15:08
Oi Jorge,

Ok..com relação a essa planta está realmente fora de qualquer proporção, você tem toda razão.

Estou me referindo àquela que eu sugeri...achei equilibrada.

Os desenhos com esses vasos rasos não me atraem muito, parece que se soprar um vento a planta tomba...rs

Como sou seu cliente, jamais ficaria bravo com você...os preços iriam aumentar...rsrs

Com relação ao vaso raso...tenho que experimentar no meu...ou seja, ´´na pele´´...veja , ele tem 1,20m e está em uma bacia de 13 cm de altura e parece uma ´´girafa´´...rs...não tenho a menor possibilidade de colocá-lo em vaso raso...(acho eu)

Mas tenho que passar pela experiência, desculpe se falei algo errado, sei que vocês sabem muito mais, nunca envasei uma planta dessa, portanto não tenho autoridade para falar...apenas estou usando a minha percepção, que pode estar errada.

Sugestão: : Talvez seja interessante comprar um ´´vaso intermediário´´...como os de cimento pintado do Tomio(NIPON)...estão com ótimo preço e são esteticamente bem razoáveis.Não sei se o frete inviabiliza, mas seria uma boa alternativa.

Novamente eu digo que é um privilégio debater com vocês, a gente entra tentando ensinar e sai aprendendo!!

Abraços a todos,
Alexandre S. Coelho16/02/2008 16:36
Pessoal,

acho que no caso de dúvida é só usar as regras...

o comprimento do vaso será mais ou menos 2/3 da altura da árvore e sua altura (vaso) será igual ou menor que a largura da base da planta 😉

Vejam que usando este princípio, mesmo mudando o volume da copa, tudo fica harmônico:
fabianoscosta16/02/2008 17:20
Alexandre, agora ficou mais fácil, muito bom trabalho.

Acho até que numa planta onde foi baseada em regras, condiz fazer o q vc fez, daí, n tem como a harmonia n reinar.

Acho q em questão de tamanho ficou muito bom, e sua projeção futura ficou espetacular, pois é exatamente assim q o quero deixar...acabei ganhando o desenho de projeção futura de bobeira... 😂 😕 muito obrigado!

E em questão de modelo? esse é o mais apropriado? com esse tipo de borda?

Desculpem eu dar mais corda, mas acho q vale a pena fazer a coisa completa, já q começamos com detalhes, grande abraço a todos,

Fabiano
1234