Olá Pessoal,
Eta tópico concorrido...rs
Gostei do vaso raso marrom escuro, retangular do Jorge.
Gostei da simulação do Alexandre...comparando as medidas.
Esse vaso é coerente com a planta, mas pouca coisa mais raso do que eu pensaria para o Taxodium do Fabiano.
Igualmente os do Darkaso...pouco mais de altura...todos excelentes!!
Jorge, esse Pinheiro fica maravilhoso no vaso raso porque possui muito mais densidade de brotação,copa,etc...não dá nem de longe para comparar..um Acer com copa densa também ficaria muito bom...concordo com você.
Sei que você postou ele só para ilustrar sua idéia, ok?
Agora imagine um Taxodium nesse vaso...nem comportaria o Nebari e aí sim, pareceria uma ´´lança´´.
Quanto mais raso for o vaso, maior será o destaque da altura...acho que é um raciocínio lógico, não?...é o oposto ao que tem sido dito.
Acho que temos que comparar coisas iguais...um Taxodium nesse vaso obviamente não ficaria bom.
O Taxodium Chokkan possui densidade muito menor, ressaltando o Nebari e Tronco.
Como disse o Luciano no Bonsaistudio...´´essa planta é muito clássica e exige um vaso marrom escuro, sem esmalte, retangular...´´
Eu concordo muito com ele e penso que minha imagem dá semelhante destaque, tanto ao vaso quanto à planta.
Lembremos que o Bonsai sempre será um conjunto...vaso + planta e os dois devem ser destacados.
Por ser muito Longelínea, essa planta exige um vaso que ´´quebre´´ um pouco a silhueta de ´´lança´´(outro pensamento pra lá de lógico).
Percebam que no meu exemplo a planta não parece ter 91 cm, justamente para não parecer ´´lança´´ é que esse vaso foi escolhido:
Vale ressaltar, que jamais sugeri exatamente o mesmo tamanho, apenas um vaso ´´pouca coisa´´ mais profundo respeitando as proporções da planta do Fabiano.
Seria legal se o Alexandre conseguisse aumentar um pouco a profundidade nessa simulação...aí estaremos comparando coisas iguais e reais.
Mas cada um tem um conceito, nada é absoluto, acho que o ideal é que cada um siga sua intuição e sensibilidade...
Abraço a todos, é um provilégio participar desse debate,