Calliandra Spinosa
Charles16/03/2008 20:19
Calliandra Spinosa
Oi pessoal...
Comecei ano passado a trabalhar com as calliandras spinosas.
Gostei muito de algumas características delas, sendo a textura do tronco, uma das mais marcantes!... 🙄 .. mas tem outras tantas... 🙄 😉
Aqui a planta recém-chegada e replantada. Fiz uma poda de raízes intensa, para permitir plantá-la num vaso baixo.... 🙄
Alguns meses depois, mais enfolhada e enraizada...
Desfolha total e poda para encurtamento de galhos novos...
Poda de alguns grandes galhos ...
Definição de jins e acabamento das podas...
Aramação de galhos e pasta selante nos locais podados...
O esfagno que coloquei tem a função de reter o substrato de granulação grossa, que coloquei num nível acima do normal para cobrir algumas raízes bem grossas que ficariam expostas. Tentei assim reduzir o risco de que elas morressem... 🙄
Em breve vou retirar este esfagno e reduzir um pouco a altura do substrato, mostrando um pouco melhor o nebari da planta... 😉
Agora aguardo novo enfolhamento para ter uma melhor noção do resultado... 🙄 🙄
Abraços,
Charles
fabianoscosta16/03/2008 22:53
Charles, mais um trabalho espetacular em um estilo que vc trabalha tão magnificamente, meus parabéns amigo, pela planta e pelo belo trabalho.
Grande abraço,
Fabiano.
edson060516/03/2008 23:19
Charles,
beleza de caliandra; ficou ótimo esse jin...
Abraço.
Edson.
ARQPATRIK17/03/2008 09:01
ótimo desenvolvimento, acoompanhado de um trabalho formidável, Parabens!!
Alcides Junior17/03/2008 09:46
Com a nova massa foliar que virá ira ficar maravilhoso...Parabéns...
Lindíssima calliandra. 😲
Charles17/03/2008 10:04
Oi pessoal...
Fabiano, Edson, Patrik, Junior... seus comentários são muito gratificantes!... 🙄
Este é o 1. trabalho maior que faço com uma caliandra deste porte, e reconheço que ainda tenho um bom caminho com ele... 🙄 🙄
Só de olhar as fotos, penso que aquele grande jin poderia ficar melhor se eu "esculpir" um pouco mais... deixando-o mais leve! Dessa forma ele não vai "competir" com os 3 troncos remanescentes... 🙄
Talvez não fique bem claro na 1a. foto, mas a planta apresentava 5 troncos, sendo que o maior deles e um segundo, viraram aquele jin... 😉
Também acho que os 2 troncos do lado esquerdo estão um pouco paralelos, mas não ousei mexer neles.... ao menos por enquanto!... 🙄
Em trabalhos assim, normalmente eu prefiro "me acostumar" a enxergar a planta após a 1a. intervenção... e me dou um bom tempo antes de mexer novamente... tentando evitar riscos de exagerar na dose inicial e cometer um êrro irreversível...
Assim, todos os comentários e sugestões são bem vindos... 😉
Abraços,
Charles
Illex17/03/2008 10:54
Charles,
Estava acompanhando este trabalho ontem na madrugada, e até o copiei para o computador para minha pastinha de "Passo a Passo", adorei o trabalho, tudo está combinando por enquanto, o vaso, o movimento dos galhos em relação ao vaso e a árvore, as formas do tronco, o trabalho está belissimo, e com certeza vai ficar melhor, pelo que já conhecemos de seus trabalhos. T+ amigo.
Abraços:
Illex
mauricio marussi17/03/2008 14:05
NOSSA, QUE TRABALHO MARAVILHOSO, QUE AULA, NÃO ESQUECE DE POSTAR FOTO DEPOIS QUE FOLIAR, PARABENS!!!!!
Alexandre S. Coelho17/03/2008 14:07
Oi Charles
Concordo com o Illex! Pelo contrário do que se parece, a planta inicialmente não apresentava boas opções de estilização, mas o amigo sabe como poucos a forma de esculpir obras de arte ❗
A futura mostra do nebari deve valorizar ainda mais o trabalho 😲
Rogério17/03/2008 16:43
Amigo Charles
Que beleza de trabalho o seu...
