Franciane07/10/2008 08:50
Oi Leandro, obrigada por elogiar minhas plantas. Em apto é realmente meio complicado pra mexer com bonsai, mas a paixão é tanta que vou dando um jeitinho aqui outro ali e tudo se encaixa, hehehehhe.
Amigos, talvez eu tenha me preciptado em podar o galho apical, não acham?
Para o estilo Hokidashi, será que fiz errado ?
Me aconselharam retirar a aramação, para evitar marcas nos galhos que crescem rápido e este arame seria muito fino para eles.
Paulo Ramos07/10/2008 22:53
Estilo
Ei Fran!
Olha, vou te falar uma coisa...
...sempre vejo as pessoas me perguntando e perguntando a outros qual estilo vai adotar. Pois sempre que penso em fazer um bonsai de uma planta a última coisa que penso é em estilo. Esse negócio de moyoge, hokidashi.. etc.... o que penso é tentar reproduzir a imagem de uma árvore adulta em uma planta com no máximo 80cm de altura, independente do estilo a ser adotado. O que acho é que se vou fazer um Bonsai de Pitangueira, ele deve seguir o estilo que a árvore tem na natureza. Se for de Jabuticaba, a mesma coisa. Para o Flamboyant também não acho que seja difente. Vou tentar fazer da forma como observo as árvores nas ruas, praças.. etc... com copa fechada e arredondada. Complicado, mas temos que tentar fazer.
Paulo Ramos07/10/2008 22:59
Fran, não sei se consegui passar para você o que penso, se vc entendeu. Uma pergunta por exemplo: Por acaso, vendo o Flamboyant florido, você consegue imaginar algum tipo de estilo que ele se encaixa? Já que ele crese com troncos retorcidos e copa arredondada.
Abraços!!!
Franciane08/10/2008 07:26
É você foi direto ao ponto.
Na verdade até consigo imaginar um guarda-chuva, não muito certinho né.
Mas vou observar os flams daqui, vai me ajudar mais, obrigada!!