Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Taxodium chokkan

1234
Carlos Barrêto16/02/2008 19:09
Olá,

Maravilha Alexandre!!...era isso que eu estava sugerindo...fica mais real.

Agora esse vaso me convenceu muito mais...

Acho que a cor é ideal (minha opinião).

Um abraço a todos,
Jorge Ribas16/02/2008 22:35
Agora que o Fabiano disse onde quer chegar com seu projeto, fico feliz em concordar com a projeção do Alexandre e com a idéia do Carlos. Com essa copa densa e mais larga e ogival, a árvore parece mais baixa. Daí esse vaso cai bem, levando em consideração também que esta espécie precisa de mais substrato, coisa que eu não sabia, pois não a conheço direito.

Carlos

Será que a sua árvore pede um vaso raso? Se você seguir a sugestão do Luciano (com a qual concordo), ela ficaria parecida com essa:

Carlos Barrêto17/02/2008 10:26
Olá Jorge,

Pois é, acho que a minha necessita de um vaso mais profundo, como a do exemplo.

O tamanho do Nebari embaixo do solo é bem grande em todos os Taxodiums e a estrutura radicular também...por isso a insistência em vaso profundo(para a minha).

Você faria um vaso desses?...já fico na fila...rs

Vou tentar chegar próximo a ele...nada fácil...essa planta já foi premiada em concursos...mas pretendo chegar o mais próximo possível.

Mas a minha tem muito chão pela frente...estou aguardando brotação pois desfolhei e até agora nada de brotação.

Obrigado pela atenção.

Abraços,
Carlos Barrêto17/02/2008 14:44
Olá Pessoal,

Acho que esse tópico vai se tornar referência em termos de Taxodium!!

Só um detalhe que me ocorreu:

-Precisamos transformar essa estética apresentada em medidas...

Fui medir meu Taxodium e o Nebari+Estrutura radicular = 20 cm

Nebari sozinho 8 cm (isso não dá para reduzir)...as raízes creio que dê para reduzir e deslocar para os lados...

Fabiano...acho interessante você levantar essas medidas para ajustar ao vaso.

Abraços,
fabianoscosta18/02/2008 18:26
Carlos, vc tem razão, ainda n tenho as medidas exatas, pois então as farei exatamente para poder até pedir o vaso para nosso ceramista....abração,

Fabiano
Antonio Castro18/02/2008 19:36
Olá a todos

Amigo Fabiano (Pequeno Gafanhoto)

Eu sou muito suspeito para falar acerca deste tipo de espécies...adoro as paisagens do Norte dos States&Canadá...são um colosso.

Sem pretender fazer qualquer juizo acerca do que foi dito, baseando-me apenas nos óptimos exemplos apresentados, por gostar bastante do exemplar da esquerda 😉 , ao coloca-lo ao lado o teu, dá-me algumas orientações.

As linhas nada têm a ver com as proporções (ditas clássicas), mas sim um cálculo de dimensões e proporções, do género que os artistas fazem com o polegar ou a ponta do lápis, para se constatar que a tua árvore pode descer um pouco, conferindo-lhe uma significativa redução do tronco cilindrico...provocado pela condição de viveiro ou árvore em liberdade.

Pode e deve ser estimulado o desenvolvimento do Nebari e do Tachiagari, aproveitar um ramo dos que nascem logo acima da 2.ª linha, para novo ápice e como ramo de sacrificio,...para poder auxiliar nos corte que terás que efectuar para ele afunilar (Conicidade) assim como alguns laterais .....Clip&Grow...e muita paciência 😄

Também concordo...uma árvore deste tipo (para mim) é com vaso vaso rectangular e Marron...podendo ser talvez considerada a hipotese de um vaso um pouco mais fundo.

Dado que comparando a largura do Nebari com a largura do vaso as raizes só pode desenvolver-se básicamante na vertical, e isso não é muito desejável em bonsai...logo ou se coloca uma árvore destas num vaso um pouco mais largo ou se terá que que aprofundar um pouco o mesmo.
Outra questão, é que pela largura do nebari, também não é de muito aconselhável colocá-lo num dos extremos do respectivo vaso para provocar uma assimetria, sob pena disso prejudicar o desenvolvimento do sistema radicular desse mesmo lado.