Vc esta de parabéns pela visão que teve com a planta. A evolução mostra a como sempre temos possibilidades de superar espectativas.
Parabéns pelo magnífico trabalho e nos mantenha informados com fotos futuras.
Abraço
Rogério.
joellagunasc17/03/2008 21:53
Charles parabens , esta visão do bonsai antes de mexer na muda , são poucos que tem com tanta competencia como voce.
Joel
Charles18/03/2008 14:18
Oi pessoal...
É muito gratificante ler seus comentários!.... 😉
Illex... o vaso foi quase um "acidente de percurso"... 😂 ... era um dos poucos que tinha em mãos no momento do replantio... então acabei usando!... 🙄
Maurico... assim que ele estiver enfolhado eu coloco novas fotos aqui... 😉
Alexandre... confessso que de início também me senti meio perdido sobre o que fazer com ela... 😲 ...e acabei fazendo o que considero uma abordagem conservadora!... tentando evitar êrros sem chance de correção... 🙄
Rogério... gentilezas à parte... nem de longe imagino que tenha superado expectativas!.... 😲 😂 ... minha expectativa agora é ver o efeito com ela novamente enfolhada, quando acho que necessidade de eventuais ajustes se mostrem mais claramente... 🙄
Joel... gentis sus palavars amigo... 😉 ... E como disse acima, optei por ser conservador e manter a chance de ajustes futuros..
Apenas como curiosidade, uma das maiores dificuldades no trabalho foi transformar aquele grande tronco em jin!
Ele crescia totalmente colado ao tronco central. Como a casca da spinosa tem aquela textura enrugada e é bastante grossa, tive que ser muito cuidadoso ao fazer o jin, sem danificar a casca do tronco central!... 😲 🙄 ... Algumas horas de trabalho estão naquele jin!!!... 😂
Abraço,
Charles
Sergivaldo18/03/2008 20:02
Pessoal,
Acho que este trabalho do Charles pode ser comparado ao ato de extrair leite de uma pedra, fácil, fácil... 😂 😂 😂 😂 😂
Quando vi a planta antes dos trabalhos imaginei: que malvadeza fizeram com meu amigo Charles 😮ops: 😮ops: 😮ops: . Mas, no final, dou minha mão à palmatória: surpreendente!!!
Quanto à vê-la novamente enfolhada, nem se preocupe pois irão surgir novos brotos em todos os locais em que você cortou.
Um grande abraço,
Sergivaldo
Charles19/03/2008 22:59
Grande Sergivaldo...
Suas palavras, muitos descontos à parte... são muito motivadoras... valeu mesmo... 😉
De inicio, eu dediquei um bom tempo analisando, pensando, sentindo.. e cheguei quase a mesma conclusão que voce.... tô ferrado!... 😲 😂 😂
Depois que decidi o que fazer, fui em frente sem pensar de novo, prá não correr o risco de novas indecisões... 🙄 😲 😉
Pelo pouco que aprendi com as spinosas, me parece que elas brtoam bem, não só onde foi desfolhada, mas também nos locais onde foram podados galhos e nas bordas dos jins e sharis... 🙄 🙄
Agora espero as novas brotações prá ter uma melhor noção do resultado... 🙄
Quando isso acontecer, eu coloco novas fotos aqui... 😉
Abraço,
Charles
flavio bonsai20/03/2008 13:13
como sempre vc vem nos surpreendendo amigo , gostei muito da estilização que fez ate o momento , realmente deu uma cara nova pra essa planta caliandra .
e eu sou suspeito pra falar porq adoro as caliandras.
e espero ter uma dessas assim que possivel realmente o tronco dessa caliandra e fantastico.
parabens pelo trabalho realizado.
Glauco Bastos21/03/2008 00:19
Caro Charles,
Creio que elogiar seu trabalho seja neste momento "chover no molhado", ao invés de elogiar eu peço permissão para copiar e colar seu trabalho no Fórum que criamos na Bahia, neste espaço estamos tentando valorizar as nativas brasileiras, principalmente as do Nordeste, e este seu tópico viria bem a calhar como exemplo, inclusive para mim que adquiri recentemente com o amigo pedro Torquato uma Depauperata e uma Spinosa.
