Flamboyant
Franciane29/03/2008 20:41
Flamboyant
Essa muda peguei aqui pertinho de casa, estava numa lata.
Será que tem futuro?

GustavoLP29/03/2008 22:20
Tomara que tenha futuro!!!
Conforme for evoluindo, vá postando fotos para a gente ver. Quero fazer o mesmo com um flamboyant se der certo com o seu.
Franciane30/03/2008 12:46
Pode deixar que eu vou compartilhar com vocês o processo de evolução do meu Flam. Abraços!! 😄
pauloventura03/04/2008 20:02
Cara Franciane!!
Venho trabalhando alguns flamboyant mas estou tendo algumas dificuldades principalmente no controle do vigor da brotação e também
no direcionamento dos galhos,com relação au vigor estou fazendo podas
sucessivas sempre que o galho atinge certa maturidade,quanto ao direcionamento estou aramando os galhos com eles ainda jovens e usando o arame 2 numeros acima do indicado e bem folgado deixando
a ponta com uma sobra p/irmos aramando a ponteira da rama que cresce
muito rapido e sempre na vertical.beleza da planta vale todo nosso esforço certo? estou postando foto de um pra vc ver como esta indo ok.
Grande abraço.
PV

No momento ele esta com aramação nova se achar nesessário tiro e posto a foto.
Franz Lopes05/04/2008 18:57
Amigo,
Você tem idéia da idade desta muda? Saberia nos fornecer esta informação?
Poderia também, nos dizer qual a espessura da base do caule?
Abraços e Boa sorte.
Franz
Franciane05/04/2008 19:53
Olá PV, que prazer poder compartilhar esta beleza de flam conosco!!
Muito bonito, parabéns pelo trabalho.
Que URO legal você fez !!
PV, conte-nos, você pegou a muda novinha, já bem desenvolvida ou foi a partir de semente ?
Tenho boas notícias quanto ao meu Flam.
Vejam só estes brotinhos! 😄
Abraços!!

pauloventura05/04/2008 21:14
Amiga Franciane!!
O prazer é todo meu..! " no universo do bonsai a troca de conhecimento
é super importante não é!
Quanto a este flam eu o cultivo a + ou 3 anos apartir de sementes
sendo que a metade deste tempo foi plantado no chão, fiz a 1ª poda que
foi drástica como o seu e o plantei nesta bacia, agora venho tentando trabalha-lo como bonsai. no momento ele esta com 55cm d/aut e 18cm de diam. Quanto ao seu fique atenta ,porque o crecimento desta brotação
nova é coisa de louco ok. vou colocar foto do meu aramado pra vc ver.

Grande Abraço.
PV
Franciane17/05/2008 19:27
Olhem como ele desenvolveu neste espaço curto de tempo.
O que acharam ??

joellagunasc17/05/2008 20:12
Beleza Fran , quando a planta é cuidada com carinho e dedicação os resultados são sempre surpreendentes!!!!!
Joel
Franciane17/05/2008 20:19
Oi Joel, com certeza, eu amo as minhas plantas !!
Tenho o maior cuidado e carinho com elas. 😄
Se eu pudesse teria várias, mas moro em ap não posso.
Leonardo Lyra Lyrio18/05/2008 11:19
LInda Flamboyant,
Com certeza tem futuro!!!
Paulo Ramos05/06/2008 11:41
Ei Franciane!!! Legal seu Flamboyant. Como é rápido o crescimento...
Estou observando uma coisa, que todas as mudas que tenho só crescem na vertical, soltando folhas para os lados e sem formar galhos. Aqui no meu trabalho tem um que tá com +ou- 1,5m e só crescendo na vertical também e sem galhos.
Acredito que a forma para conseguir formar galhos no Flamboyant ainda pequeno deve ser podando radicalmente o tronco principal, como vc fez no seu né???
Quem tiver mais opiniões sobre formação de galhos, copa..etc.. postem aí.
Abraços!!!
Paulo.
Filipe Henrique05/06/2008 13:04
REALMENTE.
o meu tb não tem muitos galhos, msm quando faço uma poda mais radical ele seca a maioria dos brotos e deixa apenas um com crescimento figoroso.
vo por uma foto dele aqqui em breve .
abraços
Franciane06/06/2008 08:30
Olá amigos, eu não conheço técnicas para induzir a formação de mais galhos no flam.
Mas desta forma que fiz, a poda radical ajudou bem na formação de galhos.
Sou iniciante e é a primeira vez que mexo com esta planta.
Mas vou pesquisar com amigos que ja trabalham com o flam e tem mais experiência na arte que eu, ok !! 😄
Depois posto aqui o que eu descobrir sobre, ta certo!! 😉
Franciane22/06/2008 17:03
Oi pessoal, vejam o tópico do Flamboyant do Pinha.
Vale a pena conferir e quem sabe pedir dicas pra ele.
Ele teve muito sucesso com a muda dele, confiram!! 🙂
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=7792Franciane22/06/2008 18:02
Olá, olhem como o meu flam desenvolveu bem !!
Ele esta com 4 galhinhos, só que um galho desenvolveu muito mais do que os outros. 🙄
Vejam o nebari!!