Mais outra coisa esse bichinho gosta dos pés alagados, não é? como fazes quanto a isto???

Boa sorte e ficamos a aguardar pela evolução 😉

[ ]s

Castro
fabianoscosta18/02/2008 21:08
Caro Castro, meu amigo lusitano, que coceira me destes agora nas orelhas....ahahah

Realmente, sua opinião é muito válida, como sempre, porém, n sei se devo encurtá-la, embora melhorasse significativamente sua conicidade promovendo um ápice mais baixo, mas minha idéia digamos que "final" para este projeto, é realmente como a projeção do Alexandre, ele ficará bem mais encorpado em relação à sua copa, por isso tenho certo receio que fique meio desarmônico, sabe? Achatado...sei lá.
O que vc acha disso? Até poderia sumir com a cicatriz que vou esconder abaixo do ápice...

A rega meu amigo, é diária, as vezes quando tenho tempo, rego no meio do dia tbm 😲 , eu coloquei em cima do vaso atual bastante casca de pinus, no qual me reserva bastante umidade, e o substrato atual é muito orgânico tbm, como veio do produtor, praticamente uma terra vegetal, se posso dizer desta forma.

Muito interessante essa questão da centralização da planta no vaso, n tinha me dado conta. Acho que usarei um pequeno percentual de vermiculita no substrato, ajudaria muito por aqui, que é bastante calor no verão, e a deixo o dia todo no sol, e ela só responde bem, muita brotação com cor maravilhosamente verde-claro.

No mais, agradeço a atenção do amigo e espero sua resposta, quem sabe poderia comparar esses dois, como fez nesta postagem, que ficou ótimo, por sinal, só que num projeto mais incorpado, "final", para termos noções mais reais.

Grande abraço
Fabiano.
fabianoscosta20/02/2008 12:24
Amigos , estou ratificando as medidas desta planta, para uma escolha decisiva do vaso, me perdoem se este tópico pode ter tomado proporções além do que deveria, mas como ainda n foi finalizado, acho q devo continuar.

Esta planta tbm aparenta ser mais longelínea em foto, mas depois de diminuir o ápice, arredondando-o, ela ficará com uma impressão diferente, outra hora faço uma foto com alguém do lado.

abraços
Fabiano
fabianoscosta25/02/2008 18:40
Amigos, a sugestão de um vaso de 55x42x13cm parece acertada?

abraços
Fabiano
Alexandre S. Coelho28/02/2008 09:36
Já tá no forno??? 😂 😂 😂

eu acho que tá dentro das proporções!
fabianoscosta28/02/2008 10:38
Fala Alexandre, nas verdade essa medida é uma proporção japonesa, segundo Ribas, 13x10, por isso esse valoe de largura pelo comprimento, fica mais harmonioso que um vaso comprido, que até eu achava melhor, tipo 55x38, porém depois de pronto se vê que pode ficar ruim, e como ele já tem experiência de sobra, n vou pagar para ver, n é mesmo? 🙂

Ainda n está no forno pq saiu um pouco do orçamento, mas entrará logo logo, se Deus quiser...

Abraço amigão,

Fabiano
Carlos Barrêto29/02/2008 20:15
Olá Pessoal,

A medida está acertada...é 1 cm de diferença da largura do que tenho aqui.

Esse é o caminho...a altura está perfeita...lembrando que é bom reduzir as raízes em 20/30% antes de envasar e procurar dispor ela em forma circular aproveitando o comprimento do vaso e o espaço horizontal.

Um abraço a todos,
fabianoscosta28/03/2008 18:08
Amigos, como prometi estou atualizando a situação no qual se encontra meu taxodium. Neste momento, estou deixando crescer livremente a parte de baixo, a dos primeiros galhos com o objetivo de engorda dos mesmos, mais tarde farei o refinamento apenas da parte apical, antes do inverno.

