Olá Joellagunasc
joellagunasc escreveu:
Paulo eu to gostando bastante destes vasos. É logico que um vaso as vezes não substirui uma bacia , quando queremos engordar a planta , mas nos casos em que voce quer coloca-la em um recipeinte menor
Antes que mais muitos Parabéns, o seu espaço está a ficar 5 estrelas 😉
Bom provavelmente estas minhas palavras irão parecer alguma heresia e causar alguma agitação, mas quanto ao "vaso Vs bacia", na verdade penso que se extrapola um pouco a realidade, na verdade acredito que apenas tem como vantagem a oxigenação e a sua observação, quando se encontram na fase da mamadeira, antes de se dar inicio aos transplantes.
No resto, se feito no tempo certo, um Bonsai quando transplantado em média, dependendo da espécie e a idade é de dois em dois anos aprox...para a árvore é indiferente, se esteve numa bacia ou num vaso...porque o ano seguinte será para recuperar-se dos cortes nas raizes e no outro ano é que começará a sentir-se confinada, dai a razão de ser de dois em dois anos mais ou menos 😉.
Quando se diz que devem ser de 3 em 3 é porque são árvores, com um metabolismo mais lento, seja por ser caracteristica da própria espécie ou por estarem mais velhas, para estas será no 3 ano que começarão a sentir essa necessidade de espaço, a mesma necessaide que sentem quando estão numa Bacia
Ainda que seja uma técnica antiga, na verdade poucos paises a conhecem e praticam, tal facto não é impeditivo de terem árvores como se vêem, nada fraquinhas e nem todas serão provenientes de yamadori...talvez de Quyntaldori 😈
Parece-me importante a escolha de um vaso de treino que drene bem, de boas proporções/dimensões, para o desenvolvimento horizontal e não vertical, tantas vezes ocorridos no escorredor.
As raizes que nascem para baixo devem ser gradualmente eliminadas, logo é/será um trabalho de constantes avanços e recuos.
Seja qual for o recipiente, se o pretendido é um empurrão no desenvolvimento da árvore, então acredito, que o solo seria a melhor opção a ter em conta (para quem o dispõe), de preferência com uma placa por baixo para promover o crescimento radial do sistema radicular e para ser mais fácil a extração de "X" em "X", como se de um vaso se tratasse...
Eu tenho alguns em escorredores (oliveiras/Aceres) vai fazer 3 anos, e não posso tirar grandes conclusões.
Não vi nada de anormal no seu desenvolvimento.
Talvez na Oliveira, que foi a que notei que se desenvolveu mais...mas pode ter sido devido aos adubos administrados, ou a qualquer outro factor do meio ambiente que não controlo.
Uma coisa notei e gostei bastante...a drenagem, isso sim uma "mais valia" considerável 😉...por isso todas as minhas sementeiras passaram a ser nos escorredores.
Desculpem a minha opinião acerca deste assunto, mas por agora é a que tenho 😮ops:... de facto faz-me alguma confusão, que seja qualquer árvore que apareça, a resposta imediata é "coloca em ESCORREDOR/MAMADEIRA" 😲, será que não lhes (eles) ocorre, que bonsai não é apenas árvores de 50cm para cima e da grossura de um braço??
Bom voltanto ao tema...está 5 estrelas, agora é ir refinando as danadas...pelo que vejo está ai muito trabalhinho pela frente 😄 😄
Boa sorte.
[ ]s
Castro