Fico no aguardo de retorno.
Abraços fraternos.
Charles22/03/2008 21:23
Oi Pessoal...
Flavio.. muito legais seus comentários... valeu !... 😉
Glauco... amigo, claro que pode postar o trabalho no seu Fórum!... é um prazer poder partilhar com voces, mais ainda tratando-se de uma nativa que, aliás, tem sido um novo e gratificante desafio prá mim!... 😉
Abraço,
Charles
Glauco Bastos24/03/2008 14:11
Charles,
Muito obrigado irmão, esta matéria será de grande utilidade por lá 😄 .
Abraços fraternos.
Charles27/03/2008 22:57
Oi Glauco... tudo bem?
Vi a matéria no seu fórum... legal!... 😉
A spinosa já começou brotar e em pouco tempo acho que posso atualizar as fotos!.... 😉
Abraço,
Charles
Charles03/05/2008 14:50
Oi pessoal...
Aí vai uma foto atual da spinosa... 😉
A brotação continua intensa, mas falta um bocado ainda prá ter uma copa melhor definida!... 🙄
Estes ultimos dias esfriou bastante em Sampa, talvez anunciando o outono, o que deve reduzir o ritmo das botaçoes... 😉
Abraço,
Charles
joellagunasc03/05/2008 15:21
Pelo encaminhamento que a brotação esta tomando , com certeza ficará um bonsai de revista , brotação realmente intensa para o periodo do outono.
Parabens
Joel
sergioturbo1005/05/2008 20:16
Charles, pense na possibilidade de reduzir pela metade o jin e encurtar o um pouco mais que nada galho esquerdo.
Linda planta!
abraço
Charles05/05/2008 21:16
Oi pessoal...
Joel.... acho que uma maior densidade da copa só acontecerá na primavera... 🙄
Quando esquentar de novo eu reforço a adubação... aí espero q ela dê mais um passo na estrutura da copa... 🙄
Sergio... gostei de sua visão!.... 😉 ... A redução do jin já tá na pauta!.... 😉
Na minha 2a. postagem disse que pretendia esculpir mais o jin e deixa-lo mais leve... e sua opinião reforça a ideia.. 😉
Sobre a reduçao do galho(tronco) esquerdo, eu concordo com voce!.. A questão foi que eu usei as brotações novas existentes prá definir a copa daquele lado e este galhinhos nascem todos da parte mais alta daquele tronco!... 😢 .. Uma pequena redução que seja da altura, implica na eliminação de todos aqueles galhos.... 🙄 ... Não digo que nao farei isso um dia, mas se fizer... será uma reduçao boa na altura, talvez ficando pouca coisa mais alto que o galho do lado direito... 🙄
Penso que assim talvez eu consega uma triangulação melhor... 🙄 😉
Na verdade, preciso de um pouco mais de tempo prá amadurecer essa ideia... !.... 😲 😂 😉
Abraço,
Charles
Astolpho Coelho Bicalho06/05/2008 19:35
Charles, magnifico trabalho, já fazia tempo q não via um boa planta nesse forum, não tem como deixar de falar de sua planta, vc está de parabens... continue assim, postando boas plantas... abraços
nickyfury14/05/2008 16:33
bonsai
Charles, não sei se é do seu conhecimento, se for estarei chovendo no molhado, como se diz, mas vá lá. 😲
Segundo o Pedro Torquato, de Fortaleza/CE, que é quem vem recolhendo essas caliandras naquelas paragens e remetendo-as para todo o Brasil, a melhor forma de fazer o tronco brotar, onde queremos algum galho, é descascar levemente essa parte, expondo um pouco o cerne. Testei a dica e funcionou muitissimo bem, tanto nas minhas plantas quanto nas de outros colegas aqui de Brasilia. 😄
Isso é particularmente interessante, vez que permite a formação de uma estrutura mais diferenciada do que apenas aquela obtida com a brotação no topo do tronco. 😄