Marcos Castilho23/06/2008 13:22
Nossa Franci o Flam do Pinha é 10. Não sei como ele fez aqueles movimentos no tronco. O tronco da Flam é bem firme??? Aquenta bem a aramação???
Franciane24/06/2008 09:45
Oi Marcos, o tronco do flam ainda jovem é bem flexível e aguenta sim aquelas curvas. Ficou muito bacana o flam dele não é !! 😄
Franciane02/09/2008 07:35
Olá amigos, será que estou indo pelo caminho certo??
Vejam !! 😄

Marcos Castilho02/09/2008 19:28
Está ficando muito bom. Deixe esse galho engrossar agora, o que aparece na primeira foto. Com o tempo deixe mais uns dois ou três, e escolha uma frente.
Franciane03/10/2008 10:56
Vejam!!

Leandro MM03/10/2008 18:48
Tirando a dominância apical
Bem Franciane, como vejo pelas suas postagens, você como eu, é uma pessoa dedicada a arte do bonsai. Também temos a coinscidência de moramos em apartamento, e isso nos restringir muito a quantidade de plantas, mas não nossa dedicação, e paixão não acha?
Bem, já tive um bonsai de flamboyant, é uma planta muito interessante sim, mas tem o "problema" do rápido crescimento e da intensa dominância apical. Costumo dizer para aqueles que se interessam por fazer trabalhos nessa planta que ela é como um cavalo bravo, "que adora correr, disparar, sem olhar para trás ou para o lado, assim é importante ir controlando sua velocidade de crescimento, sem contudo puxar demais o freio para não machucar a boca do cavalo"...
Mas como temos de transformar as adversidades em oportunidades, acredito que o intenso crescimento da planta, que pode parecer um problema, como disse acima, pode se tornar uma vantagem para a mesma, principalmente para aqueles bonsaistas que tem pouca paciência para esperar o crescimento da planta.
Eu sempre conduzi minhas plantas em vasos maiores, para que elas pudessem ficar mais a vontade ainda, sem contudo descuidar das podas e aramações (cuidado com as marcas nos galhos, eles crescem rápido e depois se tornam muito evidentes caso se descuide), somente as levando para o escorredor quando apresentavam uma boa estrutura de caule e raízes.
Normalmente, por se tratar de uma planta com um grande potencial de emissão de brotações laterais (quando feita a desponta e retirada da dominância apical) eu começo trabalhando a planta como uma casa, primeiro as fundações, faço o estímulo para emissão de raízes, com anel de arame(fazendo um bom nebari), depois deixo crescer para engrossar o tronco, e já vou pensando nas curvaturas da planta, caso o estilo peça(moyogi), e somente depois de uns dois ou três verões eu penso nas ramas laterais e na redução do tamanho das folhas.
Bem desculpe se me estendi muito, mas fui pensando e escrevendo, como fiz com algumas plantas de flamboyant que tenho e gosto muito.
Boa sorte e suas plantas se mostram muito bem cuidadas sempre, parabéns.'.
Paulo Ramos06/10/2008 22:28
Caro Leandro, lendo sua dica para o Flamboyant da Franciane, fiquei curioso em ver foto de sua planta. Posta aí pra nós, para que possamos ver e quem sabe nos inspirar a tentar fazer algo parecido.
Abraço!
Deco-RJ07/10/2008 00:14
Leandro,
Tudo bem?
Acho o flamboyant uma espécie muito bonita. O movimento de "abrir e fechar" das folhas, a beleza das flores... Em minha rua há vários deles. Nunca vi um bonsai finalizado, por assim dizer, desta planta, com exceção do colega Pinha. Então faço coro com o amigo Paulo: mostre sua planta! 😉 Quanto mais obras, mais nos auxilia na condução dos trabalhos! 😂 😉
Abraço!
Arzivenko07/10/2008 08:19
Realmente é uma planta que cresce muito rápido, quero conseguir uma pra mim. Por enquanto tenho uma muda de Timbaúva "Enterolobium contorstisiliquum" que tem o crescimento ainda mais rápido, estou esperado se desenvolver para postar uma foto.