Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Calliandra Spinosa

12
Charles15/05/2008 11:09
Re: bonsai
Oi Nick, tudo bem?

Nunca é demais reafirmar as experiências bem sucessidas! Dá mais segurança para praticarmos igual!... 😉
Nessa spinosa do tópico, eu espero que surjam brotações nos vários locais onde eliminei galhos ou troncos importantes, e assim, eu poderia trabalhar uma estrutura de galhos mias baixos que os que aramei!... 🙄

Oportunamente eu abrirei um tópico sobre outra spinosa que estou trabalhando, que recebi sim absolutamente galho algum, apenas um grande tronco serrado na parte superior. Cheguei a ter duvidas de que ele sobrevivesse, dado o seu porte, e a quase inexistencia de raizes e substrato!... 😲 🙄
Nessa spinosa eu fiz um trabalho de "marcenaria", tentando suavizar o efeito de toco serrado, e fiz exatamente o que voce comenta, criando pequenos sharis para estimular brotações por toda a altura do tronco!
Felizmente já está com uma brotação vigorosa, que estou deixando crescer livremente para, talvez na primavera, começar uma poda seletiva...
Assim, também aqui tá funcionando bem essa técnica de expor partes do cerne para promover brotações... 😉

Obrigado por partilhar suas experiências!... 😉

Abraço,
Charles
nickyfury15/05/2008 14:48
bonsai
Charles, eu e os demais somos quem agradecemos por mostrar em fotos, não só seu explendido trabalho com essas caliandras, mas tambem o resultado da técnica que ressaltei. 😄

Acredito ser valioso, para todos nós, dividirmos nosso conhecimento, pois só assim podemos melhorar a qualidade dos nossos trabalhos nessa arte. 😄

Sou um mero aprendiz, iniciante apreciador da nobre arte bonsai. Mas sei que há outros, começando agora e que estão num estágio ainda mais inicial que o que me encontro nesse momento, em que toda e qualquer informação que possam obter, principalmente visual como a mostrada por vce, tem um valor imenso. 😄

Nada mais justo, então, que compartilhar com eles o pouco que sei, e o muito que sabes, meu caro amigo. 😉
Charles15/05/2008 19:20
Re: bonsai
Oi Nick...

Aí vão 2 fotos da spinosa em que apliquei a técnica da exposição do cerne (fazendo pequenos sharis), para estimular as brotações nesses locais.... 🙄
Essa spinosa tem cerca de 20cm de diâmetro na base!...

Aqui a planta recém replantada e antes de trabalhar a madeira e fazer os sharis...

Prá variar, não fotografei a planta imediatamente após o trabalho que citei... 😮ops: 🙄

Aqui pode-se notar a brotação, bem vigorosa em 2 locais e como pequenos sinais em outros, onde talvez dê prá notar alguns sharis... 🙄

Há sintomas de brotações em outros pontos, mas ainda não visíveis na foto. Esses sintomas são pequenas calosidades de tom esverdeado que se formam em torno dos sharis, dos quais surgem posteriormente os brotos!... 😉

Abraço,
Charles
araldi19/05/2008 18:05
Charles meu amigo, PARABÈNS pelo trabalho, algo digno da sua maestria e sensibilidade, não tenho dúvida quanto a qualidade final da sua planta.

Vc tem o dom da ousadia, que nos revela na verdade toda a sabedoria que tens com as plantas.

Parabéns!

Um grande abraço

Gerson Araldi

Qualytá Bonsai Substrat
nabase19/05/2008 21:54
Excelente trabalho!!
Franciane22/05/2008 18:39
Parabéns pelo trabalho!!
Sou iniciante na arte e tenho uma caliandra também, as dicas dadas aqui neste tópico vão me ajudar muito. 😄
12