Grande abraço à todos,

Fabiano.
Antonio Castro28/03/2008 21:43
Olá Fabiano

Grande recuperação da massa verde 😄 😄, é uma das caracteristicas que me impressina nessas espécies, é a robustez/vigor que elas transmitem.

Se possivel, mesmo deixando os ramos livres tenta dar-lhes alguma sinuosidade já desde os seus primeiros passos, e noutros vai modelando com recurso a podas/pinçagem nas ontas (mas espaçadas), com calma, para não ser ao ponto dela se ressentir e baixar o seu metabolismo nesse local...senão ficam muito direitos e posteriormente mais dificeis de corrigir.

Bom trabalho 😉

[ ]s

Castro
Rapha28/03/2008 21:52
O estilo mais desafiador que ja vi 😲

Mas vc ta chegando la. Boa sorte.
fabianoscosta19/06/2008 11:34
Atualizando fotos com processo de coloração outonal:

Abraço,
Fabiano
Alexandre S. Coelho19/06/2008 19:12
Fabiano meu amigo...

aumenta o tamanho das fotos 😲 😲 😲 😂 ...
pauloventura19/06/2008 19:17
Amigo Fabiano!!
Parabéns pelo belo exemplar de Taxodium e tamben pelo belissimo
trabalho de condução e estilo que voçê ven executando no mesmo.
permita-me fazer uma concideração (pessoal)sobre o estilo chokan
ele a principio nos parece facil de executar ,mas ao fazer percebemos
que não é bem assin,pois tudo nele ten que ser muito ben definido,ao
contrario de varios outros que nos permite varias alternativas e as vezes
ate algun (disfarce)portanto mais uma vez parabéns,e não deixe de mostra-lo p/nos com a brotação de primavera falou!,,
G abraço.
Pv
fabianoscosta20/06/2008 10:57
Alexandre, tá feito! 😉

Paulo, é verdade, e daqui pra frente até deixá-lo estilizado é que preocupa, mas vou estudar mais...

Abraço,
Fabiano
Antonio Castro21/06/2008 07:51
Olá Amigo Fabiano

Muito bem encaminhado esse taxodium, cada vez mais bonito 😄 .
Concordo com o Paulo Ventura, emboa pareça não é um estilo nada fácil de conseguir, mas pelos vistos estás dar conta do recado 😉

Se ele responder como a minha sequóia, o que penso que sim pela semelhança, na altura correcta vais ter que começar a pinçar as pontas dos rebentos mais jovens, para ela "desmultiplicar" e retroceder, eu fiz á minha este ano, só para experiência...e resultou bem, subdividiu sem problemas a ramificação, ela é bem pequena comparada com o teu exemplar, por isso acredito que o teu pelo seu vigor dará resultados bem mais rápidos e interessantes, compondo o exemplar que por si só, já promete.

Como não podia deixar de ser, também gostei da mudança de cores 🙂

Parabéns ficamos a aguardar as evoluções

[ ]s

Castro
Marcos Paulo Duarte22/06/2008 16:35
oi Fabiano,

muito bonito esse taxodium, bela condução; estilo nasa fácil mesmo

a mudança de côres também está muito bonita

abraço
fabianoscosta23/06/2008 21:16
Oi Castro, vc diz para beliscar o rebento ainda jovem? não entendi bem, pois eu faço a pinçagem porém apenas após a folha ficar adulta, daí ela tbm se divide bem... 😮ops:

Grande abraço e obrigado amigão,
Fabiano.
fabianoscosta23/06/2008 21:17
Marcos, obrigado pela força amigão! 😉
Abraço,
Fabiano.
GERALDO INOCÊNCIO24/06/2008 08:13
Fabiano,

Parabéns pela belíssima planta. Está muito bem direcionada e promete muito. O estilo chokkan embora possa parecer fácil, é um dos mais difíceis de se conseguir um bom resultado e você está conduzindo sua planta com muita maestria. Com certeza vai ter um belíssimo bonsai.

Do amigo Geraldo Inocêncio
fabianoscosta10/07/2008 10:54
Geraldo, muito obrigado pelo seu incentivo.

Aqui mais uma foto dele agora:Atualizando...

Abraço,
Fabiano.
1234